Tensor - Explicações contraditórias tentando entender pra não fazer besteira

    Autor Mensagem
    thmenezes_RJ
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: thmenezes_RJ


    Eu sempre tive medo de mexer no tensor... mas esse fds não vai ter jeito, preciso da guitarra de qualquer maneira na segunda e o luthier que cuida dela pra mim, o Antônio Pedro, do RJ, viajou... no momento só to com uma e ela tá trastejando muito. Resolvi que dessa vez ia arriscar, mas com critério, não consigo fazer nada se eu não entender.

    Ao pesquisar no site CC e no FCC, me deparei com muitos tópicos... muita gente falando um monte de coisas, coisas completamente inversas umas das outras.. aí complica. Vcs sabem muito bem que qualquer um chega aqui e fala sobre qualquer coisa que nunca mexeu como se fosse phd no assunto...

    Bom, eu fiz o já famoso teste do primeiro e último traste, e já vi que a minha guita tá com pouca concavidade, as cordas estão encostando nos trastes no meio do braço. Até aí, tudo bem. A grande dúvida vem agora. Pra que lado girar ? A maioria das respostas dizia o seguinte:

    "Se estão muito baixas as cordas, então gira no sentido anti-horário o tensor, que aumenta a concavidade e melhora." Ok.

    Mas aí eu pensei... calma aí, isso n faz sentido, se vc está girando o tensor no anti-horário, vc está afrouxando ele (somos ocidentais né ? Parafuso no anti-horário pra mim tá afrouxando, desde que eu me entendo por gente). Se está afrouxando ele, a tendência é a concavidade do braço diminuir, e não aumentar. Na minha cabeça, o tensor é um tipo de tirante, afroxando ele vc aumenta o comprimento, diminuindo a curvatura dele e por consequência, a concavidade do braço... não faz sentido fisicamente.

    Foi então que eu li isso, num tutorial do site CC...
    http://img527.imageshack.us/my.php?image=tensorcczl9.jpg

    Reparem na frase sublinhada
    "de forma geral, quando apertado o tensor aumenta a concavidade do braço"???? Bem, apertado pra mim é sentido horário. Quer dizer, o cara diz que de uma forma geral, tá tudo ao contrário do que eu li nos tópicos ?? Pois eu acabei de ler que tinha que ser no anti-horário... O pior é que eu pensei "Esse tutorial tá certo, afinal, fisicamente isso é o que faz sentido."

    Já tava desistindo, não sabia o que ia fazer, tava inseguro, quando finalmente, achei uma luz no fim do túnel, num post do Fábio Seiji...

    "O tensor de barra simples é uma barra com uma âncora em uma das pontas e uma parte com rosca na outra ponta com uma porca também ancorada com uma espécie de arruela. Ele fica curvado dentro do braço (no sentido longitudinal) formando uma barriga para trás mais ou menos no meio da escala. Quando a porca é apertada (girada no sentido horário) a barra tende a esticar corrigindo a curva para frente."

    Ok. Sendo assim, pelo que eu entendi, o tensor é travado com um apoio fixo de um dos lados, e liberado com um apoio que permite giro do outro lado, sendo esse apoio a porca.

    Perguntas:
    Então digamos assim, que na verdade o tensor não gira, e todo mundo fala isso errado? O que gira na verdade é a porca em volta do tensor na extremidade móvel? Se vc apertar essa porca, teoricamente, vc estaria puxando o tensor e esticando ele, diminuindo a concavidade ? E se afrouxar a porca, estaria empurrando o tensor e comprimindo ele, aumentando a concavidade ?

    Se a resposta a todas essas perguntas for sim, sugiro firmemente que o tutorial do site (que é muito bom) seja revisto nesta parte, pois embora esteja certo, ele sugere que se aperte a porca (pra quem não sabia quando leu, como eu) pra aumentar concavidade do braço... ou seja, girar no sentido errado.

    Ou então, eu entendi tudo errado... o que é bem possível...

    sidcabeca
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    cara eu li e deu um nó na minha cabeça com esses negocios de sentido horario, anti horario. hehehe
    esperar alguem tirar essa duvida que eu tbm tenho

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # fev/08
    · votar


    thmenezes_RJ
    ok eh o seguinte eu jah trabalhei com luthier durante uns meses so para aprender a fazer pequenas manutencoes em guitarras!

    vamos por partes
    o tensor nada faz mais do q deixar o braco assim ) ou assim ( qd vc aperta ele entorta o braco para traz (diminuindo a folga) e qd afrouxa vai em direcao as cordar aumentando a folga no 7 traste(teste do primeiro e ultimo traste)




    Perguntas:
    Então digamos assim, que na verdade o tensor não gira, e todo mundo fala isso errado? O que gira na verdade é a porca em volta do tensor na extremidade móvel?


    Bom, eu fiz o já famoso teste do primeiro e último traste, e já vi que a minha guita tá com pouca concavidade, as cordas estão encostando nos trastes no meio do braço. Até aí, tudo bem. A grande dúvida vem agora. Pra que lado girar ? A maioria das respostas dizia o seguinte:


    qd vc faz o teste a guitarra deve ter uma pequena folga no 7 traste tipo uns 0,5 mm o sulficienta para passar uma folha de sulfite dobrada
    logo apos isso vc faz a regulagem na ponte e depois nos carrinhos ok?

    thmenezes_RJ
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    japaubatuba

    valeu cara, mas vc não respondeu... tipo... na verdade, eu quero é entender essa budega de uma vez por todas, não sair girando pra algum lado porque alguém me disse pra fazer isso...

    Eu entendo o que faz o tensor, e entendo que preciso da folga, eu constatei que estou sem ela quando fiz o teste.

    A dúvida agora é, pra qual lado gira o tensor, e principalmente, porque ??

    valeu

    PipaAvuada
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Meu velho, não sou muito grilado com essas coisas não, acho muito importante o trabalho do luthier, mas acho que devemos aprender alguma coisa tmb, pois nem sempre temos tempo para apelar para eles, portanto, quando compro uma guitarra levo no luthier para uma regulagem geral, mas eu vou mantendo essa regulagem com o passar do tempo. Tem gente grilada que acha que até pra trocar corda tem que levar no luthier, me viro com as regulagens agora, mas com todo cuidado, sem ignorancia, mudanças de 1/4 de volta, afino e confiro o resultado, dificilmente alguem vai estragar o instrumento assim.

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # fev/08
    · votar


    thmenezes_RJ
    q guitarra eh a sua?
    o q tu tem q fazer a afrouxar

    bem olhando o parafuso de frente vc tara q rodar para o sentido anti horario

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # fev/08
    · votar


    A dúvida agora é, pra qual lado gira o tensor, e principalmente, porque ??

    bom jah te expliquei acima a direcao agora vai o por que

    eh o seguinte qd vc aperta o tensor vc tah fazendo com q ele faca uma forca contraria as cordar equilibrando a curvatura e qd vc afrouxa vc alivia essa tensao e como tua guitarra tah forcando para traz ela tah muito apertada o q vc deve fazer eh afrouxar para diminuir a tensao e se faz isso girando no sentido anti horario

    thmenezes_RJ
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    PipaAvuada

    é isso mesmo cara, eu gosto de ir no luthier sempre que eu posso, mas agora tb to juntando grana, é complicado cara... e dessa vez foi força do acaso, eu preciso resolver a situação sozinho mesmo.
    Quero aprender tb, pelo menos a resolver as coisas mais simples, né... concordo com vc, com cuidado, vc pode ir aprendendo as coisas.

    japaubatuba

    pois é cara, é uma strato SST 62, e eu já afrouxei... só queria que alguém me explicasse a dinâmica do funcionamento do tensor. Afrouxei 1/4 de volta, afinei, toquei um pouco e agora vou esperar até amanhã de manhã se precisar afrouxo mais...

    a questão é que eu queria entender o que é o tensor. Eu e muita gente aqui, tem muita informação jogada, além de contradições nas explicações...

    abs

    Fábio Seiji
    Luthier
    # fev/08
    · votar


    thmenezes_RJ
    Well, well; realmente o mais importante é entender o funcionamento para não correr o risco de trazer danos ao instrumento.

    O Relief (alívio) não tem exatamente uma medida padrão, muda de instrumentista para instrumentista pois as diferentes "pegadas" requer diferentes regulagens.

    O sentido de "aperto" dos parafusos e porcas é padrão em qualquer lugar do mundo, não só no ocidente; sentido horário aperta e anti-horário solta.

    O funcionamento do tensor é o seguinte:
    Quando se aperta gira uma porca (mesmo quando a cabeça é allen o que se encontra na ponta é uma porca e não um parafuso. A rosca macho fica na barra do tensor.
    Quando a porca está solta a tensão das cordas tende a puxar o braço para frente formando um arco.
    Apertando a porca (sentido horário) a barra estica (fica mais curta dentro no mesmo espaço dentro do braço, como se estivesse puxando uma corda ou corrente, com ela solta fica uma barriga, se estica ela fica reta) "endireitando" essa curva do arco.
    Quando o braço requer um relief maior, deve-se afrouxar a porca para que aumente o comprimento do tensor (dentro do braço) para permitir que ele curve um pouco mais.
    Right?

    thmenezes_RJ
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    japaubatuba

    po cara, desculpa eu sou lento mesmo, não consegui entender a sua explicação...

    thmenezes_RJ
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: thmenezes_RJ
    · votar


    Fábio Seiji

    Então, na verdade é como eu achei que era no fim do primeiro post ?

    Não é o tensor que gira, e sim a porca, que é a extremidade fêmea... apertando a porca, vc estica o tensor, então é como se vc estivesse puxando ele, diminuindo o tamanho dele, forçando a curvatura a diminuir. Entendi ?

    obrigado

    EDIT: Obrigado não.... Thanks, man !!!! LoL

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # fev/08
    · votar


    thmenezes_RJ
    nem precisa esperar ate amanha ja veja como tah e regule de novo

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # fev/08
    · votar


    thmenezes_RJ

    Não é o tensor que gira, e sim a porca, que é a extremidade fêmea... apertando a porca, vc estica o tensor, então é como se vc estivesse puxando ele, diminuindo o tamanho dele, forçando a curvatura a diminuir. Entendi ?

    explico melhor q eu kkkkk

    thmenezes_RJ
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    japaubatuba

    eu olhei agora, já consigo ver a olho nú, não está encostando, mas está bem perto do traste. Devo abaixar as cordas na ponte antes ?

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # fev/08
    · votar


    thmenezes_RJ
    conseguiu ?

    agora faz isso se nao entender me fala

    a e vai isso eh depois de conseguir o ajuste no tensor



    thmenezes_RJ
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    japaubatuba

    ok, eu entendo sim, agora é a parte fácil rsrsrs, a altura da ponte e as oitavas. Vou fazer isso, e depois, se eu achar que precisa mexo mais um pouco no tensor

    Vlw cara.

    Curly
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    thmenezes_RJ

    pô cara, esse teu tópico tá mais pra "confundir do que pra explicar", como dizia o finado chacrinha, hehe... infelizmente a explicação do Seiji está meio confusa também

    alguém pode entender mal e fazer bobagem !

    thmenezes_RJ
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: thmenezes_RJ
    · votar


    Curly

    Pior é que tá mesmo cara... concordo totalmente. Mas a culpa disso é do site e do forum, que tá uma zona nesse assunto. Eu, tentando entender, fui catando as informações do fórum e dos tutoriais do site e deu nessa salada de frutas. Junta a bagunça dos tópicos com a minha burrice, dá nisso. Por fim, acabei entendendo a lógica com explicação do Seiji, achei muito boa cara. Por uma outra explicação anterior dele, eu já tava desconfiando de como funcionava, eu não sabia até então...

    TO ALL: Pra quem não tem interesse em saber como funciona, apenas em saber o que fazer, é bem simples:.

    Receita de bolo:

    - Faça o teste apertando o primeiro e último traste ao mesmo tempo. Tire a medida do braço e verifique no meio dele, usando um cartão de banco, que tem cerca de 1mm de espessura, como referência. Use um capotraste pra apertar na primeira casa, ou peça ajuda, pois vc vai precisar de 3 mãos, se não usar o capotraste;

    - Se ficar com folga excessiva (o cartão passar arregaçando) entre a corda e os trastes, gire a porca do tensor no sentido horário, 1/4 de volta;

    - Se ficar sem ou com muito pouca folga (o cartão passar apertado, arrastando as cordas, ou então nem passar) entre a corda e os trastes, gire a porca do tensor no sentido anti-horário, 1/4 de volta;

    - Depois de cada giro, em ambos os casos, afine a guitarra, espere um tempo, cerca de 1 a 2 horas, toque um pouco enquanto espera e confira o efeito, repetindo o teste dos trastes;

    - Quando vc chegar a uma distância, em média, de 1 a 2 mm entre a corda e os trastes no teste, aí está bom. Como o Seiji disse, essa folga é uma coisa pessoal, vai da pegada de cada um;

    - Depois disso, se tudo for feito certinho, o braço não estará mais empenado. Agora, pode-se regular a altura da ponte e as oitavas pra terminar a regulagem.

    Só faça isso se vc tiver experiência no assunto; OU então paciência pra observar os efeitos causados pela regulagem calmamente, sem se afobar e disposição pra tentar entender o que acontece...

    Se não, nem mexa nisso, passe longe, faça o recomendável e leve a guitarra a um luthier de confiança.

    Deji
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: Deji
    · votar


    Só uma dúvida aqui galera!

    To usando 0,011, mas vou fazer downgrade para 0,010 pq infelizmente estou cada vez pegando menos na guitarra e com mais dificuldades...

    Seria legal eu trocar as cordas, sem regular nada, e "ver no que da"?

    Ou tirar a 0,011, aforuxar 1/4 de volta, esperar, colocar as cordas e acompanhar?

    ogner
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Deji

    Cara, nas minhas regulagens eu troco primeiro, tanto up ou downgrades, hehe, espero a braço responder e aí vejo oque tem q ser feito, nunca mexo no braço antes de trocar as cordas, sempre depois...

    trocar as cordas, sem regular nada, e "ver no que da"?
    Mais ou menos isso.

    Dá trabalho, colocar as cordas e se precisar de ajuste afrouxar de novo, mexer no tensor e etc...

    Deji
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: Deji
    · votar


    Outra coisa, esses tensores de Music Man (perto do cap do braço), tem algum "principio" diferente? Ou segue o padrão: apertar = sentido horário / afrouxar = anti-horário?

    Deji
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: Deji
    · votar


    ogner

    Valeu, to pensando em tirar as cordas, dar 1/8 de volta só, deixar estabilizar, colocar as cordas e acompanhar se havera nescessidade de mais algum ajuste...
    até pq é fato que a tensão no braço vai diminuir consideravelmente... Se bem que minha guitarra é uma MM, bem legal, madeiras estaveis...

    ogner
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Deji

    Truss Rod ( tensor ) Music Mam




    Truss Rod ( Fender ) A minha é assim, um saco!! hehe...
    Mas esse cara é bom!!!



    Deji
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: Deji
    · votar


    ogner
    nao entendo ingles muito bem =[
    mas parece que esse cara roda o tensor com as cordas afinadas :S
    o lance do tapping nao entendi muito bem...

    gucrispim
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Deji
    esse video ensina direitinho, esse é pra te ajudar!


    Deji
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    gucrispim
    hehehe

    Deji
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Bom, vou postar aqui pra dúvidas futuras, o vinnas, um amigo meu de outro forum me ajudou.


    -----

    Dejino, tiro pela minha Silo: o tensor dela é + duro que meu pau qdo vê a Megan Fox. Já tirei e botei de 09 pra 010 e vice-versa e nem um buzz sequer apareceu.

    Eu tentaria trocar as cordas sem mexer em nada, depois 1/4 de volta resolve.

    E o tensor dela é igual a todos os outros - s. horário = aperto

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Tensor - Explicações contraditórias tentando entender pra não fazer besteira