cort kx custom versus epiphone less paul

    Autor Mensagem
    procurador
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: procurador


    Como estou me desfazendo da minha gibson less paul studio, para pegar uma fender am series ou am std, surgiu a necessidade de pensar em uma gitarra com humbucker para suprir a falta da gibson. Futuramente ($$$$$$$) talvez eu pegue de novo outra gibson studio ou mesmo standard se tiver grana. Porém por hora, teria que pegar uma mais bararata que pudesse trocar em coisas que eu não venho usando.
    Pensei numa epiphone, que me parece uma boa guitarra, sobretudo se for modificarmos seus caps. Porém cairia no mesmo problema que a gibson (acho meio desajeitada pra tocar sentado e pesada pra tocar em pé, apesar de mais leve que gibson). Então, tive a idéia de pegar uma cort KX custom, que é a top desta marca. Testei uma cort x2, casualmente ontem e, apesar de bem simples e de caps genéricos, gostei muito da sua pegada (escala, braço e trastes largos como das ibanez RGs, que gosto muito), além ser bem mais confortável que as less pauls, tocando sentado. Daí, pesquisando no site da cort, encontrei o modelo kx custom, que é feito de MOGNO com tampo em maple, que já vem com caps tops (dois seymour d. 59), que defazam através a chave push pull. Embora ainda não a vi pessoalmente, simpatizei bastante com ela. AGUÉM JÁ TOCOU COM ELA??? DÁ UM SOM ENCORPADO COMO DE LESS PAUL??? Afinal é de mogno também. É PESADA COMO UMA GIBSON OU COMO UMA EPIPHONE???
    Obrigado a todos que puderem ajudar!!!

    diwillo
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    procurador

    Se não me engano o Joe Cruz aqui do fórum tem uma cara.
    Nunca toquei nessa, então não posso te ajudar. Mas deve ser uma ótima guitarra. Só que acho q é mais cara que a Epiphone não é?

    abraço

    procurador
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    diwillo
    ela tá por 1700 e pouco nova na reference music. TAlvez a vista se consiga um desconto, já que o preço a vista é em 10 vezes. Deve ser o mesmo preço.
    Como faço pra falar com o Joe Cruz?

    Curly
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    foi o Nick que pegou uma

    procurador
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Curly
    Fala Curly. Você tem uma também, não?

    Curly
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    procurador

    tenho não man, tenho uma strato G260 !

    procurador
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Curly
    hun. Beleza. Mas já viu alguma? Ela estaria mais pra som de ibanez ou less paul? Atraves de um video no you tube, achei que parece mais les paul, mas com uma cara (um puco de tibre) de ibz.

    Curly
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    procurador

    pô cara, nunca toquei nessa guitarra !!!

    mas o Nick fez uma review dela aqui

    procurador
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Curly
    Já tinha visto os comentários dele, o que me influenciou bastante, inclusive.
    Ele falou que tem bom sutain. Mas será que é daquele interminável das gibsons???

    procurador
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    ALGUÉM MAIS???

    Nick_Oliveri_Guitar
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: Nick_Oliveri_Guitar
    · votar


    procurador

    Muito melhor que uma Epiphone Les Paul. Digamos que é uma LP em formato de Strato. Chega ser uma compração ridícula... mas tudo bem.

    Sim, tem um ótimo sustain.

    procurador
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Nick_Oliveri_Guitar
    Que bom te encontrar! Ainda não te conhecia, mas falaram de você, em relação à guitarra em questão. Você parece um músico experiênte e bem observador, pelo que li.
    Quando você diz que é bem melhor que uma epiphone les paul, se referiu mais à pegada (conforto), construção ou timbre?
    Ela dá um sustain como da epiphone? parecido com o da gibson???
    O SOM É DE LES PAUL, praticamente?
    Tenho um pouco de receio no tocante ao peso. Ela pesa como uma epiphone? chega a ser hiper pesada como uma gibson???
    A encurvatura da escala (raio) é igual ao de uma les paul, ou é super encurvado como aquelas fenders japonesas (tenho uma e acho muito encurvado).
    Por fim, você acha que eu, me desfazendo da minha gibson studio para uma fender usa, vou conseguir suprir a falta de uma boa les paul, com a cort?
    Saliento que a grande vantagem da cort kx custom, penso eu, seria a pegada dela, sobretudo por se amoldar melhor ao colo, quando se toca sentado e não ser tão pesada, imagino, que uma les paul, além de poder defazar os caps... Eu gostei muito da pegada da cort X2, embora seja bem simples. Com a kx custom teria a mesma pegada???
    Desculpas pelo bombardeio de perguntas. rsrsrsrsrs
    Muito obrigado por me ajudar. Abraços!!!

    Nick_Oliveri_Guitar
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: Nick_Oliveri_Guitar
    · votar


    procurador

    Vamos lá...

    Eu considero a KX-Custom superior, mas enfim... ela é bem pesada, já tive uma LP e acho que é quase o mesmo peso. O som é de Gibson tanto que ela vem com caps Seymour JB e ´59... configuração característica de LP´s.

    Desfazer de uma Gibson Studio para pegar uma Fender? Não entendo, são duas guitarras com sons diferentes... eu tenho uma Fender e a Cort, uma supre o que falta na outra.

    O braço fica entre uma Fender e uma LP, meio termo - não chega a ser um taco de baseball.

    O sustain dela é excelente.

    Eu acho que você deveria ir na loja testar, você é que tem que analisar timbre, conforto... o que pode ser bom pra você pode ser ruim pra mim.

    Abraço...

    procurador
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Nick_Oliveri_Guitar
    "Desfazer de uma Gibson Studio para pegar uma Fender? Não entendo, são duas guitarras com sons diferentes... eu tenho uma Fender e a Cort, uma supre o que falta na outra"

    Concordo. Mas é que surgiu uma oportunidade de pegar uma fender am std ou am series na troca da minha gibson studio - que quase não uso, devido ao seu excessivo peso e ausencia de conforto pra tocar sentado...
    Aí, a minha fender japan venderia pra pegar uma cort kx custom. Entendeu?
    Ela pesa como uma LP, vc falou, mas chega a ser peso de gibson???
    Salientando que uma gibson pesa mais que uma epiphone por exemplo, embora esta já seja pesada também.
    É, o fato de ser de mogno ja implica a presença de peso. É natural né?
    EU VOU TESTÁ-LA SIM. É que para isso terei de ir pra SP e andar uns 400 Km, sendo que se pelas descrições, não me interessasse tanto, nem perderia a viagem. Mas pelo visto, compensa, quando puder, conferi-la.
    Grande Abgraço.

    souojor
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    procurador
    Já toquei numa dessa também. Ela tem quase o mesmo peso de uma Les Paul da Gibson mesmo tendo o corpo bem menor e a causa disso não é o mogno, mas sim o topo de 2cm de hard maple que ela tem, que é uma madeira bem mais densa e pesada que o mogno...

    O som dela lembra de uma LP mas é menos 'dark', pela escala de 25.5" contra a de 24.75" das LPs e também por causa do corpo menor com maior proporção de maple. Acho que as LPs têm o topo de maple com espessura próxima dos 0,5cm. Na cort são 2cm e o braço também é de maple.

    Quanto às suas outras dúvidas concordo com o que o Nick_Oliveri_Guitar postou.

    Flw!

    procurador
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    souojor
    gostou da guitarra?
    Sabe me dizer se os trastes dela têm a mesma altura dos trastos da cort série X? No site fala apenas a largura, sendo 2,7 mm nas KX custom e 2,7mm nas cortes X, mas não revela a altura dos trastos, ao que me consta.
    "Ela tem quase o mesmo peso de uma Les Paul da Gibson".
    Sério mesmo? pesa mais que uma epiphone???

    "O som dela lembra de uma LP mas é menos 'dark'". O é dark???
    Você falou ainda da escala, sendo "de 25.5" contra a de 24.75" das LPs". Não manjo desses números. Em termos práticos qual possui escala mais encurvada, uma LP ou a cort KX custom???
    A cort KX custom chega a ter a escala tão encurvada quanto às fenders japenesas e as reedições???
    Valeu, desde já, pelas informações.
    Abraços!
    ,

    procurador
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    souojor
    A cort Kx custom teria, então, um som aberto e agudo que um LP? É isso?

    souojor
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    procurador
    gostou da guitarra?
    Gostei muito dela, pra mim é a melhor da série custom da cort.

    Sabe me dizer se os trastes dela têm a mesma altura dos trastos da cort série X?
    Os trastes dela são menores, os da série X são jumbo, e o da KX fica entre os médios de uma Les Paul e os jumbo.

    pesa mais que uma epiphone?
    Não sei se comparar com essa, mas ela é bem pesada sim. Deve chegar perto.

    Você falou ainda da escala, sendo "de 25.5" contra a de 24.75" das LPs". Não manjo desses números.
    Esses números que falei são em relação ao comprimento da escala, da pestana até a ponte. Quanto maior esse comprimento, mais definido e agudo/metálico fica o som. Um escala menor deixa o som mais aveludado, que é uma característica das guitarras da Gibson, que usa escala de 24.75". Já as guitarras Ibanez e Fender por exemplo, utilizam 25". Quem toca metal pesado e utiliza afinação baixa, tipo afinar em Lá ou até menos para a sexta corda, normalmente gosta de guitarras barítonas, que têm escala de 27" pra cima, o que deixa as notas mais graves com maior definição.

    A cort KX custom chega a ter a escala tão encurvada quanto às fenders japenesas e as reedições?
    Agora não estou lembrando direito, mas uma vez pesquisei sobre e isso e acho que a curvatura da escala ficou entre a das Fenders e das Cort X, que são mais planas.

    A cort Kx custom teria, então, um som aberto e agudo que um LP? É isso?
    É só um pouco mais aberto e agudo, mas dá pra perceber a diferença.

    Ah, se você quiser uma guitarra mais parecida com uma Les Paul, tem a Z Custom da cort também, que é praticamente uma LP. Possui as mesmas madeiras e medidas só que com um visual mais moderno. Tem os mesmos captadores da KX Custom também.

    Flw! Espero ter ajudado.

    procurador
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    souojor
    Muito obrigado. Foi bem elucidativo. Abraços.

    procurador
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    ALGUÉM MAIS???

    Será que o melhor timbre e sustain das cort KX, fica por conta da KX custom? Pelo menos é mais cara e mais bem acabada pelo que li a respeito. Pretendo testar, mais gostaria de obter o máximo de informação sobre ela, desde já.

    Obrigado a todos, por enquanto.
    Abraços.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a cort kx custom versus epiphone less paul