Chave seletora de les paul

    Autor Mensagem
    tiego silveira
    Veterano
    # jan/08


    estou em duvidas do funcionamento da chave seletora de minha les paul é uma chave seletora de tres posiçoes ,como é o seu nome,e como funciona?Ela tem o captador da ponte na primeira seleção da chave ;o segunda seleção da chave ela tem o capatador de ponte mais o do braço;e na terceira seleção ela tem a seleção do braço .Qual o funcinamento desta chave sendo que vem um fio do potencimetro de volume 1 para o lado esquerdo da chave;outro fio que vem do potenciometro de volume 2 para o lado direito da chave e mais um terceiro que sai da chave pra o jack de entrada da guitarra ?sobre os potenciometros de volume qual serião os melhores?Agradesço respostas.

    Jg Destroyer
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    tiego silveira

    uhmmm

    vc ta em duvida entao nos knobs nao e? nos potenciometros

    se tua les paul tem 4?

    provavelmente 2 sao de tone, e 2 de volume
    os dois de volume um regula o volume de um captador, e o outro do outro captador,

    ja os de tone se vc botar ele no 0, o som da tua guitarra vai ficar bem grave, bem fechado, se botar no maximo vai ficar bem aberto, com agudos ressaltados, funciona da msm maneira, um pro da ponte outro pro do braço

    acho que eh assim, nao conheco les pauls, mas eh mais o menos isso ae, isso se eu entendi o que vc falou direito hehe

    abç

    Marcelo Bico
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Acabei de adquirir uma Gibson Les Paul e acho que a chave tres vias está com defeito porque:

    - na posição do meio o som dela é o mesmo que na posição Treble
    - quando eu coloco a chave no meio, acreditando que essa posição é para tocar os dois captadores ao mesmo tempo, somente o captador da ponte (Treble ) tem som. O do braço fica mudo.

    Estou certo ou estou mal informado?? Alguém saberia dizer?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Marcelo Bico
    Está com defeito ou mal-contato. Procure seu luthier.
    tiego silveira
    Esse é o esquema de ligação de uma Les Paul ou SG:
    http://www.guitarelectronics.com/product/WD2HH3T22_00/Guitar-Diagram-G ibson-2-Humbuckers-2-Volumes-2-Tones-3-Way-Toggle-Switch-View-Download -Free
    Abçs

    Marcosrcf
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Marcelo Bico
    Minha guitarra tem uma chave de Gibson, veio lacrada na caixa mas tinha esse problema, no me caso eram os contatos da chave que estava um pouco afastados, então na posição do meio não ficava firme, o que precisei fazer foi apertar um pouquinho os contatos dela e a chave ficou certa.

    Se você não conhecer, melhor levar num luthier que é garantido.

    Marcelo Bico
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Marcosrcf
    Mauricio Luiz Bertola

    Obrigado por confirmarem e pelas dicas. Vou levar hoje mesmo no luthier.

    Del-Rei
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    A Gibson já foi melhor....



    Um aceno de longe!!!

    Marcelo Bico
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Del-Rei
    Pois é, amigo. Eu tenho uma Nighthawk Special que comprei nova em 1994 e só viu luthier prá regular altura de corda e aqueles carrinhos na ponte. Uso a guitarra há 17 anos e nunca deu nenhum problema na parte elétrica, nem ferragens, empeno e nada. Já essa Les Paul de 2010...

    kem69
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Bom, não sei se tudo já foi respondido, mas a chave da Gibson funciona assim:
    No meio, ela deixa os 2 caps ligados...
    Quando vc coloca para cima ou para baixo, ela desliga um ou outro captador.

    Marcelo Bico
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    kem69
    É isso mesmo, obrigado. E a minha LP tá dando pau na posição do meio, só funciona o captador da ponte ( treble ). Mas até já liguei pro luthier, e ele disse que é simples. Exatamente conforme os amigos aqui do FCC explicaram !

    marquinhosbass
    Membro Novato
    # out/15
    · votar


    ola gostaria que me ajudasse possuo uma les paul e ela quando esta com a chave no meio ela pega quando eu altero tanto para cima ou para baixo para pegar os captadores eles corta o som isso é normal ou esta com defeito ?

    JJJ
    Veterano
    # out/15
    · votar


    marquinhosbass

    Tipo um ponto "cego" entre as posições ou só sai som no meio? Se os extremos não tem som é defeito na chave, muito provavelmente.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/15
    · votar


    marquinhosbass
    Defeito.
    Troque-a.
    Abç

    Ramsay
    Veterano
    # out/15
    · votar


    marquinhosbass

    As chaves da Gibson são muito robustas.
    Esse mal contato pode ser causado por oxidação ou poeira acumulada entre os contatos.
    Sugiro que abra a guitarra, e conforme o estado dos contatos, passe um spray aerosol de limpeza de contatos elétricos ou, até mesmo, um bombril, que ou um ou outro deverão resolver o seu problema.

    brunobarata
    Membro Novato
    # 24/fev/24 08:40
    · votar


    Olá pessoal. Alguém pode me dizer como funciona a chave seletora de guitarras Gibson que possuem 3 captadores?

    ejames
    Membro Novato
    # 24/fev/24 16:38
    · votar


    brunobarata
    Olá pessoal. Alguém pode me dizer como funciona a chave seletora de guitarras Gibson que possuem 3 captadores?

    A ligação clássica, dos primeiros modelos lá nos anos 50 e 60 era assim:
    1. Braço (Rythm)
    2. Meio e ponte (posição do meio)
    3. Ponte (Treble)

    Mas hoje em dia existem diversas variações e opções alternativas, como chaves de 5 ou 6 posições, ligações com push-pull que permitem diferentes combinações de captadores, etc.

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # 25/fev/24 20:01
    · votar


    brunobarata
    Olá pessoal. Alguém pode me dizer como funciona a chave seletora de guitarras Gibson que possuem 3 captadores?
    A minha Epiphone é:
    1. Braço e meio
    2. Todos os três
    3. Meio e ponte

    E aí tem 3 knobs de volume e só um de tone. Acho essa configuração mais versátil, porque dá pra fazer qualquer mistura imaginável de captadores. E eu pessoalmente não uso os knobs individuais de tone tanto assim.

    LeandroP
    Moderador
    # 26/fev/24 10:43 · Editado por: LeandroP
    · votar


    brunobarata
    Olá pessoal. Alguém pode me dizer como funciona a chave seletora de guitarras Gibson que possuem 3 captadores?


    Se utilizar a chave seletora comum de 3 posições, não teria como ligar o pickup do meio. Pela lógica, teria que ter uma chave de 5 posições para Les Paul (eu nunca vi uma).

    A sua dúvida agora é minha rs. Como fazem com essa configuração de 3 pickups?

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # 26/fev/24 19:23
    · votar


    LeandroP
    Fala Leandro, como expliquei ali em cima, no caso da minha: se eu quiser só o captador do meio, posso por exemplo escolher a posição 1 e baixar o volume do captador do braço. Aí fica só o captador do meio.

    Delson
    Veterano
    # 27/fev/24 09:43
    · votar


    LeandroP
    chave de 5 posições para Les Paul

    Tem essa de 6 posições:
    https://www.stewmac.com/electronics/components-and-parts/switches/free -way-pickup-switch/

    Até tem uma de 4 posições, mas envolve muita modificação na guitarra
    https://www.premierguitar.com/gear/vintage-vault-1959-gibson-es-5-swit chmaster

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Chave seletora de les paul