Construindo minha Les Paul

Autor Mensagem
Edu1974
Veterano
# jan/08
· votar


TheChaosSpirit
mogno deve ser muito muito seco mais de 8 anos de preferencia e secado naturalmente , se não for sua guita ira ficar uma grande porcaria

Essa questão da secagem da madeira tb é importante. Se vc comprar uma madeira em qualquer loja de construção, essa madeira está exposta ao tempo e, provavelmente com um nível de umidade alto. Isso aumenta e muito a chance de vc ter um empenamento rápido na sua guitarra depois de pronta.

Secar a madeira leva tempo.

128556
Veterano
# jan/08
· votar


Edu1974
pode ser diferente...

eu vou tentar achar pau-marfim, para construir o braço

alguem sabe se o cedro pode ser utilizado no braço ?

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


zaqueu_grunge
128556
LP parafusada é crime aqui..
eu faria, sem problemas...

128556
eu vou construir essa Les Paul que eu quero.
obstinado

cedro acho que não é bom pro braço não.

128556
Veterano
# jan/08
· votar


kiki
vou atras de pau-marfim e maple.. para o braço

128556
Veterano
# jan/08
· votar


o tensor para as LP's são com ou sem aquelas canaletas ?

Edu1974
Veterano
# jan/08
· votar


kiki
cedro acho que não é bom pro braço não.

As guitarras Walzack utilizam corpo e braco em cedro. o cedro o nao e muito utilizado no braco por no ser muito bonito. como LP e pintada, nao tem muito problema.

Edu1974
Veterano
# jan/08
· votar


128556

Vi os desenhos tecnicos e achei muito bons. O dia que tiver um pouco mais de tempo eu faco uma para mim.

128556
Veterano
# jan/08
· votar


kiki
pode dar alguma dicas sobre o tensor ?

nao entendi muito bem a função das 2 faixas de gambá..

principalmente a concava...

128556
Veterano
# jan/08
· votar


Edu1974
kra.. material na internet nao falta, sao muitos sites, tutoriais, fotos, videos

é só ter vontade, e MUITA paciência...

Edu1974
Veterano
# jan/08
· votar


128556
kra.. material na internet nao falta, sao muitos sites, tutoriais, fotos, videos

é só ter vontade, e MUITA paciência...



... e TEMPO, e $$$...

LuizPauloGS
Veterano
# jan/08 · Editado por: LuizPauloGS
· votar


kiki
sua "telekiki" fico chick, eu até queria faze uma guitar personalizada, só num tenho coragem e prática rss

128556
Desejo uma boa sorte pra vc e pra todos que forem se aventurar aí rs

128556
Veterano
# jan/08
· votar


LuizPauloGS
valeu.. ! :D

é uma aventura e tanto kkkkkkk

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


Edu1974
As guitarras Walzack utilizam corpo e braco em cedro. o cedro o nao e muito utilizado no braco por no ser muito bonito. como LP e pintada, nao tem muito problema.

sério? não sabia. eu achava que cedro era muito mole pro braço.
mas também não estudei muito de madeiras.

128556
pode dar alguma dicas sobre o tensor ?
nao entendi muito bem a função das 2 faixas de gambá..
principalmente a concava...


duas faixas voce diz na minha? aquela que vai por baixo do tensor, e a outra que vai tampando?

é que o meu tensor era muito simples, só uma barra, sem a canaleta metalica.

a faixa convexa fica entre o braço e o tensor, curvando o meio da barra.
a faixa concava tampa o rasgo do pau marfim, e segura as pontas da barra.

assim ó:
http://www.kiyoto.xpg.com.br/telecaster/projeto/tensor_braco.gif

existem tensores que vem numa canaleta metalica, que ja garante essa curvatura. parece que é só fresar reto e encaixar, bem mais pratico. parece que tem que fazer só uma tampinha curva pra ele. quem me disse isso foi o soulface, eu não sei mais detalhes sobre esse tensor.
se voce conseguir usar um desses de canaleta, eu acho que é melhor. mais pratico e mais preciso.

LuizPauloGS
valeu!

128556
Veterano
# jan/08 · Editado por: 128556
· votar


kiki
tipo esse aqui : http://www.stewmac.com/shop/Truss_rods/Adjustable_truss_rods/1/Martin_ Adjustable_Truss_Rod/Pictures.html#details

e achei uma explicação
http://members.fortunecity.com/jtfish/lpc/truss/trusr.htm

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


128556
é, eu acho que esses são melhores. pelo menos mais faceis de instalar.

não deu pra eu aprender direito, ainda tenho essa duvida tambem.

128556
Veterano
# jan/08
· votar


vo ter que desistir do projeto, foram várias noite pensando nele, pensando em cores, captadores, como fazer isso e aquilo, de como seria estampar no headstock o nome da minha família..

mas hoje quando fui em um marceneiro, ele me disse que é um trabalho muito difícil, principalmente o braço (que não estava em meus planos fazer), na fábrica do meu pai, vi que faltava algumas ferramentas como serra de fita, lixadeira de rolo. vou desistir, quem sabe mais para frente, eu iria gastar muito e com a grana que eu tenho vou comprar uma LP ou SG, luthieria é uma coisa muito cara, principalmente para amadores, parece uma coisa barata, que é só ter madeira, mas é necessário inumeros acessórios...

mas eu queria agradecer a todos que postaram aqui no tópico e que me deram dicas.

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


128556
faz uma parafusada!

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


luthieria é uma coisa muito cara, principalmente para amadores,
isso me avisaram desde o começo: não se economiza fazendo o proprio instrumento. no minimo gasta igual a comprar um, que acho que foi o que eu fiz.

mas vale a diversao.

128556
Veterano
# jan/08
· votar


kiki
mas vale a diversao.
e o aprendizado, que mesmo sem fazer, aprendi coisas que na escola nao se ensina

o problema não está no encaixe do braço e sim, em todos seus pequenos detalhes

Edu1974
Veterano
# jan/08
· votar


128556

É, meu caro, vc acha que eu também já não sonhei em fazer a minha. Cheguei até mesmo a começar a fazer um violão mas acabei parando no meio. Ainda tenho o braço com headstock guardado mas é muito tempo e dinheiro que se investe. Talvez, quando eu me aposentar eu retome o projeto ou faça outros.

128556
Veterano
# jan/08
· votar


Edu1974
tempo é outra coisa que eu nao ia ter

em março começa o cursinho, eu teria só 1 mes e 15 dias... e esse ano quero estudar mais

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


128556
em março começa o cursinho, eu teria só 1 mes e 15 dias... e esse ano quero estudar mais
aí o papo fica mais complicado... quem sabe depois

vai prestar o que?

128556
Veterano
# jan/08
· votar


kiki
to esperando sair resultado da Unespa, Eng Elétrica e na UFSCAR, Física

mais uma coisa que me desmotivou, foi nao ser de sampa e nao achar para comprar aqui, ao menos um tensor....

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


128556
ce devia ir fazer alguma outra engenharia, tipo mecanica... ai voce fabricava seu tensor.
se bem que eletrica ajuda varias outras coisas...
ve se na facul que voce entrar tem alguma oficina, ajudaria. eu sei que na poli-usp tem uma oficina de metais.

128556
Veterano
# jan/08
· votar


kiki
o tensor ia ser fácil, na fabrica do meu pai, pegava o vergalhao, soldava um parafuso alen na ponta, lixava e boa.. :D

eu ja pensei em fazer mecanica, sair da faculdade e ir trabalhar com carro.. mas hoje to mais pra elétrica.. sei la kkkk

Dark Fallen Angel
Veterano
# jan/08
· votar


kiki
ve se na facul que voce entrar tem alguma oficina, ajudaria. eu sei que na poli-usp tem uma oficina de metais.

Pow, seria canal fazer ferragens customizadas, tipow ponte, tarraxas e talz

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


128556
aquele artigo que voce postou lá em cima era ensinando a fazer um tensor, ne?
legal que voce ve deste jeito, "abriu a caixa preta", como se diz em algumas áreas. desmistificou um processo.


não abandone a ideia não

só pra constar: eu tive a ideia de fazer uma guitarra depois que ouvi a historia de um estudante de engenharia eletrica que fez uma. um irmao do amigo meu. ele estudou tudo pela net tambem.
ate hoje não conheci nem ele nem a guita dele (ele fez uma tipo a do brian may), mas foi dai que tudo começou.

Dark Fallen Angel
pois é. apesar que talvez ajudasse mais um torneiro mecanico. mas dá pra testar algumas coisas simples. nada de fazer floyd!
nem tarracha, acho que é muita precisão.

olha esses caras aqui:
http://www.marcatti.com.br/guitarras/index.asp
cartunistas e luthieres.
eles fabricaram algumas ferragens, mais simples.

128556
Veterano
# jan/08
· votar


kiki
demais os desenho..

aerografia, uma das artes que quero aprender antes de morrer o/

lvncwb
Veterano
# fev/08
· votar


Bem galera, peguei o projeto da les paul aqui do site e tenho uma dúvida com relacao ao braco da guita. No projeto diz que no nut a largura é de 43mm, mas qual é a largura no traste 22, no termino da escala e tambem qual o tamanho do encaixe do braco na guitarra, pois nao diz no projeto qual é o tamanho da abertura no corpo da guitarra pra encaixar o braço.

Obrigado

gucrispim
Veterano
# jul/08
· votar


128556
Desculpa desenterrar o tópico, mas alguem tem o esquema da SG de braço colado?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Construindo minha Les Paul