Como chegar no timbre certo?

Autor Mensagem
Kleber Blacklock
Veterano
# jan/08


Pessoal, negócio é o seguinte: estive fazendo algumas gravações (para os que se lembram, gravei um som do Mr. Big e postei aqui para críticas e avaliações), porém estou sofrendo para conseguir um timbre bom...
Sei que não existe uma fórmula, pois tudo depende de "n" variáveis, como amplificador, pedais, guitarra e, principalmente, gosto pessoal...
Acontece o seguinte: sei que o som não me agrada, porém não sei como trabalhar a equalização...
Seria interessante alguém conseguir explicar como funcionam os graves, médios e agudos... Ex.: para deixar o som mais aveludado, aumentar graves e médios (é só um exemplo, nem sei se o que escrevi está correto)...
É duro ter os parâmetros para trabalhar porém não saber como...
Agradeço desde já...

Ultra.Fuzz
Veterano
# jan/08 · Editado por: Ultra.Fuzz
· votar


Kleber Blacklock
http://www.songstuff.com/articles.php?selected=53

http://www.soundonsound.com/sos/Aug01/images/eqinstrumentrange10.gif

http://www.soundonsound.com/sos/Aug01/articles/usingeq.asp

Em geral o mais importante pra guitarra são os médios (entre 400 e 800-1000), depois vem o resto.

Se não estás "em dia com o inglês" tenta usar algum tradutor online destes, deve ser possível entender pelo menos as partes mais importantes.

---

www.amptone.com/ - neste site tem outras dicas, uma das mais repetidas é a história de usar equalização tanto antes quanto depois das distorções.

---

O importante mesmo é conseguir fazer com que todos os instrumentos tenham espaço - uma coisa que nem sempre os guitarristas conseguem entender - a música é quem ganha com isto.

Fermc
Veterano
# jan/08
· votar


Kleber Blacklock

O Rachmaninoff escreveu um tópico sobre isso. Da uma lida nele!

laemcasa
Veterano
# jan/08
· votar


Ultra.Fuzz

Cara, esses links q tu postou são show!! Já salvei nos favoritos, vou ler com calma mais tarde. Valeu, abraço!

128556
Veterano
# jan/08
· votar


http://www.soundonsound.com/sos/Aug01/images/eqinstrumentrange10.gif

mto util

valeu

Tiruk
Veterano
# jan/08
· votar


Chegar no timbre certo depende muito mais do equipamento que vc usa (e como usa) do que de outra coisa. Não tem receita mágica da "pegada" não.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jan/08 · Editado por: Christhian
· votar


Chegar no timbre certo depende muito mais do equipamento que vc usa (e como usa) do que de outra coisa. Não tem receita mágica da "pegada" não.

Que o diga o Homem Cueca.

Tiruk
Veterano
# jan/08
· votar


Christhian
Boa, juntou 2 coisas que eu falei e distorceu tudo.

Eu acho o timbre dele ruim, mas ele toca demais. Isso é fato.
Não é pq ele tem pegada e toca limpo que o timbre dele tem que ser bom.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jan/08
· votar


Tiruk
Eu acho o timbre dele ruim
Você ouviu isso?
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/177458/

Tem gente que com equipo top não tira um som nem perto disso que ele fez.

Tiruk
Veterano
# jan/08
· votar


Christhian
Não sei onde vc quer chegar.
Eu acho o timbre dele ruim, ué. Meu gosto pessoal. Isso não tem nada a ver se ele toca ou não bem.
Tem gente com equipo top que não tira metade desse timbre, e tem gente com equipo top que tira timbre 1000x melhor e toca mal pra caralho.
Não tem nada a ver isso.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jan/08
· votar


Tiruk
Eu acho o timbre dele ruim, ué. Meu gosto pessoal.
Se vc acha ruim um timbre que um monte de gente acha bom, como levar a sua opinião a sério?

Timbre depende muito mais do ouvido e da capacidade do músico de reconhecer e acertar um timbre decente. Equipamento (evidentemente respeitando as características de cada equipamento) facilita ou dificulta a vida do cara, mas em geral, consegue-se bons resultados com qqr coisa. Já toquei com neguinho que fazia metal de qualidade com Zoom. Tem gente que é capaz de pegar um Road King e uma MM e fazer soar um lixo, até por que o ampli tem um milhão de possibilidades.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jan/08 · Editado por: Christhian
· votar


Aqui mesmo eu já vi uns falando mal do Road King.

O Xinho tem um timbre com o Road King que eu nunca ouvi igual na minha vida. O Dr. Stein pega o equipo do Xinho, na mesma regulagem (ele está trampando como técnico de guitarra do Vodu) e o som sai diferente - e o menino toca pra kct. Não é questão de saber ou não tocar. É questão de pegada mesmo. Se pegada fosse sinal de tocar mais ou menos, Zakk Wylde era inancançável.

Tiruk
Veterano
# jan/08
· votar


Christhian
Xi cara, vc tá querendo o q comigo?
Que eu fale alguma merda pra eu ser banido? Pq é isso q vc tá procurando

Vc quer ouvir as opiniões dos outros, ouça ué. Não to te forçando a ouvir a minha.
Igual o tópico que vc postou sua música. Quando falaram algo que não era "excelente", tu já foi atacando o cara, falando que a escola dele é uma merda.
Que atitude em? Como levar a opinião de alguem que faz isso a sério?

Tiruk
Veterano
# jan/08
· votar


Tem gente que é capaz de pegar um Road King e uma MM e fazer soar um lixo
e tem gente como o bruce que faz soar extremamente bem. é a vida

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jan/08
· votar


Tiruk
Xi cara, vc tá querendo o q comigo?
Que eu fale alguma merda pra eu ser banido? Pq é isso q vc tá procurando

????

Endoidou?

Tiruk
Veterano
# jan/08
· votar


Christhian
eu dei minha opinião, argumentei na boa, mas vc não aceita ela, blz ué
não é o fim do mundo

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jan/08
· votar


Tiruk
Xi cara, vc tá querendo o q comigo?
Que eu fale alguma merda pra eu ser banido? Pq é isso q vc tá procurando

Vc quer ouvir as opiniões dos outros, ouça ué. Não to te forçando a ouvir a minha.
Igual o tópico que vc postou sua música. Quando falaram algo que não era "excelente", tu já foi atacando o cara, falando que a escola dele é uma merda.
Que atitude em? Como levar a opinião de alguem que faz isso a sério?

Você jura que está pensando mesmo isso?

Quer discutir isso aqui? http://www.greennotes.mus.br/message.asp?messageID=55987&listaFor=

Eu não sou moderador lá.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jan/08
· votar


Tiruk
eu dei minha opinião, argumentei na boa, mas vc não aceita ela, blz ué
não é o fim do mundo

Pois é, e pq isso?

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/178222/p0#4872831

Tiruk
Veterano
# jan/08
· votar


Christhian
Pq isso é questão de opinião.
Vc falou que acha a pegada do Zakk foda.
No próprio green tem gente que não curte o Zakk. Eles estão errados?
É tudo questão de opinião pessoal. O mundo é feito de opiniões diversas.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jan/08 · Editado por: Christhian
· votar


Tiruk
E o fato de eu dizer que ele tem pegada revela se eu gosto ou não dele tb?

Você tem razão quanto a opinião ser pessoal. Eu mesmo já vi vc expondo veemente sua opinião contrária a dos outros por aqui, acalorando debates que só não foram melhores pq alguém sempre acaba apelando. Por isso não entendi pq vc apelou dessa vez com esse papo de 'banimento'.

Johnny Favorite
Veterano
# jan/08
· votar


Ultra.Fuzz=)

Tiruk
Veterano
# jan/08 · Editado por: Tiruk
· votar


Christhian
Pq vc mesmo disse pra eu parar de gerar discussões "acaloradas". Só por isso. Mas no final, quem gerou foi vc, percebeu?

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jan/08
· votar


Tiruk
¬¬'

Ok.

Tiruk
Veterano
# jan/08
· votar


Bah tche, sem brigas.
Eu só coloquei meu ponto de vista. Não muda o fato do Felipe regular extremamente bem o equipo dele, e tenho certeza ABSOLUTA que daqui um tempo, quando ele tiver um equipo top, ele vai tirar sons absurdos.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jan/08
· votar


Tiruk
Mas é isso! Percebe como na mão dele, o equipamento só ajuda? Quanto melhor, melhor o timbre! Mas pra que isso aconteça, primeiro ele precisa do básico: Ouvidos e bom senso, além de bom gosto na escolha das freqüências. E acredite, se você pegar o equipo dele na mesma regulagem, não vai soar igual.

E vale dizer que 'copiar' um timbre é diferente de criar um timbre. Mas eu acredito que um cara que não domina o equipamento a ponto de conseguir copiar suas influências, jamais vai conseguir ter personalidade, pois não vai saber extrair o máximo.

Mas enfim, acho que o debate já tem os pontos de vista que precisam.

Abraços.

Igor Martins
Veterano
# jan/08
· votar


Acho interessante o que ele comenta aos 1:34, exemplifica a história
sobre equipamentos/guitarrista.



Na minha opinião, timbre certo só vai achar quando souber qual som quer tirar da guitarra, sem isso fica complicado. E então sabendo isso, ir atrás dos equipamentos, e talvez mudar a forma como toca.

Agora, mesmo sendo Eddie Van Halen ou Zakk Wylde, sempre alguém vai gostar ou não do timbre.

Kleber Blacklock
Veterano
# jan/08
· votar


Pessoal, valeu pelas dicas! Vou dar uma olhada em tudo.

Ultra.Fuzz
Muitas dicas, vou dar uma bela olhada no material!

Igor Martins
Então, cara, o meu problema é o seguinte: tô achando o som muito "longe", por exemplo, como dar um som mais "na cara"? Preciso aumentar que parâmetro e diminuir o quê? Entendeu o problema, mesmo que eu tivesse aparelhagem top, falta conhecimento de o que faz cada parâmetro (grave, médio e agudo)... É óbvio, o próprio nome diz, mas e na prática? Com mais grave o som fica mais forte, mais aveludado, mais barulhento, mais limpo, mais "xoxo"? E com mais médios?
Entendeu a dúvida?
Valeu!

Igor Martins
Veterano
# jan/08 · Editado por: Igor Martins
· votar


editado

Fermc
Veterano
# jan/08
· votar


Tiruk
Chegar no timbre certo depende muito mais do equipamento que vc usa (e como usa) do que de outra coisa. Não tem receita mágica da "pegada" não. (71278367281376278136178236712905435543) vezes.

Odeio esse povo que diz: Você não precisa ter um equipamento bom, só precisa tocar bem!! Uma guitarra ruim na mão de alguém muito bom, tem um timbre excelente!!

Aff... Pior asneira que um ser pode falar!!

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jan/08
· votar


Fermc
E isso?

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/177458/#4847875

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como chegar no timbre certo?