Minha musiquinha 100% digital

Autor Mensagem
Bog
Veterano
# dez/07 · Editado por: Bog


Olás!

Estou mandando para o fórum de guitarra porque é uma curiosidade.

Eu gravei uma musiquinha 100% digital! A guiarra é digital - uma Variax 300. O "amp" é uma pedaleira Digitech GNX3000 ligada na USB do computador. Os outros instrumentos são VSTi's, tudo mixado num PC.

A música é simples, compatível com a minha falta de habilidade, e tem alguns errinhos - especialmente na voz, que eu não quis regravar. Ela se chama "Fevereiro", e está aqui.

(uma discussão mais alongada se segue)


Agora, uma reflexão sobre a tal da "música digital". Eu acho que o timbre da guitarra ficou razoavelmente próximo do que eu queria. As guitarras simuladas são uma Gretsch Silver Jet e uma Rickenbacker 360, e os amps um Bassman e uma mistura estranha de JCM800 com Fender Deluxe.

Claro, aí alguém dirá: "o som ficaria muuuuito melhor com amps de verdade e com as guitarras originais, sem simuladores". Concordo. Mas a parafernália digital tem suas vantagens: preço e praticidade. Quando ao preço, bem que eu queria ter uma Gretsch Duo Jet, mas ela sozinha custa mais do que todo o equipamento que eu usei aí. O mesmo vale para os amps. Quanto à praticidade, é simples: mesmo que eu tivesse um Bassman de verdade, precisaria de volume para gravá-lo, e isso é um luxo que eu não posso me dar - não sem ser despejado. Fora que precisaria de microfone, um ambiente decente, uma placa de som melhor... E mais dinheiro.

O resultado é perfeito? Não. Eu tenho a Variax há mais ou menos 1 ano, e já conheço bem alguns problemas dela. Fora questões ergonômicas (a Variax 300 é meio desconfortável), falta um bom tanto de punch, e a dinâmica é um pouco diferente - especialmente nos ERROS. Na gravação, tem horas que eu dou umas erradinhas, e nessas horas, o som fica esquisito, como se a guitarra não estivesse preparada para simular o som do erro. Mas fica bem longe do som de MIDI que algumas pessoas acham que um equipamento desse tipo produz.

Conclusão: acho que para quem gosta de variedade e precisa de praticidade para fazer gravações em casa (lembrem-se que eu não tenho qualquer pretensão de ser músico profissional), esse tipo de equipamento é uma mão na roda. Tem-se algo parecido com um monte de guitarras, parecido com um monte de amps, e esse "parecido" é suficientemente bom para quem quer brincar sem gastar uma fortuna. Por outro lado, se você é do tipo que tem um estilo bem definido, e quer um timbrão para deixar a sua marca no mundo da música, fique à vontade para comprar um valvuladão e alugar um estúdio para gravar as suas demos.

PS - Mas eu conheço pelo menos um guitarrista profissional - o John, do Pato Fu - que anda fazendo de tudo com uma Variax 700 e um Pod. E no caso dele, nem é por falta de recursos.

diego gr
Veterano
# dez/07
· votar


arruma o link

Bog
Veterano
# dez/07
· votar


diego gr

Arrumado! Que complicado de colocar esse link.. heheh

torão
Veterano
# dez/07
· votar


arruma o link ai

zaqueu_grunge
Veterano
# dez/07
· votar


Velho, os cleans são simplesmente incríveis. Jamais imaginaria que você usou só equipo digital.
Já nas distorções a coisa muda. Ficou "xoxo" entende... não ficou muito legal. Mas nada que tireo mérito.
Cara, o nível tá muito bom. Me surpreendi com o clean cara, muito bom mesmo.

Bog
Veterano
# dez/07
· votar


torão

Uai, aqui funciona perfeitamente. Clica no "aqui". Ou copia e cola o endereço abaixo:

www.caixeiro_viajante.palcomp3.com.br

Bog
Veterano
# dez/07
· votar


zaqueu_grunge

Pois é, acho que é nessa hora que mais aparece a "falta de punch" que eu mencionei. Eu tenho uma Les Paul, e simplesmente não tem como tirar o mesmo som gordo da Variax. Se cortar agudos, fica abafado, se aumentar graves, fica embolado, mas nunca fica exatamente com o mesmo peso.

Mas note também que o som ali não era para ser distorcido como num hard rock, era para soar mesmo como guitarra semi-acústica (ou "semi-semi-acústica") com crunch. Então é um pouco diferente mesmo...

Bog
Veterano
# dez/07
· votar


... eita... pensei que o pessoal ia ouvir, nem que fosse para dizer que "digital é sempre uma m*"... :-/

pr0view
Veterano
# dez/07
· votar


achei muito digital...

uhaeuheauhuahe

Ultra.Fuzz
Veterano
# dez/07
· votar


Bog
Cara, ouvi e achei legal...

Mas to meio sonolento então não estou lá muito bem pra tecer maiores comentários (eu ouvi antes, mas não tinha comentado).

Lembro que achei a parte "distorcida" legal.

Eu tava ouvindo The Cooper Temple Clause na mesma hora (bom parei pra ouvir a música e depois voltei), então sei lá porque achei alguma coisa parecida embora não tenha nada a ver... Vai entender.

Bom, como disse, to com sono... De repente volto ao tópico depois com comentários mais interessantes.

kohler1000
Veterano
# dez/07
· votar


Bog

é você cantando cara?

achei muito bom ehhe, gostei mesmo... só que não é meu estilo (uma coisa mais pesada, um rock n' roll msm xD) então por isso eu nem iria ficar ouvindo aki em casa entende? mas em termos de musica achei muito legal mesmo

braddock
Veterano
# dez/07
· votar


Gostei muito principalmente do baixo e percurssão!
Está muito bem mixado, Parabens!

Só acho que a voz está faltando graves, tipo talvez precise de um pouco de força.

abs

Bog
Veterano
# dez/07
· votar


kohler1000

Eu só faço o back vocal desafinado. A voz principal é uma amiga. Eu imagino mesmo que não seja um estilo muito popular por aqui, mas coloquei mais como curiosidade mesmo, já que a guitarra é digital, e às vezes as pessoas imaginam que guitarra Variax tem som de teclado!

braddock

Valeu por ouvir! :) Bom, sei que em alguns trechos, a voz está só com médios, como "voz de telefone", sem muitos agudos e graves... Talvez isso deixe mesmo sem peso. :-/

Slowhand-
Veterano
# dez/07
· votar


Muito bom cara..

uns detalhezinhos aqui ou ali, mas no geral já tá bem melhor do que a maioria das bandinhas que toca no rádio (mesmo que não seja grande mérito).

Quanto ao som ser digital, grave um solo mais destacado e não fale nada sobre ser digital, vc vai ver o bando de nego perguntando se vc tava com amp valvulado, se tinha troicado caps da sua suposta fender, enfim...

iiggoorr
Veterano
# dez/07
· votar


legal cara. ouvi e gostei muito! eu sei que esse tópico não é o melhor para falar sobre isso, mas e onde te achei.
vc tem uma digitech gnx 3000 não é?
eu comprei uma. mas eu nao tenho os programas para gravar meu som no pc. ela veio dos EUA sem o cd. sera que não teria como vc me enviar ou algo do tipo?

VAleu cara!

gege_correa
Veterano
# dez/07
· votar


Minha musiquinha 100% digital

Mentira, a voz é analógica \o/

...

Daqui a pouco escuto... hehe... abraços!

gege_correa
Veterano
# dez/07
· votar


Massa, gostei! Parabéns! Ouvi outras músicas também, bem legal o som! ;-)

Bog
Veterano
# jan/08
· votar


iiggoorr

Cara... não sei se pode isso de mandar programas aqui pelo fórum. Como a tua pedaleira veio sem os programas? Tenta mandar um e-mail para a Digitech nos EUA e vê o que eles respondem... ;)

todos

Obrigado por ouvirem. Heheh, achei que ia aparecer mais gente falando mal. Primeiro porque eu declaradamente toco mal e faço músicas bem simples (porque é o que eu consigo tocar). E segundo porque tem UM MONTE de gente que joga pedra em tudo o que não for analógico e valvulado.

iiggoorr
Veterano
# jan/08 · Editado por: iiggoorr
· votar


Bog

Eu ja enviei e-mail para a digitech, e para a importadora aqui do Brasil mas não consegui nada. Não teria outro modo de vc me enviar sem ser pelo fórum? já tem três meses que eu estou entrando em contato com lojas que vendem esta pedaleira, mas ninguem consegue os programas para mim.

Bog
Veterano
# jan/08
· votar


iiggoorr

Por aqui não dá?

Kleber Blacklock
Veterano
# jan/08
· votar


Primeira pergunta: é música própria? Se for, parabéns, idéias diferentes, e é isso o que tá faltando por aqui... Sabe, adoro metal, sou adepto do hard rock, mas acho interessante alguém com coragem de postar algo fora do comum e, nesse quesito, você está de parabéns...
Agora vamos comentar a música:

1 - drive: xoxo... Dá para dar uma melhorada nesse ganho, não? Para a base até que ficou bom, mas para os riffs ficou fraco...

2 - clean: muito bom, timbre bem interessante...

3 - Vocal (sei que o intuito não é esse, mas vamos comentar a música toda, certo?): dá a impressão que a moçoila tem um potencial muito maior do que está mostrando... Parece que ela está se segurando para não mandar uns agudos, a impressão que dá é que ela tá forçando para cantar mais grave do que ela consegue...

4 - Riffs: o do meio da primeira música ficou muito baixo, se aumentasse um pouco ficaria muito melhor...

5 - Seu apelido no fórum (Bog): cara, mil perdões, perco o amigo mas não perco a piada, me segurei esse tempo todo para não começar a chamá-lo de "Boga", kuaukauauuaka....

6 - Som digital: não tenho nada contra isso, são poucos os que tem a dinheirama necessária para gastar em amplificadores e mais amplificadores, guitarras e mais guitarras, pedais e mais pedais... E no mais, também sou adepto dos digitais, nada como tocar um heavy e em seguida mandar um hard numa boa, sem ter que ficar trocando de pedais e amplificadores, apenas alterando os "patchs" da pedaleira, hehe...

Parabéns, muchacho, este é o caminho!!!

Bog
Veterano
# jan/08
· votar


Kleber Blacklock

Sim, a música é própria. A gente já ouviu algumas críticas por não termos um estilo muito definido, mas é o problema de quem adora Adriana Calcanhotto e Weezer, Beatles e Tom Zé, e por aí vai.

1 - drive: xoxo...

Eu não sei se o problema do drive é o drive em si... Eu sei que mais ganho que isso eu não queria. O timbre que eu procurava era o de uma guitarra semi-acústica com crunch, mas nada pesado demais.

Mesmo sem mais ganho, eu bem que queria um som mais encorpado. Mas como eu mesmo disse, não consegui encontrar um jeito de equalizar para aumentar o "punch" da guitarra. Mais graves = som embolado. Menos agudos = som abafado. Neste ponto, a minha Les Paul dá um baile na Variax.

dá a impressão que a moçoila tem um potencial muito maior do que está mostrando.

Com certeza. Nós tivemos uma falha de comunicação (ela mora no Reino Unido, eu no Japão), e ocorreu o probleminha de que eu gravei a música toda 3 semitons inteiros abaixo do que ela canta. Como eu não quis regravar tudo, ela tentou cantar mais grave mesmo. Aliás, ela desafina um pouco na entrada de alguns versos exatamente porque ficou meio perdida com o tom diferente do que ela estava acostumada.

Mas de qqer forma, ela tem um estilo bem "reto" de cantar, e faz questão disso. É uma das poucas pessoas que eu conheço que se esforça para NÃO fazer vibrato...

4 - Riffs: o do meio da primeira música ficou muito baixo, se aumentasse um pouco ficaria muito melhor...

Não entendi bem esse comentário... qual parte exatamente seria?

5 - Seu apelido no fórum (Bog)

Heheh, pior é que já teve quem me chamasse de Boga. Mas "Bog" é meu apelido por causa do meu nome mesmo (Bogdan, um nome eslavo).

6 - Som digital:

Estou para pegar um ampzinho valvulado aqui, e uma hora ainda pretendo fazer o teste: gravar sons com amp valvulado, com pedal analógico, com pedaleira, com simulador analógico, e com amp híbrido e ver quem adivinha o quê é o quê. Eu defendo ainda a idéia de que numa gravação, especialmente comprimida para MP3, a diferença para quem ouve é muito menor do que a diferença para quem toca.

E obrigado pelos comentários. Pode estar certo de que as próximas brincadeiras musicais vão levar as críticas construtivas em consideração.

lemingue
Veterano
# jan/08
· votar


Nem se estressa com esse lance de que a música não é "padrão". Ficou bem legal, não é meu estilo, tem o lance de alguns timbres que ficaram "xoxos", mas, o principal tu já sabe: Sabe tocar e usar um gravador multipista. Se no futuro tu não gostar mais de uma faixa/timbre ou qualquer coisa é só gravar ela de novo.

"acho que para quem gosta de variedade e precisa de praticidade para fazer gravações em casa (lembrem-se que eu não tenho qualquer pretensão de ser músico profissional), esse tipo de equipamento é uma mão na roda"
Parabéns!!! Se esse era o seu objetivo ele foi mais que alcançado.

Falous...

iiggoorr
Veterano
# jan/08
· votar


Bog

Valeu cara, esse eu ja baixei. Quando vai abrir ele pede os drivers de instalação para usb, ai da error e não funciona.

Gasoline
Veterano
# jan/08
· votar


Legal a música cara.

Acho que a Variax, e os simuladores de amp, são ferramentas fantásticas para gravações, e para situações impares onde usar um amp valvulado não é uma opção.

Os sons de violão da Variax, já valem o preço dela. Quero muito testar/comprar uma Variax Acoustic, porque os sons de violão me interessaram muito mais que os sons de guitarra elétrica.
Aliás, na outra música ali (a que toca depois) é a Variax fazendo as vezes de violão ?

Acho que pela praticidade e pelo timbre que estes equipamentos tem hoje em dia, não tem por que ser purista.

Bog
Veterano
# jan/08
· votar


iiggoorr

Eita, mas então vc não precisa baixar primeiro os drivers? Me passa o teu e-mail por msg particular.

Gasoline

Pois é, eu não defendo a idéia de que o som desse tipo de equipamento é MELHOR que o dos "originais", mas é muito mais barato, ocupa menos espaço, e pode ser usado em condições bem mais precárias. É questão de praticidade e custo mesmo. Purismo não é para quem quer, é para quem pode. E eu não posso...

Eu pensava em comprar um violão Variax, mas achei muito desconfortável. O som é OK, mas não gostei do formato dele. O violão das outras músicas não é a Variax não, é um violão com captação piezo tradicional. Para tirar aquele som duro de captação piezo, eu usei uma pedaleirazinha Zoom A2. Achei que o resultado ficou razoável, levando-se em consideração que a A2 é uma pedaleira + ou - barata e que captação piezo tem um som nada natural.

(heheh, novamente, seria ótimo se eu tivesse vários violões, microfones condensadores e um estúdio com isolamento acústico, ma$...)

iiggoorr
Veterano
# jan/08
· votar


Bog

Já enviei.

VALeu!

Bog
Veterano
# jan/08 · Editado por: Bog
· votar


iiggoorr

Estou meio sem tempo para procurar o meu CD de instalação, mas semana que vem eu vejo o que posso fazer...

Só acho estranho que os drivers não estejam na página para serem baixados. Pelo menos os drivers e o X-Edit deviam estar lá.

Sharper
Veterano
# jan/08
· votar


Fala Bog,

Ouvi o som. Muito legal, cara. Não é meu estilo, mas é bem feito pra caramba. Parabéns.

Agora sobre o som da variax, eu não consigo ouvir direito com tanto instrumento junto...

Sem querer abusar, mas já abusando :) Quando vc tiver um tempinho e não se importar, poderia gravar só uns sons da guitarra? Acho q seria de "utilidade publica" rs. Pra dar um overview da guitarra.

Eu estou querendo fazer uns lances assim (comparativos de equipos), só preciso conseguir tocar decentemente e aprender a microfonar legal um amp.

Bog
Veterano
# jan/08
· votar


Sharper

Acho que gravações só com a guitarra vc encontra no Youtube. Aqui no fórum também tem o castellidis, que gravou vários trechinhos só com a Variax.

Acho também que gravação nenhuma vai deixar claro o quão diferente é a SENSAÇÃO de tocar na guitarra.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Minha musiquinha 100% digital