Relações entre timbres vocais(attack/sustain) de guitarras e suas respectivas madeiras e captadores.

    Autor Mensagem
    B.Frusciante
    Veterano
    # dez/07 · Editado por: B.Frusciante


    E ae povão

    Bem, eu estava tocando aqui aí de repente deu vontade de procurar por novos timbres no meu set.
    Timbrei o clean legal, apesar das diferenças de outputs do single(ou dos humbuckers splitados) para os humbuckers, ficou tudo bem.
    Aí eu tentei deixar com que o timbre SATURADO ficasse legal em todas as combinações de captação possível, acabei percebendo uma coisa!

    Cada captador, posição, madeira e o diabo a quatro, fazem o timbre responder de forma diferente.

    OOOOH não diga! Todo mundo sabe disso, eu to ligado :)

    Mas eles também respondem de maneiras diferentes se comparado o som limpo com o saturado do mesmo!

    Eu fiz até uma relaçãozinha do que eu já testei, toquei ou ouvi.

    http://img244.imageshack.us/img244/6361/relacaoatacksustainue9.png


    São só os captadores da ponte.
    Provavelmente não vão intender o desenho, mas vou tentar explicar:
    Em uma Les Paul(mogno) c/ Humbucker, por exemplo(1º linha do desenho), a partir da palhetada(ataque), o som sai levemente 'redondo'(eu exagerei na redondeza no desenho), o que deixa ele extremamente 'vocal', não sei como explicar isso =/

    Em uma outra guitarra com corpo que não seja de mogno, o som sai mais compressionado, vamos dizer. Ele não tem muito shape, é mais o Ataque em pico e depois o sustain em descida, sem muito vocal shape.

    Vale salientar que uma guitarra 100% de mogno ou outra madeira que soe parecido com o mogno, deixará o som mais vocal ainda, que é característica da madeira. É aí que o Top de maple faz sua diferença, ela equlibra mais o som do mogno e deixa menos embolado talvez...

    Aqui vem meu maior interesse, Stratocaster e Telecaster, de Alder ou Ash:
    Nas Stratos de Alder/Ash, com single-coils, o ataque é perceptivelmente mais 'redondo' que o de uma telecaster, mas é mais nivelado, o que faz todos pensarem que telecaster tem um som mais 'estalado' que o de uma stratocaster. O 'estalar' da telecaster é mais agudo, no sentido de pontudo mesmo(vide desenho).
    Mas isso faz toda a diferença quando se coloca distorção.
    Para mim, é notável que uma distorção encorpada cai bem melhor em uma Telecaster do que em uma Stratocaster, na tele se obtém mais punch! Mais sustain também.

    Ah, espero que me entendam, eu falei do cérebro pra fora, se fosse falando 'ao vivo' com alguém tenho certeza de que ela não iria entender nada! heuheuhe

    T+

    Juliano P
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    B.Frusciante
    mto massa o negocio ai...gostei!
    mta coisa influencia mesmo no timbre..
    eu ja achei o meu... Stratocaster com escala em maple..corpo em alder...e cap singles hehe

    Lak Lak
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    bem legal, deu pra entender a ideia sim!!

    eu ja axei o meu som tb, lp mogno com top maple e caps humb [claro] hehe... gordo gordo

    Tecnicolor
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Legal seu modo de entender os timbres, gostei! =)

    B.Frusciante
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Vlw gente!

    Postem mais!

    Memphis_
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    B.Frusciante

    Muito bom!!!!!!!!!EU conheço pouco timbre de outras guitarras.

    tenho uma pergunta para vc q entende bem sobre timbre.

    Eu conheço muito pouco sobre timbres, estou fuçando bastante no meu amps, pedal e guitar rig, até ai blz timbre lindo e tudo, mas quando gravo o som fica estridente e perde o sustain e tals. Sabe como me explicar como posso arrumar?


    VLW!!!!!!!!!

    B.Frusciante
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Descobri duas coisas novas:

    O captador do braço da telecaster tende a ser mais vocal do que o de uma strato com as mesmas madeiras.

    E a outra coisa que eu descobri é que o som das posições 2 e 4(junções de captadores) das stratocasters(de qualidade) tendem a soar muito mais heterogênio(não tem o suposto 'estalado') quando saturados! Isso se destaca mais, naturalmente, à posição 4(junção do captador do meio com o do braço), digo naturalmente pois o timbre dessa combinação é realmente mais grave e menos agudo(o famoso 'encorpado'), que faz com que o som limpo fique bem mais transparente ao saturar!
    É até estranho, para alguém que está começando, pegar aquele timbre limpo 'poing' dessas posições(2 e 4) das stratocasters e saturar achando que vai continuar com o 'poing', o que não acontece!

    É isso ae :)

    Memphis_
    tenho uma pergunta para vc q entende bem sobre timbre.
    Não pense assim, eu não entendo muito sobre timbres, só expus meu ponto de vista sobre esse assunto.

    Sobre a pergunta, isso acontece devido à placa de som, geralmente essas placas onboards de baixa qualidade têm problemas de qualidade sonora e latência.

    Jg Destroyer
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    B.Frusciante

    entendi sim

    deu pra entnder numa boa o desenho heheh

    boa iniciativa pra quem nao entende muito de timbres

    eu mesmo nao entendia a diferença de uma mogno pra otra madera, nunca testei uma guitarra de mogno, mas as outras deu pra sacar sim, principalmente a tele hehe

    B.Frusciante
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Dando uma pequena revivida no tópico..

    Recentemente eu ganhei a oportunidade de ir para a disney, orlando, vou poder comprar uma Telecaster americana lá.

    Mas não foi por isso que eu estou postando agora, é por outro motivo..

    Durante esse tempo, e principalmente depois dessa notícia(talvez a melhor da minha vida \o/), andei pesquisando MUITO.
    Tive até chance de tocar em uma Telecaster Standard ontem.

    E comprovei o que eu já estava achando: Não existe isso de que telecaster se sai mal com distorção, overdrive ou qualquer tipo de saturação!


    Pequeno review sobre esse assunto:

    Equip usado, na casa de meu amigo: Fender Standard Telecaster de 98 -> Danelectro Daddy O' -> Boss OS-2(Overdrive/Distortion) -> Um Flanger da Oliver(tirei do set na hora, não usei) -> Um pedal vermelho da onner, acho que era um line selector -> Um half-stack da Marshall MG de 100w e um Epiphone Valve Jr Head(ligamos na 4x12 do Marshall MG).

    Eu usei o Marshall MG a maioria do tempo, mas eu preferi o timbre do Epiphone Valve Junior, ainda mais com a 'força' da caixa 4x12.

    Vamos lá.
    Primeiro eu pluguei a guitarra direto no Epiphone Valve Junior.
    Porra! Que timbre.. Ele não fala muito alto, parece q ele tem só 5w, mas é all-tube, deu pra colocar no talo e sentir a saturação da valvula(o amp é single-ended) de power.
    A guitarra é muito foda, foi a primeira vez que eu toquei em uma Fender, nem que seja Standard :).. Respondeu certinho aos timbres do ampzinho da Epiphone! O timbre do captador do braço é bizarro, faz a guitarra chorar! Do captador da ponte nem se fala, twang total! E ficava bem 'agressivo' com o amp no talo(=saturação).

    No outro dia, o epiphone não estava lá na casa dele, acabei testando o Marshall MG100HDFX(acho que é isso)..
    O clean do amp é muito legal, mas a distorção, puta merda, muito barulhenta e ruidoza! até com pouco ganho cara, ficava um berro total.. E os efeitos imbutidos que vem nele eu nem tive chance de testar..
    Aí ele foi lá e pegou o set de pedais, eu despluguei uns 2 pedais lá(um flanger e um lá da onner) que eu queria ver só os drives, e não queria muita perda de timbre(aqueles pedais lá tiram perceptivelmente muito sinal da guitarra...).

    Bom, o Danelectro Daddy-o é muuito legal, vai de um crunchzinho ou uma distorção pesada mas com pouco ganho. A telecaster ficou mais vintage ainda com esse pedal hehe; Dá pra tirar bons sons tipo AC/DC ou até um tipo tube-screamer com esse pedal.

    Mas o que realmente quero explicar veio com ajuda do OS-2 da Boss, só usei no modo distorção, com um ganho relativamente alto(cerca de 13h).
    Pouco chiado, não incomodava em nada, aliás quem não quer chiados, não quer singles, pois o chiado 'faix partx'. O timbre estava bem definido tanto em acordes, powerchords e bases! E ainda chorava quando usava o captador do braço! Com o captador da ponte dava pra sentir um leve estalo, mas era só abaixar 5% do potenciômetro de tom que resolve isso.

    Enfim, a guitarra é foda e eu espero que a Americana seja melhor ainda :)


    Sobre minha futura compra, estou pensando em comprar duas Mexicanas(Strat HSS+Tele) ou uma Americana, mas isso eu vou ver lá quando testar a guitarra, ufa, não vai ter um vendendor me empurrando coisas no pé do ouvido nem nada :) aliás, vai sim mas eu não vou entender nada mesmo huahauhauua :)

    faloow ^^

    B.Frusciante
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Previsão de posts depois do meu: 0

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Relações entre timbres vocais(attack/sustain) de guitarras e suas respectivas madeiras e captadores.