Acordes, campo nao entendi esse

    Autor Mensagem
    Juliano P
    Veterano
    # dez/07 · Editado por: Juliano P


    Alguem sabe sorbe a progressao desses acordes?
    qual campo ta ? ou se tem mais de um..etc
    achei meio confuso!

    a musica eh assim Em7 C#7#9 G13 F#m7 B7#5#9

    nao consiguir enteder esse C#7#9 ai no meio alguem sabe me dizer
    com oq eu solaria em cima disso..q campo ta? etc

    Chronos newGuitar
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    não é o traste ou alguma coisa parecida?
    num sei c le crifra mais pod c isso quem sabe hmm...

    Juliano P
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Chronos newGuitar
    heinn?

    pierrex
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    tenta o campo harmônico de D

    Belloni
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Pode ser campo de D mesmo, se esse C# for meio diminuto, mas o B nesse caso teria que ser menor, por ser o VI grau.

    LeandroP
    Moderador
    # dez/07
    · votar


    Juliano P

    Tá em Mi menor.

    Em7 C#7#9 G13 F#m7 B7#5#9

    O Em7 é o Im7

    O C#7(#9) é um dominante secundário, Vº grau do IIº grau - o Vº do F#m7 (IIm7) - por isso chamado de "dominante secundário".

    O G13 é o SubV7 - dominante substituto - ele pode substituir o C#7(#9), por causa do trítono comum, mas neste caso está sendo somado a ele, pra preprar pro IIm. Repare como as notas do acorde C#7(#9) e a do G13 são as mesmas, mudando apenas o baixo de C# pra G (O acorde G13 possui a 7a menor).

    O F#m7 é o IIº grau, acorde que recebe esta preparação feita pelos acordes acima (o dominante secundário e o SubV7), e que ao mesmo tempo inicia uma cadência II, V, I - com o acorde B7.

    O B7(#9) é o Vº de Em7.
    Não sei como se forma um acorde B7(#5/#9). Tem certeza que é este acorde?

    Belloni
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    LeandroPanucci

    Tchê, isso é familiaridade com vários acordes ja, ou na hora de pensar um campo harmonico de uma progressão de acordes tu já pensa na possibilidade de dominantes substituidos, inversões e etc?

    Ensina aí como se faz :PP

    Abraços

    Juliano P
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    LeandroPanucci
    valeu pela ajuda ai...
    mas se ta em Mí menor...
    nao entendo pq de ter G13 e c#..pq possuem notas fora do campo !
    entao na verdade eu poderia jogar qualquer acorde ai!

    22222 oirartnoc oa
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Juliano P
    nao entendo pq de ter G13 e c#..pq possuem notas fora do campo !
    entao na verdade eu poderia jogar qualquer acorde ai!


    Isso eh um empréstimo modal, vc muda a escala qd toca esses acordes. Eles tão preparando pra entrada do F#m, que junto com o B7 forma a manjada progressão II, V.

    22222 oirartnoc oa
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Juliano P
    Outra observação:

    entao na verdade eu poderia jogar qualquer acorde ai!

    Bem vindo ao Jazz!!!

    Juliano P
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    22222 oirartnoc oa
    valeu pela ajuda ai cara...obrigado mesmo!!!!

    entao ach oq eu sou um otimo jazzista! hahaha

    LeandroP
    Moderador
    # dez/07
    · votar


    Belloni

    Visualize o trítono contido entre a 3a maior e a 7a menor nos acordes X7. Como o trítono é um intervalo de 3 tons, que divide a escala ao meio (a escala tem ao todo 6 tons), ao inverter este intervalo ele continuará sendo um trítono, permitindo que você obtenha um acorde substituto.

    Exemplo com o G7:

    G7 --> G(T), B(3), D(5) e F(7)

    O trítono está entre as notas B e F (3 tons).

    Invertendo, teremos F e B. As mesmas notas, no entanto o F deixa de ser 7a e passa a ser 3a, e o B passa a ser a 7a. Temos um novo acorde X7 ---> Db7

    Db7 --> Db(T), F(3), Ab(5) e Cb(7)

    Cb é igual ao B, e usamos a enarmonia, já que estamos tratando do intervalo de 7a, do VIIº grau.

    Você pode concluir que o Db7 é um substituto do G7, entre outros acordes, como o Dm6 ou o Abm6 (que também contém o mesmo trítono), e são utilizados muitas vezes como um dominante disfarçado, pelo fato de ser um acorde menor. Os diminutos possuem a característica de terem 2 trítonos (entre o Iº e Vº grau e entre o IIIº e o VIIº grau), podendo substituir um número ainda maior de acordes X7.

    Pra mover as pedras e descobrir acordes é importante conhecer os tópicos dos intervalos, como enarmonia, inversão, classificação e fazer as comparações partindo dos intervalos que compõem esses acordes.

    LeandroP
    Moderador
    # dez/07
    · votar


    Juliano P

    Todos os acordes possuem um dominante. Este dominante está no Vº grau deste acorde. O foco é o acorde F#m, e o Vº grau deste acorde é o C#7. Ele é o dominante do F#, mas com relação ao Em7 é apenas um dominante secundário.

    Sendo secundário ou não, ele possui um trítono e pode gerar o seu substituto a partir do trítono, como eu expliquei acima (intervalos), por isso o G13 (seu substituto - SubV7) entra na jogada. Como eu disse antes, ele não entrou pra substituir, mas pra somar. Toque apenas o baixo e observe o som de preparação. Toque uma vez sem o G, outra vez com o G mas sem o C#, outra vez com os dois...;)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Acordes, campo nao entendi esse