como é definido o tom de uma musica? o solo improvisado é baseado no tom música ou na base?

    Autor Mensagem
    jimcobain
    Veterano
    # nov/07


    por exemplo na música do legião?

    Que País É Este



    Versão 1
    -======-

    Tom: Em >>> (como foi definido que o tom da música era pra ser "Em")???

    Introd.: (Em,C e D) >>> (minha outra dúvida é: Tenho que fazer o solo improvisado, baseando-se no tom de "Em" e apenas notas da escala de "Em" a música inteira, mesmo que a música tenha outros 2 acordes no caso C e D???

    quando estou tocando por exemplo o acorde C ou D eu tenho que montar um solo improvisado, baseado na base que toco!!!

    ex: Naquele momento que eu toco C eu tenho que solar apenas nas notas da escala de C, e qdo eu passo para D tenho que solar apenas nas notas da escala de D?,

    vou tentar resumir, devo tocar uma escala para cada acorde que toco no momento, ou posso solar na base Em, C, D(música inteira) , baseando apenas no tom de "Em", ou seja nas notas da escala de "Em" ???

    alguem pod me ajudar se conseguirem entender minha duvida???eheheh, vlw ae!!!

    Pacelly
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    O tom da música varia com que está cantando (altura da nota) extenção vocal do cantor, essa musica ficou em Em proque deu certo na voz do renato, se fosse um cara com extenção voval menor, não atingisse os agudos que ele tem, seria reduzido.
    quanto a improvisação e solos existem duas formar de improvisar ou solor, "modal e tonal" quanto a explicação sobre isso aconselho vc iniciar um estodo de campo harmonico, se não vai lhe em bananar todo ex: para improvisar em cima de "C e D" você pode utilizar "G" ou sua relativa "Em" pode estar usando as pentas, triades e arpeijos do campor harmonico de "G"... procura na busca sobre campo harmonico e modosgregos que vai abrir seus olhos sobre as infinitas possibilidades de solar e improvisar, espero ter ajudado falou...

    kochh
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Pode ficar improvisando com a escala de Em a musica inteira, pois se tu pegar as notas que foram a escala de Em é Em F#º G Am Bm C D e as notas que formam esses três acordes C C, E, G D D F# A e o Em E G B.

    Da pra notar que todos acordes tem suas notas dentro do campo harmonico de Em.

    Recomendo estudar Campos Harmonicos.

    Rodrigo Yoshida
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    jimcobain

    sobre improviso, vc pode improvisar apenas em cima do tom, tocando a escala daquele tom ou também pode improvisar por acordes, a cada mudança de acordes vc muda a escala, porém esse segundo é bem mais difícil, pra mim que toco metal e solo pouco não peguei pra estudar isso, se não me engano se usa muito em jazz...

    jorjaoguitarra
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    o tom é definido da analise do campo harmonico da musica, por exemplo: uma musica no tom de E/C#m (Relativas), com a seguinte harmonia A B G#m C#m,está no campo harmonico de E/C#m (Harmonização da escala maior) E - F#m - G#m - A - B - C#m - D#m7(b5) , erroneamente alguns acreditam que o tom da musica é a primeira nota, mas isso nao tem nada a ver!
    e quanto a improvisaçao, teoricamente se vc utilizar as notas da escala de Em/G (nesse caso ai) ficara perfeito, porem há notas que nao soarao bem! mas a principio é isso mesmo, uma dica: se possivel, voce, no improviso, tentar montar temas ao redor das triades de cada acorde fica bem legal! vendo q essas triades respeitam a escala de Em/G e sao os proprios acordes(nao tem como nao soar legal). mas quanto a tocar cada escala de cada acorde, isso nao... existem mudança de escalas, modos e tudo mais, mas é outro assunto muito mais longo que esse!!! entao nao associe cada acorde a sua escala dentro de uma harmonia nao, pq pode ( e provavelmente sera desastroso!). Espero ter ajudado, qualquer duvida, que eu possa ajudar, "estaremos ae"

    jimcobain
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    com a seguinte harmonia A B G#m C#m

    [i][/i]jorjaoguitarra

    jimcobain
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: jimcobain
    · votar


    jorjaoguitarra


    uma musica no tom de E/C#m (Relativas), com a seguinte harmonia A B G#m C#m

    a "harmonia" q vc se refere quer dizer os acordes?

    naka.88
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: naka.88
    · votar


    Rodrigo Yoshida

    Na verdade no rock tambem se toca as mudanças , mesmo que intuitivamente. Se não simplesmente fica "feio".

    - - - - -

    Em / C / D <- Eólio Modalzão.

    jorjaoguitarra
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    isso, ao corpo da musica em si ( todos os acordes)

    bonini.guitar
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    jorjao

    Rodrigo Yoshida
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    naka.88

    então, em rock se toca as mudanças sim mas bem menos, mas como vc disse, vai pela intuição pq se for pela teoria eu to fudido hahah...

    Rodrigo Yoshida
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    naka.88

    então, em rock se toca as mudanças sim mas bem menos, mas como vc disse, vai pela intuição pq se for pela teoria eu to fudido hahah...

    naka.88
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Rodrigo Yoshida
    Mas vale lembrar que nos primórdios do jazz as mudanças eram feitas de ouvido. :D é so estudar , o Paul gilbert é um cara que sabe tocar muito bem sobre as mudanças sem parecer "fusion".

    Bloody_Rage
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    galera desculpa estar ressucitando um tópico velho desses mas é melhor doq abrir outro,então,eu toco em igreja (católica),a mudança de acordes é bem frequente,só q fica chato eu e mais dois caras fazendo a mesma coisa né,eu queria improvisar e criar idéias e tal,mas tenho essa dúvida,nas poucas vezes q improviso eu faço um lickzinho de acordo com o tom da base,por exemplo,se toca um F#m eu faço um lick na penta menor de F#,mas são poucas as vezes q dá p fazer isso,se por exemplo,uma música é em C,eu começo a improvisar na escala maior de C mas o cara tá tocando um G7,isso vai dar um choque de notas ou soar mal? eu posso simplesmente começar um solo quando o cara está em C e mesmo quando ele mudar eu posso continuar? mais uma vez desculpe desenterrar esse tópico mas eu tenho mta dúvida disso e ta bem confuso o texto né....

    Shafik
    Membro
    # nov/13
    · votar


    Bloody_Rage

    Amigo, creio que sua pergunta já foi respondida mais acima, eu tmb não tenho uma notação musical perfeita para dizer isso, mas quanto ao improviso cara, basta saber qual é a tonalidade (independente se muda pra 350 acordes, tem um tom pre definido pq geralmente pessoas cantão nesses lugares ) e você utiliza as escalas (pentas, modos e coisas assim ) juntamente com o teu feeling na ora da tua missa e improvisa brother. É so perguntar pro cristão ao seu lado que está fazendo a base que tom se trata e manda ver... sem crise, sem segredo.

    rcorts
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Shafik

    Não é tão simples assim também não brother, he he. Você está certo quanto a seguir o tom "da música". Mas nem sempre a música se mantém no mesmo tom. Aí entra o problema que o nosso colega colocou.

    Bloody_Rage

    No exemplo que você citou da progressão de C para G7, sim, dá para continuar improvisando sobre o tom de Dó maior, pois os dois acordes estão no mesmo tom. Mas tem algumas "regrinhas" (não gosto muito deste termo em música, mas também não dá para fugir dele) que servem para ajudar na improvisação. Se entrasse um Cm na progressão já estaríamos falando de um acorde de empréstimo modal, pois esse acorde é do tom de Cm e aí já estaríamos fora da tonalidade original, que é Dó maior.

    Por exemplo, se você repousar na nota Fá sobre o acorde G7, blza, fica até bacana, porque F é a sétima menor de G. Mas se repousar nesse mesmo F sobre o acorde de C a sensação de estranheza pode ser muito grande, porque o F é uma quarta-justa de Dó. Isso quer dizer que sobre um acorde de Dó só dá para repousar em um C? também não. As notas E e G são ótimas para repousar sobre um acorde de C, pois são respectivamente a 3ª maior e 5ª justa do acorde.

    Por isso, além de saber a tonalidade da música, é importante pensar também no acorde. Então você me pergunta: quer dizer que nunca posso tocar a nota F em cima de um acorde de C? não, não é isso, pode tocar o F tranquilamente, mas ele deve funcionar como nota de passagem e não como nota de repouso, é aí que a coisa complica. Por exemplo, em cima de um Dó maior, toca o F e faz um slide "na malandragem" pro E ou pro G e fica tudo numa boa.

    Enfim, duas dicas:

    1. estudo de harmonia serve para muitas coisas, inclusive para improvisar e fazer solos;
    2. estudo de arpejos serve para várias coisas e não apenas para fazer sweep picking.

    Bloody_Rage
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Shafik

    valew a ajuda brother

    rcorts

    obg cara exclareceu mais o assunto,então para um bom improviso eu tenho q estudar bem mais profundamente as escalas e conhecer digamos o som de cada nota ñ é?! e essa dos arpejos eu já vou começar a usar já q estou estudando,valew ajudaram mto.

    Delson
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Bloody_Rage
    O segredo é ouvir e tocar. Se ficar bonito, deixe. Se ficar feio, não repita.

    Shafik
    Membro
    # nov/13
    · votar


    rcorts

    Pow, não deixa de ser simples tmb cara, é só perguntar qual é a outra tonalidade (se for 2 no caso.. se for 3..).... se o cristão que ta tocando o instrumento for um pouco mais ligado a teoria vai perceber que temos as mesmas escalas que "casam" em determinas variações de tonalidade, tipo de G pra A ( pensando em tonalidade ) eu não estudei CH, quando peguei pra ver isso me deu trevo e eu parei a teoria nessa parte, mas tenho certeza que existe varias "posição" de VARIAS escalas que podem soar com mais de 90% de "utilidade" das notas da mesma que encaixam o som perfeitamente...
    O conceito ainda é o mesmo, simples.... basta apenas saber usar as escalas certas no momento certo que fica tudo lindo.... não precisa-se nem de técnica, tendo-se um "vocabulário" decente na escala do instrumento, você consegue perfeitamente seguir o fluxo da melodia em questão, basta saber o rumo que ela vai.
    E tmb creio que as musicas que são tocadas nesse tipo de culto religioso (uma missa) não são tão sofisticadas a ponto de se encontrar musicas que oscilam a tonalidade dentro de uma mesma melodia.... né?!

    Delson

    So desses tmb cara, dica valida tmb! ^^

    rcorts
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Bloody_Rage
    obg cara exclareceu mais o assunto,então para um bom improviso eu tenho q estudar bem mais profundamente as escalas e conhecer digamos o som de cada nota ñ é?! e essa dos arpejos eu já vou começar a usar já q estou estudando,valew ajudaram mto.

    É estudar muito sobre campo harmônico, harmonia, rítmica etc... e o resto vem com o tempo. Abraço!

    Shafik

    Na verdade música é até bem simples. Nós é que complicamos, he he. Sobre músicas religiosas, não vamos subestimar. Muitas ficam o tempo inteiro dentro da mesma tonalidade. Mas tem muita coisa de dar nó no cabelo.

    Brother, não sei se entendi direito o que você quis colocar, mas vou responder com base no que eu entendi: tem músicos capazes de improvisar acompanhando uma banda só na intuição. Há um certo tempo vi um vídeo de um adolescente francês capaz de acompanhar uma Big Band no piano sem nunca ter estudado música. E as frases que o cara fazia botavam muito cara com experiência de décadas em música no chinelo. O mais misterioso: esse mesmo adolescente tem alguma limitação mental, que no momento eu não lembro qual é. Surpreendente não?

    Por outro lado, para nós simples mortais, que não nascemos com um "dom divino" pra sermos o novo Hendrix ou o novo Joe Pass, aprofundar nos estudos de harmonia é de grande importância, e muda completamente nossa visão sobre a guitarra, e sobre música, como um todo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a como é definido o tom de uma musica? o solo improvisado é baseado no tom música ou na base?