Dúvida sobre "mapeamentos". . .

Autor Mensagem
james_the_bronson
Veterano
# out/07


Bom, o professor tem um programa onde a gente "mapeia" no braço da guitarra e no papel umas paradinhas...

Eu até perguntei ontem para ele como era cada um, mas não dá para decorar tudo. Até porque eu sempre toquei Rock e Metal, ainda que eu esteja estudando eu não tenho convivência com algumas coisas como dissonâncias e tal...

Ah, por enquanto quero apenas passar para o papel. Tenho uns grids aqui com bracinhos e pauta de vários tamanhos, formas, cores, sabores e odores ( ok, não )...

Lá vai:

- Dissonâncias de #5 e b9: Neste caso ele falou que é para fazer tudo em apenas um tom. Mas colocar cada tensão separada, ou seja, faço duas vezes, uma para #5 e outra para b9. A pergunta é: Eu substituo a 5J por 5A em todos os acordes? É isso? E outra: O b9 é apenas acrescentar a 9m às tétrades?

- Pesquisar progressões modais: Aqui ele deu o exemplo de tocar em E Jônio ( Mijônio ^^ ), mas improvisar em A Lídio. Têm a mesma armadura de clave, mas ele queria uma abordagem de A Lídio para um E Jônio. Entendi errado?

- Estudo das relações diminuto-dominante: Esqueci completamente. Me falaram que é o tal do "dim-dom", mas é foda lembrar o que é e como ele quer que eu faça.

- Cadências de Empréstimo Modal: Ele também explicou, mas esqueci.

- Mapear as inversões dos acordes no sistema CAGED: Imagino que seja pegar os 5 formatos básicos de acordes e inverter. Eu já fiz isso com as tríades ( trabalheira e não decorei nada ), mas se puderem me dar um exemplo de como seria no sistema CAGED seria uma boa.

james_the_bronson
Veterano
# out/07
· votar


Já vi que estou fudido :\ ...

james_the_bronson
Veterano
# out/07
· votar


Tomara que o Panucci veja este tópico :P ...

edilsonaragaojr
Veterano
# out/07 · Editado por: edilsonaragaojr
· votar


james_the_bronson
Pesquisar progressões modais: Aqui ele deu o exemplo de tocar em E Jônio ( Mijônio ^^ ), mas improvisar em A Lídio. Têm a mesma armadura de clave, mas ele queria uma abordagem de A Lídio para um E Jônio. Entendi errado?

Cara, eu acho q ele só quer que vc tenha uma fluência maior em modos gregos, pois a galera tem mania de pegar só os modos gregos com shapes adjacentes. Ex: jônio-dórico, frígio-lídio, eólio-lócrio...Aí vai emendando saca? Dificilmente um iniciante pega e sola passando do Jônio para o frígio por exemplo, pois ele ainda não tem a rapidez necessária para mapear o braço. Talvez ele tbm esteja querendo que você treine a progressão I-IV né? Haja vista que essa progressão tônica-subdominante dá uma sonoridade maior.

james_the_bronson
Veterano
# out/07
· votar


edilsonaragaojr

Opa, valeu cara...

Então, nem acho que seja isso. Ele falou meio disso de manter em Mi. E como a aula dele na outra matéria era sobre frases tipo I - V, I - IV - V, etc... eu acho que tem a ver com isso...

edilsonaragaojr
Veterano
# out/07
· votar


james_the_bronson
pois eh, devem ser progressões que dão sonoridade MAIOR, justamente a famosa progressão: I-IV-V

Curly
Veterano
# out/07
· votar


james_the_bronson

tem um esquema de "mapeamento" que eu postei aqui há uns anos atrás que ensina a mapear pentatônicas em todo o braço da guitarra, usando desenhos geométricos simples:

http://www.4shared.com/file/27010732/2b74b65c/pentatonic_mapping.html

james_the_bronson
Veterano
# out/07
· votar


Curly

Ah, então, isso daí eu até fiz. É bem por aí mesmo, pegando uma das "paredes" da escala...

naka.88
Veterano
# out/07
· votar


Sobre as dissonancias 5# e 9b:

Acho que eles estava querendo que voce use elas num contexto de acorde dominate. Ou seja G7b9 e etc... não é muito util saber voicings para um Dm7#5 ou Cmaj7b9. Se concentre nos acordes dominantes.

Um cliche de G7b9#5 seria tocar F7b5 ( meio diminuto ) , voce forma 3 7 5#(13b) e 9b. Dai voce não precisa decorar muitos acordes , so lembrar que pode mandar um meio dim um tom abaixo que voce tem as dissonancias.

Progressões modais:

Acho que voce entendeu errado, ele deve ter se referido a harmonias que refletem o caracter modal.

Ex: l: F/D l G/D :l <- isso é um clichezão dórico.
l: F/E l G/E :l <- clichezão frigio.

E assim vai , sugiro que voce grave e sole sobre essas progressões;

james_the_bronson
Veterano
# out/07
· votar


naka.88

Ele quer por escrito...

:\ ...

naka.88
Veterano
# out/07
· votar


Hm.. mas voce não conhece formatos de meio dim?

james_the_bronson
Veterano
# out/07
· votar


naka.88

Sim, sei armar eles com o baixo nas 3 cordas...

Sobre o #5 e b9 eu queria saber se substitui eles em todos os graus. Já que o cara pediu para fazer tudo em um tom só...

james_the_bronson
Veterano
# out/07
· votar


Up...

naka.88
Veterano
# out/07
· votar


Cara , sério ainda não entendi sua duvida com relação aos acordes. Voce colocou perguntas demais! isso foi o conteudo de uma aula só? vou tentar ajudar na medida do possivel.

Primeiro tente entender o CAGED 100% , aprende o CAGED da melódica tambem que vai ser extremamente util ( uma vez que o acorde dominante com #5 b9 vem do campo da melódica ).
*lembre que os 5 formatos da penta estão dentro do CAGED , dai fica mais facil achar as escalas no começo.

Eu não sei direito o que seu professor pediu , mas acho que ele quer apenas acordes M7b9 , M7#5 , M7#5b9 e talvez Mmaj7#5.
Primeiro voce acha os 5 formatos M7 do CAGED , depois coloque as dissonancias. * na guitarra é mais interessante usar acordes em "drop2" , pede pra ele te ensinar isso.
- - - -
O dom-dim voce vai usar em contexto de dominante , em situações de V I , não precisa estudadar ainda.

james_the_bronson
Veterano
# out/07
· votar


naka.88

Fazendo o #5 em um tom maior ficaria:

IM7(#5), IIm7(#5), IIIm7(#5), IV7M(#5), V7(#5), VIm7(#5), VIIm7(#5)

???

b9 seria:

IM7(b9), IIm7(b9), III(b9)... etc...

???

naka.88
Veterano
# out/07 · Editado por: naka.88
· votar


james_the_bronson

Eu não acho que um estudo assim seria muito util.

se for estudar assim estude por acordes.

Pegue formatos de Cmaj7 e faça Cmaj7#5 ( Caum) , Cm7#5 e etc... Mas é meio que um estudo sem muita utilidade prática , pois acordes como Dm7b9 são muito pouco utilizados.

Eu aconselho estudar essas dissonancias #5 e b9 apenes no acorde dominante Ex: G7b9 , G7#5 e G7#5b9.

Se for para estuder dissonancias sobre o CH , estude os intervalos gerados por cada grau. Ex: IIm6 , IVmaj7#11.

james_the_bronson
Veterano
# out/07
· votar


naka.88

Eita, cara, falta alguma coisa que eu não aprendi ainda...

Tipo, nem visualizo o que aqueles acordes têm a ver apra estarem no mesmo item...

naka.88
Veterano
# out/07
· votar


james_the_bronson
Tente pegar isso com calma com seu professor.

Geralmente isso é um estudo depois que a parte tecnica esta bem resolvida , ai intão voce começa a estudar a natureza da guitarra.

O CAGED por exemplo , ele é apenas uma maneira de entender melhor a guitarra. Depois que voce assimilou bem as notas(intervalos) sobre a escala os desenhos se fundem e voce passa a ver toda escala como opção.

Um bom metodo de leitura para guitarra é o da berklee ( eles tem no e-mule em pdf ) , ele começa bemmm bobinho tipo alfabetização de criança mas no 3 volume ja tem coisas complicadas.

- - - - -

Sobre os acordes:

Bom como eu disse #5 b9 são mais usadas em dominantes.

Ex: l: B D7b9 l G Bb7#5l Eb l Am7 D7#5b9:l

james_the_bronson
Veterano
# out/07
· votar


naka.88

Tipo, é que eu acho que eu já deveria saber isso...

Acho que é daquelas coisas "que todo mundo sabe" e é elementar, mas eu não sei...

De qualquer forma, amanhã na faculdade eu achoque terei aula com o monitor, aí vejo com ele...

naka.88
Veterano
# out/07
· votar


james_the_bronson
Em guitarristas é normal isso , a guitarra é um instrumento que voce pode ser um puta musico sem saber uma nota.

voce fas faculdade de musica?

james_the_bronson
Veterano
# out/07
· votar


naka.88

Sim, segundo período. E vejo como a galera da música brasileira ( que lá é MPB e Bossa-Nova em sua maioria ) e a turma do Jazz já vêm sabendo isso...

Em compensação geralmente não são muito técnicos...

james_the_bronson
Veterano
# out/07
· votar


Pô, o Panucci nem veio aqui prestigiar meu tópico :\ ...

LeandroP
Moderador
# out/07
· votar


james_the_bronson

kkkkkkkkkkkk mijônio é inversão do cagônio?

Pô, o Panucci nem veio aqui prestigiar meu tópico :\

Foi mal... só vi agora

Cara, o Caged é um sistema baseado nos 5 desenhos dos acordes C, A, G, E e D, e por isso o seu nome, certo?!

Os desenhos desses acordes são feitos na primeira região do braço.


C A G E D
e---0----0----3----0----2---
B---1----2----0----0----3---
G---0----2----0----1----2---
D---2----2----0----2----0---
A---3----0----2----2--------
E-------------3----0--------


Com o caged, você faz uma espécie de rodízio com esses desenhos. O próximo C será com o mesmo desenho do A; o próximo A será com mesmo desenho do G; O próximo G com o mesmo desenho do E; etc...


C A G E D
e---3----5----3----4----2---
B---5----2----3----5----3---
G---5----2----4----4----2---
D---5----2----5----2----4---
A---3----4----5---------5---
E--------5----3-------------


Isto segue adiante até que feche o ciclo e todos os 5 acordes do caged formem os 5 desenhos dispostos. A mesma idéia pode ser aplicada sobre os menores, utilizando-se dos desenhos da primeira região do braço. Note que deste ponto em diante o uso da pestana é constante.

Com o caged você pode transportar o tom da música apenas movendo os desenhos dos acordes, arrastando suas eventuais tensões ou extensões, visualizar e praticar arpejos, as notas básicas do acorde dentro de um desenho de escala, entre outras possibilidades.

Quanto a sua pesquisa de harmonias em A lídio, procure observar nas músicas que você conhece e que esteja no tom de Lá, se elas possuem o acorde B, por exemplo. Em músicas do modo jônio, o acorde do IIº grau é menor, enquanto que as do modo lídio, o IIº grau é "maior". Ou melhor, depois do lídio vem um acorde dominante, o B7. Mas como o B7 não é mais o Vº (pois o "centro das atenções" é o A), então ele não assume mais a função de dominante. Normalmente utiliza-se a 4a no lugar da 3a neste acorde B pra evitar a formação do trítono. Lembre-se desta seqüência: jônio, dórico, frígio, lídio, mixolídio, eólio e lócrio. Ou seja, depois de um jônio vem um modo menor, depois de um mixolídio vem um modo menor, etc.
Acho que com essas informações você pode realizar melhor sua pesquisa.

james_the_bronson
Veterano
# out/07
· votar


LeandroPanucci

Opa, valeu cara ^^ !!!

Sobre o CAGED, eu sabia que eram os 5 formatos. Mas não sabia que a sequência tinha esse sentido de avançar no braço...

Mas o que está pegando é passar isso para o papel. Quando ele falou em mapear, ele também quer que eu escreva nos bracinhos e nas pautas...

james_the_bronson
Veterano
# out/07
· votar


Se souber alguma coisa, qualquer coisa, para falar sobre estes outros itens, aradeço desde já também ^^ :

- Dissonâncias de #5 e b9
- Estudo das relações diminuto-dominante
- Cadências de Empréstimo Modal

LeandroP
Moderador
# out/07
· votar


Satrianizando com o modo lídio.

Tom: A

e-----------------------------7----5-------------------
B----4-----2-----7----5-------7----5---4h5h7--5p4------
G----4-----2-----8----6-------8----6--------------6----
D----4-----2-----9----7--------------------------------
A--0-----0-----0----0-------0----0------------------0--
E------------------------------------------------------


Veja que aqui tem duas tríades, uma de B e outra de A, mas ambas com o baixo em A.

Esta é uma sonoridade característica do modo lídio.

james_the_bronson
Veterano
# out/07
· votar


LeandroPanucci

Pô, isso aí é legal. Eu tinha experimentado algo parecido em Mi Lídio. Aí a harmonia era aquele E - F# mas com o Si e o Mi soltos...

LeandroP
Moderador
# out/07
· votar


james_the_bronson

Sobre os intervalos de #5 e b9, eu suponho que ele queira que você localize estes intervalos, e pra obter um intervalo é preciso apenas duas notas, certo?!

Intervalos formam desenhos característicos no braço. Se você tocar as cordas soltas, do mizão até a corda G por exemplo, você está tocando intervalos de 4as. Se você apertar essas mesmas cordas apenas uma casa acima, você mudou as notas, mas continuou tocando intervalos de 4as.

Um exercício legal é escolher uma tônica no mizão e localizar o intervalo que deseja nas próximas cordas. Depois mude a tônica pra corda inferior e localize o intervalo nas outras cordas, e assim por diante.


| intervalos #5 || intervalos b9 |
e------|------|------||------|------|---4--|-
B------|------|---4--||------|------|------|-
G------|------|------||------|---1--|------|-
D------|---1--|------||---4--|------|------|-
A---6--|------|------||------|------|------|-
E--3---|--3---|--3---||--3---|--3---|--3---|-


No exemplo acima, a tônica está na corda Mi grave, terceira casa (exemplo com a nota fundamental G)
Localize os mesmos intervalos com a tônica nas cordas A, D, G e B.

LeandroP
Moderador
# out/07
· votar


james_the_bronson

Eu tinha experimentado algo parecido em Mi Lídio. Aí a harmonia era aquele E - F# mas com o Si e o Mi soltos...

Pois é. Note que o F# é neste caso uma tríade do modo mixolídio, mas a nota Si da corda solta adiciona um intervalo de 4a justa ao F#, sem substituir a 3a. Eu tenho a impressão que isso acaba enfraquecendo o trítono do acorde F#.

LeandroP
Moderador
# out/07
· votar


james_the_bronson

Não manjo muito de diminuto-dominante, não sei como sintetizar isso pra você.

Mas veja o seguinte, se você pegar um desenho de um Bdim por exemplo, e não encarar este acorde como diminuto, mas como uma inversão de um dominante, você pode obter um G7(b9) com a 3a maior no baixo. Então, da mesma forma que desdobrando um acorde diminuto, você consegue formar mais três acordes diminutos, totalizando quatro (B° = D° = Fº = Abº), você também pode desdobrar este G7(b9) em mais três X7(b9), arrastando o desenho 3 casas acima ou abaixo (1,5 tom - 3a menor).

Se isso se aplica aos acordes, porque eu não aplicaria às escalas diminutas?!

Bdim G7(b9)
e-------------------------
B------3--------3---------
G------1--------1---------
D------3--------3---------
A------2------------------
E---------------3---------


Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dúvida sobre "mapeamentos". . .