DUVIDA! escala pentatonica em outros compos harmônicos

    Autor Mensagem
    Otavio Schlickmann
    Veterano
    # out/07


    e entãoo
    estou com uma duvida a algum tempo e queria saber se alguem pode me responder. É o seguinte, a escala pentatonica de C maior(por exemplo) formada com a retirada dos graus IV e VII da escala maior é ultilizada para solar em cima do campo harmonico de C maior certo? e a menor com a retirada do II e VI grau da escala de C menor (por exemplo) serve apenas para solar em cima do campo harmônico de C menor natural certo?
    e então, como eu monto uma escala pentatônica para solar em cima de campos harmonicos tipo de C7 , Cm7, Cm melodico , Cm harmonico?


    outra duvida para ja aproveitar o topico. no caso do blues eu uso a a escala pentatonica menor(com variações,blues note etc...) para solar em cima do I IV e V de um compo harmonico maior do mesmo tom, é isso?


    quem puder me responder as 2 perguntas ai agradeço, ja vasculhei o forum e não achei uma resposta direta a essas perguntas...


    valeu aqui quem puder me responder...

    naka.88
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Acho que voce esta meio confuso com a historia de campo harmonico.
    Primeiro vamos pegar o campo harmonico maior:

    Cmaj7 Dm7 Em7 Fmaj7 G7 Am7 B7b5.

    Bom voce ja tem 3 pentas menores que pode usar ( Dm7 , Em7 , Am7 ) e suas relativas maiores ( C , F , G ) , qualquer dessas pentas vao estar dentro do campo. Ou seja , voce pode tocar penta de Dm7 sobre qualquer acorde do campo , é claro que a sonoridade vai mudar de acorde para acorde.

    No blues existe esse cliche da #9 ( ou terça menor ) sobre acordes maiores , ou seja voce toca um arpejo menor sobre um acorde maior. E geralmente se toca todos acordes como M7 , assim a unica dissonancia é a #9 ( que a caracteristica ). Se voce tocar uma penta menor sobre um Mmaj7 o resultado vai ficar bem estranho.

    Otavio Schlickmann
    Veterano
    # out/07
    · votar


    então tipo, até para escala normal eu posso usa isso?
    por exemplo eu to em um campo harmonico de C maior eu tenho um Dm, etão eu poderia usar a escala de Dm para solar dentro do campo harmonico de C maior? mais ia ficar estranho pois a escala de Dm tem um LA#, isso ia fica estranho não ia?

    eu to embolado mesmo, tenta ve o que ta pegando na minha confusão ai, se puder me responder valeuu...

    Gasparzim
    Veterano
    # out/07
    · votar


    me dá teu e-mail que eu te mando um arquivo muito bom que mostra aplicação das pentas maior, menor, dominante, alterada e maior lidio com alguns exemplos não só na nota convencional do campo! E outras escalas. muito bom !!!

    valew

    Otavio Schlickmann
    Veterano
    # out/07
    · votar


    otavio_scatman@yahoo.com.br valeuuu!

    Juliano P
    Veterano
    # out/07
    · votar


    tb nao entendi como solar na escala de Dm no campo harmonico de C maior...
    nem como solar com escala de Em co campo de C tb

    naka.88
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Otavio Schlickmann
    Juliano P

    Voce deve pensar nos intervalos.

    As pentatonicas são faceis de usar justamente por isso , a contrução é bem simples.

    Penta menor = T 3m 4 5 7.

    Dm7 dórico ( II grau do campo ) = T 2 3m 4 5 6 7
    Em7 frigio (III ) = T 2m 3m 4 5 6m 7
    Am7 eolio ( VI ) = T 2 3m 4 5 6m 7

    Como voces podem ver , a penta é justamente as notas comunitarias entre as 3 escalas , com a penta maior é a mesma coisa ( T 2 3 5 6 ). Isso falando em campo harmonico maior.

    Voce não vai usar a escala menor natural sobre um II ou III grau ( D , E ) , pois ela estaria fora do campo. O que voce vai usar é o Dórico no II e o Frigio no III.

    ------------

    Mas isso é um pensamento bem infantil sobre improvisação , tente improvisar pensando nos acordes que a coisa fica bem mais interessante.

    * uma coisa legal é usar frases simetricas na 3 pentas , no estilão steve lukather. voce entorta mas ta dentro.

    Otavio Schlickmann
    Veterano
    # out/07
    · votar


    [b][/b]naka.88


    po valeuuu aii caraaa agora entendiii


    mas tenho mas uma duvida, (não é mais penta)
    em se tratando de improvisação simples
    se eu to em um campo harmonico de C maior (por exemplo)
    eu poderia solar em cima de todos os acordes do campo harmonico
    de C maior com a escala de CM certo?

    ficaria simples mas soaria bem, não?

    naka.88
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Otavio Schlickmann

    Sim , unica coisa é que a enfase de cada nota muda por acorde.

    Mas isso nosso ouvido percebe , mesmo uma pessoa que não sabe nada de teoria percebe que quando repousa num fá sobre cmaj7 não soa bem.

    Levy Fialho
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Puts cara, Grande duvida aqui

    Escrevi uma base, E e A.. so que eh akele mi eskisito (um sol # outro nao)

    Ai na virada eh B7, A7(caida classicade 12-bar), G(esse sol resmunga, muito bonito) e volta pro B7(oitavando a setima, faz a guitarra dar um grito)


    Mas ae o grande problema...

    A melhor penta pramim nessa musica foi a de G .


    Pq a de sol ?? Sei que o sol eh blues note de E. Mas eu esperava ter que alternar entre E e A o tempo todo, mas realmente em G(pentatonica) ficou muuuuito melhor.


    Alguem sabe pq ?? Ou eh simplesmente pq musica nao se deve seguir formulas e sim o ouvido ?

    Abrçs ...

    naka.88
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Levy Fialho
    Por favor poste a harmonia.

    ---

    Existe sem duvida uma explicação teoria do porque , mas quando estiver em duvida o ouvido sempre manda.

    Levy Fialho
    Veterano
    # out/07
    · votar


    naka.88

    Po cara, vou ficar te devendo essa.. to tentando botar no Fileupload mas ta transferindo a 15bytes por segundo.

    Mas vai ai outro exemplo que me deixa na duvida,

    Escrevei um blues basicao, a tonica eh D7, a base eh a seguinte

    T - T - IV - T - V - IV - T

    Eu pensei que fosse solar em D nessa musica, mas fiz o solo em C(M) e ficou muito melhor, (mas tambem posso usar penta de F, ou escala de G(M) com setima [nao sei se eh diminuta sos ei q eh fa natural]..)

    enfim, Essas 3 escalas ai ficam melhor que solar na tonica .

    Pq diabos ?

    http://www.youtube.com/watch?v=eKnQxyV8KPw

    Levy Fialho
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Consegui postar aquele melodia, sola ai em cima e me diz qual escala achou melhor

    http://www.4shared.com/file/27239803/36022fd5/Beach_Blues.html

    SiaD
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Aproveitando o tópico, tava vendo "os 6 shapes da pentatonica"

    E me veio uma dúvida, queria saber se tipo eu posso começar a improvisar com umas das 5 escalas em qualquer casa, e se preciso necessariamente começar pelo 5 shape e seguir no 1 2 3 4, ou pode seguir qualquer ordem?

    Desculpem minha falta de sabedoria ^^

    Levy Fialho
    Veterano
    # out/07
    · votar


    SiaD

    Po cara, eu uso a escala pra nao sair do tom da musica (ou sair o minimo possivel)

    Agora quant a onde começar, subir ou descer, ir do shape 1 pro quinto direto.. acho q isso eh contigo mesmo, eu vo treinando passar de um shape pro outro pq os licks mais maneirinhos saem assim.

    Ah tipo, ajuda saber qual nota vc comeca a frase, e qual vc ker terminar.. (tipo I-IV) ou (V-IV)

    Agora oq tu bota na frase no meio delas eh livre

    SiaD
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Muito obrigado cara, é que to começando agora a praticar shapes, tentar aprender mais de teoria e improvisar de um modo DECENTE.

    Abraço.

    Só mais uma coisa, a penta maior são 5 shaps, mais a menor? pq tipo eu procurei e não achei muito sobre a menor.

    Levy Fialho
    Veterano
    # out/07
    · votar


    vai pra relativa e aumenta a quarta.

    tem um post aki em algum lugar de um site q te mostra todas as escalas e modos num braco de guitarra, show de bola... to procurando aki

    Levy Fialho
    Veterano
    # out/07
    · votar


    http://musical.crieweb.com.br/

    SiaD
    Veterano
    # out/07 · Editado por: SiaD
    · votar


    Véio tu é foda XD

    Me ajudo MUITO, obrigado de novo.

    Esse site é muito interessante e útil mesmo.

    naka.88
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Pessoal , voces tem que colocar na cabeça que não adianta aprender os desenhos das escalas e não saber as notas ( pelo menos os intervalos ) da escala.

    Não adianta ver só o desenho , é preciso achar as notas "boas".

    Uma dica pra começar é pegar a pentatonica uma escala com poucas notas e ver os intervalos dela. Ao inves de penser "shape 1 , 2 e etc.. " pense em "shape começando da T , começando da 3m e etc...".

    - - - - -

    A base que voce colocou em E maior eu usaria um monte de coisas não apenas uma escala , mas a penta menor de E é a escolha mais lógica para o tipo esse tipo de som.

    Se voce toca a penta maior de C sobre D7 voce vai ter T 2 4 5 7 , ou seja unica nota diferente que voce vai ter é a 3m pra 2 ( se voce tocar o basico Dm7 sobre D7 );

    Levy Fialho
    Veterano
    # out/07
    · votar


    naka.88

    Pois e cara, ai eh que ta o lance..

    Por exemplo na Hey Joe, o normal seria solar em penta de E. So que, se voce solar em Do, Sol, Re ou La (na hora certa) vc nao foje do tom da musica, pq vai ta solando por cima dos acordes..

    Intao logo de cara, como decidir qual escala usar na musica? so tocando mesmo e vendo o que fica bom ne..

    Outro exemplo, em red House.. eu custumo solar em DM , mas pode usar penta de A, tranquliamente..

    Essas escalas tem muitas notas em comuns, eh por isso ?

    Abrc (Ficou boa a base?? da pra viajar solando ne..)

    naka.88
    Veterano
    # out/07 · Editado por: naka.88
    · votar


    Levy Fialho
    Pense em notas... veja o que a harmonia sugere. Pegar uma escala e ligar o piloto automatico não é a coisa mais musical.

    Otavio Schlickmann
    Veterano
    # out/07 · Editado por: Otavio Schlickmann
    · votar


    po to com uma DUVIDA. como que eu monto uma escala pentatonica do modo frigio , lócrio, dórico etc...?
    para montar uma escala pentatonica maior eu retiro o IV e o VII grau da escala,
    para montar a escala pentatonica do modo eólico(menor natural) eu retiro o II e o VI grau, e como que eu monto a escala pentattonica para esses outros modos? que graus eu retiro?


    valeuu ai quem responder

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a DUVIDA! escala pentatonica em outros compos harmônicos