Comece estudar da maneira correta e obtenha resultados comprovados!

Autor Mensagem
alexdiffer
Veterano
# out/07


Eae galera blz.....

Bom hoje nao vim falar nem de escalas, nem teoria, nem modos ..... mais é algo que ajudara
muito voces que sao desorganizados e por isso acabam estudando oque nao devem ou gastam
o tempo que tem estudando de forma errada e sem evolucao.

Hoje eu proponho a voces o seguinte...vamos montar um cronograma de estudos eficaz....
Bom esse é o metodo que eu uso com meus alunos, nao pra me gabar nem nada, mais
tem cara que saiu do IG&T e hoje fazendo aula comigo diz que o seus estudos estao rendendo
mais resultados do que antes, por que antes ele recebia uma cartilha do IG&T com um cronograma
geral usado com todos alunos porem, no meu ver nem todos tem as mesmas dificuldades......
Bom indo direto ao assunto, meu metodo de estudos propoe que o aluno inicialmente domine
teoria( isso nao sera problema, jah que estou escrevendo pro forum um artigo que engloba
a teoria no geral) e depois disso acompanhe o cronograma a seguir que eu montei para o meu
proprio estudo....ahh uma dica importante...sempre me perguntam: quantas horas devo estudar
por dia...........eu sempre digo nunca toque por obrigacao toque por prazer, porem com responsabilidade
e tipo voce vai dizer ahhh eu chego do trampo 13:00hrs as 17:00 eu vou pra faculdade entao tenho 4 horas
para estudar....dai vc vai e monta um cronograma para as 4 horas, mais tenho certeza que vc sempre
sera interrompido por alguem e ai jah nao tera mais as 4 horas e ficara frustrado....eu recomendo :
se tens 4 horas livres estude 3, mais tres horas coladas no instrumento e concentrado.

Bom como havia dito meu cronograma de 3 horas ( pois soh tenho 4 livre ).

Eu atualmente divido meu estudo em 6 temas e sao eles Teoria, Harmonia & Improvisacao, Tecnica,
Repertorio, Percepcao e composicao.

TEORIA
*Leitura
*Solfejo

HARMONIA & IMPROVISACAO
*Formar uma escala qualquer
*Montar o campo harmonico correspondente
*Explorar todas as possibilidades dentro da harmonia modal
*Explorar todas as possibilidades dentro da harmonia funcional
*Explorar todas as possibilidades dentro da harmonia tradicional
*Desenvolver uma serie de licks baseado nos conceitos abordados acima

TECNICA
*Escolher uma tecnica, seja ela qual for.
*Tocar exercicios cromaticos para aquecimento e coordenacao das duas maos
*Retire um lick de um idolo seu onde seja explorada a tecnica que voce escolheu
*decore o lick e use o metronomo, a medida que os dias vao passando aumente os BPM´s
e anote em um caderno para poder observar seu progresso

REPERTORIO
*Aprender musicas de grandes instrumentistas em todos estilos (descentes isso nao inclui pagode
forro, funk carioca huahau)
*Faca uma analize harmonica dessa musica
(obs. aprenda tanto o solos quanto as bases que sao extremamente importantes para voce saber
oque esta acontecendo na musica)

PERCEPCAO
*Treino de ouvido absoluto ( eu recomendo o programa EAR TRAINNER ADVANCED)
com esse programa voce tem as opcoes de tonalidade, intervalos, bpm e uma serie de recursos
tambem recomendo anotar os resultados, pois quanto mais voce ve que ao longo do seu estudo
voce esta evoluindo mais motivado voce fica.
*Faca um ditado musical pedindo pra algum amigo tocar uma sequencia de tres ou mais notas
e sem ver, somente ouvindo anote num caderninho e confira seus erros e acertos
*Faca a transcricao de um solo, ou trecho de uma musica.

COMPOSICAO
*Use oque voce aprendeu nas tecnicas, e em harmonia e componha tanto
harmonias como tambem solos incluindo as tecnicas em que voce tem dificuldade, muita gente
tem dificuldade em sweep, entao se voce eh um desses explore essa tecnica e componha algum riff
ou lick.

Somente o estudo focalizado nas nossas dificuldades nos levara a superacao, e isso nos transformara
em musicos cada vez melhores.....

Naum estude querendo ser o melhor pois isso é idiotice, nao acredite nas historias heroicas
de tal guitarrista fez isso ou aquilo, seja consciente, acredite voce nunca vai ser o melhor do mundo
pois isso depende da opniao das pessoas e ainda sim vao haver aqueles que preferem tal guitarrista,
entao de principio preocupe-se em manter a tecnica e o conhecimento em dia, so isso te fara um
bom musico.

Bom segue abaixo dicas de estudos complementares:

-Leia livros sobre historia da musica
-Livros sobre harmonia
-Assista video aulas e absorva o maximo possivel de informacoes contidas nela
-Assista meus workshops huahuahauhuahua zuera
-Nao deixe de acompanhar minha materia sobre TEORIA ABSOLUTA

-Eh tive que abri outro post jah ki uma moderadora fechou meu topico Escalas O Metodo Pratico, nao sei qual foi o
motivo mais tudo bem estou aqui para somar e adquirir novas amizades e quem sabe alunos o $$ ta curto huahauah

Lembrando que meu cronograma eh soh um exemplo, como eu tenho minhas dificuldades, cada um tem a sua e deve direcionar seu estudo a elas e de uma forma divertida pq convenhamos que fica tocando soh exercico cromatico eh um sako neh hauhaua

vlew pessoal desculpem a brincadeira espero ter ajudado e como de costume semana que vem estou de volta

Se alguem tiver um site e precisar de colaborador estou a disposicao ok!!!
abcos ateh mais

Sir Cam
Veterano
# out/07
· votar


Tava precisando de uma organização assim, meus estudos estão praticamente baseados nas minhas aulas práticas, a teoria eu parei de ter (pretendo voltar a ter) e meus estudos em casa de prática não seguem a linha que eu preciso seguir, valeu aí cara, vou tentar seguir isso aí.

alexdiffer
Veterano
# out/07
· votar


Sir Cam
eh um modo bem diferente e pouco cansativo de estudar

Richard Guitar
Veterano
# out/07
· votar


(descentes isso nao inclui pagode
forro, funk carioca huahau)


Não li todo seu tópico mas..., acho que sua colocação foi infeliz quando genaralizou e desmereceu o forró, pois tem uns que são mais rebuscados.

Falou.

Bog
Veterano
# out/07
· votar


alexdiffer

Heheheh, olha, acho bacana a tua intenção, então não leve a mal o comentário. Mas o título do teu tópico está muito "marketing fundo de quintal". :P

"Você estuda, estuda e estuda mas não consegue progredir?
Você passa horas fazendo escalas mas na hora de tocar só faz bobagem?
Você toca 1000 notas por segundo em casa mas não consegue agradar ninguém com uma música?
SEUS PROBLEMAS ACABARAM!
Adquira já o seu guitarrator plus, comece a estudar da maneira correta e obtenha resultados comprovados!"

Heheheh, desculpe a piada. Aliás, realmente, o teu comentário sobre o forró foi infeliz. É um estilo de música que pode ser bem interessante. É fácil julgar o forró pelo que aparece na TV, mas é o mesmo que julgar o rock tomando como base o CPM22 ou a Pitty.

Mega
Veterano
# out/07
· votar


Opinião pessoal do cara, se ele não gosta de forró paciência... Relevem o comentário.

Enfim, essa rotina é bastante interessante, pena que eu tenha somente 1h disponível por dia, a não ser no fim de semana que eu fico um pouco mais de tempo tocando e tenho o ensaio. Mas nessa hora diária (noturna pra ser exato, das 22:00 às 23:00, após faculdade e jantar) eu treino leitura, harmonia, escala, desenvolvo linha melódica pra fazer os solos da banda que to tocando atualmente e no fim toco umas 4 músicas que gosto. Eu de fato gostaria de ter tempo pra tudo o que foi abordado como rotina ideal... :P

HellAangel
Veterano
# out/07
· votar


Mega
Eu tbm só tenho uma hora diaria de estudo....
das 23 as 00 qndo volto da faculdade...

preciso organizar meus estudos....pra ter um aprendizado eficaz =)

_JCM_
Veterano
# out/07
· votar


alexdiffer

cara, gostei do teu método... é mto bom organizar os estudos..

eu sempre digo nunca toque por obrigacao toque por prazer, porem com responsabilidade

com ctz.. concordo.. tem q se fazer por gostar, e não por obrigação.

quem dera ter 3 horas por dia para estudar.. tento tirar 1h e não é facil...


Bog

"Você estuda, estuda e estuda mas não consegue progredir?
Você passa horas fazendo escalas mas na hora de tocar só faz bobagem?
Você toca 1000 notas por segundo em casa mas não consegue agradar ninguém com uma música?
SEUS PROBLEMAS ACABARAM!
Adquira já o seu guitarrator plus, comece a estudar da maneira correta e obtenha resultados comprovados!"


Organizações tabarajaaaaaaaaaaa... heuaheueea


Heheheh, desculpe a piada. Aliás, realmente, o teu comentário sobre o forró foi infeliz. É um estilo de música que pode ser bem interessante. É fácil julgar o forró pelo que aparece na TV, mas é o mesmo que julgar o rock tomando como base o CPM22 ou a Pitty.

concordo cara.. é que nem dizer que "Dança da Motinha" é funk, sendo que o Funk é um estilo mto massa, diferente dessas porcarias que escutamos por aih...

abraços!

HellAangel
Veterano
# out/07
· votar


_JCM_
e ai cara blza?

o q vc estuda nessa sua uma hora?

no momento tenho dados mais atenção em exercicios de tecnica...

Palhetada, Ligados, Tapping

_JCM_
Veterano
# out/07 · Editado por: _JCM_
· votar


HellAangel

o q vc estuda nessa sua uma hora?

no momento tenho dados mais atenção em exercicios de tecnica...

Palhetada, Ligados, Tapping


opa cara.. blz aih???

cara, essa 1 h eh preciosa.. agora, to dando atenção para palhetada tbem, ligados, sweep.. to qrendo deixar minha palhetada bem definida.. por isso, to estudando como se não soubesse nada de palheta ( e eu sei alguma coisa? heuaheu)..

fazendo exercício de cromatismo, alternando cordas, bem devagar..
baixei umas video aulas do petrucci e do paul gilbert... mto fera mesmo..
geralmente, eu passo um pouco de 1h... heuhehhaea

mais eh isso cara... tem q tentar conciliar. é o jeito...

abraço aih!

HellAangel
Veterano
# out/07
· votar


_JCM_
meu prof. me passou um exercicio de palhetada com salto de corda....mto massa...do Robert Fripp

se quiser posso te mandar depois...

antigamente não ligava mto pra tecnica.....mas agora vejo q é importaten =)

_JCM_
Veterano
# out/07
· votar


HellAangel

cara, se quiser mandar o exercício, blz..

soh me mandar uma MP q conversamos..

antigamente não ligava mto pra tecnica.....mas agora vejo q é importaten =)

cara, eh mto importante..estudei bastante teoria, harmonia, pq era o q eu tava precisando.. e ainda preciso estudar um monte.. mais deixava a desejar na parte tecnica.. então, agora to me dedicando a isto..

não adianta tu saber a parte teoria e não conseguir expressar..

abraço!

alexdiffer
Veterano
# fev/08
· votar


Ressussitation!!!!!!!!

Entao aproveitando o topico tabajara nos poderiamos comecar postar exercicios sobre tecnica oque acham?

Serek
Veterano
# fev/08
· votar


Ou cara brigado pelo post adorei eu to estudando mais to estudando do jeito errado

eu tenho estudade soh pentatonica e modos gregos e repertorio mais nada

vc eh de Sp capital?

alexdiffer
Veterano
# fev/08
· votar


Serek
Sou sim

guitarg3
Veterano
# fev/08
· votar


boas dicas.. o problema eh segui isso tds os dias a risca hehehehe

blima
Veterano
# fev/08
· votar


é dificil criar uma estrutura de estudo universal como essa, por que cada aluno tem uma dificuldade especifica.

Eu sempre tive facilidade com teoria, leitura etc...minha dificuldade sempre foi mais velocidade e técnica.... tenho um amigo que tem uma técnica absurda mas apanha pra ler qualquer coisa.

Então acho que o professor tem que ter a sensibilidade de identificar a dificuldade de cada aluno e criar um sistema individual de estudo.

Cadarn
Veterano
# fev/08
· votar


*Montar o campo harmonico correspondente
*Explorar todas as possibilidades dentro da harmonia modal
*Explorar todas as possibilidades dentro da harmonia funcional
*Explorar todas as possibilidades dentro da harmonia tradicional
*Desenvolver uma serie de licks baseado nos conceitos abordados acima


Não faço a menor ideia doque seja isso =|

kairi
Veterano
# fev/08
· votar


Poxa galera, deem ouvidos aos cara, ele é fodão. =)

Falando em dar ouvidos... porque VOCÊ não começa upando uma vídeo-aula e nós damos continuidade, já que tu és o interessado.

Ah, li o seu primeiro post até menos da metade, e não li mas nada do tópico. Não é só porque um aluno da tal IG&T disse que seu método era bacana que ele é o melhor que tem. Vez ou outra, aparece um cara num bar aqui perto de casa com uma stratosonic e um Thor, mandando o Country e o Jazz mais fudido que eu já vi. Não é só porque escola X tem um bom histórico de Alunos bem sucedidos, que significa que de lá venham os melhores músicos. Até porque, os verdadeiros músicos não vem de escolas, vem das ruas. É só lembrar: O segredo está nos quadriz.

Rapha_krust...
Veterano
# fev/08
· votar


já peguei trocentos cronogramas desses nunca consigo seguir...

guitarg3
Veterano
# fev/08
· votar


qero ve qm consegue segui isso.. soh se o cara qise vive d musica

cuma
Veterano
# fev/08 · Editado por: cuma
· votar


alexdiffer
eu antes me dedicava 8 horas diarias em media, mas agora com o trampo e a escola soh toco 2 horas no max.....mas se eu tiver a organização q seu cronograma acima propõe, vou evoluir naum tanto como antes mas talvez bastante...

obs: continue postando textos como esse q insentivam mto..vlw

GuitarTrainer
Veterano
# set/12
· votar


Muito legal esse post! Gravei um vídeo com algumas dicas também. Espero que ajude. Abç!


Andreziculaxxx
Veterano
# set/12 · Editado por: Andreziculaxxx
· votar


ERror MACro

GuitarTrainer
Veterano
# set/12
· votar


alexdiffer
Cara me interessei pelo tópico, pois sou Iniciante nível -01 ultra cabaço, mas ainda não sobra tempo para ir a uma escola. Acabo tendo só a madrugada livre e treino duas horas por dia.

Tenho até interesse pela tua ideia, inclusive com aulas particulares, mas é o seguinte:

1. Coloca uma video aula para te promover;
2. Monta outro tópico postando o video e a sua metodologia (sem comentários "FORRÓ" para que não se desvie o assunto.


Acho que você esta certo cara, mas só coloquei o vídeo aqui porque tem a ver com o tema, e o que tento fazer é dar dicas pra estuda como você, em casa. E acho legal quando comentam, porque aí eu se esta sendo útil ou não. Abraço!

Andreziculaxxx
Veterano
# set/12 · Editado por: Andreziculaxxx
· votar


GuitarTrainer
Com certeza o teu video é pertinente ao assunto, apenas falei aquilo para as discussões não se desviarem para outros temas como gênero musical, manicure, capa da revista Caras, etc;

Sobre as críticas ao teu video:
positivas: eu que sou novato me encontrei em muitas coisas que vc falou.
negativas: esse efeito de transição q vc usou só perde para aqueles utilizados em video de casamento. O texto poderia ser mais dinâmico, monta uma pauta, coloca texto auxiliar também.

Abra um tópico seu!!

kami_hiey_bakura
Veterano
# set/12
· votar


minha rotina é sempre bem simples treino escalas para aquecer depois puxo o repertorio de todas as músicas que eu sei e fico em cima delas ate sair tudo "perfeito" depois escolho uma música e estudo ela em todos os pontos,depois se ainda tiver um tempo ainda brinco com a música colocando novos solos por cima dela.

GuitarTrainer
Veterano
# set/12
· votar


Sobre as críticas ao teu video:
positivas: eu que sou novato me encontrei em muitas coisas que vc falou.
negativas: esse efeito de transição q vc usou só perde para aqueles utilizados em video de casamento. O texto poderia ser mais dinâmico, monta uma pauta, coloca texto auxiliar também.

Pode crer, Essas dicas são bastante úteis. As vezes o tempo não permite muita coisa, só tenho o domingo livre pra gravar, editar etc...
Mas valeu mesmo as dicas. 1Abraço!

alexdiffer
Veterano
# dez/12
· votar


Up mais um topico meu antigo q pode ser util p alguem

cafe_com_leite
Veterano
# dez/12
· votar


alexdiffer
Bem útil cara, chegando em casa vou fazer uma lista, ver quantas horas eu posso tocar e dividir o tempo conforme minha necessidade. To sentindo que meu estudo está meio sem direção e vazio.
Valew

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Comece estudar da maneira correta e obtenha resultados comprovados!