Mudar o fraseado, fazer coisas novas, e sair da mesmice.

    Autor Mensagem
    Mickey Mouse IV
    Veterano
    # out/07


    Quais dicas vocês me dão?

    Sabe, tem hora que até me da uma sindrome de slash(não levem a sério fãs de guns, eu gosto do slash hehehe), e fico só nas penta. E esqueço de usar várias outras escalas, modos, sempre uso shapes batidos de hard rock e poucos de blues, que já são bem conhecidos assim e repetitivo,e nunca inovo e faço nada novo e legal de se ouvir, pela criatividade e diferença. E ando um pouco cansado disso, porquê isso que to fazendo, não é música, e sim... uma repetição das coisas de sempre. Cansei disso.

    Alguem pode me ajudar nisso?

    Um abraço à todos.

    _FrEd_
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Mickey Mouse IV

    Ouça sons que n fikem soh nisso, por exemplo, fusion, jazz e etc... se ouvir soh blues e rock n' roll n adianta msm, vai acabar se acostumando com a "mesmisse" das pentas, o que eh ruim...

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # out/07 · Editado por: JoeCruzGuitar
    · votar


    Não tem como fugir de alguns lances velho :

    1) Precisa expandir o conhecimento teorico. Sabe aquele lance do "é preciso quebrar regras", ou "regras precisam ser quebradas" ?? Então, é uma verdade. Mas pra quebra-las, tem que antes conhece-las. Ou seja, não adianta inventar algo do nada se não tiver um embasamento nem de onde aquilo partiu. A chance de dar certo existe, mas é pequena demais. Então ao invés de perder tempo com tentativa e erro, é melhor gastar umas horinhas aprendendo umas escalas novas, umas harmonas, etc...


    2) Precisa ouvir varios estilos. Curte hard ? Se ouvir só o Slash, vai ter um ouvido educado pra fazer só aquilo que ele faz, e se resume a penta. Mesmo que não curta outros estilos, é legal ir ouvindo um lance ou outro e prestando atenção nos detalhes.


    3) Improvise até cansar. E quando estiver cansado, improvise mais um pouco. Não tem como evoluir em fraseado, sem investir boas horas em improvisação. Mesmo lance pra aprender a escrever, ou a dirigir um carro. Não tem como aprender, sem bater muita cabeça no lance até ficar no jeito.

    Mickey Mouse IV
    Veterano
    # out/07
    · votar


    _FrEd_
    Hm... sei velho. Mas não é nem questão de ouvir não, pq ouço muitas paradas diferentes, com uma sonoridade diferente. Curto umas coisas de Bossa, uns Fusion, uns sambinhas também, Reggae, tem muita coisa de trilhas sonoras bem diferentes que eu curto, mas parece que eu não assimilo isso... hahahah
    Queria pensar numa maneira legal de se estudar isso efetivamente, sabe?

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Resumindo :

    Estudar mais Teoria + Ouvir estilos diferentes do que está habituado + improvisar até cansar

    Mickey Mouse IV
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Então, é uma verdade. Mas pra quebra-las, tem que antes conhece-las. Ou seja, não adianta inventar algo do nada se não tiver um embasamento nem de onde aquilo partiu. A chance de dar certo existe, mas é pequena demais.
    Meu professor falava isso direto!
    E eu tinha preguiça de estudar, mas agora to vendo que devia ter feito isso.
    2) Precisa ouvir varios estilos. Curte hard ? Se ouvir só o Slash, vai ter um ouvido educado pra fazer só aquilo que ele faz, e se resume a penta. Mesmo que não curta outros estilos, é legal ir ouvindo um lance ou outro e prestando atenção nos detalhes.

    Meu problema não é nem o Slash... eu ouço de tudo. Ratt, Motley Crue, Skid Row, Van halen, Bon Jovi, Guns'n Roses, Survivor, Europe, Journey, Def Leppard, Mr. Big, muita coisa diferente. Mas Acabo bitolando em alguns estilos, como o do Sambora. O cara, é MUITO bom,mas tem hora que as vezes limito meu fraseado a algumas coisas que ele sempre faz, ou que o Slash faz, ou outros que eu curto sabe?
    Queria expandir mais, e criar uma identidade própria também.

    Mickey Mouse IV
    Veterano
    # out/07
    · votar



    Estudar mais Teoria + Ouvir estilos diferentes do que está habituado + improvisar até cansar


    Hm.... cara, vou tentar isso. Apesar de que nunca tive muito saco pra teoria. O negócio é em escalas novas, não ficar repetindo os mesmos desenhos, e saber o que eu to fazendo. Normalmente eu toco instintivamente baseado no pouco que sei. hahaha

    LeandroP
    Moderador
    # out/07
    · votar


    Mickey Mouse IV

    Talvez lhe falte bons motivos...
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/44993/

    _FrEd_
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Mickey Mouse IV

    Procure bts pra improvisar, como o joe disse, mas bts mais elaboradas, com acordes dissonantes e tal, nos quais a penta n se encaixe (eu sei q ela se encaixa em td qse) pra vc buscar o som que se encaixe... Force vc mesmo a usar as outras notas, use arpejos etc... N precisa usar milhoes de escalas, sabendo usar a escala maior e menor ja ta ótimo...

    Mickey Mouse IV
    Veterano
    # out/07
    · votar


    LeandroPanucci
    Hm... interessante, só to procurando entender melhor isso tudo, vou dar mais uma lida ali pra ver se entendo mais!
    As vezes sou meio ignorante quanto a isso mesmo, demoro pra chegar no ponto.

    _FrEd_
    Hm... sei!
    Mas vou tentar me enveredar nas que forem possíveis!

    LeandroP
    Moderador
    # out/07
    · votar


    Mickey Mouse IV

    Pra entender "os motivos" é mais fácil do que você imagina. E também é legal neste momento abrir a mente pra outras sonoridades, sons mais exóticos, conhecer outras linguagens....

    kochh
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Mickey Mouse IV
    Você falou que escuta muitos tipos de som Rock, bossa, reggae, fusion, mas depois só citou guitarristas de Rock.

    Você tem que escutar os vários tipos de música e tambem deve tocar essas musicas, pegue pra tirar esses sons que não tais acostumado a tocar.

    BurnTKD
    Veterano
    # out/07
    · votar


    como disse o JoeCruzGuitar , improvise sempre..
    dica: se tranque em um quarto na penumbra, ou com mt pouca luz.. ponha uma bateria eletronica, uma BT ou até um metrônomo, feche os olhos e VIAJE na guitarra. toque oq os seus ouvidos mandarem...
    faça mt solfejo (cante notas sobre alguma escala qualquer)
    isso vai te dar uma baita criatividade na improvisação que será percebida com o TEMPO...
    dica do Santana.

    abç

    eric bluesman
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Mickey Mouse IV

    uma coisa q me ajuda nisso é ouvir muito , do tipo pegar um cd com algo diferente, estilo , ritmo ou melodia , e ouvir até quase o cd player tocar sozinho saca!!! depois de ter os links em mente , executá-los em improvisos , tentando deixá-los o mais limpo possivel, ai vc ja tera uma linguagem diferente para usar em alguma ocasiao, sem falar nas adaptações q vc pode fazer , vc pode acrescentar algo no link e tentar fazer dai novas frases.

    as vezes tb faço o seguinte, eu tenho um amigo q toca guitarra tb, e agente faz o seguinte , escolhemos um tema , e em cima dele trabalhamos aquele famoso duelo de improvisos ou pergunta resposta, onde da pra vc trabalhar bastante o improviso , é uma forma boa de estudar improviso e q nao te da preguiça , e te estimula a melhorar .

    Nick_Oliveri_Guitar
    Veterano
    # out/07 · Editado por: Nick_Oliveri_Guitar
    · votar


    Mickey Mouse IV

    Improvisar é a alma... mas eu discordo sobre o que muitos disseram acima. Tudo depende de como você aborda um solo.

    Assista no YOUTUBE o vídeo do Doug Aldrich chamado Midnight Sun (acho que é isso)... o solo é só penta e não lembra o Samambaia e muito menos licks manjados.

    Uma vez o Ardanuy disse:

    "Quando pensar em um solo, pense em algo que possa ser cantado ou assobiado e transponha para a guitarra".

    Ouvir outros estilos é muito importante... eu tenho raízes no rock e no metal mas ouço fusion, jazz, funk, clássico, flamenco... isso não significa que você tem que aprender outros estilos, mas variar e criar dentro do seu próprio.

    Você vai precisar aprender teoria, não tem jeito. De vez em quando eu ainda sofro com isso mas consigo me virar.

    Abraço...

    brunoepronto
    Melhor participante de jam
    Prêmio FCC violão 2008
    # out/07
    · votar


    Mickey Mouse IV
    Procurar ouvir vários estilos musicais é fundamental pra expandir o vocabulário.

    cuma
    Veterano
    # out/07
    · votar


    ate pouco tempo eu tambem tava nessa, depois que comecei a curtir blackmore e steve morse meu fraseado esta mais pentatonico e modo frigio mais esta bem mais´´ interessante`` e me agrada mais doque antes, quando as escalas q mais usava eram a menor harmonica e menor natural

    Mickey Mouse IV
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Nick_Oliveri_Guitar
    Realmente velho, pra pentatonicas, ficou diferente, bem criativo.

    Acho que vou voltar também a ouvir mais coisas de caras como o Eric Johnson, Vai, EVH, Gary Moore, Jeff Beck, e tentar aproveitar alguma coisa dali!

    Richard Guitar
    Veterano
    # out/07
    · votar


    procura ouvir um estilo que vc goste e que seja diferente dos estilos de como vc está improvisando.
    Passa um tempo escutando só esse estilo, pra assimilar bem.
    pq se vc ficar escutando varios estilos toda hora, vc num vai assimilar nem um nem outro.
    pelo menos é assim que eu faço qnd quero criar coisas diferentes.

    Memphis_
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Mickey Mouse IV

    Eu sou o contrario, eu gosto de improvisar e tals em escalas maior e menores com mais notas ( 7 no caso ) peguei de tanto ver clips do Gilbert, mas nunca estudei muito pentas mas eu tbm.

    Ouça sons que n fikem soh nisso, por exemplo, fusion, jazz e etc...

    VLW!!!!!!!!!!

    Memphis_
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Memphis_


    Ouça sons que n fikem soh nisso, por exemplo, fusion, jazz e etc... (2)

    Tinha esquecido do dois!!!!!!!!!!!

    Eric 146
    Veterano
    # out/07
    · votar


    É complicado inovar não existe uma receita pronta, senão o mundo da guitarra ja teria evoluído muito mais, nos ultimos 20 anos não ouve nada inovador no Rock.
    Acho que a inovação vai mais das idéias que o cara tem na cabeça.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Mudar o fraseado, fazer coisas novas, e sair da mesmice.