Como regular os efeitos?

    Autor Mensagem
    eusourei
    Veterano
    # out/07


    Bom eu procurei na Busca e não achei nada adequado ao que eu quero. Eu vou na loja testar umas guitarras, e eu queria saber como que se regula o som do amp. Pelo que eu andei vendo, parece simples, é só ligar a guitarra no amp, botar o canal como distorção e regular o ganho. Tem algo mais? Ou alguma parte que parece simples, mas é difícil? Qualquer coisa que eu ponha vai funcionar, ou é possível que saia só barulhos estranhos em uma combinação?

    E uma última pergunta, pra atingir um som característico do HardCore, qual deve ser, aproximadamente a regulagem? Quantos pontos de ganho e tal?

    Valeu galera!

    _FrEd_
    Veterano
    # out/07
    · votar


    eusourei

    Kr, n tem resposta pra isso, o melhor que vc tem a fazer eh ir la e testar logo... Cada amp, cada guitarra, tem suas caracteristicas, como vc n especificou nd, vc vai achar o seu timbre de jeitos diferentes dependendo do equip q vc escolher...

    Tio Frank
    Veterano
    # out/07
    · votar


    mexer em ampli não tem segredo cara

    GuitarHouse
    Veterano
    # out/07
    · votar


    eusourei
    Cada amplificador tem uma distorção com timbre característico.

    No máximo, o que vc consegue fazer é amaciar o som ao seu gosto. Não há segredo. Somente uma giradinha ali, outra aqui, ai da outra de novo ali p ra corrigir o que a segunda girada fez etc etc. Simples assim.

    A regulagem depende de cada amplificador, mesmo. E sobre hardcore, depende do timbre de cada ampli tb.

    eusourei
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Tá, mas é só ligar a distorção e regular o gain então? Nada demais? o que eu qus dizer com dist de hardcore é se eu ponho um monte de dist ou pouco, ou médio... Só uma id[eia geral, sabe?

    Valeu galera!

    GuitarHouse
    Veterano
    # out/07
    · votar


    eusourei
    Pra comecar, deixa a equalização em "flat". geralmente, deixando td no 5 (se de 0 a 10).

    E comeca regulando a distorção. Depois mexe na equalização.

    Velho, pra regular é só mexer mesmo. Não tem segredo. Aumenta o ganho e equaliza um pouco. Depois aumenta ouo diminui um pouco o ganho se achou demais e pronto. Coisa de 15 segs.

    eusourei
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Nem vou pensar em mexer em equalização, visto que eu nunca fiz isso(na hora não vou saber fazer)... Vou so mecher no ganho mesmo, na hora.

    GuitarHouse
    Veterano
    # out/07
    · votar


    eusourei
    geralmente, na equalização, são 3 botões. Graves, médios e agudos. Não tem mistério.

    Gabriel Cervi
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Hardcore geralmente tem o timbre mais rasgadão...acho que uma pitadinha a mais de agudos já está de bom tamanho...

    kiki
    Moderador
    # out/07
    · votar


    eusourei
    Nem vou pensar em mexer em equalização, visto que eu nunca fiz isso(na hora não vou saber fazer)... Vou so mecher no ganho mesmo, na hora.
    pô, se voce não vai seguir as dicas da galera, mas vai fazer só o que voce já sabia, por que pergunta então?

    primeiro, deixe flat. equalização tudo no meio. por que de repente ta tudo desregulado, ai vai ficar um cocô. no mínimo isso, pra mexer só no ganho.

    na verdade, pra entender um pouco mais de equalização, bom mesmo é voce testar isso não na loja, mas em casa.

    luiz_sjrp
    Veterano
    # out/07
    · votar


    eusourei

    Primeiramente não esqueça de baixar o volume, antes de tocar.
    Coloque os controles Bass (grave), Mid (médio) e Treble (agudo) todos no meio.
    Verifique se a chave de Brilho (Bright) não está acionada, pois ela só fica boa no clean (limpo).
    Zere o Reverb, em alguns amplificadores são dois.
    Em alguns amplificadores tem dois canais, um clean (limpo) e outro drive (sujo), tendo equalizações para cada canal.
    Em outros tem tres canais, um clean, um crunch (menos drive) e o outro drive, tendo equalizações para o clean e outra para o drive (crunch e drive juntos).
    Em alguns tem uma chave/botão More Drive/More Dist (mais drive/distorção).
    Regule também o volume da guitarra para o máximo e o Tone a seu gosto.
    Bom passeio.
    Abraços.

    eusourei
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Gabriel Cervi
    Hardcore geralmente tem o timbre mais rasgadão...acho que uma pitadinha a mais de agudos já está de bom tamanho...

    Pô, valeu cara!

    kiki

    pô, se voce não vai seguir as dicas da galera, mas vai fazer só o que voce já sabia, por que pergunta então?

    primeiro, deixe flat. equalização tudo no meio. por que de repente ta tudo desregulado, ai vai ficar um cocô. no mínimo isso, pra mexer só no ganho.

    na verdade, pra entender um pouco mais de equalização, bom mesmo é voce testar isso não na loja, mas em casa.


    Não é que eu não queira seguir, mas como eu não tô acostumado a equalizar, eu não sei se devo aumentar ou diminuir tal faixa, entende? Valeu pela ajuda!
    luiz_sjrp


    Primeiramente não esqueça de baixar o volume, antes de tocar.
    Coloque os controles Bass (grave), Mid (médio) e Treble (agudo) todos no meio.
    Verifique se a chave de Brilho (Bright) não está acionada, pois ela só fica boa no clean (limpo).
    Zere o Reverb, em alguns amplificadores são dois.
    Em alguns amplificadores tem dois canais, um clean (limpo) e outro drive (sujo), tendo equalizações para cada canal.
    Em outros tem tres canais, um clean, um crunch (menos drive) e o outro drive, tendo equalizações para o clean e outra para o drive (crunch e drive juntos).
    Em alguns tem uma chave/botão More Drive/More Dist (mais drive/distorção).
    Regule também o volume da guitarra para o máximo e o Tone a seu gosto.
    Bom passeio.
    Abraços.


    Pô, muito bom! Este post foi muito instrutivo mesmo cara! Valeuzão!!

    Agora me digam uma coisa...(pergunta ridícula por aí...) O que seria o Drive? Drive = Distorção? Ou são duas coisas diferentes? Até hoje eu não entendo isso...

    Phedoo
    Veterano
    # out/07 · Editado por: Phedoo
    · votar


    eusourei
    Não é tão complicado, vc deixa tudo no meio (5, se for de 0 a 10), e toca alguma musica de hardcore q vc gosta.
    Se o som tiver mais grave q o da musica original vc diminui os graves e aumenta os agudos e vice-versa...

    No meu ampli, dependendo da regulagem muda o timbre da distorçao, se tiver mais graves do q medios fica um som mais pra metal, e se for mais medios e menos graves fica mais punk.

    Como HC não é tão diferente de punk, depois de testar as regulagens q vc achar boas, tenta algo com pouco grave, muito agudo e medios vc regula de acordo com a guita q vc tiver usando...

    Drive e distorçao não são bem a mesma coisa, mas são quase, se vc for usar o drive dum ampli é a distorçao dele. Considere drive = distorçao se este for seu primeiro ampli. quando vc entender mais podera saber d qual vc precisa.

    eusourei
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Esta diferença teria algo a ver com a distorção "original", que vem da saturação das válvulas dos amps valvulados? O Distorção seria isso, e o Drive um simulação disso? Algo perto disso ou eu tô viajando??

    luiz_sjrp
    Veterano
    # out/07
    · votar


    eusourei

    O que seria o Drive? Drive = Distorção?

    Sim, Drive e Distorção são a mesma coisa, são saturações de volume ou potência, porém, tem características diferentes o Drive é mais "fraquinho" e suave, e a Distorção é mais suja e estridente.
    Procura no fórum de pedais um tópico em stick do Fernando de almeida que fala sobre os efeitos, é muito interessante.

    eusourei
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Ah legal, entendi! Valeu pela dica!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como regular os efeitos?