Análise harmónica!seria o assunto mais importante da música?

    Autor Mensagem
    malacaxeta
    Veterano
    # set/07


    e ai pessoal....

    tem um cara aqui da minha cidade,que manda muito bem na harmonia,ele estava me dizendo que ele acha esse tema o mais importante no estudo da música,pois é nisso que vc saberá pra onde vai!!

    também disse que é muito importante saber usar o cliches!!!

    disse que não adianta tocar uma música inteira sem saber o q está acontecendo.

    me disse que tem que saber os acordes de preparação,resolução,passagem.....

    agora uma pergunta as vezes eu me embolo na Análise harmónica,por exemplo tem músicas que aparecem C7 D7 E7 F7 G7 A7 tudo na mesma música,as vezes fica complicado entender isso pois são vários campos harmonicos diferentes!!!

    negócio é o seguinte,

    queria que vcs dessem exemplos de umas harmonias interessantes e explicassem oq está acontecendo em cada ponto da música...

    sei que é um assunto complexo,mas também sei que muita gente saca do assunto!!

    pra começar gostaria muito de saber o q está acontecendo nessa música!!

    mas também peço que deem exeplos de outras músicas de todos os estilos!!

    a música é essa










    esse outro aqui é o melhor violonista de brasília MESTRE GAMELA!

    ele também disse que não adianta tocar a música sem saber o que está acontecendo!



    malacaxeta
    Veterano
    # set/07
    · votar


    iiiii coloquei o acento agudo no lugar do circunflexo


    heeheheheh é o internetezs

    Curly
    Veterano
    # set/07
    · votar


    lembra disso ?

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/151502/

    malacaxeta
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Curly

    o q tem haver?

    Skinwalker
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Curly
    nao faça isso.... análise harmonica é super importante(pra nao dizer essencial) principalmente na hora do improviso, a nao ser que prefiram ter que improvisar 10 vezes e ir vendo o que encaixa pra dps juntar...

    _FrEd_
    Veterano
    # set/07 · Editado por: _FrEd_
    · votar


    tem músicas que aparecem C7 D7 E7 F7 G7 A7 tudo na mesma música,as vezes fica complicado entender isso pois são vários campos harmonicos diferentes!!!

    Kr, acho que vc n vai entender, mas na maioria das vezes o acorde com maior com sétima tem função dominante, e pede uma resolução (na tonica relativa, geralmente), pois ele eh mt tenso... Ao analisar uma harmonia vc vai ver que o compositor utiliza o dominante pra chegar num determinado acorde, ou mesmo pra modular... Por exemplo:

    C Am7 F Fm Bb7 Eb7M Cm7 etc...

    Nesse caso, o Bb7 eh o dominante de Eb7M, e foi usado para haver uma modulação, ja que se fosse direto pro Eb7M daria um choque mt grande..

    Complicando um pouco mais, O Fm serve de II cadencial, mas vo parar por aki, agora vai estudar!

    Curly
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Skinwalker

    nao faça isso.... análise harmonica é super importante(pra nao dizer essencial) principalmente na hora do improviso, a nao ser que prefiram ter que improvisar 10 vezes e ir vendo o que encaixa pra dps juntar...

    não faça isso o que ? eu conheço harmonia e muito bem !

    malacaxeta
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Curly


    o q vc quis dizer com aquele tópico?o q modos gregos tem haver?

    luckseven
    Veterano
    # set/07
    · votar


    mas vo parar por aki, agora vai estudar! [2]

    eh isso aew...

    tem q estudar

    TG Aoshi
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Curly
    Algo do tipo: "Primeiro aprenda tudo de teoria musical! Pronto, aprendeu? Agora esqueça tudo!" ?

    jimmy vandrake
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Não entendo como a teorização pode explicar o bom gosto musical.
    Tem que existir um limite nesta história de harmonia, não é só assim que se faz música, onde está a inspiração ? o que explica músicas geniais com apenas 3 acordes básicos ? esqueceram das letras ? e a emoção do musico onde ficou ?

    Luiz Rhoads
    Veterano
    # set/07 · Editado por: Luiz Rhoads
    · votar


    acho harmonia importante p caramba. eu so me preocupava com pratica, pratica. mas agora to sentindo a falta da harmonia, e agora q to começando a aprofundar. acho q e algo essencial.

    JPetr
    Veterano
    # set/07 · Editado por: JPetr
    · votar


    Cara, não esiste uma coisa mais importante em estudo musical, nem aquilo que é descartável. Harmonia é essencial pois é sobre esse conceito que se estrutura toda a música tonal. è importantíssimo sim que vc saiba o que acontece na música, mas não apenas sobre a sucessão de acordes. Estruturas melódicas tem um papel tão importante quanto a harmônica. Uma base de blues tradicional tem apenas 3 acordes I7 IV7 V7 (I IV V tradicional mas todos acordes dominantizados), se vc colocar 2 guitarristas pra improvisarem sobre ela, os dois farão um tipo de som completamente diferente. Mozart escrevia 16 compassos de música com apenas tonica e dominante, mas com uma melodia interessante e simples. No renascimento esse conceito harmônico não existia. Obviamente acordes soavam com a sobreposição de notas de diversas melodias, mas não era assim que pensavam ainda os compositores de música polifônica ate o barroco. Não se desespere cara... e, acima de tudo, saiba filtrar muito bem as opiniões extremistas e radicais. Não é de regras tirânicas que a música sobrevive. Sobre Harmonia, aconselho vc procurar literaturas a respeito. Posso te indicar "Harmonia" do Arnold Schoemberg. Hj ja existe tradução desse livro pra português. É da editora Unesp. Se vc se virar bem em inglês, um teórico americano tem um tratado de harmonia interessante tb. O nome dele é Walter Piston. Procure um bom professor ai da sua cidade e estude que vale a pena. Sobre os acordes de diferentes campos harmônicos, nosso amigo "_FrEd_" tem razão: Fazer uma música sobre apenas um campo harmônico se torna uma prática pouco atraente pela limitação de opções. Portanto, acordes de dominante X7, são acordes específicos polarizadores de tonalidades. São eles usados pra modular de um tom para outro. Porém o que caracteriza uma modulação, é um longo trecho nesse novo tom. Muitas dessas dominates perdidas podes ser "dominates secundárias" que servem apenas pra enfatizar acordes ou regiões de uma cadência original. Ex: F Dm G C - temos F=subdominante; Dm=subdominate; G=dominate; C=tonica OK? Agora, cada um desses acordes pode ser encarado como uma tônica em potencial Ex: C7 F A7 Dm D7 G7 C. Os acordes com sétima são as dominates dos campos harmonicos respectivos dos acordes da cadência original. E essa sequência harmonica ainda está em C Maior. Isso chama-se expansão de tonalidade e chegou às últimas consequências com Wagner e Mahler, no fim do século XIX, início do século XX. Vc poderia ainda, tranquilamente colocar subdominates secundárias Ex: Bb C7 F Em5b A7 Dm Am D7 G7 C. Negritos, são dominates, italicos subdominates. Brother, espero ter dado uma forcinha. Vc lê partitura? se não, aprenda a ler pq é importante pra estudos mais aprofundados. Não precisa se preocupar, de início, com um nível fluente. Apenas reconhecer os símbolos musicais em claves de Sol e Fá ja é um bom começo. Qualquer dúvida, manda. Se eu puder, tentarei ajudar. Abraço e bons estudos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Análise harmónica!seria o assunto mais importante da música?