Duvida em tom de musica! hey joe

Autor Mensagem
Juliano P
Veterano
# set/07


Que tom tá essa musica? por favor ajude ai..desculpa o topico para alguns!
mas preciso tirar isso da cabeça!!

Juliano P
Veterano
# set/07
· votar


As notas sao C G D A E

Juliano P
Veterano
# set/07
· votar


up

Curly
Veterano
# set/07
· votar


Juliano, para simplificar a improvisação imagine que é um blues em E7 mas se vc for analizar a linha de baixo e os intervalos que o Hendrix toca verá que admite outras possibilidades. use a penta ou pentablues menor de E para improvisar no solo

Juliano P
Veterano
# set/07
· votar


ta certo..mto obrigado ai...
mas q tom a musica ta?
pq tava vendo negocio de camp harmonico!
e essa musica nao da certo..tem mais de um campo harmonico junto ai num tem?

Juliano P
Veterano
# set/07
· votar


up

MANFREDINI
Veterano
# set/07
· votar


creio que o tom seja em Em, eu acho

Juliano P
Veterano
# set/07
· votar


MANFREDINI
entao cara...eu tb pensei assim!
seria Em ou G maior..
o problema q nesse camp harmonico o A teria q ser menor..e nao maior como ta na musica!
agora num sei..mas valeu ai

kiki
Moderador
# set/07
· votar


o campo harmonico nao é uma regra, e essa musica é um bom exemplo. incluvise as musicas que subvertem o campo harmonico soam menos óbvias.

Juliano P
Veterano
# set/07
· votar


kiki
eh realmente...eu vi q campo harmonico nao eh regra!
tanto eh q vc sempre pode ta indo e voltando de um campo harmonico..tipo emendando musicas!! etc...
etc...
mas no caso na hora de solar..como ficaria?
existe dois campos harmonicos ai num eh?

LeandroP
Moderador
# set/07
· votar


A música está em "Mi maior"

Não tem essa de campo harmônico. A progressão evolui em intervalos de 5a justa (3,5 tons), partindo do C maior.

C --> 3,5 tons --> G --> 3,5 tons --> D --> 3,5 tons --> A --> 3,5 tons --> E

A escala que ele usa é a penta-blues de E.

Juliano P
Veterano
# set/07
· votar


LeandroPanucci
mas oq seria campo harmonico entao? onde entraria nesse caso?

Juliano P
Veterano
# set/07
· votar


num entedi como ta em Mi maior!!!
a escala de mi maior tem G# C# etc

Snakepit
Veterano
# set/07
· votar


Juliano P
mas oq seria campo harmonico entao? onde entraria nesse caso?

Acho que o acorde A não está no campo harmonico. O "correto" seria Am.

Isso se o tom for Mi menor mesmo, e ele usar essa penta-blues.


e----12----14-15-----------------------------------
B----12-13----15-----------------------------------
G-11-12----14--------------------------------------
D----12----14--------------------------------------
A----12----14-15-----------------------------------
E----12----14-15-----------------------------------


Pelo menos essa escala que eu uso, a mesma que em Little Wing.

Outra coisa q eu não entendo é SRV... q escalas q ele usa? Ou ele simplesmente sai solando loucamente? Tem musicas que não consigo encaixar nada das notas... nem os acordes fazem sentido. Mas o resultado é incrivel, fica foda hehehe.

luckseven
Veterano
# set/07
· votar


Snakepit

Outra coisa q eu não entendo é SRV... q escalas q ele usa? Ou ele simplesmente sai solando loucamente? Tem musicas que não consigo encaixar nada das notas... nem os acordes fazem sentido. Mas o resultado é incrivel, fica foda hehehe.

3 alternativas...


1 - horas e horas de estudo teorico
2 - um ouvido q DEUS beijou
3 - os dois juntos

Juliano P
Veterano
# set/07
· votar


valeu pela ajuda ai..,.
mas eu solo em Em mesmo...na hora acaba saindo...
fiquei com duvida..nao pra solar nela..mas pra tirar isso da cabeça..
pq naum entendi! e ate agora continuo sem entender hehehe

Juliano P
Veterano
# set/07
· votar


UP

Juliano P
Veterano
# set/07
· votar


iup

Juliano P
Veterano
# set/07
· votar


up

Snakepit
Veterano
# set/07
· votar


Juliano P
Pra q tanto up? O q vc não entendeu ainda?

Sola na escala de Mi menor, eu coloquei as notas antes pra ti. Assim como os acordes, estão todo ali, menos o Lá, que ele fez fora dessa escala como já foi falado ali em cima.

Juliano P
Veterano
# set/07
· votar


Snakepit
eu consigo solar nessa musica de boa!
mas queria entender a formação desse CH

Snakepit
Veterano
# out/07
· votar


Juliano P
As notas do CH deo Mi Menor/ Sol são E, F#, G, A, B, C e D... daí da pra tocar nessas notas em todo o braço. Isso é tudo q eu sei sobre CH hehehe.

Juliano P
Veterano
# out/07
· votar


Snakepit
hehehe
valeu ai...
mas isso eu tb sei...sei formar isso tudo..
mas nao entendi o A maior no lugar do menor... onde entra outro CH...etc

Phantom Of Death
Veterano
# out/07
· votar


Juliano P

hehehe
valeu ai...
mas isso eu tb sei...sei formar isso tudo..
mas nao entendi o A maior no lugar do menor... onde entra outro CH...etc


Ele simplesmente quis colocar A maior, é tao dificil de entender assim???
Campo hamônico não é uma regra cara, se vc n quer seguir vc n segue... o Hendrix não seguiu, sola na penta E mesmo... Olha o solo original... n eh a penta de E??? É. Pronto.

Snakepit
Veterano
# out/07
· votar


Juliano P
Tente outras escalas, Penta Blues é bem comum, e tem outras milhares, talvez entre em uma delas.

Mas escalas não são regras, se vc gostou da pra colcoar a nota q vc quiser na música.

Juliano P
Veterano
# out/07
· votar


Phantom Of Death
mas na hora q ta no A maior...a penta nao da certo

Phantom Of Death
Veterano
# out/07
· votar


Juliano P

Vou checar.

Phantom Of Death
Veterano
# out/07
· votar


Juliano P

Eu sempre usei a penta E no solo todo. E pela cifra dá pra ver que o Hendrix tbm usa... Até mesmo sobre o acorde lá maior. As notas tocadas são E, D e A, ambas estão tanto na penta de E quanto na de A, mas n parece que ele combinou as escalas, parece que ficou só na de E mesmo.

http://www.cifraclub.com.br/cifras/jimi-hendrix/hey-joe-tgkw.html

Boa sorte com essa música.
Vou durmi, até mais.

Juliano P
Veterano
# out/07
· votar


Phantom Of Death
ta certo cara...
mto obrigado ai..valeu mesmo..boa noite
vou tocar aki hehe

Pés.Descalços
Membro Novato
# jun/17
· votar


Então galera, eu estava com esta mesma dúvida: "Em que tom está a música Hey Joe ??"

Daí, depois de muito analisar e tentar montar este quebra-cabeça de campo hamônico sem encontrar uma solução que me deixasse 100% satisfeito (como vocês fizeram aqui), eu fui dormir muito chateado... dai foi quando aconteceu o surpreendente!! Dormindo, eu sonhei com o Hendrix e daí ele tava num show e quando terminou eu fui lá atrás dele pra perguntar o tom da música... e aí ele EM PESSOA, me explicou o seguinte:

"Bixo, essa música nem é minha. Ela é do folclore americano que eu peguei e mandei ver. Mas o bagulho é assim...presta atenção... a música está em Mi MAIOR, você pode constatar isso porque todos os licks que eu uso estão no tom de Mi MENOR, pq no Blues agente tem esse lance de tocar uma escala menor sobre acordes Maiores, saca? É um lance do blues, morô, que eu manjo a dá com o paú..... e tmb pq o ínicio e o final dela são no acorde de Mi Maior, ou seja os repousos da progressão acontecem sempre sobre esse acorde de Mi Maior, manja!? Então, daí tu pergunta, pô bixo, mas se tá em mi maior como pode isso se os outros acordes na progressão não tão batendo? Eles estariam fora do tom?.... e é aí que eu te respondo e mostro pra você que faz sentido sim e não tem nada fora do tom aqui não, saca? Se liga que a progressão é: E - C - G - D - A - E. Então, ela começa no Mi e daí entra num lance muito sagaz chamado de Ciclo das Quintas ( ou Ciclo das Quartas, se tu preferir chamar assim ) que nada mais é do que uma forma de manter a progressão fluindo sempre para frente, dando uma sensação de movimento para quem escuta. Essa sensação de movimento é causada porque o ouvinte perde a sensação do tom, já que eu movimento os acordes em um ciclo de quintas justas ascendentes, ou seja, de 3 tons e meio a 3 tons e meio pra frente, saca? Então, resumindo pra tu não ficar pancada... Eu começo a música com o acorde de Mi maior e depois eu encadeio o ciclo das quintas para finalmente repousar no Mi maior outra vez. Para solar eu uso a escala de Mi MENOR BLUES pq o blues tem esse lance de usar escala menor sobre acordes maiores, como já te falei. Ou seja, E -- C -- G -- D -- A -- E, onde: E (inicio e repouso) ---- (começo do ciclo das quintas) C -- G -- D -- A -- (fim do ciclo das quintas q se resolverá no acorde seguinte de E) -- E ( acorde de resolução). Tu pode se ligar que a quinta do C é o G; e a quinta do G é o D; e a quinta do D é o A; e a quinta do A é o E, que por sinal é o acorde de repouso e daí eu repito tudo outra vez, morô?? É isso, bicho! Só tem mais uma coisa preu te falar; lá pro final da música, eu faço um cromatismo, saca? Tá ligado no momento do cromatismo? Então... aquilo ali, nada mais é do que os arpegios dos acordes dessa progressão que eu fiz do tal do ciclo das quintas, manja? É um cromatismo feito encima das notas dos arpegios dos acordes de C -- G -- D -- A -- terminando mais uma vez no acorde de Mi, só que dessa vez eu não usei um mi comum, saca? Eu optei por usar o meu super-sagaz E7(#9) para chamar mais a atenção da galera dando aquela váibe raivosa, saca? Dá hora, então, hehe.!""

Viu? Foi isso que ele falou. A música está em Mi Maior.
Bom, depois disso eu acordei e peguei minha guitarra e vi que o Hendrix tinha toda a razão, esse ciclo das quintas (ou das quartas de vc for no sentido descendente) é realmente útil pra fazer a galera perder momentaneamente a noção do tom e botar movimento em uma progressão para no final voltar pro acorde que é realmente o tom da música dando aquela sensação de solução. Isso é um bom recurso pra usar numa música.

Ele tinha toda a razão, Hendrix era o cara! Ele sabia das coisas. Depois disso eu nunca mais sonhei com o Hendrix. Que pena! =(

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Duvida em tom de musica! hey joe