Como se ter uma boa técnica

    Autor Mensagem
    cashandmoney
    Veterano
    # set/07


    Boa Técnica. Primeiros Passos
    Tirar um bom som, com clareza, limpeza, e tendo controle sobre as inúmeras nuances que podemos criar na guitarra. Tudo isso é tocar com técnica.

    Ter uma boa técnica no instrumento é algo fundamental. Não digo isso no sentido de tocar rápido e com virtuosismo, mas sim tirar um bom som, com clareza, limpeza, e tendo controle sobre as inúmeras nuances que podemos criar na guitarra. Tudo isso é tocar com técnica, ter liberdade, deixando a inspiração te levar para onde você quiser, sem as barreiras de uma possível falta de coordenação.

    A primeira dica para termos uma boa técnica seria nunca deixar nossos músculos estarem tensos. Isso vale para as mãos, braços e, eu diria até, o corpo inteiro. Sua cabeça deve estar tranqüila, calma e relaxada, transmitindo isso para seus músculos, mesmo que você esteja tocando algo muito complicado e rápido. Este estado de espírito é o que um cara com técnica deve alcançar.

    Tendo isso em mente o próximo passo é verificar se o posicionamento das mãos e braços estão corretos e confortáveis. Sabemos que a guitarra não é um instrumento que impõe regras neste sentido, mas é sempre bom seguirmos o que seria o ideal para depois ir acomodando-nos ao nosso jeito.

    Temos sempre que lembrar que quanto menor o movimento das mãos, mais preciso o movimento poderá ser. Assim, em relação à mão direita, o quanto menos a palheta se afastar da corda, melhor será o rendimento do movimento, possibilitando assim, mais palhetadas em menor tempo.

    Experimente fazer pequenos movimentos com a palheta em uma nota só, observando o quanto a palheta afasta da corda. Assim você poderá controlar esta distância e se preocupará com isso para todo e qualquer exercício de palhetada alternada. Depois de conseguir manter a palhetada sem se distanciar demais da corda, mantenha uma nota só em semicolcheia numa velocidade lenta e experimente abafar esta nota (sem alterar o movimento da mão, velocidade ou intensidade).

    Conseguindo isto, tente abafar uma nota ou outra, para ter um controle perfeito deste movimento. Outra variação importante é conseguir acentuar algumas notas da semicolcheia. Por exemplo, procure acentuar a primeira nota da semicolcheia sem alterar o movimento da palheta ( bem próximo da corda), sem alterar velocidade e intensidade das outras três notas. Depois procure fazer o mesmo acentuando e segunda, terceira ou quarta semicolcheia. Assim o acento cada hora cairá em um lugar diferente.

    Tendo o controle de todas estas variações, é possível experimentar aumentar a velocidade. Pode parecer simples, mas é um bom início para saber o que podemos fazer com a palhetada.

    "Para se desenvolver os improviso e técnica é legal você estudar com algum playback, conheça o CD de Playback Version de Kiko Loureiro em www.kikoloureiro.com.br/playbackversion "

    Boa Técnica - Primeiros Passos II
    Vamos continuar a falar de técnica básica, dando continuação à coluna anterior.

    Depois de fazer o exercício de palhetada alternada em uma corda só, obviamente o próximo caminho é passear pelas outras cordas.

    Faça os movimentos alternados combinando uma, duas,três e quatro palhetadas por corda. Partindo da sexta corda até a primeira e retornando com uma nota por corda, depois com duas e assim sucessivamente. Isso vai preparar o condicionamento da mão direita para situações da arpegios no caso de uma palhetada por corda, situações de pentatônica no caso de duas palhetadas por corda, escalas diatônicas com três notas por corda e cromatismo com quatro notas por corda. Não que obrigatoriamente, você deva respeitar esta fórnula, pois claro que podemos tocar pentatonica com três notas por corda, arpegios com duas etc., mas o mais habitual é esta relação citada.

    Lembre-se de enquanto praticar estas combinações, lembrar das variantes que podemos aplicar. Abafar cada nota, altenar a dinâmica ( forte-fraco), criar acentuações diversas, variar a divisão entre múltiplo de dois ( colcheia e semi-colcheia) ou multiplo de três ( tercina e sextina).

    Depois destes exercícios é possível complica-los um pouco mais alternando a sequência das cordas. Ao invés de partir da sexta à primeira e retornar, experimente descer três cordas e voltar uma, e assim sucessivamente até a primeira corda. Depois retorne com a mesma sequência . Outro movimento possível é explorar os saltos de corda criando um padrão com as cordas como: sexta- quinta, sexta- quarta, sexta-terceira, sexta-segunda, sexta-primeira, e retornando; primeira-segunda, primeira-terceira, primeira-quarta, primeira-quinta, primeira-sexta. Esta sequência deve ser feita com uma, duas, três e quatro notas por corda.

    Tenho certeza que passado todas estas possibilidades de exercícios, só a palhetada já estará mais "no lugar"e seus solos, como uma mágica, começarão a soar mais limpos...

    Lembre-se sempre de comerçar de forma lenta, colocando o metronomo aproximadamente em 60-80 bpm ( semi-colcheia).

    Por mais que seja lento, acredite que a lentidão é que fará sua mão aprender o movimento certo e balancear a força para cada nota em cada corda.

    Procurar tocar rápido logo de primeira, ou forçar um velocidade que não existe ainda, só deixará seu som sujo, poluido, desigual e sem controle.

    Boa Técnica: Primeiros Passos III
    Continuando o assunto de palhetada alternada. Até agora, falei sobre treinar a mão direita sozinha, com várias combinações, sendo: uma nota por corda, duas notas por corda, três e quatro. Agora, precisamos sincronizar as duas mãos.

    Vamos continuar no assunto de palhetada alternada. Até agora, falei sobre treinar a mão direita sozinha, com várias combinações, sendo: uma nota por corda, duas notas por corda, três e quatro. Agora, precisamos sincronizar as duas mãos. Isso depois de praticar só com a mão direita e observar bem o movimento correto, acostumando com todas as possibilidades citadas e tocando com o metrônomo.

    Tente usar as mesmas combinações que fizemos com a mão direita nas cordas soltas, unindo algum tipo de movimento com a mão esquerda, para fazer essa sincronia com as duas mãos. Assim sendo, no exercício de uma nota por corda, escolha colocar um dedo da mão esquerda em cada corda, (um, dois, três e quatro), sendo o dedo um na primeira casa, o dedo dois na segunda casa, três na terceira casa e o quatro na quarta casa. Depois, desça para as outras cordas. A palhetada será uma para cada nota em cada corda, alternando para baixo e para cima, descendo e subindo nesse movimento.

    Uma outra forma de treinar o mesmo exercício é usar os desenhos de arpejos para a mão esquerda e executá-los com tudo que aprendeu de mão direita, nas matérias anteriores. (Caso não saiba arpejos, procure se informar, ao menos, sobre os desenhos de tríades maiores, menores, aumentadas e diminutas.) Você pode usar um acorde de Dó Maior simples e palhetar o acorde, com uma nota por corda. Neste caso da quinta até a primeira corda, ir e voltar e depois criar movimentos alternando as cordas. A partir disso, toque uma harmonia simples, por exemplo: C, G, Am, F... Ou qualquer seqüência que queira fazer, sempre arpejando e prestando atenção na movimentação da mão direita que você estudou antes. Lembre-se das dicas das colunas anteriores: fazer abafado, com a corda solta, acentuando diferentemente etc. Brinque de fazer saltos de cordas inverter as acentuações de cada nota, praticar em tercina/sextina e colcheia/semi-colcheia.

    Depois de ter esse controle da mão direita, crie seus próprios exercícios e improvise dentro deles. Utilize as acentuações, abafado, solto, dinâmica (forte e fraco), etc. Vale lembrar que mudar a dinâmica não significa alterar a velocidade . Mantenha a velocidade com o metrônomo ou uma bateria eletrônica e alterne forte e fraco.

    Ao mesmo tempo que você crie todas estas situações para o sincronismo das duas mãos, você pode mudar os acordes, e assim criar harmonias diferentes. De repente, é possível que apareça uma série de idéias de arpejos para músicas. Isso é uma forma de ser criativo enquanto se estuda técnica. Simultaneamente aos exercícios e criação, suba aos poucos a velocidade do metrônomo.

    Tente sempre criar novas harmonias e seqüências de acordes, brincar com a dinâmica, com abafar, daí vão surgir sons, idéias, músicas, frases... Quer dizer, você brinca com a música enquanto estuda técnica, sem ficar tão mecânico, e vai tirar proveito da parte intuitiva da música. Não usar apenas o racional é importante para o exercício de técnica ser mais proveitoso. Além de que com isso, você conseguirá estudar por mais tempo e com mais prazer.

    Se você fizer um exercício só simples e chato, talvez fique 10, 15 minutos ou meia hora no máximo, pois provavelmente o tédio tomará conta. Mas para desenvolver uma boa técnica, temos que fazer duas ou três horas diárias no mínimo. No primeiro dia, provavelmente você conseguirá, mas depois é difícil manter a mesma rotina monótona. Então, coloque um pouco de criatividade no exercício, improvise...

    Você deve montar exercícios com as suas dificuldades, para que os estudos sejam sempre novos e interessantes.

    Boa Técnica - Primeiros Passos IV
    Seguindo o raciocínio da coluna anterior, quando falamos de sincronizar as duas mãos, você pode fazer agora os exercícios de mão direita, com duas notas por corda.

    Uma opção é usar os desenhos de pentatônica que têm duas notas por corda, aproveitar este estudo de técnica para passar pelos desenhos e se familiarizar com os mesmos, subindo e descendo as escalas, quais sejam: m7, m6 e M7.

    Assim você pode mesclar os cinco desenhos de cada uma delas , estudando ao mesmo tempo, a técnica e o som das escalas. Isso lhe trará uma boa memória muscular, onde na hora do improviso, além ter a técnica da palhetada firme, as combinações de penta estarão automatizadas.

    Depois, coloque uma base com uma harmonia, seja um Blues ou algo em tonalidade menor, e toque as pentatônicas, sempre mantendo a técnica de mão direita constante. Crie fraseados, passeando por todos os desenhos, sempre com a técnica de duas notas por corda.

    Além de usar fazendo todas as variações de desenhos de pentatônica, estar ouvindo uma harmonia por trás, criando relações de intervalos, trará novos coloridos para os desenho da escala. Não esqueça da dinâmica (forte e fraco), abafar e soltar a corda e acentuar notas diferentes, como falado nas colunas anteriores. Tudo isso vai trazer mais musicalidade enquanto você ainda está mais preocupado com a técnica.

    Como seqüência do estudo de palhetada alternada, experimente fazer a mesma coisa com três notas por corda. Neste caso, use os modos gregos, que tem este desenho de três notas por corda e estude da mesma forma.

    Aproveite e decore os desenhos. Outra opção é fazer a escala menor harmônica com três notas por corda. Utilize uma base onde possa alterar a velocidade.

    Por último, o cromatismo com quatro notas por corda. Nunca esqueça nas nuances possíveis de aplicar: dinâmica, abafar, acentuações etc.

    Uma coisa legal é fazer também, como falei na segunda coluna de técnica: usar os múltiplos de 2 e de 3, tercina, sextina, colcheia e semicolcheia. Se você tocar um fraseado de 1, 2, 3, 4 que é o típico engrupamento de 4 notas, em sextina, dará uma acentuação interessante, porque a mudança de corda irá cair em lugares diferentes na rítmica do exercício. Essas coisas serão muito úteis no seu linguajar na hora improviso, do solo ou da criação de um tema. Tudo isso é possível desenvolver enquanto se estuda técnica.

    Coloque uma base com uma harmonia legal, vá exercitando todas as possibilidades citadas em uma velocidade lenta e gradativamente aumentando a velocidade. Preocupe-se em não perder as outras nuances do seu fraseado, assim seu estudo de técnica poderá ser bem mais produtivo. O resultado vira rapidamente.

    Torne sempre seu estudo de técnica em algo musical e divertido. Desta forma você conseguirá ficar horas e horas com seu instrumento.

    cashandmoney
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Isto aí é do kiko eu particularmente gosto bastante da técnica dele.
    Leiam e espero q isso ajude à todos valeu!!!!

    cashandmoney
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Caras eu tô pensando em postar amanhã um super tópico que aborda quase tudo desde técnica até como montar uma banda.
    valeu aê a força!!!!
    Esperem!!!!

    B.Frusciante
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Legal, agora dá para parar de ser idiota e dar o crédito logo a bandas de garagem?
    Você não sabe o que pode acontecer se eles descobrirem essa merda que você tá fazendo.

    B.Frusciante
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Só para lembrar, eles têm Direitos autorais(Copyright) sobre tudo que está no site. Se você quer postar aqui, é bom você começar a apagar todos os tópicos que você fez, pedir permissão ao BDG e, caso eles aceitem, re-colocar os tópicos COM o crédito à BDG e à quem escreveu essas colunas.

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # set/07
    · votar


    B.Frusciante

    é vero, isso dá uma dor de cabeça do cacete se os caras quiserem encher o saco

    jr sound
    Veterano
    # set/07
    · votar


    iiiiiiiiiiiiiiiiiii isso vai dar galho.....

    sugesto
    Veterano
    # set/07
    · votar


    B.Frusciante
    mas qual é?
    isso foi publicado como livro, algo assim?
    pq se foi retirado do site do kiko, ou blog, ou alguma revista,
    não tem problema...

    cashandmoney
    Veterano
    # set/07
    · votar


    B.Frusciante

    Ô rapaz eu num tô me dando nenhum crédito sobre o q tá postado ñ!!!!!

    Logo q eu postei eu me lembrei das dicas dos meninos aki do fórum e logo q terminei eu disse:
    Isto aí é do kiko eu particularmente gosto bastante da técnica dele.
    Leiam e espero q isso ajude à todos valeu!!!![i][/i]

    eu ñ sei se vc tá cego ou se tem algum problema de vista eu tô postando pra enriquecer o tópico num tô ganhando dinheiro com isso,nem fama já q meu nome verdadeiro eu ñ tô colocando pra nenhum moleque feito vc fikr me abusando no cong=forto do meu lar!!!!

    E se for prq eu num coloquei o nome do site tá aí:
    [url=www.bandasdegaragem.com.br] [/url]

    satisfeito moleque!!!!

    evenascto
    Veterano
    # set/07
    · votar


    sugesto
    cashandmoney

    original:
    http://bandasdegaragem.uol.com.br/colunistas_view.php?id_dagaragem=85


    http://bandasdegaragem.uol.com.br/site_termos.php

    É expressamente proibida a reprodução, alteração, distribuição e republicação de material contido e/ou disponibilizado neste site, cujo uso de destina exclusivamente à finalidade informativa e pessoal sem expressa autorização do Bandas de Garagem.


    nao quer dizer que algo de ruim vá acontecer.... mas só esramos dando um toque pra sempre citar a fonte original... com referencia e links.

    cashandmoney
    Veterano
    # set/07
    · votar


    evenascto


    Ñ pow se preocupe ñ pelo menos vc tem educação de dizer q tá dando só um toque pra q eu nem ninguém tenha problemas no futuro diferente de algumas pessoas aki ñ querendo citar:
    B.Frusciante

    valeu!!!

    ogner
    Veterano
    # set/07
    · votar


    cashandmoney

    É, velho. Informe-se, existe uma formataçao(jeito) de vc colocar sempre que estiver citando um "documento" que nao seja da sua autoria.

    valeu...

    sugesto
    Veterano
    # set/07
    · votar


    ah, dá nada
    e tem a fonte no final...
    paz, galera!

    Bleed
    Veterano
    # set/07
    · votar


    cashandmone
    Muito bom gostei das dicas espero poder melhorar
    minha palhetada, não q ela seja ruim(hehehehe).Valew
    Eu acho q o que vale é a intenção!Vc quis ajudar mais tem gente
    que não entende parece q tem inveja, essa maioria tem +ou- uns 15 anos de idade e fica o tempo todo querendo aparecer aqui.

    brrodo
    Veterano
    # set/07 · Editado por: brrodo
    · votar


    Ah, vão cagar, na moral...o negócio não é pago, o cara deu os créditos pra quem escreveu os textos...Só vai servir pra melhorar o nível do fórum...

    Faz o seguinte cashandmoney, coloca "FONTE:xxxxx" no início do texto e pronto...

    Caralh*

    Noviço
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Aff..aki tem uma galerinha q vou te contar viuuu...aff....O kra posta uma parada legal aki,..da o crédito pra kem criou a matéria ...e os kras daki ainda ficam zuando......aff....Depois ficam criando tópicos pedindo esse mesmo assunto q foi postado....aff...

    rubensosouza
    Veterano
    # set/07
    · votar


    esse B.Frusciante se acha... todo tópico ele quer tirar onda como se ele fosse o bonzão...

    EvertonMach
    Veterano
    # set/07
    · votar


    topicão! se der merda os modera apagam po. relaxa ai pessoal

    aicidici
    Veterano
    # set/07
    · votar


    para treinar dinamica, bends, vibrato, fraseado, nada melhor q ficar improvisando encima daqueles rock/blues bem basicos...

    eu costumo colocar a red house do hendrix, a rocknroll do Led e a sweet home alabama do lynyrd skynyrd e ficar improvisando

    so em pentatonicas.... ja da p melhorar bastante

    SaldanhaPessoa
    Veterano
    # set/07
    · votar


    aicidici

    Funciona comigo tb. Meu estilo eh mais blues e rock n' roll. Mas são mto importantes esses toques do Kiko.

    pr0view
    Veterano
    # set/07
    · votar


    cuidado gente o kiko vai vim processa o cifra club

    aicidici
    Veterano
    # set/07
    · votar


    SaldanhaPessoa

    a sim... sao essenciais

    mas aquela "regrinha basica" ali..... é infalivel... rsrs

    SaldanhaPessoa
    Veterano
    # set/07
    · votar


    aicidici

    A maioria das "técnicas" para guitarra são criadas por velocistas para velocistas. Claro que algumas coisas são aproveitadas... mas estudar 8hrs por dia só técnica (ou mais, segundo Steve Vai) é meio anti-musical (ressalto de logo, para mim). Vc se condiciona totalmente a "regras". Não imagino Clapton, Johnny Winter ou Albert Collins (e vááários outros) com tal rotina...e não foi por não estudar 8hrs de técnica por dia que tiveram menos renome q os velocistas... mas é claro que td eh uma questão de gosto e escolha musical...sem tal aprofundamento em técnicas seria difícil executar as músicas mais velozes. Para os mais blueseiros cabe a rotina do mto ouvir e do mto tocar.

    aicidici
    Veterano
    # set/07
    · votar


    SaldanhaPessoa

    concordo contigo

    treinar o lado musical no fim das contas é mais importante. P cara mais maduro, ja vem o lado do fraseado, pegada, tecnica (moderada), timbre...

    ja engloba muitas coisas...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como se ter uma boa técnica