Duvidas diversas (sou iniciante ainda)

Autor Mensagem
Zoah
Veterano
# set/07


Bem, eu vou tentar explicar o melhor possivel, se não der para entender algum moderador pode fechar!
Bem aqui vai: Tipo, eu treino legal, não toco muito bem, tenho guitarra desde janeiro, curto nirvana, arrisco algumas músicas mais dificeis mas não saem iguais, porém esse não é o problema.
Então, o problema (na verdade, os problemas porque são 2) é o seguinte:
1º : eu sem pressionar nenhuma casa(traste) consigo fazer palhetada alternada rapida (não muito, porque como disse sou ruim, nunca fiz aula), e sem dar palhetada, consigo pressionar as casas rápidamente, porém quando vou fazer os dois, eu embolo e não consigo "inventar" uma coisa, só consigo se eu ficar treinando. isso é normal?
2º Eu estou aprendendo For The Love of God, consigo tocar boa parte dela, o solo é rápido pra mim, não consigo tocar ainda, mas o problema é assim, eu quando toco muito rápido, fico batendo em outra corda exemplo: eu estou tocando na corda B e quando fasso muito rápido, eu acabo batendo sempre na corda G sem querer, tem como resolver isso com algum treino ou é só ir tocando que com o tempo acostuma?
Ahhh, cabei de lembrar de outra dúvida ^^, tipo eu treino entre 1~2 horas por dia, vocês tem alguma dica pra mim, de como separar o treino? no caso se vocês quiserem posso aumentar o tempo de treino para umas 3 horas, tranqüilamente!
Bom, acabei de me cadastrar, não sou bom, pesquisei sobre isso mas no caso não achei nada postando isso, quero pedir desculpas caso eu tenha parecido um cara chato, e agradeço desde já! Mas voces ainda vão me ver muito rsrs
Obrigado

Minow
Veterano
# set/07
· votar


1234

pacificpoker
Veterano
# set/07
· votar


4321

Guitar X
Veterano
# set/07
· votar


Acho q o q a galera ai de cima quis dizer foi :
pratica exercício de 1234 ... isso ajuda muito no comeco .
tipo esses problemas sao normais sim
recomendo vc treinar bastante , nao desistir e ter paciencia q vc consegue
procura exercicios na net e sobre oras de treino...isso varia de pessoa pa pessoa eu treino muitooooo direto .... mas nao por q criei uma regra e sim p q eu gosto de tocar
faca o q nao te prejudique e te deicje avontade ..nao tente forcar nada ...sera pior depois

Phedoo
Veterano
# set/07 · Editado por: Phedoo
· votar


Zoah
Cara, isso acontece pq vc é iniciante, com o tempo vc pega pratica e não erra mais assim. Vc pelo menos faz alternada, eu toquei por meses palhetando tudo pra baixo...
Toco guitarra desde março, mas ja praticava ha mais de uma ano antes em um violao, então tenho um pouco de pratica.

Mas acho q a For The Love of God é meio complicada não? Nunca consegui passar do começo dela...

Alem de nirvana, q mais vc curte? Posso recomenda umas musicas que talvez te ajudem no treino. Pra mim treina musicas é melhor (e mais legal, claro) do q esses exercicios, como 1234, 1324 e 1423....e por aí vai...

Simonetti
Veterano
# set/07
· votar


Assim ó:

1234
1243
1324
1342
1423
1432

Depois:
2134
2143
2314
2341
2413
2431

3124
3142
3214
3241
3412
3421

Adivinhe a 4ª série, que vem a seguir????

Zoah
Veterano
# set/07 · Editado por: Zoah
· votar


Obrigado a todos pelas dicas, vao ser muito uteis sim :)

Phedoo

Olha, tipo, for the love of god nem é tão complicada, eu treino ela a muito tempo, e só tenho dificuldades em algumas partes.
tipo, alem de nirvana, eu gosto de iron maiden, bloc party, The Hellacopters, Radiohead, The Pixies, num curto guns mas gosto de sweet child o' mine, gosto de black sabbath, Alice in chains, Strokes, Queens of The Stone Age, THe Verve e DIO (essas são as principais xP)
Abraço a todos

Simonneti

4123
4132
4213
4231
4312
4321

abraço

Phedoo
Veterano
# set/07
· votar


Zoah
Então, Nirvana tem bases faceis, vc precisa saber fazer powerchords e não muito mais, Pega a Smells Like Teen Spirit, a Lithium, a Sliver (de preferencia o baixo da musica, aquele da introduçao, fica legal na guitarra) e pra treina velocidade, a Territorial Pissings.

Iron eu acho um pouco mais dificil de toca, mas por exemplo a introduçao da Fear of The Dark é facil.

A Sweet Child O' Mine não tão dificil, e aquele riff da introduçao é bom pra treina palhetada alternada.

Black Sabbath tem muitos riffs faceis q são legais, tenta pega a iron man, se ainda num aprendeu ela, e a paranoid, essas duas acho q vc consegue tocar inteiras, talvez o solo ainda não.

As outras bandas não toco nenhuma musica, então num posso fala nada.


Vc não faz aula né? Costuma treinar quanto tempo por dia? Se não fizer aula, é bom treinar mais, vc demora mais pra aprende (experiencia propria)

Zoah
Veterano
# set/07
· votar


Phedoo

Faço Aula non, tipo iron man eu nem tentei aprender o solo ainda, só qndo olhei aquela tab eu desanimei legal rsrsrs
talvez o segundo eu consiga, mas o 1º non
eu treino em média 1~2 horas por dia, qndo to treinando no 1234 geralmente eu treino 1:30 e quanto estou tocando mesmo vai de 2:00 ou mais um poco talvez.
Eu tipo, não quero fazer aula, porque tipo, eu quero chegar em alguém e poder dizer que eu me tornei um bom guitarrista por mim mesmo, e não porque fui ensinado e não aprendi nada na raça, sabe?
é uma vontade meio besta, mas isso vai de pessoa pra pessoa, no maximo eu vo entra numa escola pra aprende partitura depois eu vo me mandar ^^
Abraços a todos

kochh
Veterano
# set/07
· votar


Eu tipo, não quero fazer aula, porque tipo, eu quero chegar em alguém e poder dizer que eu me tornei um bom guitarrista por mim mesmo, e não porque fui ensinado e não aprendi nada na raça, sabe?

Isso dai não leva a nada, coisa de iniciante abobado isso ai..

Quando forem te chamar pra tocar em bandas quem tu acha que vão escolher, uma pessoa que toca pra caralho mas faz aula, ou outro guitarrista que toca mais ou menos mas nunca fez aula, se liga.

Melhor coisa que tu deve fazer se tu tiver condições é procurar um professor.

zaqueu_grunge
Veterano
# set/07
· votar


Zoah
tira paranoid, smoke on the water, stairway to heaven, another brick in the wall... músicas com solos e bases relativamente faceis

Zoah
Veterano
# set/07
· votar


kochh
agradeço muito mesmo a preocupação!
bem eu ja tenho uma banda garantida pra mim
esse é um dos motivos, minha tia-avó vive dizendo que se eu quiser fazer eu aula é pra eu falar com ele que ela me paga, mas eu sei muito bem que a gente não vai ter condições pra todo mês pagar 100 reais ou até mesmo 50.
a gente está com um prob e só vou poder fazer aula daqui a 3 anos, quando eu estagiar e receber meu "salário", que eu pretendo usar para comprar uma guitarra melhor pra mim, e ajudar minha família que tanto fez por mim.
e também, mesmo que seja coisa de iniciante besta, bobo ou prefira chamar como quiser, eu infelizmente não vou fazer aula, e repito obrigado pela preocupação. :)

zaqueau_grunge

vlws cara, vo aprende todas que você falou, a base de paranoid e Smoke on The Water eu ja sei, agora só falta o solo, que eu também não acho dificil ^^
Abraços

Charge
Veterano
# set/07
· votar


Zoah, Trinar alternadas é essencial cara! vc já faz palhetada, q ajuda muito no seu desenvolvimento. Tente o seguite:

1234, 2341, 3421... e assim por diante! mas faça de uma forma q vc possa educar os dedos esquerdos. com todos os dedos postos na 1ª corda, quando vc passar o dedo 1 para a corda de cima "B", continue com os outros dedos pressionadosna "E", vc segue com o dedo 2, mantendo o dedo 1 na B e os dedos 3 e 4 na E e assim por diante... alternando sempre as disposições dos dedos. se vc treinar meia hora por dia, estará contribuindo para o êxito, mas tem diversas formas!

epero ter ajudado, abraços!

LeandroP
Moderador
# set/07
· votar


Zoah

Eu tipo, não quero fazer aula, porque tipo, eu quero chegar em alguém e poder dizer que eu me tornei um bom guitarrista por mim mesmo, e não porque fui ensinado e não aprendi nada na raça, sabe?

Isso é a maior besteira. Se você não puder pagar aulas e não tiver alguém que lhe ensine de graça, tudo bem, a única saída é essa mesmo. Agora se for apenas pra aparecer na foto como autodidata, é melhor que você toque muito bem. As pessoas não querem saber se você estudou no fundo do quintal ou num conservatório. Elas querem simplesmente ouvir música.

Todas essas músicas que você mencionou também são muito legais e realmente dá vontade de aprender a tocar e tocar junto. Mas no meu ponto de vista, elas não servem pra você estudar agora. Talvez antes de aprender alguns macetes, é melhor você rever alguns conceitos.

Leve isso numa boa. Não quero te ofender e nem te menosprezar. Sou autodidata e não vejo vantagem nisso. Enquanto você se mata pra aprender um acorde, um outro cara que faz aulas já sabe decor o campo harmônico e suas possibilidades. Se eu tiver uma oportunidade certamente eu não desperdiçarei.

Na verdade você só começa a "estudar música" depois que você conhece a teoria elementar e a harmonia. É com essas ferramentas que você estuda música pra valer.

Phedoo
Veterano
# set/07
· votar


Zoah
Bom, se não pode e não quer fazer aulas...É bom vc tocar sempre com alguns amigos, ou conhecidos seus q tocam guitarra tb. Aprendi muito assim, só tocando junto e conversando sobre guita.

Quanto a não querer fazer aulas, acho q não tem sentido. Mas não poder, concordo, só faço pq achei um professor q ensina bem e não é tão caro.

Se vc é iniciante mesmo, não se preocupa tanto com solos, principalmente os medios pra mais dificil. Eu com 2~3 meses de aula, 5 de guita, e mais de 1 ano de instrumentos de corda, to começando agora a tirar alguns solos, como o da Iron Man (q ainda não ta bom) e o da Highway to Hell (q ja sai legal).

Acho q o solo da Smells do Nirvana era bem facil.

Mas faz o seguinte, vai pegando bases faceis, e quando tive bom nelas, pega bases mais dificeis, e depois solos faceis...e por aí vai...

Charge
Veterano
# set/07
· votar


Concordo com o Phedoo e o LeandroPanucci, Zoah!

se vc nao tem condições de pagar por uma aula boa de guitarra, cole com algum amigo que entenda um pouco mais, ou até mesmo com uma pessoa do mesmo nível, vc pode extrair coisas boas... mas vamos e conhamos Zoah, o que vc está fazendo agora no fórum, é pedir ajuda e isso é importante para o desenvolvimento.

Abraços a todos!

Fahrenheit
Veterano
# set/07
· votar


Treina esse 1234 só que alternando as cordas tipo:
1- E(mizão)
2- A
3- D
4- G

ai depois vai subindo da sol até o E(mizão) e começa pela A até B...e volta...ai vai tipo alternando...
Vou tentar achar o exercício pra ver se você entende melhor...

luckseven
Veterano
# set/07
· votar


Zoah
um bom professor eh uma boa, se vc conseguir tem um professor bom em três meses vc vai aprender muito mais coisas do q em um ano de treino sozinho...
ahhhh

antes de ter um professor...

tire tudo de ouvido, não fique nessa moleza de internet, pq vc acha de tudo na NET menos um ouvido absoluto...

hummm

estude bastante teoria e escute vários estilos...
Jazz - Joe Pass, Pat Metheny, George Benson...
Blues - BB King
e na hora de estudar harmonia comece a tocar músicas do Tom Jobim, baixe um Song Book dele na NET...

Zoah
Veterano
# set/07
· votar


bem, eu não levei nimguém aqui querendo me menosprezar nem nada, e agradeço a preocupação de todos.
bem, a respeito da aula como eu ja disse acima vo copiar e colar para quem nao leu:
"esse é um dos motivos, minha tia-avó vive dizendo que se eu quiser fazer eu aula é pra eu falar com ele que ela me paga, mas eu sei muito bem que a gente não vai ter condições pra todo mês pagar 100 reais ou até mesmo 50."

bem, mas apesar de tudo, não acredito que não serei um bom guitarrista só porque nao fiz aulas, mas também não vou dizer que quero ser um guitarrista genial, como Jimi Hendrix, Steve Vai ou Satch.
mas a opiniao de todos são bem vindas!
agradeço a todos, bom estudos! :)

luckseven
Veterano
# set/07
· votar


Zoah
pow com certeza eh meio chato conseguir grana hj em dia pra aulas, mas aew se vc num for fazer aula procura sempre pesquisar sobre coisas simples:
exemplo...
*palhetada ( a forma de palhetar, aonde apoiar o braço e tudo mais)
*como limpar as escalas
*posição das mãos na guitarra
* e por ai vai...

tente pegar essas dicas com algum guitarrista mais experiente q vc...
pq isso vale muito
quem toca guitarra sem professor acaba pegando umas manias muito chatas de ser corrigidas depois.

estude bastante teoria tbm...
vai ajudar

e num esquece tire bastente coisas de ouvido...
isso eh essencial

Zoah
Veterano
# set/07
· votar


eu até hoje só tirei o solo de the man how sold the world de ouvido, e algumas músicas facinhas husahushuahsa
tipo, tem alguns link que possam ter sites que eu estudo teoria, harmonia, etc?
vlws

luckseven
Veterano
# set/07
· votar


Zoah
www.guitargospel.com.br
www.jazzbossa.com

e procure livros de teoria...



harmonia e improvisação Almir Chediak
dicionario de acordes...

e por aew vai

LeandroP
Moderador
# set/07
· votar


Zoah

Então compre livros, todos que puder.

Compêndio de Teoria Elementar da Música
(Osvaldo Lacerda - Editora Ricordi Brasileira Editores, SP)
aprox. R$ 30,00

Harmonia e Improvisação - Volumes I e II
(Almir Chediak - Editora Lumiar)
aprox. R$ 45,00 (cada)

Dicionário dos Acordes
(Almir Chediak - Editora Lumiar)
aprox. R$ 45,00

Esses são "livros de cabeceira". São muito bons e difícil de encontrar usado em sebos... deve ser porque "quem tem não vende"...

LeandroP
Moderador
# set/07
· votar


"Você só começa a "estudar música" de fato, depois que você conhece a teoria elementar e a harmonia. É com essas ferramentas que você estuda música pra valer."

Phedoo
Veterano
# set/07
· votar


luckseven
Concordo com vc, quando se aprende sozinho vc pega muitos vicios.
Teoria é bom aprender mesmo, pra sabe o q ta fazendo na guita, e pra compor e improvisar, quando quiser.
E treina ouvido é fundamental mesmo, alias, preciso treina mais o meu.

LeandroPanucci
Esses livros não são baratos, se o cara disse q ia ficar dificil de pagar aula, acho q ficaria dificil de comprar os livros tb, tudo isso da 135 reais. Só se algum amigo dele tiver e ele emprestar.

suave
Veterano
# set/07
· votar


Brohoter .. no começo é assim mesmo..não temos muita cordenãção as vezes ..fazemos tudo pra baixo fazemos algumas alternadas outras para baixo mas o legal é que que vc ja identificou o erro agora é só treinar palhetada alternada com o tempo fica natural vc nem percebe...
existem varius exercicius que pode te ajudar.....1234 1324 como ja postaram acima ...com esses exercicius alem de vc consiguir abertura nos dedos... vc vai pegar velocidade ...

Grimc
Veterano
# set/07
· votar


Zoah
Não caia nessa de tentar copiar os solos desses guitarristas. Eles chegaram aonde chegaram porque já dominam totalmente o seu instrumento. Pratique os exercícios de 1234,1324,1423, etc, e qdo dominar, comece a construír escalas pentatônicas, o cara do dire straits usa muito esse recurso. Daí, componha o seu primeiro solo. Finalmente, comece a estudar solos de músicas fáceis.

O ideal é começar fazendo uns rifzinhos, fica bem mais fácil de aprender.

Charge
Veterano
# set/07
· votar


Zoah, se os livros forem caros ou de certa forma "chatos" sem auxílio, instale o guitar pro no seu pc e pegue escalas, aprenda a digitar, pegue tecnincas, pode ser uma forma legal de se aprender!

Abraços a todos!!!

Kirk_Hammett
Veterano
# set/07
· votar


falta sincronia entre as suas maos, só isso

lisa-music
Veterano
# set/07
· votar


Tambem acabei de me registrar . ja postei um tópico mas parece q ñ se interessaram. será q alguem pode me ajudar .?...eu realmente to precisando

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Duvidas diversas (sou iniciante ainda)