Mono e estereo (adaptador p10 p/ p2)

Autor Mensagem
Konrad
Veterano
# jan/10
· votar


GuitarHome

Não tem nenhuma eletrónica ai por perto, cara? Esses adaptadores são uma boa b*** eu compro dez de uma vez para que 5 funcionem. Agora comprei um metálico que parece ser mais estável!

GuitarHome
Veterano
# jan/10
· votar


Konrad
Pior que não cara, passei em mil lojas aqui perto e nada, falaram que só no centro, e só a grana que vou gastar pra ir no centro eu gasto esperando por sedex em casa rs.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-122360030-kit-de-adaptadores-p2 -p10-cabo-_JM

Achei esse KIT aqui, parece ser legal, vou comprar acho.

PedroGtr
Veterano
# mar/10
· votar


GuitarHome

fala cara, estive olhando aqui a duvida do pessoal.
seguinte..
o que vc deve fazer é comprar um adaptador entrada P10 mono / saída P2 estéreo.

pois o sinal de sua guitarra sai em mono, mas será repassado (duplicado) em estereo pelo adaptador.

caso vc compre um adaptador P10 estéreo / P2 estéreo,
o som continuará saindo em somente uma caixa/lado do fone, pois o som mono da guitarra entrada por um dos lados P10 estereo, e sairá por um dos lados P2 estereo, nao havendo a "duplicaçao" do som..

constatei isso hj perambulando lojas de eletronica, e confirmei isso em casa, ao comprar um adaptador p10mono/ p2 estéreo de 2 "real". Agora sim o som sai nas 2 caixas/lados do fone sem problema.

OBS: se vc enfiar o adaptador todo, as vezes entra mono (mal contato??) , entao, se nao estiver escutando ambas as caixas, futuque o adaptador no pc até achar o ponto em que vc possa escutar as 2 caixas numa boa..

espero ter ajudado

Erickguitarrista
Membro Novato
# nov/17
· votar


eu tenho um adaptador desses de cabo p2 p10 pra conectar a guitarra na entrada de fone do notebook,sou iniciante e queria saber pra que preciso, se é por que é possivel usar a guitarra no pc/note, ou é pra alguma outra coisa

acabaramosnicks
Membro Novato
# nov/17
· votar


Erickguitarrista
primeiro tem que ver se isso ái é entrada ou saída de som

RJNetto
Membro Novato
# set/20
· votar


Mono quer dizer que a fonte sonora é apenas uma e Estéreo quer dizer que existem duas fontes sonoras com sinais diferentes. O som sair por duas caixas não significa que é stereo - uma guitarra é uma única e gera um sinal mono - esse sinal pode ser dividido em dois e sair em duas caixas mas continuará sendo mono. Um sinal estéreo necessita de uma caixa para cada canal.

Uma pedaleira pode ter efeitos que gerem um sinal genuinamente estéreo mas o fato de terem uma saída P2 TRS (Tip-ring-sleeve) não quer dizer, necessariamente que o sinal seja estéreo.

Mesas de som, em geral, tem a maioria de suas entradas em mono e apenas alguns canais estéreo utilizados para fontes estéreo como, por exemplo, teclados - onde as notas agudas aparecem mais no canal direito e as graves no esquerdo.

Outra informação importante: mono ou estéreo nada tem a ver com a qualidade da gravação. A Deutsche Gramophone tem excelentes gravações em mono feitas antes da popularização dos dispositivos de reprodução em estéreo. Discos como "Getz/Gilberto" e outros clássicos do Jazz foram originalmente gravados em mono e as melhores impressões em vinil estéreo são aquelas que mantem os dois canais idênticos - ou seja, mono mas em dois canais. Lembrem-se que discos de vinil Mono e Estéreo são diferentes e requerem agulhas diferentes - não utilize agulha mono em disco estéreo.

Outra coisa importante: separar um canal mono em 2 canais é simples porém o oposto não é assim tão simples. Funciona mas reduz a vida útil dos pré-amplificadores de saída. Para fazer um cabo que transforme duas saídas em uma saída é necessário usar alguns resistores - circuitos e exemplos são fartos na internet (recomendo o "Why not Y").

----

A dúvida que me trouxe até aqui é se na utilização original do Hendrix_ssa o adaptador introduzia algum ruído - e ao que parece não gera.

Para ilustrar minha explicação, que tal James Brown? Versão mono do youtube com o mesmo sinal gravado em dois canais:



Se notar diferença entre os dois canais as razões serão posição, obstáculos, amplificador ou caixas começando a falhar.

Espero ter ajudado mesmo depois de tantos anos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mono e estereo (adaptador p10 p/ p2)