Mono e estereo (adaptador p10 p/ p2)

Autor Mensagem
Hendrix_ssa
Veterano
# set/07


Bom, uso cabo mono e plug p10 mono e um plug de p10 para p2 mono, quando coloco na entrada in line do pc, o som sai apenas de um lado da caixa, a não ser que eu fique colocando e tirando o plug ate achar uma posição que saia dos dois lados, mais o plug fica encaixado meio pela metade


minha duvida eh
sera que tenho que comprar um adaptador de p10 para p2 estereo para sair dos dois lados?
influencia no som ou força alguma coisa sendo que meu cabo e o plug são monos e o adaptador estereo ?

LeandroP
Moderador
# set/07
· votar


Hendrix_ssa

Quando você deixa o plug apenas pela metade e sai nas duas caixas, não significa que o sinal é stereo, pois a fonte é mono. O contato acontece com apenas um lado (L ou R) do plug que encosta nos dois contatos (L e R) do jack e por isso sai nas duas caixas.

Se você não estiver utilizando efeitos stereos, não tem problema gravar mono. Depois você pode converter a trilha em stereo no seu editor de música.

Não tenho certeza, e nem tenho conhecimento técnico, mas me parece que é isso que está acontecendo.

Hendrix_ssa
Veterano
# set/07
· votar


mais com efeitos, sem efeitos, com pedal, sem pedal, com programas, sem programas, o som só sai de um lado da caixa, como faço pra ajeitar?

LeandroP
Moderador
# set/07
· votar


Hendrix_ssa

O sinal entra mono, só pode sair por um lado.

Pra você ter um sinal stereo, você precisa de um pré (mesa ou um pedal) que possua duas saídas: esquerda e direita, senão ele será mono.

Hendrix_ssa
Veterano
# set/07
· votar


pedaleira nao sai estereo?
pq quando coloco o plug pela metade o som fica stereo!

ogaitnas
Veterano
# set/07
· votar


pedaleira tipo zoom, sai estéreo.. pq é saída p/ fones.. pedal tipo gdi não..
saída é mono.. use algum programa tipo guitar rig que vc vai ter saída estéreo
sem ficar ligando nada pela metade, vc vai acabar f****** com sua placa
de som se ficar ligando assim, o peso vai acabar enjambrando algum conector

Hendrix_ssa
Veterano
# set/07
· votar


entao, minha pedaleira eh da zoom, entao era pra sair estéreo!
como faço pra resolver isso?

posso trocar aquele plug da guitarra p10 p/ p2, para estéreo? sendo que plug do cabo da guitarra eh mono

Hendrix_ssa
Veterano
# set/07
· votar


alguem manja disso?

MANFREDINI
Veterano
# set/07
· votar


MONO = apenas um lado (não lembro se é esquerdo ou direito)
STEREO = dois lados (direito e esquerdo)

se você quer que o som saia nas duas caixas, compre um adaptador stereo e seja muito feliz, agora dependo do que você quer ligar, exemplo:

1 - ligar uma guitarra ou baixo no pc: não precisa de stereo, pois de qualquer jeito vai sair apenas o mono, pois é o que instrumentos geralmente oferecem (a não ser que vocÊ tenha uma Music Man modelo Steve Morse)

2 - ligar um amp ou pedaleira no pc: precisa no caso do amp, tanto se for saida em linha ou caixa microfonada, agora np caso da pedaleira, vai depenser da sua pedaleira

3 - ligar pedais: acho que não tem necessidade de ser stereo, mas não sei

4 - ligar outra coisa: é muito recomendavel ter um plug stereo

5 - use o google que você vai achar muita coisa

MANFREDINI
Veterano
# set/07
· votar


entao, minha pedaleira eh da zoom, entao era pra sair estéreo!
como faço pra resolver isso?

posso trocar aquele plug da guitarra p10 p/ p2, para estéreo?


cara, ligue normalmente sua guitarra na pedaleira, depois, ligue um cabo estereo na saida do fone da pedaleira e ligue no line in do seu pc e pronto! evite adaptadores, compre sempre cabos de boa qualidade, no seu caso p10/p2 com as duas saidas macho, entendeu?

nobre
Veterano
# set/07 · Editado por: nobre
· votar


nao tem problema nenhum sair mono, a entrada É mono mesmo. no seu programa de gravação vc manda pegar o sinal apenas do lado esquerdo que vai gravar tranquilo, dps vc passa a faixa pra stereo se for usar algum efeito stereo
ligando o cabo pela metade vc nao transforma em stereo , nem usando um adaptador stereo, vc vai simplesmente replicar o sinal nos dois canais - ou seja mesma coisa q apenas um canal replicado no programa

Hendrix_ssa
Veterano
# set/07 · Editado por: Hendrix_ssa
· votar


MANFREDINI
cara, ligue normalmente sua guitarra na pedaleira, depois, ligue um cabo estereo na saida do fone da pedaleira e ligue no line in do seu pc e pronto! evite adaptadores, compre sempre cabos de boa qualidade, no seu caso p10/p2 com as duas saidas macho, entendeu?


acho que sim, compro um cabo e o plug stereo na saida da pedalera, com um adaptador p10 p/ p2 stereo tambem, isso?

Hendrix_ssa
Veterano
# set/07
· votar


quase ninguem aqui faz gravação em stereo? rss

GuitarHouse
Veterano
# set/07 · Editado por: GuitarHouse
· votar


Hendrix_ssa
Acho que está confundindo os conceitos.

O som MONO é aquele em que os canais reproduzem a mesma coisa. Ainda que tenha várias caixas de som e/ou várias faixas de reprodução com mesmo som, será MONO.

O som stéreo é aquele em que os canais são levemente diferentes, para dar sensação de realidade e profundidade. Se vc grava sua guitarra e coloca o som em uma faixa do programa (saindo so na esquerda) ou gravando a mesma coisa em ambos, será mono.

Os CDs atualmente são gravados em stéreo e é mais fácil sacar isso com fones de ouvido. Não é porque sai som dos dois lados, mas sim pq os canais tem conteúdos diferentes. Há a impressão de que a voz é no centro, uma guitarra vai mais pra "caixa" da esquerda, outra pra direita, caixa na esq, bumbo na direita, baixo na direita, etc. Se vc escuta um fone, o smo sai "faltando algo"...escuta o outro, "falta a outra metade"...mas se escuta junto, escuta tudo e dá a impressão que cada coisa está em um lugar diferente. Eis o som stéreo. E não a quantidade de faixas ou caixas.
----------------------------------------------------------------------
Quanto à sua pergunta.

O que vc precisa é um adaptador que comporte stéreo, ou seja, captar duas faixas e reproduzir as duas faixas. Mas o som será mono, ainda que saia em duas faixas. Será mono pois a fonte é mono e ainda que em duas caixas, o som será mono.

sera que tenho que comprar um adaptador de p10 para p2 estereo para sair dos dois lados?

SIM. Para gravar em duas faixas nos programas (R e L) e pra reproduzir no sistema de som do PC, em ambas as caixas, fones etc, precisa do adaptador stéreo, com 2 faixas pretas no plug p2.

Hendrix_ssa
Veterano
# set/07 · Editado por: Hendrix_ssa
· votar


saquei!
vou comprar cabos e plugs stereos!

eh que eu ficava confuso pq o microfone tambem eh mono e sai o som nas duas caixas, pensei que com a guitarra o pc tambem mandava pro outro lado da caixa, mesmo sendo mono!

Fábio Goll
Veterano
# set/07
· votar


Eu evito usar saída de phones de pedaleira/simuladores, pois a impedância é diferente, ou seja, deveria servir só pra fones.

Na Gt-8 não tinha muita diferença... (q eu me lembre!)
Mas no POD, o som fica baixinho, bem pior q o som que sai das saídas L e R.

Daí eu fiz um cabo p10 mono + p10 mono -> p2 stereo.

=)

Ficou muito bom!!!

Hendrix_ssa
Veterano
# set/07 · Editado por: Hendrix_ssa
· votar


fabio vc quis dizer que usou aquele adaptador p10 para p2 stereo no cabo com plug mono e ficou L e R ?

Fábio Goll
Veterano
# set/07
· votar


Hendrix_ssa
fabio vc quis dizer que usou aquele adaptador p10 para p2 stereo no cabo com plug mono e ficou L e

Não, mandei fazer um cabo direto sem adaptador na eletronica.

Saidas p10 mono L e R do POD, como são 2, ficam stereo, esses 2 cabos se juntam num plug p2 stereo.

Simples...rsrs

=)

MANFREDINI
Veterano
# set/07 · Editado por: MANFREDINI
· votar


Hendrix_ssa
o que ue disse pra você fazer, é o que eu faria, seria o seguinte:

1° - não usar adptadores, e sim um cabo stereo p10/p2 com as duas saidas macho

2° - eu acho que se você quiser ligar a padeleira direto no computador, você deve ligar uma ponta desse cabo na saida pro fone de ouvido da sua pedaleira e depois ligar a outra ponta do cabo no line-in da sua placa de som do computador, é simples

porque usar a saida do fone da pedaleira? porque é um som preparado pra ligar em fones e muito util em computador, a saida pra ligar no amplificador é pra ligar no amplificador

porque não usar adaptadores? dependendo deles, pode te dar trabalho e prejudicar o som, então prefira cabos grandes e vbem feitos, geralmente se faz cabos assim em boas eletricas e/ou eletronicas, espero ter ajudado, lembrando que você vai precisar ajustar so volumes do windows e ter um bom programa pra gravar, tem bons programas com equalização e etc, dê uma olhada no baixaki depois (www.baixaki.com.br)

espero que eu tenha te ajudado, boa sorte ai com as gravações

Slash_Wylde
Veterano
# set/07
· votar


La na Teodoro tem um japoneis que vende um cabo adaptado com plug duplo e simples pra ligar direto na placa de som sem adaptador.
No meu caso eu deixo pela metade o plug na placa de som pra pegar os 2 lados =/

flw

Hendrix_ssa
Veterano
# set/07 · Editado por: Hendrix_ssa
· votar


MANFREDINI
2° - eu acho que se você quiser ligar a padeleira direto no computador, você deve ligar uma ponta desse cabo na saida pro fone de ouvido da sua pedaleira e depois ligar a outra ponta do cabo no line-in da sua placa de som do computador, é simples

isso que faço e fica so de um lado


lash_Wylde
No meu caso eu deixo pela metade o plug na placa de som pra pegar os 2 lados =/
tambem xD


tipo gente, eu ja tenho bons cabos, queria aproveita-los, a duvida é

se eu pegars meus cabos com plug mono, e colocar um adaptador estereo de p10 para p2, sera que fica L e R ?

pq nao da pra encaixar um cabo normal num plug p2 por causa de sua espessura

LeandroP
Moderador
# set/07
· votar


Hendrix_ssa

Cara, pra ligação stereo ou você utiliza um cabo stereo ou dois cabos monos. O adaptador não faz milagres.

_BLACKMORE_
Veterano
# set/07
· votar


LeandroPanucci

velho ... e aquela pedaleira loca lah?

abrax!

Hendrix_ssa
Veterano
# set/07
· votar


LeandroPanucci
Cara, pra ligação stereo ou você utiliza um cabo stereo ou dois cabos monos. O adaptador não faz milagres.
eis uma resposta direta! \o/
vou fazer isso, vlw!

Hendrix_ssa
Veterano
# set/07
· votar


LeandroPanucci
Cara, pra ligação stereo ou você utiliza um cabo stereo ou dois cabos monos. O adaptador não faz milagres.
eis uma resposta direta! \o/
vou fazer isso, vlw!

GuitarHome
Veterano
# jul/09
· votar


Iae galera! Vou aproveitar esse tópico mesmo para fazer uma perguntinha.
Negócio é o seguinte, eu comprei um adaptador p10 para p2 estéreo na Made In Brazil mas nunca consegui ligar a guitarra no pc e nem gravar em linha. Era um parecido com esse oh: http://www.compoesquema.com.br/mercadolivre/Adaptador%202J10Mono%20P10 Mono_2.JPG

Acho que era esse mesmo :P, com duas entradas para p10. Só que nunca funcionou, só para ligar meu headphone de guitarra no PC, mas para gravar em linha não conseguia, não saia som.

Ai vou tentar comprar outro no MercadoLivre já que é baratinho e gostaria de saber qual eu compro? Estéreo ou Mono? qual diferença? sera que eu não conseguia por ser um adaptador estéreo?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-99319850-adaptador-p2-p-p10-pre to-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-99320052-adaptador-p10-p-p2-mon o-preto-_JM


http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-99319983-adaptador-p10-p-p2-ste reo-preto-_JM
Esse é estereo? como uma entrada só?

Bom quero só quero gravar em linha e as vezes usar o GuitarRig para brincar de noite.
Qual eu devo comprar? Estéreo, mono? com duas entradas ou com uma?
Valeu

johnny_floripa
Veterano
# jul/09
· votar


GuitarHome

Não vai fazer diferença estéreo ou mono. Compre um p2-p10, e ligue na entrada de linha do PC. Se no GuitarRig estiver saindo de um lado só, então você vai la no "Input" e onde está escrito "channel" você coloca "both".

GuitarHome
Veterano
# jul/09
· votar


johnny_floripa
Valeu cara!
Mas tipo gostaria de usar o V-amp 2 para gravar em linha. Mas o GuitarRig era mais bara brincar a noite, irei usar o V-amp 2 mesmo.
Não precisa ser estéreo? Esse mono com uma entrada só é o bastante? Ai eu ligo a guitarra no Line In do pc, vou nas configurações de gravações e seleciono o line in lá?
Abraço

Hendrix_ssa
Veterano
# jul/09
· votar


GuitarHome
por esse tempo o criador do tópico ja criou ate uma empresa de plugs, pergunta pra ele kkkkkk





Compra Stereo, as pedaleiras atuais são stereo, se vc comprar mono vai sair áudio apenas de um lado.

se vc ligar a guitarra direto no pc, o plug não irá influenciar se for stereo ou mono, sairá apenas de um lado.

GuitarHome
Veterano
# jan/10
· votar


Ae galera aproveitando outra vez o tópico hehehe!!

Então vou comprar um outro adaptador p10/p2 pois o meu parou de funcionar. Vou comprar pelo ML mesmo pois rondei aqui perto e todos os lugares falaram que já tinham acabado esses adaps e tava sem previsões para chegar.

Encontrei alguns no ML, alguém sabe me dizer qual o melhor? E qual realmente vai funcionar? Pois ouvi falar uma vez que tem um "correto" para se comprar, não sei se estereo ou mono etc.
Ah lembrando que vou ligar meu V-amp 2 na placa de som do meu PC mesmo.

Alguns dos que eu achei:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-124177441-adaptador-jack-p10-es tereo-x-p2-estereo-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-120166128-plug-adaptador-p10p2- estereo-wd5005a-csr-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-116140569-adaptador-p2-mono-x-2 -jack-p10-mono-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-129253054-adaptador-p2-estereo- x-2-p10-estereo-pcmicrofoneaudio-_JM

Obs:

Tem esse KIT aqui também:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-122360030-kit-de-adaptadores-p2 -p10-cabo-_JM

Mas não sei se vale a pena.

Alguma sugestão????? Ou alguém sabe algum outro site para comprar Online também esses adaptadores ou um próprio cabo p10/p2 que seja barato?
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mono e estereo (adaptador p10 p/ p2)