Peças para construção

    Autor Mensagem
    Pink floyd super fã
    Veterano
    # set/07


    Voces poderiam dizer quais peças tem numa guitarra, tipo sei q tem captador, mas c alguem souber fala ai.
    Principalmente no corpo dela.
    Quero iniciar um curso de luther mas n vai da , intaum me ajudem.
    Valeu=]

    Soulface
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Pink floyd super fã
    Cara, o negócio é bem mais complicado do q vc imagina.
    Se vc ainda está no estágio de não saber quais são os componentes de uma guitarra, aconselho vc a pesquisar mais sobre o assunto.
    Existem algumas peças q são obrigatórias em toda guitarra, como captador, jack, pots, etc... E as peças q dependem do tipo/modelo da guitarras. Como escudo, tipo de ponte, etc...

    bluesband
    Veterano
    # set/07
    · votar


    www.stewmac.com

    Olha esse site, tem muitas das peças ! ! !

    kiki
    Moderador
    # set/07
    · votar


    uma pergunta: voce toca guitarra? tem uma, ou já pegou uma na mão?

    www.buildyourguitar.com
    www.projectguitar.com
    www.guitarbuild.com
    www.google.com
    comece dando uma geral nestes sites

    e quando tiver alguma duvida concreta, voce posta aqui.

    blackcorvo
    Veterano
    # set/07
    · votar


    bom... isso é o que Eu sei e constatei nos meus poucos meses de guitarra?

    _braço
    -tarraxas
    -"guia" de corda (aquela "gaivotinha", comum nas guitarras tipo Strato), quando necessário
    -Capotraste (nut)
    -trastes
    -escala
    -tensor (tb conheçido como "alma")
    obs: no caso de braço aparafusado, temos os parafusos para fixação do braço, uma placa de plástico e uma metálica. a plástica serve para não machucar a madeira... a metálica para melhor fixação dos parafusos, para que não fiquem com jogo.

    _corpo
    -ponte
    -captadores
    -Hardware (circuito eletrônico de ligação dos caps)
    -os 'pinos' onde se prende a correia
    obs: o escudo é opicional, e seu "shape" é de critério de quem está montando/customizando o instrumento.

    claro q não tem nenhuma descrição muito específica de cada componetne nem nada... mas pelo menos assim acho q vc tem uma idéia do que têm geralmente numa guitarra

    Pink floyd super fã
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Tenho uma guitarra sim, eh uma strato da fender.
    Fis aula de violão agora to tocando guitarra.
    Nao to fazendo aula de guitarra, mas pretendo fazer.

    kiki
    Moderador
    # set/07
    · votar


    Pink floyd super fã
    então comece listando tudo o que voce ve na sua strato. todas as peças. aposto que voce não vai ver apenas o captador.

    depois veja os sites que eu recomendei, voce verá que tem alguns componentes escondidos dentro do escudo e do braço. mas é pouca coisa. quase tudo se ve.

    ou seja: essa lista que voce quer, voce já tem.

    é importante saber o modelo, pois cada tipo tem peças específicas. essa listagem que o nosso amigo blackcorvo postou é mais geral, por isso não dá pra fechar. se voce quer fazer uma strato, comece listando o que precisa pra uma strato.

    gualtersouza
    Veterano
    # set/07 · Editado por: gualtersouza
    · votar


    Pink floyd super fã
    Bom gosto o seu. Imagino que queira tocar como o Gilmour...
    Fiz uma Strato a partir de uma Strato americana desmontada no atelier de um luthier conhecido meu. O que posso te dizer é que não há muitas peças numa Strato e o desenho é facilitado se comparado a outros modelos de guitarra. A dificuldade está em dar a forma (trabalho braçal) e precisão nas medidas (que implica em pesquisa, planejamento, cuidado, paciência, ferramentas adequadas e nenhuma precipitação). Há um material sobre o luthier e sua arte num endereço 4share que já foi postado algumas páginas atrás... pesquise esse string "4share" que creio que você encontrará bastante material útil. Leia bem antes de começar.

    Te sugiro vir com perguntas mais concretas, pois listar as peças de uma guitarra é pouco prático e quase inútil, e essa informação existe na internet às pencas.
    Se você quer fazer uma Strato, talvez eu possa te ajudar, mas minha experiência se restringe a uma guitarra: a minha. Te sugiro começar a pesquisar madeiras, aplicações, faça amizade nas lojas de peças de instrumentos, veja quem atende os luthiers, ver preços, etc... não compre nada antes de apresentar suas dúvidas ao forum. Depois decida. Se agir interativamente você poderá aproveitar melhor o forúm.
    Os mestres Bertola, Seiji, Soulface, principalmente, são os que possuem a técnica e a experiência para te guiar.
    Espero haver ajudado.
    Abç.

    kiki
    Moderador
    # set/07
    · votar


    http://www.4shared.com/dir/1776809/47eb7b5f/sharing.html
    achei o endereço do 4shared que o gualtersouza disse

    eu tava num outro comp ontem, não tinha o link salvado lá.
    entre e se esbalde, esse material é preciosíssimo. tem projetos das guitarras (desenhos técnicos, extremamente necessários) e livros de luthieria excelentes.

    alfredmad
    Veterano
    # set/07
    · votar


    kiki

    Muito boa essa coletânia de materiais.
    Vai ajudar demais!

    Vlw

    kiki
    Moderador
    # set/07
    · votar


    alfredmad
    essa pasta 4shared foi montada por um pessoal aqui do forum (nem sei dizer quem, achei num tópico do baixo). excelente material.

    se alguem souber quem são os organizadores, diga aqui, que eu gostaria de agradecer tambem.

    jr sound
    Veterano
    # set/07
    · votar


    kiki

    muito bom mesmo também quero aproveitar para agradecer tu e quem organizou...parabéns,valeu.....

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Peças para construção