afinação não bate - luthieria

Autor Mensagem
luiz_sjrp
Veterano
# ago/07
· votar


kiki

Vou encomendar uma LP com você. Hahahahahahahaha.

kiki
Moderador
# ago/07
· votar


luiz_sjrp
puxa, acho que já é o terceiro que diz que quer encomendar comigo. se eu virar luthier, não passo fome. mas vou ser um luthier barato, que minhas guitarras tem um acabamento "diferenciado"... (a escala é ondulada, o braço é deslocado, etc.)

nobre
Veterano
# ago/07
· votar


bom amigos do fcc, vim informar-lhes que levei minha tele pra regular.

fiz uma regulagem geral, tensor, nivelamento de trastes, oitavas. voltou bem melhor. ainda não tá 100% (ainda não chequei com o afinador eletronico pra saber como ficou exatamente), mas já dá pra tocar blackbird sem precisar de uma afinação especial. e a ação das cordas diminui bem.


boa ! =)
eae oq o luthier disse do seu projeto ? o q poderia ta causando a diferença na afinaçao, imprecisao da escala msm ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/07
· votar


kiki
Cara, que bom que tudo deu certo.
Bem, como já sabemos, instrumentos temperados e que não usem os sistemas Novax ou Buzz Feiten, tem mesmo discrepâncias na afinação. Procure reparar onde (em que notas e acordes) elas se encontram e tente minimizá-las.
Abç

kiki
Moderador
# ago/07
· votar


nobre
bom, disse que minha escala tá levemente ondulada. acho que o principal é isso.
o principal que foi feito foi nivelar a escala, que permitiu baixar as cordas. isso já deu uma boa diferença na afinação. além disso, eles regulam as oitavas com mais precisão, pois eles tem afinador de ponteiro. além disso, com as cordas mais baixas dá pra regular melhor.
no fim, acho que é o conjunto de tudo isso que dá o problema. ainda vou fazer um teste com o afinador eletronico pra ver melhor como ficou, mas dá pra sentir tocando diferença. já não fico mais tempo afinando que tocando.
eu peguei ela bem no fim do expediente (18h), nem deu pra ficar perguntando muitas coisas, acabei esquecendo de perguntar mais sobre isso da afinação.
um dos caras lá achou muito engraçado o nome telekiki, ficou falando toda hora.

Mauricio Luiz Bertola
Bem, como já sabemos, instrumentos temperados, tem mesmo discrepâncias na afinação.
sim, isso eu sei.

e que não usem os sistemas Novax ou Buzz Feiten
não, isso eu não sei. nunca tinha ouvido falar!
vou dar uma pesquisada pra ver o que é.

valeu!

kiki
Moderador
# ago/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
www.novaxguitars.com
http://www.novaxguitars.com/images/Sales_Expression_horz2.jpg
isso realmente funciona? como faz pestana numa dessas?
huahauhau
dificil deve ser construir essa escala... se errar sai pior que a encomenda.

www.buzzfeiten.com
esse parece mais de precisão. mas não entendi exatamente o que ele faz.

por hora, estou satisfeito com a minha tele quase precisa mesmo.

Ultra.Fuzz
Veterano
# ago/07 · Editado por: Ultra.Fuzz
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Era sobre esse sistema das Novax (e coisas similares) que eu estava falando em outro tópico.

O Soulface citou o CFS (e até postou fotos), na falha da memória até achei que fosse este o nome mas estranhei os fretes "ainda muito retos".

"Talvez" o fato d'eu ter dito que os fretes vão "se curvando progressivamente" não tenha ajudado a precisar realmente.

kiki
Pois é, parece bem estranho pra tocar. Tem alguns vídeos no youtube, principalmente de baixistas, tocando instrumentos com sistemas deste gênero. De qualquer forma supostamente é mais confortável...

kiki
Moderador
# ago/07
· votar


Ultra.Fuzz
é, mas baixo acho que é mais tranquilo. imagino pra fazer acordes nesses trastes "curvados" como deve ser complexo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a afinação não bate - luthieria