Como palhetar isso?

    Autor Mensagem
    Kleber Blacklock
    Veterano
    # ago/07


    Não sei colocar tablatura aqui, então vou tentar explicar o lick:
    - na mizinha casa 3;
    - na si casa 6;
    - na sol full bend na casa 5;
    - na si casa 3...
    Aí, volta no começo e vai repetindo várias vezes bem rápido...
    Devo começar palhetando na mizinha para cima, seguido da si para cima, em seguida na sol para baixo seguida da si para baixo e assim por diante ou devo palhetar a mizinha para baixo seguida da si para cima, em seguida a sol para cima e depois a si para baixo e assim por diante?
    Sei lá, acho que consegui explicar a situação...
    Valeu!!!

    zaqueu_grunge
    Veterano
    # ago/07 · Editado por: zaqueu_grunge
    · votar



    e---3^-------------3^-------------------------------------
    B------6v------3^-----------------------------------------
    G---------5Bv--------------------------------------------
    D------------------------------------------------------
    A------------------------------------------------------
    E------------------------------------------------------


    Eu pelo menos faço assim.

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    zaqueu_grunge
    Rapá, melhor impossível!!! Queria eu saber fazer uma dessa no fórum, hehe...
    Você matou a pau minha dúvida... Não sabia se começava com duas para cima e em seguida mandava duas para baixo ou se fazia do jeito que você aconselhou...
    Valeu pelo suporte!!!

    zaqueu_grunge
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Kleber Blacklock
    heheh, blz
    o/

    Daniel_rsf
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Galera to com a mesma dúvida mas mais profunda... na paletada alternada por exemplo, tipo quando eu to tocando um lick com 3 notas em cada corda, que vai descendo... na hora de passar pra corda debaixo eu nunca consigo paletada pra cima, é sempre pra baixo
    vou dar exemplo

    e--------------------------------------------------------------------- ------------------------------
    B--------------------------------------------------------------------- ------------------------------
    G--------------------------------------4^-5v-7^----------------------- -----------------------------
    D--------------------------4^-5v-7^----------------------------------- -----------------------------
    A--------------3^-5v-7^----------------------------------------------- -----------------------------
    E--3^-5v-7^----------------------------------------------------------- ----------------------------

    Isso n tem problema? não vai prejudicar minha velocidade? existe algum guitarrista experiente que toque assim tbm? hahaha

    ALF is back
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Daniel_rsf
    tem mta gente com esse vicio cara...se vc quiser tentar entrar no guiness por ser o cara q faz mais notas por segundo, vc terá q perder essa mania...mas se vc quiser tocar guitarra, nao precisa ficar se bitolando com isso...mas apenas saiba q vc está fazendo errado...está teimando...o certo é alternar TODAS as palhetadas, com exceção dos sweeps em arpejos rapidos (pq ai querer alterna-los chega a ser burrice) e pros casos q vc queira empregar alguma pegada diferente com ataques todos palhetando pra baixo...
    se eu fosse vc, passaria q palhetar alternando nesse exemplo...é uma mania facil de perder embora nao pareça...nao custa nada fazer certo...mas se nao conseguir, nao tenha medo nem vergonha de sweepar...o som sai igual!
    abç

    Daniel_rsf
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: Daniel_rsf
    · votar


    ALF is back

    Cara obrigado era exatamente isso que eu tava precisando saber hehehehe

    Então vo continuar tentando me corrigir... até pq agora que comecei se parar fico confuso, já que quando toco sem pensar eu fico travado pq fico indeciso sem saber se faço pra baixo ou pra cima xD
    hahahahaha
    Não pretendo quebrar record, mas fazer um shredzinho básico ;D

    Daniel_rsf
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    ALF is back

    Cara e no exemplo que o zaqueu_grunge colocou, a mesma coisa? Melhor alternar naquele caso tbm?

    ALF is back
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Daniel_rsf
    kkkkk
    é entao vai precisar alternar sim!
    no exemplo dele, dependendo da velocidade q vc vai vazer, vale mais a pena sweepar...se for fazer devagar da pra alternar...to te falando como eu faço...automaticamente, se for devagar eu alterno...se for rapido eu sweepo...mas nem paro pra pensa: "po esse ta rapido, vou sweepar"...é algo automatico mesmo...o objetivo é facilitar a sua vida...é pra isso q serve a tecnica, tanto alternada quando sweep, pra te adiantar o lado! entao o q lhe for conveniente, use! a regra é bem purai! rs

    Guitar_Rock
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    ALF is back
    Mas no caso do Daniel_rsf ali, aquele modo de palhetar, não seria uma forma de sweep também, onde se aproveita o sentido da palheta sempre?
    Tenho essa dúvida, pois acabo palhetando assim também e sinto que a precisão fica afetada.

    Vinnas
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Não há problema algum em usar sweep pra escalas, jazzistas fazem isso há tempos, idem Gambale e John Sykes.
    Qto à duvida inicial, eu usaria algum hammer-on, para mim funciona como um recurso para ampliar o tempo de a palheta chegar na corda.

    Daniel_rsf
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: Daniel_rsf
    · votar


    No caso eu tava fazendo paletada sem alternar... poooo pra fazer paletada econômica, sweepando... deve ser mais complicado ainda! hhahahahaha tem que dominar mto bem o sweep antes né...

    Drinho
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: Drinho
    · votar


    Isso n tem problema? não vai prejudicar minha velocidade? existe algum guitarrista experiente que toque assim tbm? hahaha

    Edu Ardanuy toca assim
    Frank Gambale toca assim
    Eu toco assim =P... só não sou um guitarrista bom e experiente ....

    alternar na mudança de corda é coisa de portugues hehehehe

    Arimoxinga
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    ALF is back
    Daniel_rsf

    eu palheto exatamente assim! só que para subir eu alterno tudo. acho que não existe errado ou certo nisso não!
    Agora se quer nivel Michael angelo batio tem que mudar kkk

    Vinnas
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Retirei isso de um grupo de discussão (ñ é minha opinião):

    "Sobre usar o "economy picking" (que é fazer sweep na mudança de corda em escalas), acho que não é muito legal pois altera bastante a sonoridade, na minhã opinião, pra pior na maioria das vezes.

    Tem frases rápidas que soam legais mesmo só se for palhetando tudo e alternando. A alternada, pra mim, tem uma sonoridade muito mais legal em frases de escala do que quando se utiliza economy...isso considerando uma técnica boa de alternada, obviamente.

    Além disso, a alternada dá um senso "ritmico" muito melhor pro cara tocar na maioria das vezes... (grifo é meu)


    Digo isso porque fazia todas as minhas frases só com "economy" por instinto e por achar mais fácil...depois comecei a fazer aula com o Andre Hernandes e o cara me mostrou a importância de dominar a alternada.

    Depois de alguns meses praticando só alternada virou natural pra mim e só uso as palhetadas no mesmo sentido para arpejos...( o sweep mesmo).

    Tem muito som do Vinnie Moore, por exemplo, que vejo a galera usar economy mas que ele faz com alternada e dá pra sentir bem a diferença no som..."

    Daniel_rsf
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: Daniel_rsf
    · votar


    Vinnas

    Cara vc me convenceu a realmente deixar de moleza e aprender o "certo" xD

    ALF is back
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Vinnas
    Daniel_rsf
    exatamente...a palhetada alternanda na mudança de cordas tem outra sonoridade...na realidade, ela soa mais redondinha...reparem nas fritadas do Pretrucci...fica tudo bem limpinho, homogeneo...quando vc sweepa nessa mudança, a segunda palhetada pro mesmo sentido tende a ser mais forte...tira um pouco dessa homogeneidade...claro q isso se trata de minimos detalhes...na minha opiniao, alternar nas mudanças de cordas te da mais velocidade pq vc nao precisa pensar mto dps q acostuma...naqueles solos q vc tem q fazer 3 notas numa corda, 2 notas na corda de baixo, 1 nota na de cima, 3 na de baixo e etc, vc tem mais autonomia...é uma questão de costume mesmo...quem prefere sweepar vai dizer q sweepar da mais velocidade...e quem prefere alternar vai defender essa tecnica, pq cada grupo ta acostumado com uma coisa...entao no fim o q sobra de argumento sólido é mesmo a sonoridade mais homogênea...
    o Petrucci alterna até alguns arpejos rapidos! ai ja acho exagero!

    Vinnas
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    O certo que tu falas seria o alternate? Eu uso as duas técnicas, 95% das vezes sendo alternate. Mas na verdade, raramente em sequencias rapidas eu me atenho a tocar 100% de notas palhetando. Sempre tem hammers/pulls no meio.

    Guitar_Rock
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Eu uso essa técnica de sweep por influência de um professor e sinto que isso prejudica na precisão, além da sonoridade, como o ALF is back mencionou. Sinto que como tu sempre aproveita o sentido da palheta, as vezes sai meio "preguiçosa" as descidas e subidas de escala, além de dar uma leve embolada no som, mas claro que com muito treino isso é corrigido (não é meu caso).


    Vinnas
    No caso de subir e descer uma escala por exemplo, usando hammers/pulls, tu utiliza a alternada também?

    Vinnas
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Guitar_Rock, quando se trata de subir ou descer a escala inteira, recaindo em padrões de 3 notas/corda, em geral utilizo alternate. Tipo o solo de Warheads do Extreme, que é todo palhetado, ali só sai mesmo com o A.P. Utilizo mais hammers OU o 'economy' quando os padrões são mais intricados.

    Quando eu quero fazer alguma frase que tenha que subir rápido (do grave pro agudo), com um timing mais free, utilizo 'economy'.

    P ex. no video abaixo, o run que começa em 2:05 (sobre penta) é feito usando 'economy picking'.



    renatocaster
    Moderador
    # jun/12
    · votar


    Economy picking...esse usa e abusa do economy.



    Daniel_rsf
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Uma coisa que pra mim é difícil meeesmo fazer alternado é essa parte aqui...



    e--------------------9^----------------------------------------------

    B---------------9^------12v---9^-----------------------------------

    G------11b^--------------------------11bv-------------------------

    D--------------------------------------------------------------------- -

    A--------------------------------------------------------------------- -

    E---------------------------------------------------------------------


    E isso se eu não me engano... acho que meu professor me ensinou assim mesmo O.o
    O legal num caso desses era sweepar né?

    Daniel_rsf
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    VocÊs tem alguma dica para ajudar quem tá acostumado a fazer o errado, sem alternar, a se educar a alternar sempre sem ter que parar pra pensar nisso?

    Guitar_Rock
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Vinnas
    Pô, muito legal esse solo, parabéns!
    Que equipamento tu usou?

    Daniel_rsf
    Esse jeito de palhetar o lick, ao meu ver, é sweep (me corrijam se eu estiver errado) e é como eu fazia. Nesses tipos de licks eu perdi o vício e estou conseguindo alternar. Neste caso acho que o certo seria:

    e--------------------9v----------------------------------------------

    B---------------9^------12^---9v-----------------------------------

    G------11bv--------------------------11bv-------------------------

    D--------------------------------------------------------------------- -

    A--------------------------------------------------------------------- -

    E---------------------------------------------------------------------

    ALF is back
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: ALF is back
    · votar


    Daniel_rsf
    tem um exercicio q eu bolei justamente pra perder esse vicio pq ja enfrentei esse problema...ele é mto eficiente mesmo...mas o tempo dele é meio complicado de pegar no metronomo...é descompassado...olha só

    e|------------------------------9---12---11---9----------------------- --------|
    B|-------------9---10--12--------------------------12---10---9-------- ------|
    G|-9---11------------------------------------------------------------- 11---9--|
    D|-------------------------------------------------------------------- ------------|

    colcheias em todas as notas, menos na ultima (casa 9 ali da corda G)...ali vc usa semicolcheia...vai dar no contratempo...
    nem preciso dizer q a palhetada é 100% alternanda ne? rs
    note q em cada repetição q vc fizer, a palhetada vai cair invertida em cada ciclo...para tirar a prova, comece palhetando a primeira pra baixo...quando for repetir o ciclo, a palhetada da mesma nota, no mesmo lugar, terá q ser pra cima...se nao for, vc errou alguma palhetada!

    Daniel_rsf
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    ALF is back

    Cara obrigado! :D

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como palhetar isso?