Definindo o que eh ter pegada!

Autor Mensagem
makumbator
Moderador
# ago/07
· votar


rafagg

Acho que o problema na sua colocação é achar que APENAS A FORÇA responde pela pegada, mas todos aqui citaram n outros fatores que influenciam a pegada(inclusive não só na mão da palheta, mas na outra também).

Mentzer
Membro Novato
# set/14
· votar


Pessoal, vocês têm alguma dica para "melhorar" a pegada?
Eu ando ouvindo umas gravações minhas e elas parecem meio sem vida, entendem?

Sem levar em conta equipamento, que dicas vocês dariam para mim?

Obrigado!

makumbator
Moderador
# set/14
· votar


Mentzer

treinamento focado no problema. Estudo de vibrato, entre outros.

MatheusRich
Membro
# set/14
· votar


Só pra enriquecer o tópico:


Rachmaninoff
Veterano
# set/14
· votar


Mentzer
Pessoal, vocês têm alguma dica para "melhorar" a pegada?
Sem levar em conta equipamento, que dicas vocês dariam para mim?

Vá no YouTube e procure vídeos de guitarristas que você gosta (preferencialmente "grandes nomes", caras consagrados), e observe as articulações que eles usam, a forma como eles tocam. Mas assista muitos, muitos vídeos, até que você comece a se acostumar. Com o tempo, você vai internalizar as nuances e começar a fazer também.

Pegada é "manha", não tem nada a ver com força... força é só um dos "coloridos" que você pode dar ao som. E quanto a equipamento, compre o melhor que você tiver condições, e seja feliz com ele.

Estudante eterno
Membro Novato
# set/14 · Editado por: Estudante eterno
· votar


Como os amigos já citaram aqui, a "palavra mágica" é dinâmica!

Porém meu professor dizia algo interessante sobre isso...
Ele me passou um exercício de tríades com saltos de cordas, e falou para executar palhetando com força! Pois se você se acostuma/ consegue tocar com força, é fácil variar a dinâmica entre tocar fraco e forte, já se você está acostumado a palhetar como uma menininha de 10 anos...

Obs: Nada contra guitarristas mulheres

MesaqueNF
Veterano
# set/14
· votar


Pegada é algo difícil de se definir porque é algo volátil ou até mesmo Genérico, de onde as outras coisas partem.

Que não deve seguir padrões ou fórmulas, que não é a somatória de técnicas, teorias e equipamentos.

Pegada é algo abstrato (sentimento e percepção) que se "materializa"
em ondas sonoras.

Independe de se X músico faz um som que te agrade, ELE TEM PEGADA SIM!

É "insano" (no melhor sentido da palavra) quem tenta definir o que é PEGADA. Porque pegada é o que define o que você é!...

Não existe essa de "tem pegada", "não tem pegada" .. (para mim)
Todos tem pegada, seja ela fluida ou trastejante, clara ou embolada, rítmica ou atravessada...Não importa...

o que importa (para mim) é que pegada é a materialização dos sentimentos, percepções, desejos e tudo o que está ligado à personalidade do indivíduo...

Brushy One String tem pegada! Pode não ser técnico o suficiente, nem agradar às massas, mas é inegável que ele tem pegada! Pois ele consegue se expressar, da maneira dele!...

Mentzer
Pessoal, vocês têm alguma dica para "melhorar" a pegada?
Sem levar em conta equipamento, que dicas vocês dariam para mim?


Cara, para você eu digo:
Estar em paz consigo mesmo e com os outros... ou não,
Valorizar os extremos dos sentimentos...
Saber identificar a DINÂMICA!!! no contexto sentimental
e entender como outros músicos conseguem canalizar isso e
expressar em forma de som... é minha dica...

TulioGuita
Membro Novato
# set/14
· votar


Ter pegada é saber EXPRESSAR seu som em determinado momento da música. Essa expressão pode variar, entre frases com mais 'violência' ou mais suavidade, seja em um solo ou uma simples base. Fim.

renatocaster
Moderador
# set/14
· votar


Rachmaninoff

Vá no YouTube e procure vídeos de guitarristas que você gosta (preferencialmente "grandes nomes", caras consagrados), e observe as articulações que eles usam, a forma como eles tocam.

Comece por Marty Friedman. Não, pera!

Rachmaninoff
Veterano
# set/14
· votar


Segue aí uma listinha não-exaustiva de alguns caras com pegada notoriamente monstruosa, pra você já ter por onde começar:

- anos 60: Jimi Hendrix;
- anos 70: Ritchie Blackmore;
- anos 80: Randy Rhoads;
- anos 90: Dimebag Darrell
- anos 00: Guthrie Govan.

Quem não concordar, faça sua lista!

Lelo Mig
Membro
# set/14
· votar


"Definindo o que é pegada"

Com todo o respeito as opiniões postadas, se há uma coisa em guitarra que é impossível definir é justamente pegada!

Esse moleque do vídeo, falou, falou, tentou mostrar, fez poses de fodão, falou de novo, mostrou de novo, e não definiu poha nenhuma....kkkk

d.u.n.h.a.
Veterano
# set/14
· votar


MatheusRich
Ahhh o youtube...

Nunca falha em me garantir boas risadas.

Casper
Veterano
# set/14
· votar




led123_del321
Veterano
# set/14 · Editado por: led123_del321
· votar


Até que dá sim pra tentar dar uma definição básica... Além da dinâmica, que muitos falaram aí, tem outro detalhe tão importante quanto.

No meu entendimento, "pegada" seriam as formas como você usa a dinâmica e as formas como você usa o tempo, basicamente. Saber "usar" o tempo não é só conseguir tocar dentro do tempo, mas também saber formas de tocar fora dele, sem desandar a execução.

Isso vale não só pra qualquer instrumento, mas pra regência, composição etc. Eu pelo menos, quando componho - e acredito que seja assim com todo mundo - componho já imaginando ao mesmo tempo - ou até mesmo antes de começar a compor - a pegada que eu quero que ela tenha. No que diz respeito à execução, pegada é "conseguir" usar o corpo pra reproduzir o que tá na sua mente, especialmente em relação à dinâmica e ao tempo.

Slegin
Veterano
# set/14 · Editado por: Slegin
· votar


Ter pegada é tocar uma música de guitarra que possui como característica principal o pedal de expressão wah wah, em um violão - e mandar super bem:



Pegada é a energia vinda do seu estado de espirito, que alimenta as cordas do seu instrumento.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Definindo o que eh ter pegada!