Dúvida sobre armadura de clave

    Autor Mensagem
    bluesykid
    Veterano
    # ago/07


    e aew gente! blzzz???
    é o seguinte...
    ...tm-se uma armadura de clave em Mi maior... e lá aparece um monte d sustenidos em algumas notas. isso significa q todas as notas q estão com os sustenidos serão SEMPRE meio tom acima????

    briga~dao! abraço!

    james_the_bronson
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    bluesykid

    Sim...

    Serão todos sustenidos ( Fá, Dó, Sol e Ré ), a menos que tenha um bequadro indicando na partitura...

    Lembrando que a alteração vale para todo o compasso: Ou seja, se aparecer um Sol bequadro no primeiro tempo de um compasso, e depois um Sol sem nenhuma alteração, esse último Sol também será bequadro...

    bluesykid
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    yeeeeei! ^^
    vlw!!

    Viniciuz
    Membro Novato
    # fev/14 · Editado por: Viniciuz
    · votar


    Aproveitando esse tópico, estou com a mesma dúvida, pelo que entendi todas as notas que estão em sustenidos na armadura de clave, serão sempre sustenidos certo? e isso equivale a todos os compassos certo?

    Porem quando for usado o bequadro o acidente é anulado, isso se aplica apenas á aquele compasso do bequadro ou a todos em seguida? e se caso quiser voltar a nota acidente, será usado um sustenido mesmo ou sera repetido a clave com a armadura de clave(se for possivel)?

    makumbator
    Moderador
    # fev/14 · Editado por: makumbator
    · votar


    Viniciuz

    pelo que entendi todas as notas que estão em sustenidos na armadura de clave, serão sempre sustenidos certo? e isso equivale a todos os compassos certo?

    Sim, os acidentes na armadura valem para todas as notas de mesmo nome (portanto para qualquer oitava) e por todo o trecho compreendido pela armadura de clave. A mesma só será cancelada por completo com uma alteração para uma nova armadura de clave. Se não houver uma alteração desse tipo ela vale até o fim da música.

    Porem quando for usado o bequadro o acidente é anulado, isso se aplica apenas á aquele compasso do bequadro ou a todos em seguida?

    Apenas no compasso (e só a partir do aparecimento do acidente) e na mesma oitava oitava do bequadro (ou qualquer outro acidente).

    Lembre-se que ele nesse momento atua como um acidente ocorrente, e seu funcionamento está portanto vedado ao compasso em questão.

    e se caso quiser voltar a nota acidente, será usado um sustenido mesmo ou sera repetido a clave com a armadura de clave(se for possivel)?

    Pode ser usado o que se chama de acidente de precaução (ou de cortesia) que é um acidente que meramente confirma a alteração que aquela nota já receberia pelas regras mesmo sem ele ser colocado. É algo apenas para dar a certeza ao leitor de que se trata naquele ponto do acidente tal.

    Mas não é obrigatório ter o acidente de precaução, pois ele é opcional.

    Viniciuz
    Membro Novato
    # fev/14 · Editado por: Viniciuz
    · votar


    makumbator

    É, realmente sanou todas as minhas dúvidas, o acidente de precaução seria então isso:
    AQUI

    é repetido o acidente no compasso sucessor ao do bequadro ou no proprio compasso para não confundir o leitor, certo?

    Mas pode-se encontrar tablaturas onde a mesma armadura de clave é repetida em outros compassos por ter ocorrido alterações nos acidentes anteriores?

    makumbator
    Moderador
    # fev/14
    · votar


    Viniciuz

    Isso aí, ótimos exemplos. O bemol no si do compasso 2 do primeiro pentagrama é acidente de precaução (pois ele já seria mesmo bemol por conta da armadura de clave)

    O segundo sustenido do segundo exemplo também é de precaução, pois o primeiro sustenido ainda valeria naquela nota, mas como a frase é um pouco mais longa foi usado novamente como precaução.

    Muitas vezes o acidente de precaução vem entre parêntesis, mas em outros casos (como nos seus exemplos) aparecem normalmente como acidentes comuns.

    Mas pode-se encontrar tablaturas onde a mesma armadura de clave é repetida em outros compassos por ter ocorrido alterações nos acidentes anteriores?

    Primeiramente, acho que você quis dizer partitura, e não tablatura.

    Não entendi exatamente sua colocação. A armadura de clave é colocada sempre no início de cada pentagrama. A não ser em certas partituras de jazz, em que alguns editores gostam de colocar a armadura apenas no início e depois não se coloca nada (ás vezes nem clave, em outras apenas a clave sem a armadura), mas as alterações continuam valendo por todo o trecho mesmo nessas edições, como uma armadura normal.

    Viniciuz
    Membro Novato
    # fev/14 · Editado por: Viniciuz
    · votar


    makumbator

    Primeiramente, acho que você quis dizer partitura, e não tablatura.

    Isso, foi um pequeno erro meu.

    O que quero saber é se é comum a repetição da armadura de clave em outros compassos, não sendo então no começo da partitura, e se pode haver uma mudança de armadura de clave.

    makumbator
    Moderador
    # fev/14 · Editado por: makumbator
    · votar


    Viniciuz
    O que quero saber é se é comum a repetição da armadura de clave em outros compassos

    Sim, a regra (com exceção das edições de jazz que comentei) é ter a armadura escrita em TODOS os pentagramas (no primeiro compasso de cada um).

    e se pode haver uma mudança de armadura de clave.


    Sim, claro. As armaduras são alteradas quando há uma modulação na música. Nesse caso entra uma nova armadura no compasso em que ocorre a modulação, e partir desse ponto ficam canceladas as alterações da antiga armadura e passam a valer apenas as alterações da nova. Uma mesma música pode ter dezenas de modulações, cada uma com uma nova armadura de clave apresentada.

    Viniciuz
    Membro Novato
    # fev/14
    · votar


    makumbator

    Obrigado por esclarecer minhas dúvidas.

    makumbator
    Moderador
    # fev/14
    · votar


    Viniciuz

    Beleza!

    Marco A. SDD
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    acho q é a décima terceira armadura de ouro :D

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre armadura de clave