captador capta som da madeira?

Autor Mensagem
Soulface
Veterano
# ago/07
· votar


kiki
Eu até tenho uns 3, 4 corpos depenados lá em casa...
Mas não tenho diapasão! hauehuaheuhaeuhauehhuaea
Semana q vem eu vou estar bem sossegado pq vou estar de folga no trabalho.
Aí vou ver se consigo fazer algo do tipo.

kiki
Moderador
# ago/07
· votar


Soulface
voce, que é um cara esclarecido luthieristicamente, sabe responder a seguinte questão:
como um captador magnético capta som de corda nylon?

juro pra voces, meu irmão comprou um captador magnético para violão, daqueles baratinhos que encaixa na boca, e ele capta som de nylon. na época eu nem entendia nada disso, mas percebemos depois que num violão de aço pegou muito mais osm.

essa questão fica também pros demais colegas, que tanto esclareceram este tópico.

Humans Being
Veterano
# ago/07 · Editado por: Humans Being
· votar


kiki
e ai brow ... então cara, esses dois meses (agosto e setembro) tenho show com a banda todos os finais de semana, e durante a semana trabalho ... vai ficar dificil de eu ter um tempinho pra desmontar a guita e fazer a experiência ... pra ter noção estou trocando as cordas na passagem de som ...

mas quando sobrar um tempo eu faço a experiência e te dou um toque ...

kiki
Moderador
# ago/07
· votar


Humans Being
não esquente, isso nao tem pressa. é um conhecimento pra vida.


esse video é interessante. antes da visita à gibson, eles fazem uma retospectiva da guitarra, falam um pouco como funciona.

tem uma hora que mostra uma das primeiras guitarras, que era um violão com captador, e diz que a vibração da caixa acustiva fazo cap vibrar.

TG Aoshi
Veterano
# ago/07
· votar


kiki
Bom ainda não vi o vídeo, mas talvez esse cap seja meio que um piezoelétrico

kiki
Moderador
# ago/07
· votar


TG Aoshi
não é, então. é magnético mesmo.

ele diz que nas primeiras guitarras, que são violões com captador, o som da corda "mexe" no campo magnético dos ímãs, e a ressonancia na caixa faz o captador vibrar.

Henrique S.
Veterano
# ago/07
· votar


Nao li tudo uhshushushu
mas acho que os caps captam a vibraçao das cordas que vibram atraves de ressonancia por isso, nao tem como captar atraves dos proprios fios da bobina como ja vi alguem dizer, pois sao fios esmaltados..

kiki
Moderador
# ago/07
· votar


Henrique S.
então, pra esse fenomeno vale a teoria do nosso amigo TonyMad.

GAMMOTH
Veterano
# ago/07
· votar


Aô, galera. Pensei que isso já era consenso aqui. Apesar de ir contra alguns preceitos básicos que colocaram na nossa cabeça, ele capta som oriundo de vibrações de materiais não ferro-magnéticos!

Proponho outro teste:
1-Liguem a distorção para aumentar o ganho do sinal.
2-Coloquem um delay com bastante mix (level), e repetição de preferência com bastante tempo.
3-Dêem um berro no captador.
4-Tua voz vai sair repetindo no ampli.

Andei procurando se o som (onda mecânica) pode causar variação no campo eletromagnético, mas não encontrei nada. Mas seria estranho pensar assim, pois se assim fosse, um vento poderia intervir na emissão de ondas eletromagnéticas do rádio.

Meu palpite recai sobre o fato de que nossa voz, ou qualquer outro som mais forte, faz com que o ímã ou a bobina se mova alterando o campo magnético do captador. E isso gera o sinal que vai para o ampli.

Mas, denovo, o fato do captador estar parafusado no corpo do instrumento não altera o modo como ele "lê" as variações!

Humans Being
Veterano
# ago/07
· votar


vou alem do teste da distorção e delay que o GAMMOTH disse ...

pega o seu celular q tenha mp3, coloque pra rodar um som qualquer e coloque na frente do captador ... o capatador passa a funcionar com um microfone, mandando o som para o seu amplificador ... sempre faço isso em ensaios quando temos duvidas em alguma parte da musica, e não temos outro dispositivo pra reproduzir a música (quebra um galho) ...

não entendo nada sobre essas coisas, mas sei q o som vindo do celular não tem nada a ver com a vibração das cordas ... logo o captador capta sons q não seja o da vibração das cordas ...

abç

kiki
Moderador
# ago/07
· votar


Humans Being
não entendo nada sobre essas coisas, mas sei q o som vindo do celular não tem nada a ver com a vibração das cordas ... logo o captador capta sons q não seja o da vibração das cordas ...

na verdade pode ter um pouco sim. se for em mp3, deve ter um falante, que tem um ímã no fundo. todo falante tem (fone, caixa de som).

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a captador capta som da madeira?