Sobre MDF, Aglomerado e Compensado

Autor Mensagem
kiki
Moderador
# ago/07
· votar


ressucitando o tópico, por que acho que tem gente precisando ler.

_Kevin_
desculpe, não havia visto sua pergunta antes. não sei dizer.

milton demarchi
Veterano
# mai/10
· votar


o que aconteceria se ao invez de usar compensados normais nas guitarras de baixo custo, se usasse a tecnologia dos shapes de skate?

JJJ
Veterano
# mai/10
· votar


milton demarchi
o que aconteceria se ao invez de usar compensados normais nas guitarras de baixo custo, se usasse a tecnologia dos shapes de skate?


Você poderia colocar rodas na guitarra e usá-la como skate também. 2 em 1!
.
.
.
.
.
.
.
Desculpa, cara! Não resisti!
uhauhauhauhauhauhauhauahua

vini_willers
Membro Novato
# set/14
· votar


Boa noite pessoal. Tenho uma squier california series e estou na dúvida se ela é de mdf. Eu estive lixando a parte traseira dela para ver a madeira. Primeiramente não pareceu compensado. Mas ela solta muito "pó", os parafusos da tampa traseira já não parafusam mais direito também. Essas características são do MDF mesmo? Ou pode ser basswood?
Sou leigo, desculpe pela ignorância mas fiquei encasquetado com isso.
Valeu.

Edson Caetano
Veterano
# set/14
· votar


vini_willers
Consultei uns fóruns gringos para você, (Fendergate, FenderTalk) e em ambos a dúvida pairou, o mdf (plywood) é usado na china com certeza, onde é fabricada está squier Califórnia, mas não acho que a fender faria isso, vou ficar inconformado kk

Uma informação mais consistente, seria que ela tem o corpo de "agathis" (http://www.agathis.info/guitars.php), é uma madeira usada em guitarras low cost

Os parafusos ficarem frouxos é comum em qualquer madeira, se ficar muito ruim um luthier faz o enxerto e refaz a furacão, mole... E para de lixar isso aí, se for mdf vai expor este material que como deve saber se pegar umidade vai pro saco

Está curtindo a guita? É isso que importa viu

clguitar
Membro
# set/14
· votar


É basswood

ogner
Veterano
# set/14
· votar


vini_willers
não parafusam mais direito também
Quebra uns pedacinhos de palito de fosforo e coloque dentro do buraco do parafuso.

Headstock invertido
Veterano
# set/14
· votar


Até onde sei, MDF não é uma madeira, é um modo de processamento. Pode existir MDF de qualquer tipo de madeira: MDF de mogno, MDF de ash, MDF de basswood, etc.

É basicamente várias lâminas de madeira mesmo coladas e prensadas.

A grande maioria das guitarras de baixo custo são feitas com vários pedaços de madeira maciça coladas. Obviamente não são muitas peças, então não sei se se enquadraria nisso.

Mas o que muita gente imagina é aglomerado, que é diferente. Este sim, se trata de madeira moída e usinada.

Creio que sua guitarra (ainda mais por se tratar de uma subsidiária da Fender) seja fabricada com madeira mesmo. Várias peças coladas, mas madeira mesmo.

Mas enfim, não sou expert em nada do assunto e posso estar falando besteira.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/14
· votar


Headstock invertido
É basicamente várias lâminas de madeira mesmo coladas e prensadas.
Isso NÃO é MDF, mas sim compensado...
MDF é a sigla de Medium Density Fiberboard, que significa placa de fibra de média densidade, e é um termo em inglês. MDF é uma sigla internacional e é um material oriundo da madeira, fabricado com resinas sintéticas. Ou seja, pó de madeira e produtos químicos aglutinantes.
A grande maioria das guitarras de baixo custo são feitas com vários pedaços de madeira maciça coladas
Em sentido horizontal (ou seja, não é compensado), portanto, nada tem à ver com compensado ou MDF. É apenas um bloco de madeiras emendadas.
Aglomerado é serragem prensada com cola. Nada mais.
Edson Caetano
o mdf (plywood) é usado na china
MDF NÃO é "plywood"; que é uma das designações em inglês para compensado.
"agathis"
É uma madeira asiática que serve para corpo de instrumentos como várias outras. É usada em instrumentos "baratos" (outros nem tanto), por ser relativamente abundadnte.
Abçs

Headstock invertido
Veterano
# set/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Muito obrigado pela correção. Eu juro que escrevi todo o post confundindo MDF com compensado. Não sabia a diferença, sempre achei que eram a mesma coisa. Bom saber.

Edson Caetano
Veterano
# set/14
· votar


Eu fui na mesma... MDF É MDF, seria uma versão moderna dos antigos aglomerados, que desmanchavam e o plywood é o compensado são placas de madeira colada de maneira horizontal, geralmente lâminas e prensadas

Mas enfim, de plywood fazem guitarras mas e de MDF?

JJJ
Veterano
# set/14 · Editado por: JJJ
· votar


Edson Caetano

Acho que MDF esfarela muito... Os parafusos iam soltar. Acho que não tem.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/14
· votar


Edson Caetano
JJJ
Sim, fazem-se guitarras com esse material inadequado. As antigas Hohner Rockwood eram feitas assim...
Abçs

JJJ
Veterano
# set/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
As antigas Hohner Rockwood eram feitas assim...

Não sabia. Até achei um vídeo dela pra quem estiver curioso.

http://vk.com/video-15090326_164408661

Parece uma guitarra normal... rs

vini_willers
Membro Novato
# set/14
· votar


Obrigado pelas respostas pessoal. O som dela está bom, só fiquei meio atucanado com essa dúvida mesmo hehe

Seja de MDF ou Compensado ou madeira mesmo, o que importa é curtir o instrumento, mesmo que não seja tão bom assim. Com o tempo compro uma melhor :D
Abraços.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre MDF, Aglomerado e Compensado