"As verdadeiras considerações do mercado de instrumentos "

    Autor Mensagem
    Fernando Favareto
    Veterano
    # jul/07


    Atualmente o mercado de instrumentos musicais anda muito fraco, falo isso depois de alguns meses de convivência com compras e vendas de instrumentos particulares, tanto lojas quanto as pessoas estão com os produtos “parados”, o dólar baixo realmente baixou o preço dos instrumentos musicais, muito pouco mais baixou, porem, o mercado de instrumentos particulares anda vago, os instrumentos estão sendo vendidos com preços muito baixos mais mesmo assim não são vendidos (primeira mão, mercado livre), as pessoas acabam dando preferência para as lojas e isso leva a um acumulo de equipamentos particulares, que depois não são vendidos...

    Enfim, eh um ciclo, compra-se instrumentos novos facilitando em vezes, depois quando a venda vai ser feita, perde-se muito no valor devido...

    Acho que ficou um pouco confuso,mais acho que deu pra entender a idéia...

    Comentem, abraços...

    kaus
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Fernando Favareto

    hoje em dia é mais fácil trocar equipo que vender depende muito claro

    eu queria pegar uma floyd gotoh ai me apareçe um maluco vendendo uma novinha mais as tarraxas fui lá e troquei no pau com 2 pedal e levei a gotoh pra casa

    se eu fosse vender os 2 pedais pra depois comprar a gotoh e as tarraxas certamente eu perderia muito mais

    Fernando Favareto
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    kaus

    Eh um mercado onde soh se perde (pelo menos na maioria das vezes), eh muita demanda...

    Valmick
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Cara, muitas lojas já baixaram bastante os preços.... pelo menos por aqui... não é difícil encontrar guitarras para iniciante por 300 reais....

    Tempos atrás, quando é que se conseguiria uma Condor por esse preço?

    jimmy vandrake
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Acho que uma das difculdades da comercialização dos intrumentos usados é a falta de opção de pagamento parcelado.
    O mercado de instrumentos, ao meu ponto de vista, só possue comercialização sem perdas em grandes marcas e intrumentos/aparelhos clássicos.
    Por exemplo, uma guitarra Schelter que é vendida por aproximadamente R$800,00, é adquirida do distribuidor por aproximadamente R$400,00, então voce que adqquiriu uma e pretende vendê-la provavelmente não vai conseguir mais do que R$400,00 em uma loja de instrumentos, e para vendê-la ao particular teria que ser no mínimo R$600,00 e sem oferecer opção de pagamento parcelado em 6X ou 3X, não vai conseguir vendê-la.
    Isto explica parte do que é valor agregado a marca.

    Fernando Favareto
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Acho que uma das difculdades da comercialização dos intrumentos usados é a falta de opção de pagamento parcelado.
    O mercado de instrumentos, ao meu ponto de vista, só possue comercialização sem perdas em grandes marcas e intrumentos/aparelhos clássicos.
    Por exemplo, uma guitarra Schelter que é vendida por aproximadamente R$800,00, é adquirida do distribuidor por aproximadamente R$400,00, então voce que adqquiriu uma e pretende vendê-la provavelmente não vai conseguir mais do que R$400,00 em uma loja de instrumentos, e para vendê-la ao particular teria que ser no mínimo R$600,00 e sem oferecer opção de pagamento parcelado em 6X ou 3X, não vai conseguir vendê-la.
    Isto explica parte do que é valor agregado a marca.


    Exatamente, e vender usadospara as lojas nem se pensar mesmo...

    Resumindo, o equip so tem valor na mão da loja...

    jimmy vandrake
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Fernando Favareto
    E quando se trata de grandes marcas as lojas alegam " Não estamos comprando no momento " , ou o preço é lá em baixo, mesmo se tratando de Gibsons e Fenders.

    Fernando Favareto
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Exatamente, como eu disse na sua mão eh um lixo, na deles eh ouro, mais eles vivem disso e não podemos dizer que isso é desleal...

    As pessoas também tem que aprender a ter uma visão mais critica dos produtos e buscar alternativas mais baratas no mercado anônimo, fenders e gibsons são as melhores guitarras do mercado???- sim, sem duvida, mais são as mais caras, um absurdo diríamos para uma pessoa que não é musico pagar 6.000,00 reais em uma guitarra???eh muito caro...

    Existem algumas marcas que são mais leais e possuem instrumentos ótimos e baratos, vamos colocar uma marca muito boa e custo beneficio : Jackson Jdr japonesa, partiucular se acha de 600 a 700 reais, eu mesmo paguei 500 na minha, uma guitarra muuiito boa para sempre mesmo... outras marcas também não deixam a desejar como to hands, peesimo acabamento, mais oottimma madeira....um pouco de paciência e se tem uma linda guitarra... e por ai afora, basta tesstaar e não lerr. !!!

    guilhermerizzo
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: guilhermerizzo
    · votar


    O maior problema do mercado brasileiro de instrumentos é o preço abusivo.
    Só para citar alguns exemplos, comparando com o preço nos EUA:

    Ibanez ARC 300 DVS:
    EUA = U$ 399 Brasil = R$ 1.400 reais

    Pod Live XT
    EUA = U$ 399 Brasil = R$ 1.800 reais

    Guitar Port Riff Tracker (esse é um absurdo)
    EUA = U$ 184 Brasil = R$ 1.640 reais

    Fora essas diferenças, os instrumentos "nacionais" não têm metade da qualidade dos importados.

    Somos subdesenvolvidos e não temos renda para movimentar decentemente um mercado onde os impostos e o olho grande dos lojistas fazem com que os preços sejam absurdos.

    SauloMoreira
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Falaram tudo aqui!

    Se no sudeste é ruim imagine aqui em aracaju como eh! To com uma guit querendo vender bem abaixo do que ela vale e ninguem compra! Só pra se ter uma ideia tem loja na net vendendo por 890 usada, eu to pedindo 600!! Mt gente prefere parcelar em um monte de vezes uma guit do mesmo preço na loja que nao tem metade da qualidade de uma usada desse preço

    Entregar pra loja aqui tb nem rola, só jogam o preço lá em baixo e a maioria deixa em consignação... ou seja, to com uma guitarra parada aqui em ksa! O jeito aqui é comprar equipamento pro resto da vida, pois particular não vende nada aqui!

    Gasoline
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    a questão é que existe mais de um mercado de instrumentos no br.

    E instrumentos até 1000 reais, tem um publico alvo especifico : iniciantes e ou pessoas com pouca grana, que muitas vezes NÃO TEM grna para pagar os 700 a vista, mas pode pagar 10x120, por exemplo.
    Ai este mercado, realmente fica estagnado.

    Temos o mercado de instrumentos medianos (entre 2.500 e 3.000 reais) : aonde, normalmente, os particulares aceitam instrumento + volta em grana, e ocorrem muitos negocios. E as lojas, não vendem tanto, exceto alguns signatures para filhinhos de papai, ou pessoas que querem um instrumento especifico (epipoca zw, por exemplo).

    tem o mercado de instrumento entre 3.500 e 6000 reais : aonde particular parcela, ou pega instrumento + volta, e não ocorrem tantos negocios, e lojas parcelam bem e vendem novas, também ocorrem alguns negocios ótimos. E temos publico para isso. (tanto que lojas como a Good Music em Poa e a Two Tone em SP, vivem praticamente deste mercado).

    e acima de 6000 reais : que normalmente são instrumentos novos, e parcelados por loja.
    Dificilmente particular vende por mais disso, e quando vende, normalmente 50% ou mais do valor vem em forma de troca.

    A questão principal é a diferença de preço dos instrumentos novos :
    ai temos uma grande quantidade de fatores :
    importadores com preços abusivos
    impostos
    lojistas querendo lucrar MUITO.
    peso de marca, entre outros fatores.

    Poderia elaborar mais, mas não vou. To cansado.

    Fernando Favareto
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Otimo tocpico, coisas muito uteis foram ditas...

    thigsm
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: thigsm
    · votar


    Cara, já que o guilhermerizzo citou o preço abusivo, vou contar algo que aconteceu comigo. Certa vez fui comprar cordas em uma loja de instrumentos aqui da minha cidade, e o cara avia me dito que vendia instrumentos sob encomenda, até ae beleza. Pedi para ele ver o preço do cry baby gcb95, vi no catálogo (acho que era de importadora) o preço tava R$364,00 eu tava feliz da vida ja tava quase vendendo um orgão pra comprar hehe, mas ae o cara na minha frente pega esse valor e coloca na calculadora mais 50% e fala fica R$546,00, porra eu não entendo de comercio, mas fora o lucro da importadora, eu tenho que pagar 50% pra ele?? E pensar de custa US$69 nos eua. Enfim, acho que o verdadeiro problema do mercado de instrumentos e de qualquer outro é essa sacanagem nos juros, taxas e o caralho a 4.

    guilhermerizzo
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    thiago motta
    Fora os impostos de importação, que são abusivos (em torno de 60%), os lucros dos lojistas são altíssimos.
    Mas poderiam ser ainda maiores se eles reduzissem a margem unitária aumentando a quantidade de unidades vendidas.

    No caso do Guitar Port que custa U$ 180 por exemplo, vide anúncio na amazon (de onde aliás acabei de comprar o produto para a minha cunhada trazer):

    http://www.amazon.com/Line-6-GuitarPort-Riff-Tracker/dp/B000B6AGF2/ref =pd_bbs_3/104-8801796-3639166?ie=UTF8&s=electronics&qid=1184867330&sr= 8-3

    O preço da importação seria 180 x 2(assumindo um dólar alto) + 0,6 x 360, o que daria R$ 576.

    A americanas.com vende o produto por R$ 1.649!!!!

    http://www.americanas.com.br/prod/341514/eacom

    O lucro, neste caso, repartido entre a americanas, a habro(importadora) e as operadoras de cartão de crédito é de mais de mil reais!!! Um lucro de mais de 200%!!!!!

    Ninguém em sã consciência compraria este produto por este preço.

    Se o lucro girasse em trono de 200/300 reais, ou seja algo em torno de 50% do valor do produto, garanto que as vendas aumentariam e, consequentemente, o lucro total de quem comercializa seria bem maior no total das vendas.

    Fernando Favareto
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Boas considerações ^^

    thigsm
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    guilhermerizzo
    é cara, tem muita gente que ganha em cima desse tipo de coisa, uma sacanagem com o consumidor final, que é sempre prejudicado.

    A é, essas relações que fazemos com os preços nos Estados Unidos é com os preços das lojas que ja tem juros e o lucro dos lojistas, imagina o preço de custo desse Guitar Port por exemplo.

    Por isso eu não acho que errado essas pessoas que fazem importação alternativa (sacoleiros), e Viva Law Kin Chon, hehe.

    Falou

    Fernando Favareto
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    isso mesmo, o consumidir é sempre o prejudicado...

    Curly
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: Curly
    · votar


    o mercado de instrumentos musicais é um mercado como qualquer outro, ou seja, é movido exclusivamente pela lei da oferta e da procura... o problema é que a "procura" é pequena já que só músicos - profissionais ou não - compram instrumentos musicais e apenas uma pequena parcela das pessoas são músicos, logo não existirá uma grande quantidade de empresas "ofertantes", gerando uma concorrência que derrubaria os preços...

    Além disso, existem muitos itens de alto valor individual e baixo giro, explico: o produto "gira" cada vez que o comerciante vende e repõe o seu estoque, produtos de alto giro podem ser vendidos com margens menores de lucro, agora considerem o caso de uma gibson que fica dois anos em exposição na loja antes de ser vendida, é claro que aquele dinheiro gasto pelo lojista para adquiri-la está parado, ao invés de estar rendendo em alguma aplicação, então existe um custo financeiro elevado...

    alguns podem argumentar: "mas se fosse mais barato venderia mais...", mas no capitalismo o preço é a consequência natural do equilíbrio entre a oferta e a procura, se os importadores lucrarem muito novas empresas entrarão no ramo, aumentando a oferta e derrubando os preços...

    luiz_sjrp
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Ainda não vi instrumentos e acessórios baixarem por causa do dolar, acho até que subiram. E não é só na música que isso está acontecendo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a "As verdadeiras considerações do mercado de instrumentos "