Regulagem sem Luthier!

    Autor Mensagem
    Aedy_
    Veterano
    # jul/07


    Pessoal vi aqui que muitas pessoas sofrem com esse problema, que é a regulagem da guitarra, era o meu caso antes de eu mesmo regular a minha guita, depois é claro de muito pesquisar e só ouvir resposta do tipo: 'leva num luthier', então resolvi pegar alguns 'tutoriais' na internet e com muita calma e paciência é claro consegui regular do jeito que eu queria a minha, lembrando que é uma regulagem simples!, sou novo no fórum e estou disposto a ajudar algumas pessoas que tem o mesmo problema e dúvida, abaixo seguem as fotos da guita com a altura das cordas, com as oitavas reguladas, e bastante confortável com cordas .010, e o mais importante sem trastejar e sem gastar nada com luthier nenhum, lembrando que é um trabalho fácil, porém muito demorado tem que ter bastente paciência, depois disso é só lazer!!

    http://img503.imageshack.us/my.php?image=cordasxu6.jpg
    http://img151.imageshack.us/my.php?image=cordas2id2.jpg

    mazellan
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    mostra ae os tutariais q vc usou...

    Aedy_
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Esse me ajudou bastante:

    Problema: as cordas estão perfeitamente afinadas quando soltas ou quando tocada nas casas mais externas, porém desafinadas quando se toca na mais interna do braço.

    Neste caso é necessário o ajuste do comprimento das cordas na ponte (também conhecido por ajuste de oitava).

    A maioria das pontes tanto de guitarras possui um ajuste em cada corda que permite que o descanso da mesma seja deslizado para frente ou para trás, encurtando ou aumentando o comprimento da corda. Geralmente este ajuste é feito por um pequeno parafuso paralelo à corda que prende o descanso da mesma à ponte. Em caso de algumas pontes flutuantes o leito de cada corda deve ser apenas solto (afrouxando um parafuso ou dois que o prendem) e deslizado manualmente sendo posteriormente preso de novo.

    Este ajuste de comprimento das cordas é necessário para que a corda esteja afinada tanto na posicão solta como quando apertada em qualquer traste.Trata-se de um erro muito comum entre músicos iniciantes (ou nem tanto) ajustarem a ponte de forma que todos os leitos de todas as cordas fiquem alinhados, o que gera uma melhor aparência (e por outro lado impede que o instrumento seja corretamente afinado).

    O procedimento (individual para cada corda) para verificar este ajuste em um instrumento consiste no seguinte. É recomendado obviamente o uso de um afinador cromático para precisão no teste.

    a) Afine perfeitamente a corda solta.

    b) Aperte a corda na décima segunda casa (geralmente diferenciada). Apertando a corda na décima segunda casa você deverá gerar a mesma nota da corda solta (o que deve ser verificado no afinador cromático). Obviamente a nota deverá ser a mesma uma oitava acima (12 meios tons), o que não faz diferença para o afinador cromático.

    c) Caso a corda apertada na décima segunda casa não esteja perfeitamente afinada (e estando afinada quando solta) isso indica que o ajuste do comprimento da corda precisa ser refeito.

    d) Caso a nota conseguida na décima segunda casa tenha ficado abaixo da nota esperada, você deverá encurtar o comprimento da corda (trazendo o leito da mesma em direcão ao braço da guitarra).

    e) Caso a nota conseguida na décima segunda casa tenha ficado acima da nota esperada, você deverá aumentar o comprimento da corda (fazendo o inverso do descrito no item anterior).

    f) Afine novamente a corda solta (que tera desafinado em virtude do ajuste) e repita todo o procedimento até que a corda apresente exatamente a mesma nota tanto na corda solta quanto na décima segunda casa. Quando isto ocorrer a corda estará perfeitamente afinada em qualquer casa do braço (desde que se trate de um bom instrumento e com o braço perfeitamente ajustado, claro).

    g) Repita o procedimento para cada corda.
    [b][/b][i][/i]

    Aedy_
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: Aedy_
    · votar


    mazellan

    Lembrando que isso é pra ajuste de oitava, regular a ponte já é outra coisa, e vai de acordo com o tipo de afinação que vai usar com frequência na guitarra, eu por exemplo regulei a minha para o tipo de afinação que uso que é mais baixa, (D, C#).

    sugesto
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    legal, cara!
    mas qto a regulagem da ponte?
    mais especificamente do tipo vintage?
    abraço

    Machine Gun Man
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Aedy_

    Esse neócio de regular oitavas é só pra Foyd?

    Aedy_
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    sugesto

    Cara, como falei em relação a ponte, eu não mexi muito, apenas deixei com uma tensão de acordo com a meu tipo de afinação, um bom exemplo é você usar a alavanca na ponte (do tipo tremolo) e observar se ela está dura ou mole demais, o importante é deixá-la paralela ao corpo do instrumento. Se você usa uma afinacão em E, seria bom a ponte sofrer pouca acão das cordas, no meu caso se eu afinar a guitarra em E, a ponte sofrerá uma tensão mais alta e eu notaria uma leve subida da ponte (pouca coisa mesmo) em relação ao corpo, o que faria eu apertar "pouca coisa" com 'cuidado' os dois parafusos que segura as molas da ponte no fundo da guitarra, com as cordas afrouxadas, lebrando que uso encordoamento .010.

    emaniox
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Machine Gun Man
    Nao. Pontes tremolo tambem são assim, mas vc tem que mecher no parafuso que fica na borda.
    Nao sei sobre pontes tipo les paul, mas acho que também é, mas vc tem que mudar na angulação das paradinhas onde a corda encosta. Flw.

    Aedy_
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: Aedy_
    · votar


    Machine Gun Man

    Não só pra Floyd Rose, mais também pra pontes do tipo Tremolo e Fixas, no caso das pontes Fixas a regulagem é bem mais simples.

    alvinho23
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Aedy

    tenho uma ibanez rg350DX, na quinta e sexta corda a partir da décima segunda casa o som não sai limpo , parece meio fanho acho que está trascejando o que fazer pra corrigir esse problema?

    123nove
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    alvinho23
    Regula os carrinhos, ou faz a retifica de trastes com um luthier bom!

    Shalom!

    JJJ
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: JJJ
    · votar


    alvinho23

    O tópico até é pertinente, mas acho que o Aedy_ não frequenta mais o fórum há anos... rs

    Talvez se você só subir um pouco a 5a e a 6a cordas na ponte já resolva.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Regulagem sem Luthier!