Mais dúvidas de teoria musical

    Autor Mensagem
    Quebradinho
    Veterano
    # jul/07


    1 - Eu posso tipo o que eu estou querendo treinar é pegar o CH da base e solar usando a penta M ou m desse tom,isso é errado ou pode ser usado em qualquer estilo??

    2 - mas como eu pego o campo harmônico da base??se ele fizer um G - D - C como eu descubro o campo harmônico??

    3 - E como eu descubro o tom da musica??

    4 - Como eu identifico um compasso??

    5 - O que significa 6/3??

    6 - Eu posso chegar a conclusão que se a escala tem 7 notas, então eu posso ter 7 escalas diferentes, com as mesmas notas??

    Corrijam me se eu estiver errado,e desculpem a ignorância.

    Desculpe também por criar dois tópicos só com dúvidas mais é que eu tenho muitas mesmo.

    Agradeço a resposta abraços.

    Quebradinho
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    ninguém??

    Quebradinho
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    up!!!!

    vo ficar fazendo isso até alguém me responder essas perguntas que eu fiz.

    Rodrigo_Iron
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Quebradinho
    1 - Eu posso tipo o que eu estou querendo treinar é pegar o CH da base e solar usando a penta M ou m desse tom,isso é errado ou pode ser usado em qualquer estilo??
    Pode, não há uma regra, talvez soe algo diferente mas se soa bem pq não??

    2 - mas como eu pego o campo harmônico da base??se ele fizer um G - D - C como eu descubro o campo harmônico??

    Nesse caso vc só tem um acidente q é o Fá sustenido, então se a musica se resumir a apenas isso, provavelmente o CH é de Sol Maior...

    Mas ficaria melhor:

    G - C -D

    3 - E como eu descubro o tom da musica??

    Analisando os acidentes e as progressões da música

    Se você tem:

    G - Em - C - D - G

    O tom é de Sol maior.
    Mas ai vc pode perguntar, não poderia ser de Mi menor tbm??

    Poderia, mas nesse caso, percebe-se pela progressão de acordes que a musica está "girando" em torno do Sol realmente, logo o tom é Sol maior e não Mi menor.

    4 - Como eu identifico um compasso??

    Contando nos dedos, conforme ouve a musica procura contar

    "UM doi três quatro" se isso for se repetindo sera um compasso de 4 tempos

    "Um dois três" Se isso for repetindo será de 3 tempos

    Etc...

    Exemplos:

    Another brick in the wall(pink floyd) é quatro tempos

    Money(pink floyd) é de sete tempos

    5 - O que significa 6/3??

    Em que sentido??
    Como tempo de compasso?
    Isso não existe.

    6 - Eu posso chegar a conclusão que se a escala tem 7 notas, então eu posso ter 7 escalas diferentes, com as mesmas notas??

    Não existem varias escalas com varias notas diferentes

    makumbator
    Moderador
    # jul/07 · Editado por: makumbator
    · votar


    Quebradinho

    1. Sim e não. Não existe o certo e errado nesse tipo de coisa, as vezes o que soa fora é exatamente o som que se busca em determinado momento, o ouvido é o juiz.

    2. Dito de maneira bem simplificada, o campo harmônico é a relação de acordes de 4 sons de uma tonalidade. Pegue uma escala e empilhe 4 notas em sequencia de terças em cada grau da escala. Descubra o tom e vc pode deduzir o campo harmônico e vice-versa. O fato de usar esses
    acordes não quer dizer necessariamente que esteja em determinado tom(esses acordes sao comuns a vários tons), vc precisa analisar o contexto.

    3. Pelas notas usadas, escalas, acordes, sensações de tensão e relaxamento provocados por certos graus da escala quando tocados, etc. Mas lembre-se que pode-se usar acordes de outros tons em uma música, e ela pode ter vários tons, passagens cromáticas, modulações incessantes, etc...

    4. Pela pulsação da música. Isso vem naturalmente, ouça e logo vai perceber o padrão de pulsação usado(mas lembre que existe música sem compasso, como canto gregoriano, música oriental,etc...)

    5. Acho que vc quer dizer 6/8 não? É uma fórmula de compasso. A figura base é a colcheia, havendo 6 delas no compasso. Pode-se contar como como 2 pulsações de 3 colcheias ou 6 pulsações de colcheia.

    6. Acho que vc está citando os modos de escala não é? Haverá tantos modos em uma escala quanto o número de graus dela. Lembre-se que há escalas de 5, 6, 7, 8 sons. E há música micro-tonal, música oriental com a oitava dividida em maais notas, etc..

    Bleed
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: Bleed
    · votar


    C Dm Em F G Am Bdim C

    D Em F#m G A Bm C#dim D

    E F#m G#m A B C#m D#dim E

    F Gm Am A# C Dm Edim F

    G Am Bm C D Em F#dim G

    A Bm C#m D E F#m G#dim A

    B C#m D#m E F# G#m A#dim B


    Esses são os acordes de cada um desses tons.É claro q dentro desses Tons alguns acordes se permitem ter algumas disionancias mais ai é outro assunto. G D C , esses sâo os 3 acordes maiores q vc citou em uma musica. Se a musica tiver apenas esses 3 acordes o unico tom a aceitaria seria o de SOL.
    Se a musica fosse G Dm C ai tom dela ja seria de DÓ.

    Espero ter ajudado
    vlw

    Quebradinho
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Bleed
    makumbator
    Rodrigo_Iron

    valeu valeu muito obrigado pela atenção e paciencia.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Mais dúvidas de teoria musical