compassos dream theater

    Autor Mensagem
    Slash_1989
    Veterano
    # jul/07


    bom, eu estava vendo as partituras de umas musicas do DT e me deparei com os compassos mais lokos que eu ja vi!!
    td bem, sei contar os compassos 4 por 4; 11 por 4; qualquer coisa por 4;
    aprendi a contar os compostos: 6 por 8; 7 por 8; 12 por 8; qualquer coisa por 8...
    agora travei nos compassos: alguma coisa por 16, tipo: 13 por 16; 16 por 16 (seria a mma coisa q um 4 por 4 certo?) 17 por 16...
    como contar esses daí?

    thigsm
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: thigsm
    · votar


    16 - a semicolcheia vale um tempo
    13/16 - treze tempos no compasso, com a semicolcheia valendo um tempo

    =)

    Slash_1989
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    como montar eu sei, naum sei como contar, tipo no 4 por 4 eh 1 e 2 e 3 e 4...
    no 12 por 8 (exemplo) eh 1ee 2ee 3ee 4ee
    e nos 13 por 16?

    lukeswall
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    4/4 é 1 2 3 4
    4/8 é 1 e 2 e 3 e 4 e
    4/16 é 1 e e e 2 e e e 3 e e e 4 e e e

    13 por 16 seria algo assim: 1 e e e 2 e e e 3 e e e 4 e e e 5 e e e 6 e e e 7 e e e 8 e e e 9 e e e 10 e e e 11 e e e 12 e e e 13 e e e
    hahaha

    ou você faz do jeito que a maioria das pessoas faz e quebra em blocos de 2 ou três batidas. um compasso de 13/16 seriam dois compassos, um de 8/16 e outro de 5/16, que são bem simples de se contar. um parece 4/4 e o outro é no esquema 1 2 1 2 3.

    22222 oirartnoc oa
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    lukeswall

    eu suspeito que o 13/16 seja um compasso mais curto que o 4/4. O que vc deu a entender eh que o 13/16 eh mais longo.

    To enganado?

    Steve Van Halen
    Veterano
    # jul/07
    · votar



    como montar eu sei, naum sei como contar, tipo no 4 por 4 eh 1 e 2 e 3 e 4...

    o 13/16 vai ficar 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13
    sem ficar flando e pq se nao vai complicar, soh q vc vai ter q bater o peh na velocidade da luz pq ele realmente eh um compasso mais curto q o 4 po 4

    makumbator
    Moderador
    # jul/07
    · votar


    22222 oirartnoc oa

    É mais curto, pois em um 4/4 há 16 semicolcheias, e nesse 13.

    Conte(cada número é uma semicolcheia, elas são o pulso básico) 1234 1234 1234 1

    2 compassos dele em sequencia: 1234 1234 1234 1 1234 1234 1234 1... e assim vai.

    lukeswall
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    não é bem assim.

    a notação do compasso não dá a "duração" temporal dele, só em quantas divisões ele está dividido e quantas divisões dessas são "marcadas". um 4/4 pode durar dez anos ou dez milisegundos, essa informação não está nele.

    se for definido o tempo da música, ou seja, quantas batidas por minuto ela tem, daí sim, poderíamos tirar essa informação, o que não é o caso.

    um compasso de 13/16 no mesmo tempo de um 4/4, basicamente, diz que os compassos tem quatro vezes mais divisões, e essas sim são menores, não o compasso como um todo. acaba que as treze batidas dessas que recebem marcação vão ser bem rápidas, já que essas divisões são menores.

    lukeswall
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: lukeswall
    · votar


    um exemplo é a música new millenium cyanide christ, do Meshuggah.
    o primeiro riff é em 23/16, mas isso não quer dizer que os compassos sejam curtos, só que as notas dentro deles o são.

    o clipe da música pra quem não conhece:



    Como disse Mike Portnoy: O cara do Meshuggah toca coisas que eu não consigo nem entender.

    makumbator
    Moderador
    # jul/07
    · votar


    lukeswall

    Ele É mais curto que um de 4/4 SIM!!!! Assim como um compasso de 2/4 tem MENOS tempos que um de 5/4, não estamos falando de tempo absoluto(minutos, segundos, etc..) e sim a relação entre quantidades de semicolcheias entre ambos. No 4/4 há 16 semicolcheias e no 13/16 há 13 semicolcheias, assim como no 3/4 há três semínimas e no 5/4 há cinco semínimas. Sob esse aspecto, o 13/16 é mais curto que o 4/4 na relação de semicolcheias(não entenda como maior duração de tempo absoluto).
    A pulsação básica do 13/16 são as semicolcheias, mas pode-se contar por grupos maiores(o que facilita muito, principalmente em tempos rápidos), se o fraseado dentro dele sugere, por exemplo 2 grupos de 4 semicolcheias + 1 grupo de 5, podemos contar 1234 2234 32345, mas pode-se contar de outras formas também. Assim como podemos contar em um compasso de 5/4 como um grupo de 3 semínimas e outro de 2, ou o inverso, ou 4+1, 1+4, etc...
    Era isso que eu e o Steve Van Halen estávamos falando.

    lukeswall
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    hehe, eu estava me referindo ao post do criador do tópico, não ao de vocês. e me enganei na parte do "não o compasso como um todo". isso que dá eu adicionar comentários sem ler tudo o que eu escrevi antes.

    makumbator
    Moderador
    # jul/07
    · votar


    lukeswall

    Hhehe!!! Também não quis parecer grosseiro não! Se vc pensou que pusesse ser um ataque, ou algo assim, desculpe!!!
    Aliás também ouço Meshuggah!!!! O disco dessa música eh foda e cheio de compassos irregulares e tortos!

    Fred_Wylde
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    hauhauahua q comédia esse clipe

    lukeswall
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    pior é que eles tocam tudo certinho. perceba os pés do baterista!
    ahha
    tem até um buraco na meia de brinde.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a compassos dream theater