【FIXO】 Sala de bate-papo do fórum de guitarra

Autor Mensagem
jameshetifield
Veterano
# mai/11
· votar


Sou novato, meu primeiro logo..

crisão
Veterano
# mai/11
· votar


jameshetifield
bem vindo...

jameshetifield
Veterano
# mai/11
· votar


crisão

Obrigado!

EdilsonSlash
Veterano
# mai/11
· votar


Eae gente, estou apenas começando com guitarran não tenho noção nenhuma de escala, de nada... Alguem poderia me dar uma ajuda, eu li os topicos aqui mais todos falar "harmônico do sei lá uq...", "T TS", "a tônica de nu msei quem..." Alguem poderia me ajudar em tais duvidas?
Obrigado! =)

jameshetifield
Veterano
# mai/11
· votar


Eae gente, estou apenas começando com guitarran não tenho noção nenhuma de escala, de nada... Alguem poderia me dar uma ajuda, eu li os topicos aqui mais todos falar "harmônico do sei lá uq...", "T TS", "a tônica de nu msei quem..." Alguem poderia me ajudar em tais duvidas?
Obrigado! =)


http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/196700/

Vejo que é fã do slash, então nao precisará preucupar muito com escalas e nomes não....

EdilsonSlash
Veterano
# mai/11
· votar


jameshetifield


eu li os topicos aqui mais todos falar "harmônico do sei lá uq...", "T TS", "a tônica de nu msei quem..."


Vlw mais voce num ajudou =/
Kra eu num sou fã de nimguem, eu so aprecio o kra, isso não significa que eu vou ser um espelho dele!

crisão
Veterano
# mai/11
· votar


EdilsonSlash
Como assim não ajudou? o cara te mostrou onde vc pode achar teoria e vc fala q não ajudou?
Tem que estudar meu filho, nada vem mastigadinho...

EdilsonSlash
Veterano
# mai/11
· votar


crisão

O que eu acabei de falar?
Que eu entrei nos topicos e tava olhando lá, mais fala coisa que eu não entendo fihlo! Eu num sei o que é harmônico, eu não sei nem o que significa uma escala! Aqui na minha cidade não tem professor! Eu to sem rumo... Como vou aprender escala pentatonica se nem sei o que é uma escala?

LeozapSG
Veterano
# mai/11
· votar


EdilsonSlash

Cara to igualzinho você, to tentando aprender aqui no fórum mas minha única solução até agora foi vídeo-aula.

Pelo que sei escala é um conjunto de notas que forma um tipo de melodia ou algo assim, é muito usado por solistas.

Harmônico eu não sei mas Harmônico Artificial é uma técnica muito usada pelos guitarristas.

Victor Fossi
Veterano
# mai/11 · Editado por: Victor Fossi
· votar


Começando a postar hoje hehe. Mas tenho acompanhado o fórum tem um tempinho.

Abraços~

Victor Fossi
Veterano
# mai/11 · Editado por: Victor Fossi
· votar


LeozapSG

Cara to igualzinho você, to tentando aprender aqui no fórum mas minha única solução até agora foi vídeo-aula.

Pelo que sei escala é um conjunto de notas que forma um tipo de melodia ou algo assim, é muito usado por solistas.

Harmônico eu não sei mas Harmônico Artificial é uma técnica muito usada pelos guitarristas.


Uma dica. Faça aula ;D
Eu aprendi bastante coisa sozinho ( do que eu sei, toco tem 6 anos ) e só fui fazer aula a pouco tempo. E te digo, não compensa o esforço de ficar em casa se matando de procurar ;~

EdilsonSlash
Veterano
# mai/11
· votar


Victor Fossi

O granda problema é esse, minha cidade num tem professor de guitarra, além de que eu trabalho e estudo... Num da pra fazer aula em outra cidade. Ou aprendo pela net ou num aprendo...

LeozapSG
Veterano
# mai/11 · Editado por: LeozapSG
· votar


Minha cidade também não tem professor de guitarra e nem de violão, então daí fica meio difícil né.

Eu estava pensando em pegar o básico na internet mesmo como as escalas mais populares,formação de acordes simples e o básico da partitura para depois estudar sério com um professor...

Existe alguma diferença de escalas de guitarra e de violão?

beto_mouse
Veterano
# mai/11
· votar


Galera, tem um programinha de pc q é uma mão na roda :
Guitar PRO,

Ajuda d +!!!

crisão
Veterano
# mai/11
· votar


EdilsonSlash
LeozapSG

Bom, nesse caso vamos lá...
Peguem o material e vão postando as dúvidas...

Começando por Harmônicos.
Não sei se esse é o conceito certo, mas vou dizer o que eu entendo desses conceitos.

Tente apenas encostar o dedo na corda, na altura fa 12ª casa. Você notará que sairá um som agudo "tiiim".

Isso é um harmônico natural, ou seja, é uma ressonância, uma vibração.
Pra que serve isso?
Quando não havia afinador o pessoal afinava com diapasão, é tipo uma ferradura de metal que quando se bate em uma superfície dura vibra em 440 Hz, a mesma freqüencia que vibra o harmônico, se eu não me engano na 12ª casa da 6ª corda, alguém confirme esse dado pra mim.

Harmônicos artificiais. Você já ouviu o Petrucci, Zack Wyld, Steve Vai ou qualquer guitarrista fazendo um grunido meio "crum" bem adudo?
Normalmente eles fazem isso com hgarmônicos artificiais, que consiste em tocar uma nota e levemente encostar na corda, com a mão direita mesmo, isso faz a corda romper a vibração normal e fazer um som estridente muito legal pra metal.
Deu pra entender?

crisão
Veterano
# mai/11
· votar


EdilsonSlash
LeozapSG
Escalas:

Escala é a forma que se organiza as notas para que elas possam ser utilizadas de forma harmônica. Explico.
Existem 13 notas: C, C# D D# E F F# G G# A A# B C
Essas notas não se "combinam" entre si todas com todas, existem algumas que manté um grau de relacionamento mais próximo do que outras.

Qual a primeira escala que se tem notícia? C D E F G A B C
Portanto, se você estiver tocando em uma música em C, essas são as notas que provavelmente aparecerão, por que? porque são as que com melhor em C.

Isso não quer dizer que outras não aparecerão, mas se aparecerem serão notas dissonantes, que soam diferente das naturais.

Bom, basicamente é isso.
abraço

jameshetifield
Veterano
# mai/11
· votar


EdilsonSlash

Cara desculpe eu ter falado do slixo daquela forma, mas se quer aprender guitarra, eu te sugiro procurar tecnicas de guitarristas de verdade, tenho algumas video aulas em casa, do Paul gilbert e Michael Angelo, entre outras, todas com tablaturas, uma do Michael Angelo eu baixei pela internet, com um DVD desses, vc vai ter material pra treinar uns 8 meses a um ano... Eu não me preucupo ainda com Teoria, e muito chato, meu negocio e só tecnica e O famoso GuitarPro, mas no minimo vc tem quer saber ler Tablaturas, e bem simples, nao confundaa com partituras, ai o que vc quiser, de escala, arpejos em qualquer nota vc tera no GuitarPro! Quando estiver com uns 12 15 arpejos decorados e com umas 15 escalas diferentes, ai pode começar a preucupar com teoria.. Mas eu aconcelho primeiro a decorar as escalas e Arpejos.. Ai quando vc arrumar um professor, vc tera suas proprias duvidas, e nao precisara perder tempo em decorar as escalas e arpejos que ele te passar..

crisão
Veterano
# mai/11
· votar


Quando estiver com uns 12 15 arpejos decorados e com umas 15 escalas diferentes, ai pode começar a preucupar com teoria.. Mas eu aconcelho primeiro a decorar as escalas e Arpejos.. Ai quando vc arrumar um professor, vc tera suas proprias duvidas, e nao precisara perder tempo em decorar as escalas e arpejos que ele te passar..

Eu não concordo muito com isso, penso o contrário, mas isso é opinião, né?

jameshetifield
Veterano
# mai/11
· votar


crisão

fala isso por que cansei de ver amigos meus, ficarem sendo ''cosinhados em aulas'' professores ''escondendo leite'', ai se ele chegar lá com varias escalas ja em mãos, vai ser meses de aulas economizaodos.. pois normalmente esses professores passam uma escala ou duas por semana....

AceFrehley
Veterano
# mai/11
· votar


Ola pessoal, estou com um pequeno problema com bends, quem puder me ajudar... ^^
O problema é que eu faço um bend, (principalmente quando é bend de um tom que tem quer erguer mais a corda do qe de um semitom), eu faço a corda de cima soar... a corda nao esta alta, meu amigo tocou na minha guitarra e disse que esta ok... como faço pra fazer certo o bend?

crisão
Veterano
# mai/11
· votar


jameshetifield
Eles cozinham mesmo, só disse que acho o contrário por dois motivos
1 arpejos são conseqüencias da escala, e se o negócio sair um pouquinho do q vc ta costumado vc se perde, e a teoria te ajuda sempre, a raciocinar, não executar o q vc ta acostumado.
2, os arpejos vc decora, se vc ficar 1 ano sem tocar já esqueceu tudo, a teoria vc nunca esquece...

Mas o q vc disse tem fundamento..
abraço

jameshetifield
Veterano
# mai/11
· votar


AceFrehley

Existe algumas tecnicas de bends, vc pode abafar com a mão direita, com a palma da mao, ou levantando o indicador da mao esquerda para abafar as cordas,igual o Steve Vai faz... ou os dois juntos, tem um video do kiko leleiro que ensina outra tecnica: que é apoiando a palheta na corda de cima o bom e vc apendrer todas, e se possivel usar todas juntas!

EdilsonSlash
Veterano
# mai/11
· votar


jameshetifield

Claro... Num é mal resposta, mais os melhores ou piores num é uma realidade concreta é por opinião de cada pessoa! Eu curto no Slash a criatividade do kra, os solos dele kra são lindos, num são aquela coisa descontrolada... É o tipo do solo que vc curte nota por nota... ;)
Pelo menos na minha opnião...
Abraço!

crisão

Entendi em partes... Eu so não entendo o seguinte... Vc disse que tem notas que combinan melhor uma com a outra, mais vc disse todas as notas, isso que não entendo, sou muito "burrihno" ainda nessa parte Ex: C D E F G A B D << Todas as notas, isso queria dizer que a nota "Dó" Combina com todas as outras?
Abraço!

LeozapSG
Veterano
# mai/11
· votar


Ai galerinha, dúvida rápida aqui:

Para fazer um improviso como por exemplo em D, você pega a escala maior natural,pentatônica, com tudo isso em D e monta um solinho?

crisão
Veterano
# mai/11
· votar


EdilsonSlash

Não são todas as notas. Existem 13 notas, eu listei apenas 8. Essas 8 são a escala maior de C.

LeozapSG

Aproveito e respondo as 2 juntas.
Uma improvisação pode ser feita em outras escalas, mas normalmente elas são feitas na escala maior do tom em que se está tocando.
Portanto, se o tom é C, as notas C D E F G A B C soarão bem. Veja que eu tirei as notas sustenidas, essas notas são consonantes entre si apenas se o tom da música for C.

Quanto à improvisação, é isso mesmo, com raras exceções a escala maior casa muito bem com a harmonia do tom em que se está tocando.

crisão
Veterano
# mai/11
· votar


Ah, sobre a pentatônica.

A pentatônica "pesca" as 5 notas que mais combinam com o tom original, no caso de dó são C E G A C. Essas notas são as que formam o acorde de C (CEG), mais a relativa (que é a 6ª nota da escala, que em tom menor possui as mesmas notas) e a 8ª.
Ficou confuso?
Enfim, a pentatônica é "elite" da escala maior e está contida nela.

LeozapSG
Veterano
# mai/11
· votar


Outras dúvidas também:

Como faço para encontrar a escala pentatônica menor de F?Quero saber como acho a quarta justa,quinta diminuta e outras notas sem ser na internet.

Onde acho umas bases legais para eu improvisar?

Quais são as escalas mais usadas para solo de violão?

KimBarraônes
Veterano
# mai/11
· votar


Este é um vídeo do Supertramp tocando a musica Goodbye Stranger

Alguém sabe me dizer qual o efeito que o Roger Hodgson usa no solo da música ?

http://www.youtube.com/watch?v=DwFgGJI0DhU

crisão
Veterano
# mai/11
· votar


LeozapSG
Procure intervalos na escala cromática...
escala cromátic é aquela com as 13 notas que eu citei acima...

Abraços

crisão
Veterano
# mai/11
· votar


KimBarraônes
Cara, é só wah wah...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Sala de bate-papo do fórum de guitarra