Oitavas que parecem Quintas, sétimas sei lá oque ¬¬

    Autor Mensagem
    GuitarHome
    Veterano
    # jun/07


    Galera, minha strato tava com as oitavas de boa até envelhecer a corda ficar entre outros.
    Ai eu fui tentar regular as oitavas porque se a oitava tiver um pouquinho desafinada eu já nem toco na guitarra eu sou bem desses.
    Mais ai as cordas tão velhas, e não rola afinar as oitavas DIREITINHO com cordas velhas.
    Então vou trocar as cordas e vou regular as oitavas, mais tenho algumas duvidas sobre regular elas:

    Eu dou um harmonico na casa doze e depois aperto na casa doze pra regular as oitavas certo? Quando eu aperto na casa 12 que eu vou ter as oitavas, dai se a oitava tiver mais baixo que o normal eu aperto o parafusinho que regula as oitavas atras da ponte ou solo ele?
    Esse "aperto" é coisa minima né?
    Porque já ouvi falar que quando ta abaixo a afinação eu tenho que soltar o parafuso um pouco.
    Agora fiquei na duvida
    valeu!

    B.Frusciante
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Na verdade, se eu não me engano, quando você 'afrouxa' o parafuso do saddle e faz ele andar para frente, você estará diminuindo a distância entre o saddle e o Nut, e é assim que faz as notas da guitarra abaixarem um pouco.

    Generalizando, é isso mesmo que você falou na prática, na teoria ele faz o que eu disse, não abaixa a afinação e sim diminui a distância entre o saddle e o nut.

    o/

    GuitarHome
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    B.Frusciante
    haha mais afinal.
    Exemplo: Colocando a guitarra deitada sobre um plano, na cama vai.
    Olhando da parte de traz dela pro headstock, pegando atraz da ponte.
    Se a OITAVA tiver com à afinação abaixo do normal eu tenho que afrouxar o parafuso ( sentido anti-horário ) ou apertar ele ( sentido horário )? É que nem afinar uma guitarra normal só que pelo parafuso ou é sentidos opostos?

    B.Frusciante
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    GuitarHome
    É isso mesmo, é só usar a lógica!
    Imagina você segurando um elástico, puxando com as duas mãos e mantendo uma distância de, sei la, 1 metro entre as duas mãos.
    Se você diminuir essa distância, o elástico vai ficar menos esticado, não é?
    É a mesma coisa na corda! Se você 'des-esticar' a corda ela abaixa a afinação. Aí é que entra o que eu falei, que na verdade abaixa a oitava junto com a afinação.
    Outro exemplo, pegue esse mesmo elástico e faça a mesma coisa que eu disse. Agora peça para alguém marcar com uma caneta 22 traços nele. Se você 'desesticar' um pouco esse elástico, as marcações vão se aproximando, certo? As marcações seriam os trastes(ou as notas), o objetivo de regular as oitavas é justamente por essas notas nos seus devidos trastes, sacou?

    GuitarHome
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    B.Frusciante
    Saquei um pouco o que você quis dizer, é que por esse forúm já ouvi que o correto é afrouxar o parafuso das oitavas quando a oitava tiver abaixo do correto, já ouvi falar que quando ta abaixo você aperta o parafuso ai me confundiu todo.

    Percival
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    quando vou afinar as oitavas eu uso um programa que se chama enable tuner... ele é bem extato na afinação... coloco ele pra afinar a primeira corda normal, afino ela direitinho depois coloco ele pra afinar 12 semitons acima e vejo a afinação na 12 casa...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Oitavas que parecem Quintas, sétimas sei lá oque ¬¬