Em qual traste e corda. . .

    Autor Mensagem
    james_the_bronson
    Veterano
    # jun/07


    ... eu posso encontrar um harmônico natural que seja a nota Fá???

    james_the_bronson
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Afinação standart...

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    james_the_bronson

    Eu encontrei esse harmônico na segunda metade do 3º traste da corda sol,um pouco antes do 7º traste da corda sol,um pouco antes do 11º traste da corda sol,e sobre o 1º traste da corda Mí grave.

    Com certeza vc deve achar esse harmônico natural da nota F em outros lugares tbm.

    james_the_bronson
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Rafael do Baixo

    Tem certeza???

    kiki
    Moderador
    # jun/07
    · votar


    james_the_bronson
    voce conhece a progressao dos harmonicos?
    http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A9rie_harm%C3%B4nica_(m%C3%BAsica)
    divide a corda no meio, dá o harmonico uma oitava acima; divide em tres, da o harmonico da quinta, uma oitava acima. etc.
    essa progressão vai seguindo a seguinte lógica matematica:
    1/1 - tonica
    1/2 - tonica (oitava acima)
    1/3 - quinta (oitava acima)
    1/4 - tonica (duas oitavas acima)
    1/5 - terça maior (duas oitavas acima)
    1/6 - quinta (duas oitavas acima)
    1/7 - sétima (duas oitavas acima)
    1/8 - tonica (tres oitavas acima)

    de acordo com essa sequencia, os harmonicos seguem a triade da fundamental. só depois de algumas voltas e oitavas, entra a sétima.
    se voce quer seguir a afinação normal, nenhuma das cordas possui o fá natural na triade (o ré possui o fá#).

    assim sendo, o primeiro fá natural possivel é a setima na corda sol. exatamente os que o nosso colega Rafael do Baixo apontou. só que eles saem muito sofridos, quase não soa, pois é um harmonico um pouco "longe" da tonica.
    sobre o 3o traste da casa sol (1/6 da corda) voce obtém a quinta, duas oitavas acima. um pouco antes, mais ou menos na metade da casa (1/7 da corda), voce obtém a sétima.
    com essa mesma distancia voce encontra o mesmo harmonico mais vezes na corda sol, seis vezes (por que a corda foi dividida em 7).

    o harmonico na primeira casa da mi não sei não, acho que não foi um harmonico, foi mais um palm mutting. a primeira casa é muito dificil de tirara um harmonico, mesmo se conseguir, nao sairia um fá na corda mí.

    outra forma de voce conseguir um fá, é segurando um fá em qualquer corda, e dar o harmonico oitavado. por exemplo segura a 1a casa da mizona, e da o harmonico na casa 13.

    sacou?

    james_the_bronson
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Beleza, eu tinha uma idéia muito vaga disso aí que você falou...

    1/2 - tonica (oitava acima)
    1/3 - quinta (oitava acima)
    1/4 - tonica (duas oitavas acima)


    É a série harmônica mesmo né???

    Primeiro sobe uma oitava, depois uma quinta justa, depois uma quarta justa. Não era isso???

    guilhermerizzo
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Pra que isso? Tem que ser natural? Não vai soar...

    Faz um harmônico artificial martelando a 13 casa da 6ª corda com o indicador da mão direita enquanto pressiona a 1ª casa com o indicador da mão esquerda!

    james_the_bronson
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    guilhermerizzo
    Pra que isso? Tem que ser natural? Não vai soar...

    Faz um harmônico artificial martelando a 13 casa da 6ª corda com o indicador da mão direita enquanto pressiona a 1ª casa com o indicador da mão esquerda!


    Eu tinha pensado nisso. Numa das repetições da música eu "faço" ( nunca toquei, compondo ainda ) isso. Mas queria os naturais na outra repetição ;) ...

    kiki
    Moderador
    # jun/07
    · votar


    james_the_bronson
    esses harmonicos de corda solta que eu falei são quase inutilizaveis, pois saem muito fracos.

    a recomendação do guilhermerizzo é boa. tem varios jeitos de voce fazer o harmonico.
    -esse "martelando" que ele disse, é como um tapping em cima do traste?
    -tambem da pra dar harmonico na palhetada, só que funciona melhor nas cordas agudas. tipo aquela que o cara do pantera faz.
    -ou pode botar um dedo da mão direita na casa treze e tocar a corda, enquanto segura a primeira casa. por exemplo poe o indicador e toca com o dedo medio; ou poe o dedao e toca com o indicador. essa é mais usada em violão, principalmente por que não usa palheta.

    a vantagem de usar essas técnicas é que voce pode fazer harmonico de qualquer nota, não só da serie harmonica das cordas soltas.

    guilhermerizzo
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    kiki
    É como um tapping, mas muito rápido, para o harmônico soar sem a nota oitavada.

    kiki
    Moderador
    # jun/07
    · votar


    guilhermerizzo
    pô, mas ai não é um harmonico, é um slap!

    james_the_bronson
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    É tapping harmônico. Dave Mustaine faz em "The Conjuring" _\m/ :



    Deji
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    james_the_bronson

    eu tenho um jeitinho lekau...

    enfia o dedo num fa qualquer, ai vai em uma oitava acima, ou faz o tapping, ou faz o harmonico como se faz o natural... com o indicador e toca a corda com qualquer um dos outros dedos :)

    kiki
    Moderador
    # jun/07
    · votar


    james_the_bronson
    mas esse do mustaine dá uma oitava acima, como tem que ser um harmonico. o nosso amigo guilhermerizzo falou que a nota não soa oitavada, então não é um harmonico.

    james_the_bronson
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Deji

    Pois é miguxinho, mas leia atentamente:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/164687/#8

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Em qual traste e corda. . .