Captadores para minha guitarra - Ajuda

    Autor Mensagem
    wcpm
    Veterano
    # jun/07


    Tenho esta guitarra aqui:
    http://bp2.blogger.com/_EXwMQtkzRhg/Rj3vDagOBjI/AAAAAAAAADs/RY8CpWzw_f Y/s1600/IMAG0066.JPG http://bp3.blogger.com/_EXwMQtkzRhg/Rj3vDqgOBkI/AAAAAAAAAD0/xYjVzxa77B 0/s1600/IMAG0067.JPG http://bp3.blogger.com/_EXwMQtkzRhg/Rj3vDqgOBlI/AAAAAAAAAD8/MinFLiMU7m E/s1600/IMAG0068.JPG http://bp0.blogger.com/_EXwMQtkzRhg/Rj3vD6gOBmI/AAAAAAAAAEE/GBkHS3E-U2 o/s1600/IMAG0069.JPG http://bp0.blogger.com/_EXwMQtkzRhg/Rj3vD6gOBnI/AAAAAAAAAEM/w6lWZCdE4b c/s1600/IMAG0072.JPG

    Foi feita por Luthier, eu gosto dela só que os captadores estão ruins. Alguém pode me dar uma dica de captadores legais pra colocar nela, que não sejam absurdamente caros, mas que também não sejam os piores do mercado. Sei que nem tudo que é caro é bom, mas sei que o que é bom é caro. Mais queria uns captadores com um bom custo/benefício. Aguardo ajuda. Obrigado.

    sugesto
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    wcpm
    cara, não consigo ver as fotos

    mas procura pelos captadores nacionais,
    que hoje em dia não ficam atrás dos importados,
    e possuem preços acessíveis
    procura por:
    Malagoli-Sound, Stellfner, Spanich, Cabrera

    Boa sorte!

    mazellan
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    wcpm
    pra tok oq???

    wcpm
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Vou postar de novo. Tenta agora.

    http://bp2.blogger.com/_EXwMQtkzRhg/Rj3vDagOBjI/AAAAAAAAADs/RY8CpWzw_f Y/s1600-h/IMAG0066.JPG
    http://bp3.blogger.com/_EXwMQtkzRhg/Rj3vDqgOBkI/AAAAAAAAAD0/xYjVzxa77B 0/s1600-h/IMAG0067.JPG
    http://bp3.blogger.com/_EXwMQtkzRhg/Rj3vDqgOBlI/AAAAAAAAAD8/MinFLiMU7m E/s1600-h/IMAG0068.JPG
    http://bp0.blogger.com/_EXwMQtkzRhg/Rj3vD6gOBmI/AAAAAAAAAEE/GBkHS3E-U2 o/s320/IMAG0069.JPG
    http://bp0.blogger.com/_EXwMQtkzRhg/Rj3vD6gOBnI/AAAAAAAAAEM/w6lWZCdE4b c/s1600-h/IMAG0072.JPG

    wcpm
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Pra tocar mais Heavy Metal

    wcpm
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Alguém mais pode me ajudar??? Obrigado.

    PunkBarney
    Veterano
    # jun/07 · Editado por: PunkBarney
    · votar


    Coloca uns Malagoli... Acho q um set de HH777 e um traditional Texas no meio serve pra vc

    mazellan
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    da malagoli tem tmb os intruders....
    esse single no meio da pra substituir por um alnico blues ou texas...
    d humb tem intruder, hh777...

    e tem uma nova linha d caps mais fortes q o intruder tmb....da uma olhada no site deles

    Penta_Blues
    Moderador
    # jun/07
    · votar


    Bom dia!!!

    wcpm
    Cara, vc tem certeza de que usou a busca antes de abrir este tópico?!
    Existem ótimos (e inúmeros) tópicos sobre o assunto e, mesmo que não tivessem, falta muita coisa pra ser dita antes que se possa sugerir algum modelo de captador. Isso sem falar no fato de que timbre de captador é algo extremamente subjetivo e pessoal...
    Valeu!!!

    wcpm
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Penta_Blues

    Pois é, sempre uso a busca antes de postar e vi sim que tem vários tópicos, mas como sou leigo no assunto não dá tem como testar captadores na guitarra e ás vezes uma pessoa que já conhece bem sobre o assunto pode me dar uma dica certeira, pois quando se tem muita informação como aqui em vários tópicos a gente acaba se perdendo. Por isso postei pois procuro uma coisa objetiva e certeira pro meu caso e sempre tem quem está prestes a ajudar.

    Penta_Blues
    Moderador
    # jun/07
    · votar


    Boa noite!!!

    wcpm
    Vamos lá, meu camarada...

    ...não dá tem como testar captadores na guitarra...
    Não dá pra vc nem pra ninguém cara, pois isso é característico de um equipamento que uma vez instalado não tem como devolver...

    ...e ás vezes uma pessoa que já conhece bem sobre o assunto pode me dar uma dica certeira,...
    Aí é que está. Não tem como dar uma dica certeira simplesmente porque o que é bom pra um não é necessariamente bom pra outro. O timbre que se tira de um captador não é resultante somente de suas características mas também da madeira, dos apoios, das cordas, da pegada do guitarrista, do seu ampli, etc., fatores que tenho absoluta certeza não são os mesmos que vc tem...

    pois quando se tem muita informação como aqui em vários tópicos a gente acaba se perdendo.
    Cara, só se perde caso vc não tenha um objetivo definido. Estabeleça primeiro o que vc está querendo em termos de gênero musical e timbre. Depois comece a buscar por informações que sejam mais direcionadas às suas preferências, pois assim não é necessário ler tudo que existe aqui em termos de informação...

    Por isso postei pois procuro uma coisa objetiva e certeira pro meu caso ...
    Como é que vc procura algo objetivo se nem ao menos vc esclarece exatamente o que quer? De que madeira sua guitarra é feita? Qual o calibre das cordas que vc usa? Como são os apoios das cordas? Qual é a ação das cordas? De que madeira é feita a Escala? Vc usará pedais? Qual é o tipo de ampli que vc tem? De que timbre vc gosta? Qual o tipo de ligação que vc pretende fazer nos captadores?...
    Sacou o que é ser "mais objetivo"?

    ...e sempre tem quem está prestes a ajudar.
    Sem dúvida nenhuma! Inclusive eu, no que puder e até onde eu souber.
    Só que tem um detalhe: ajude a gente a ajudar vc...
    Ah, tem mais um: é chato a gente ter boa vontade em ajudar, se dispor a escrever e depois ter o trabalho de escrever tudo de novo só porque alguém não teve paciência pra usar a busca...

    Ao invés de escrever tudo isso, eu podia ter tentado responder sua dúvida? Sim, claro. Talvez até desse menos trabalho, mas fazendo isso acredito estar ajudando não só vc como todos os outros que não usam a Busca, bem como àqueles que se chateam por postarem informações valiosas e que acabam sendo lidas por poucos.

    Valeu!!!

    wcpm
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Como é que vc procura algo objetivo se nem ao menos vc esclarece exatamente o que quer? Quero captadores que sejam melhores que os meus, e que sejam bom pra tocar mais Heavy como já tinha dito.

    De que madeira sua guitarra é feita? Não tenho a menor idéia de que madeira é feita minha guitarra. Como posso saber isso? Há alguma forma de indentificar?

    Qual o calibre das cordas que vc usa? Minhas cordas que inclusive acabei de trocar são D'addario 0.10.

    Como são os apoios das cordas? Não sei o que são apoio de cordas e muito menos os tipos.

    Qual é a ação das cordas? Que isso?

    De que madeira é feita a Escala? Como já disse entendo de madeira como entendo de braile ou seja NADA.

    Vc usará pedais? Tenho pedais de distorção,e equalizador.

    Qual é o tipo de ampli que vc tem? Do tipo ruim. Sheldon. Conhece? Pois é ou era esse ou nenhum.

    De que timbre vc gosta? Gosto do timbre do Kiko Loureiro, só que não tenho grana pra investir em equipo igual o dele. To bem longe disso.

    Qual o tipo de ligação que vc pretende fazer nos captadores? Desconheço tipos de ligação em captadores.

    Sacou o que é ser "mais objetivo"? Saquei. Mas como pode perceber de grande parte do que me perguntou não sei nem responder.


    MAS ENTÃO VOU TENTAR PROCURAR A RESPEITO DESSAS COISAS E DEPOIS VEJO DE NOVO OS TÓPICOS DE CAPTADORES. OBRIGADO.

    LeandroP
    Moderador
    # jun/07
    · votar


    wcpm

    O legal é substituir o captador da ponte primeiro, depois o do braço, e se você realmente usar o captador do meio, troque ele também. Digo "substituir" porque você não está mesmo satisfeito com eles, e não sei se pode trocar os três de uma só vez.

    Como os caras disseram, é difícil dar uma opinião certeira. O melhor conselheiro neste caso é o seu ouvido. Tá certo que não é tarefa fácil pesquisar todas as sonoridades, mas existe alguns macetes que pode te direcionar numa escolha mais acertada. Por exemplo, o som que o seu guitarrista preferido toca (falando de timbre) e a guitarra que usou pra gravar ou usa pra tocar. Na net você pode encontrar essas informações.

    Tem gente que toca heavy com Les Paul, outro toca com Strato, outro com uma Jem. Enfim, pra tocar heavy metal a variedade é enorme.

    Eu recomendo um captador de ganho médio, que não seja difícil de distorcer, mas que tenha um timbre limpo e brilhante, pra quando rolar uns dedilhados característicos de heavy metal não embolar tudo.

    Eu conheço o Spanich Fusion (ponte) e o Spanich Paf (braço), e recomendo eles. São bons e não custam tão caro. Talvez eu não acerte em cheio, mas creio que não vai ficar desapontado, tampouco ser o último captador que vai utilizar nas suas futuras guitarras.

    wcpm
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    LeandroPanucci
    Valeu mesmo amigo. Vou dar uma olhada nesses que você disse. Ainda estou pesquisando e lendo bastante a respeito pra poder fazer uma escolha que me agrade. Os captadores atuais da minha guitarra estão com muito ruído principalmente quando ligo o do meio.

    Penta_Blues
    Moderador
    # jun/07
    · votar


    Boa tarde!!!

    wcpm
    Quero captadores que sejam melhores que os meus, e que sejam bom pra tocar mais Heavy como já tinha dito.
    Bom, como o Panucci disse, tem muita coisa interessante pra Heavy e concordo que seja um captador que apresente um ganho "domesticável". Com relação a ser melhor do que os que vc tem, fica difícil a gente saber o que é melhor sem saber do que seu captador é capaz...

    Não tenho a menor idéia de que madeira é feita minha guitarra. Como posso saber isso? Há alguma forma de indentificar?
    Ninguém melhor que o luthier que a construiu pra te dar estas informações...

    Não sei o que são apoio de cordas e muito menos os tipos.
    Ponte e nut da sua guitarra.

    Qual é a ação das cordas? Que isso?
    Altura que as cordas ficam em relação à Escala e ao captador

    Tenho pedais de distorção,e equalizador.
    Leve-os em consideração para avaliar o ganho que seu captador precisará ter a fim de trabalhar legal em conjunto com seus pedais.

    Do tipo ruim. Sheldon. Conhece? Pois é ou era esse ou nenhum.
    Não conheço não. Mas ele é peça importante no seu set pois não adianta ter um excelente captador se o ampli não é capaz de "falar" aquilo que sai do captador...

    Gosto do timbre do Kiko Loureiro, só que não tenho grana pra investir em equipo igual o dele. To bem longe disso.
    Vc nunca terá exatamente o mesmo timbre que o Kiko Loureiro, nem se tiver exatamente o mesmo equipamento. Então, use o timbre do seu ídolo como um referencial...

    Desconheço tipos de ligação em captadores.
    É um outro dado bastante importante pois cada tipo de ligação (em série, em paralelo, defasado, etc) influencia no timbre proporcionado pelo captador. É bom vc dar uma estudada nisso tb...

    Saquei. Mas como pode perceber de grande parte do que me perguntou não sei nem responder.
    Estudando muito, meu camarada. Deixando um pouco de lado essa preocupação com "captador melhor" e aprendendo mais como inúmeros fatores contribuem ou dificultam a busca pelo timbre ideal. Vc verá que não existe "o melhor captador" e sim "o ideal" para casa situação.

    Os captadores atuais da minha guitarra estão com muito ruído principalmente quando ligo o do meio.
    O ruído pode ser originado por inúmeros fatores, não só má qualidade do captador, como por exemplo cabos de baixa qualidade, blindagem da guitarra mal feita, solda mal feita, amplificador ruim, fontes de energia ruins ou sem um bom filtro, etc. O captador do meio é um single-coil e que tem como característica o ruído (chamado de "hum"), principalmente se estiver trabalhando sozinho (chave na posição 3). Se houver ruído nas posições 2 ou 4 a ligação deste captador com os humbuckers da ponte e do braço pode ter sido feita erradamente e, ao invés de cancelar o "hum" o deixa mais evidente...

    Como vc viu acho que não existe má vontade em ajudar, mas sim o objetivo de fazer com que vc busque, pesquise e aprenda também por seu próprio esforço e com isso diminua suas dúvidas e facilite o trabalho de quem tenta ajudar.
    Valeu!!!

    wcpm
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Penta Blues

    Beleza. Agora já está ficando bem mais claro pra mim as coisas que devo levar em consideração na escolha de um captador. To buscando bastante informação aqui no fórum, leio bastante tópicos e estou aprendendo aos poucos e se tivesse mais tempo aprenderia muito mais. Mas graças a pessoas como você e outros que estão sempre dispostos a ajudar, aos poucos vou conhecendo melhor sobre o assunto e vou aprendendo cada vez mais. Queria mesmo era poder ficar o dia inteiro por conta, mas se ficar morro de fome depois, ou vou morar na rua. rsrsrs. Valeu. obrigado.

    wcpm
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Penta Blues

    Seguindo suas dicas achei uma coisa legal na Internet, que me fez na realidade desisitir por enquanto dos captadores na minha guitarra. Vou postar abaixo para quem precisar ler:


    Pois é, você está com sua guitarra, gosta dela pra caramba (ou não) mas seu timbre está um lixo. Você pensa: Vou comprar um captador melhor, já que dizem tanto sobre eles, e meu timbre vai se revolucionar. Será isso verdade? Vamos ver... Afinal, o que é um captador de guitarra? Falando em grosso modo, é um imã com fio de cobre em volta. Porém, de acordo com a qualidade do imã, tipo, qualidade do cobre, numero de voltas do cobre no imã e outros aspectos, o timbre muda totalmente. TOTALMENTE de um captador para o outro, e nao no seu timbre final. Há uma imensa variedade de cores,modelos,timbres prometidos, marcas e o mais importante para 99% dos guitarristas: Preço. Há marcas e marcas no mercado, podemos citar grandes marcas como seymour duncan, dimarzio, emg, van zandt, fender e gibson (sim, eles produzem captadores!)entre outros nacionais, como sound(malagoli) e cabrera. Agora, o problema que até agora você deve estar perguntando: Gastar até 350 reais num captador novo vai fazer diferença no meu timbre? A resposta é... DEPENDE! Se você pegar uma guitarra de construção e peças bem "fracas" e que você pagou 250 reais e querer colocar um captador de 300, desculpe, mas isso é meio irracional. O timbre final é composto, entre outros fatores, por: guitarra (madeira, CAPTADORES...)cabos, pedais/racks/pedaleiras e o amplificador, claro que a pegada do guitarrista conta e muito, mas falando no termo mecânico é essa a fórmula. Logo, antes de investir alto num captador, pense se comprar um amplificador, um pedal/pedaleira ou até mesmo outra guitarra, não é uma prioridade que vai fazer seu timbre ficar MUITO melhor. Concluindo, para os matemáticos de plantão, o captador muda no timbre final algo como 10%, dentre os 30% que a guitarra oferece. 40% é o amplificador, e 30% sao os pedais/pedaleiras/racks. Isso, claro, ao meu ver e na minha experiência. Em resumo: Sua guitarra é "fraca" e o resto do seu set é bom (amplis, pedais), se não der para comprar uma boa guitarra, compre o captador já pensando em colocar na sua futura guitarra. Se sua guitarra é fraca, e o resto do seu set também é fraco, compre um ampli melhor, por exemplo. E se sua guitarra for de boa qualidade e o resto do seu set também, pode comprar sem medo um bom captador, que a resposta que ele dará a sua pegada será bem melhor! Abraços!


    ACHO QUE POR ENQUANTO VOU DEIXAR TUDO COMO ESTÁ E PENSAR EM MELHORAR O EQUIPO PRIMEIRO. LET IT BE.

    Penta_Blues
    Moderador
    # jun/07
    · votar


    Boa tarde!!!

    wcpm
    Fico contente em ter ajudado de alguma forma.
    É isso aí, meu camarada!
    Valeu!!!

    xxr1b4xx
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    cara compra um x2n da dimarzio ele tem 500 e tanto de saida vc nao vai se arrepender =]

    LeandroP
    Moderador
    # jun/07 · Editado por: LeandroP
    · votar


    wcpm

    ACHO QUE POR ENQUANTO VOU DEIXAR TUDO COMO ESTÁ E PENSAR EM MELHORAR O EQUIPO PRIMEIRO. LET IT BE.

    Mas se tiver afim de comprar, entre em contato comigo (e-mail) que estou vendendo o meu Spanich Paf (zebra - 4 fios)... baratim, baratim. :)

    Concordo com o texto acima.

    victorhugofs
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    o Ozielzinho está endorsando Captadores Sound, não são Excelentes mas tambem nao sao ruins. confere no site dele:
    www.ozielzinho.com.br

    victorhugofs
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    cara, eu não concordo com esse artigo em 100%.
    tem muita coisa certa mas os captadores influenciam mais do que vc imagina com certeza.
    mas veja bem...
    vo te passar um link de um luthier que é muito bem conceituado: EDMAR LUIGHI.
    Ele saca d+++
    e não eh assim que ele descreve as coisas não.
    http://www.edmarluighi.com.br/dicas-do-luthier.asp
    e saca so....
    cara, na verdade o captador participa com 30% tb....
    saca so...
    se a guitarra for de madeira maciça e tiver captador bom participa em 30%, pedais bons 30% e o amplificador 40% positivamente.
    se a guitarra for de compensado nao compensa trocar captador.
    mas se for maciça compensa e muito sim!

    victorhugofs
    Veterano
    # jun/07 · Editado por: victorhugofs
    · votar


    além disso os captadores tem timbres e equalizações próprias que são potencialmente percebidos quando vc os troca! quando eu troquei os meus CONDOR por Dimarzio credo! nem é mais a mesma guitarra!
    não tem nada a ver o som que era com o som dos novos captadores!
    Minha guitarra tem o corpo da CONDOR, circuito totalmente dimarzio e madeira Koreana (corpo em basswood, braço em Marfim e escala em Rosewood).
    acabou!
    som de uma verdadeira Ibanez!
    Captadores: Dimarzio Evolution Neck and Bridge e um captador Class 55 no Middle.

    luiz_sjrp
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    wcpm
    Ae garoto, continua pesquisando que tu chega lá, e quando a coisa esquentar é só gritar pros caras de plantão aqui no FCC, tem muita gente boa.
    Penta_Blues
    LeandroPanucci
    Obrigado também pelas dicas, me ajudou também.
    Abraços a todos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Captadores para minha guitarra - Ajuda