Qual a influência do formato do instrumento no som e no timbre?

    Autor Mensagem
    DaNiLo SE
    Veterano
    # mai/07


    Tem um tempo que venho pensando nisso: "Será que o shape da guitarra interfere de alguma maneira no som do instrumento? Será que a Les Paul tem tanto sustain por causa do formato tb, ou é só a qualidade e a quantidade de madeira que importam?"

    Fico grato se alguém puder esclarecer isso pra mim.

    zaqueu_grunge
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    DaNiLo SE
    Ixi, tem muitos fatores.
    Não sei se o shape influencia ou não, mas sei que a quantidade de madeira, o tipo, a qualidade na secagem, influenciam.

    Patys
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Será que o shape da guitarra interfere de alguma maneira no som do instrumento?

    acho que tudo numa guitarra influencia, o shape tbem....mas deve incluenciar pouco, o madeiramente, modo de construçao, ferragem, captador, corda, etc.... conta bem mais.

    Releed
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    o Joe perry tem uma guitarra quadrada :/

    MatheusFarage
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    a quantidade q importa
    eu acho...

    mazellan
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    qdo eh plain top ou arched tmb muda alg coisa o timbre

    r2s2
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: r2s2
    · votar


    O que influencia seria a espessura, o ângulo do corte da madeira e a quantidade de emendas.

    O formato não sei em que aspextos altera.

    Dr Jivago
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Uma vez eu li que o formato em V realçava os agudos no captador do braço e os graves no captador da ponte (maior massa).

    Mas até que ponto isso é verdade ou relevante não sei dizer.

    Henrique S.
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Uma Strato de Mogno com Humb. Gibson não tem o timbre de uma Lespa nem de uma SG......

    Soulface
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Qual a influência do formato do instrumento no som e no timbre?
    Nada q se possa relevar na escolha de uma guitarra pra comprar.

    Teoricamente, é lógico q o timbre de uma Les Paul é diferente de uma Flying V. Por conter uma quantidade maior de madeira, maior espessura e tal...
    Mas q o formato determina características sonoras, isso não existe.
    Não prática, não há Cristo q diferencie isso.

    Qndo falamos em influência no timbre, eu não qro discutir sobre a diferença das ondas sonor de cada guitarra num programa de computador.
    Se for assim, uma Gibson feita ontem é diferente de uma Gibson feita hj!
    Só levo em consideração mesmo, a diferença do timbre final. Q sai do amp.
    E até chegar lá, existem "N" fatores q influenciam mais no timbre do q o formato da guitarra, a marca ou até qm sabe, a madeira utilizada.

    kiki
    Moderador
    # mai/07
    · votar


    acho que a maior influencia é do tipo de madeira, e da forma de construção.

    da uma lida nesse topico, que a gente debateu essa questão do timbre dependendo do tipo de madeira.
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/161199/

    o shape acho que influencia, na medida em que altera a massa da guitarra, e consequentemente na vibração da corda. mas é uma variação pequena, se comparada à diferença entre as densidades da madeira, ou do braço parafusado ou colado.

    é o que disse a maioria do pessoal: a influencia é do sistema todo, a madeira, as juntas, a ponte, os caps, os amplis, etc.

    DaNiLo SE
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    kiki

    Vlw brother, eu já tinha lido esse tópico. Mesmo assim obrigado pela dica.

    Soulface

    Penso da mesma maneira que vc! Pra mim o som final é oque importa! Na minha humilde opinião, 50% do processo de construção de um timbre legal é saber usar o equipamento que vc tem, 20% é a sua abilidade e os outros 30% ficam por conta da qualidade dos equipamentos.

    Alex guitar man
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    <<<<<<Que tenha vida>>>>>>>

    Pessoal, não sei se é psicológico mas vi uma Strato HSH (era uma tagima, com escala escalopada), ela tinha som de strato, mesmo com os hambuckers ouvia o som estalado de strato; não sei se o amplificador ajudou, era um Laney lv300 twin *--*

    Cristhyano
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Esse fórum ta andando muito em círculos ultimamente. Ta tenso.

    ALF is back
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: ALF is back
    · votar


    Alex guitar man
    entre as n diferenças entre strato e les paul, tem uma curiosa: o tamanho do braço. A distancia entre o nut e a ponte de cada uma é diferente...da strato é um pouco maior.
    isso realça o estalado caracteristico das stratos por deixar a corda mais esticada...
    na les paul, as cordas ficam um pouco mais frouxas pra se obter a mesma afinação e isso também ajuda a caracterizar o timbre do modelo...
    por isso nao podemos esperar obter um timbre de gibson colocando caps gibson numa ibanez, com as mesmas madeiras de corpo e braço, por exemplo.
    Isso tambem explica o fato de les pauls e semi acusticas terem dificuldades nas afinações e oitavas com encordamentos mais leves, como o 09.
    considere q isso é apenas um dos n fatores q caracterizam os modelos...como foi dito nesse tópico, a massa das madeiras também influencia, tanto em quantidade quanto em densidade e sabemos q nisso as diferenças entre os dois modelos são enormes. Vale lembrar q o braço também difere nesse sentido!
    enfim...tenho ctza q isso q vc notou nao foi psicologico, mas isso nao se deve apenas à diferença de shapes!

    quanto ao desenterro do topico, acho conveniente levantar sempre um topico com esse tipo de conteudo pois ele aborda algo dificil de provar! entao as impressões, experiencias, desconfianças q cada um vai tendo purai afora, se compartilhadas aqui, podem ajudar na formação de opiniões!
    vlw!

    edit: erros de portugues :P

    Alex guitar man
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    A distancia entre o nut e a ponte de cada uma é diferente...da strato é um pouco maior.
    isso realça o estalado caracteristico das stratos por deixar a corda mais esticada...


    Não sabia disso, bem interessante

    por isso nao podemos esperar obter um timbre de gibson colocando caps gibson numa ibanez, com as mesmas madeiras de corpo e braço, por exemplo

    Isso me deixa até feliz, colocar caps H em strato sem perder o timbre de strato.

    MMI
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Alex guitar man

    Um dos problemas de misturar H e S é a questão dos pots, que para single é ideal os de 250K e para humbucker é 500K. Um deles é comprometido...

    Mas quanto as diferenças, tem a questão de angulação do head, madeiras usadas, um monte de detalhes que muda o som.

    Alex guitar man
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    MMI

    Comprometido como?

    Percebi que algumas strato HSH vem apenas com 1 tone stack....

    ALF is back
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Alex guitar man
    ou vc deixa um pot de 500k q caira bem pros hambuckers e mal pros singles, ou um de 250 q caira bem pros singles e mal pro hambucker...stratos H S S costumam ter pots de 250k por ter dois caps singles...mas isso é customizavel...nao sei como fica splitado...mas é interessante vc ter uma strato H S H com split dos caps da ponte e braço...a gama de timbres fica enorme...quanto aos pots nesses casos, nao sei como funcionam!

    john m c
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    acho que o formato so altera quando o modelo for semi....
    q da aqle ar de violão folk.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual a influência do formato do instrumento no som e no timbre?