Qual tipo de Fender stratocaster escolher?

Autor Mensagem
JJJ
Veterano
# mar/15
· votar


MauricioBahia

Só tome cuidado com a furação dos escudos. Às vezes é ligeiramente diferente...

Se fizer, coloque fotos!!! hehehe

Drinho
Veterano
# mar/15 · Editado por: Drinho
· votar


Também quero acrescentar que, ao meu ver, a Fender strato MIM é bem superior em todos os quesitos em relação à guitarras de 500 que já toquei e tbm à Squier.

Então... ai creio que seja percepção pessoal mesmo, cada um tem a sua....

Porque para mim, na minha modestissima opiniao Fender MIM e Strato Condor são a mesma coisa, ambas tem som de nada, ambas não afinam de maneira confiável, ambas tem grosserias em sua construção e ambas tem um acabamento bem xinfrin mas ambas funcionam bem sem dúvida, a diferença é que uma chega no mercado custando um preço justo e a outra chega a ser piada o que cobram....

JJJ
Veterano
# mar/15 · Editado por: JJJ
· votar


Drinho

Cara, tem (tinha) vários modelos de Strato Condor. A mais top era bem boazinha, mas não era 500 contos... Realmente, a Condor fez algumas guitarras muito legais. Eu tenho uma semi deles que não tem o que criticar, exceto os captadores originais (que eles sabiam que a galera ia trocar mesmo... rs).

E eu não sei que MIMs que você viu que te deixaram uma impressão tão ruim... Quanto ao "som de nada", eu não falo, porque os captadores originais não são realmente grande coisa (embora eu tenha conseguido tirar um som bom deles, em outra guitarra, com uma construção diferente). Mas "não afinam", "acabamento xinfrim", "grosserias"... Bom, não posso falar por todas, mas a minha não tem nada disso, não... Pelo menos nada tão feio assim! kkkkkkkk

E o logo "Fender" custa mesmo, acrescenta uma "mais valia" na parada, não tem jeito... É a "mística" a que alguém se referiu. Mas isso não acontece só com guitarras, né? Como dizia a música do Genesis: this is the world we live in.

Mais uma coisa: o preço absurdo (concordo) é aqui. Lá fora, uma MIM Std é uns 500 contos (de dólar). Claro que você não pode comparar com uma de 10000 Obamas...

Drinho
Veterano
# mar/15
· votar


JJJ

Não, veja, citei condor porque foi a primeira que veio a minha cabeça, poderia ter sido eagle, squier, tagima ou qualquer que fosse....

Com todo o respeito a quem tem e a quem gosta pelo amor de Deus....

Onde eu quero chegar é que eu não consigo enxergar esse abismo de diferença nessas guitarras mais industrializadas, tipo ah essa de 500 é nota 6, essa de 2500 é nota 7,5, essa de 6 mil é nota 9,5..... eu juro que não encontro isso, pra mim são guitarras que exigem muito do músico pra soar de maneira elegante, enquanto guitarras verdadeiramente fortes são capazes de falar sozinhas, sim, minha irmã pode tocar em um mizão solto de uma dessas que soará lindo, já fiz esse teste.

É muito difícil eu parar pra testar uma guitarra e dizer que ela é ruim, eu sinceramente não acredito que existam mais guitarras ruins no mercado, acho que todas as marcas estão boas, estão fazendo instrumentos firmes e completamente utilizáveis.
Como a condor, a fender mim, a ibanez e por aí vai.....

Agora por não ver diferencial sonoro, personalidade nenhuma nesse tipo de instrumento creio que não seja interessante investir mais de 1000 reais (com captadores) neles....

Tem gente que vê diferença... Eu não. Ou minha percepção é muito fraca ou sei lá o que é, porque pra mim som de guitarra ou é muito ferrado ou é normal (aqueles que voce ouve em loja quando voce entra em uma e tem algum cabra testando)

Drinho
Veterano
# mar/15 · Editado por: Drinho
· votar


Mas "não afinam", "acabamento xinfrim", "grosserias"...
Veja, não leve ao pé da letra, estou falando do ponto de vista de investimento de grana alta.

Experimente dar um bend de 2 tons segurando uns segundos qualquer um desses instrumentos na corda G e veja para onde vai a afinação... veja se isso acontece com uma guitarra equipada com tarraxa sperzel ou gotoh 510

procure montar um acorde depois da casa 12 e ouve com carinho....

dá uma olhada no encaixe do braço de uma dessas guitarras de loja depois vai numa luthieria de ponta, encaixe o braço no corpo e veja o que acontece... você consegue suspender a guitarra sem cola e sem um culionésimo de deslocamento.....

novamente... não disse que são ruins, apenas disse que não acho de maneira nenhuma coerente um investimento mais significativo, até porque o custo de produção de qualquer um desses elementos é infimo perto de seu preço de venda no atacado e praticamente zero perto de seu preço de venda no varejo.... Não há mão de obra qualificada, não há seleção não há nada em nenhum dos modelos, nem nos de 500 nem nos de 5000....
São apenas robôs... entra um monte de pau de um lado (sem querer ser grosseiro) e sai um monte de guitarra do outro....

guitarra com som de nada não é ruim, tem gente que tira som de guitarra que tem som de nada...

o que me deixa puto da vida é ver gente pagando caro nisso porque não se esforçou pra pesquisar, pois quando disse que minha percepção era duvidosa evidentemente que eu estava sendo ironico e a felicidade desse individuo não está baseada numa certeza conciente, mas sim numa coisa que ele apenas supõe pois não foi a fundo no elemento comparativo que citei no primeiro texto, isso faz uma diferença do cão....
Quando forem gastar dinheiro sejam chatos, olhem nos minimos detalhes, procurem testar o que tiver de mais legal dentro da realidade de vocês, da cidade que vivem, enfim, procurem buscar o máximo de informação possível...
Dinheiro hoje tá da difícil, tem que procurar fazer o investimento raciocinado.....

Outra coisa... comprar fender porque eric clapton usa fender, comprar gibson porque slash usa gibson....
Os caras estão cada vez mais ricos e os pobres mortais são cada vai mais enrabados por isso.....

qualquer coisa que tem no mercado hoje é legal....
só fico triste com pagar caro em coisas apenas legais, pois isso cria um hábito de mercado onde as indústrias com o passar do tempo vão cada vez mais chutar o balde, mantendo esse padrão que é aceitável, mas levando os preços cada vez mais longe......

aquela história da american standard de 1990 e tantos ser melhor do que as atuais é verdade, o senso critico caiu, o poder de endividamento aumentou e por isso a demanda também aumentou, qual que é o resultado disso se não a mediocridade? Hoje a sweetwater ja esta parcelando em 3 vezes....

a mediocridade americana nos estados unidos é até tolerável pois qualquer um compra, é barato.... o triste é a mediocridade americana aqui dentro que lasca com todo mundo....

A falta de exigencia no mercado brasileiro é algo assustador.... a gente paga 30 reais numa promocao do mc donalds (que é mto gostoso, eu fiz isso hoje antes de chegar do trabalho) mas é uma porcaria sem tamanho....

EuFemismo
Membro Novato
# mar/15
· votar


Drinho
Sendo uma guitarra de madeira, braço reto que não vai empenar por motivos de fabricação, e as ferragens sejam realmente "ferro", pra mim ta ótimo. Guitarra a gente empurra com a barriga, literalmente.

JJJ
Veterano
# mar/15 · Editado por: JJJ
· votar


Drinho
Experimente dar um bend de 2 tons segurando uns segundos qualquer um desses instrumentos na corda G e veja para onde vai a afinação... veja se isso acontece com uma guitarra equipada com tarraxa sperzel ou gotoh 510

Dois tons eu acho exagero, nunca faço isso (haja dedo! kkkkk)... mas vou (tentar) fazer o teste.

dá uma olhada no encaixe do braço de uma dessas guitarras de loja
[...] São apenas robôs

Sim, isso eu concordo. E é por isso que eu mesmo "estudei" pra poder montar e dar manutenção nas minhas guitarras. Esses micro-detalhes, pra quem realmente gosta de guitarra um pouco além do simples ato de pegar e tocar, são importantes. Pra mim e pra você são importantes. Mas, convenhamos, esses micrômetros pra lá e pra cá não fazem tanta diferença assim pra todos os efeitos práticos, né?

comprar fender porque eric clapton usa fender, comprar gibson porque slash usa gibson

É, cara... Já citei Genesis, agora cito ELP: "c'est la vie...". Eu não brigo mais com isso, até porque, no fundo, eu também gostaria de ter a mesma guitarra dos meus guitar heroes. Sinceramente, não vejo tanto mal nisso, quanto você.

Natanael_DM
Veterano
# mar/15
· votar


Drinho

Cara, depois de algum tempo e algumas outras experiências guitarrísticas, eu acho que finalmente entendi, de fato e de direito, o teu ponto de vista.

Provavelmente tu nem vai lembrar, mas eu já me opus (em outros tópicos) a essa tua opinião com relação às linhas mais simples da Fender e à inexistência de grandes diferenças entre elas e guitarras que custam dez vezes menos.

Sigo não concordando, em parte (explico depois), mas entendi perfeitamente.
Heheheheheh!

O engraçado é que eu fui entender o teu ponto de vista fazendo uma abordagem reversa (sem querer). Eu não peguei uma strato Condor com captadores melhores e comparei com uma American standard, diretamente.

Na real, a ficha caiu quando eu finalmente decidi comprar uma strato realmente melhor do que as que eu tive antes.

Considerando o sortimento de pessoas aqui do fórum, talvez a guitarra que eu comprei não seja grande coisa (pra alguns), mas pra mim é, e, com certeza, representou um verdadeiro salto de qualidade que me proporcionou entender exatamente o que tu vinha defendendo.

Tive uma dezena (literalmente) de stratos e teles Fender, sempre da linha American Standard, ao longo dos anos. Muitas delas eu achava excelentes. Belos timbres, boa construção, confiabilidade, bom preço de revenda, etc...

Nunca paguei muito caro por nenhuma delas, nunca comprei nova, em loja, no Brasil. Mas, mesmo assim, me dei conta que, comparativamente, os cobres que eu tinha investido nelas não proporcionavam timbres nem parecidos com os da "strato realmente boa."

E o pior (ou melhor): depois de alguns meses tocando bastante com a "strato realmente boa", fui fazer o teste que já tinha feito outras vezes (e que não tinha surtido o efeito necessário): peguei uma Fighter emprestada de um amigo. Simplinha, mas bem regulada, com cordas novas, plugada num bom amp valvulado.

Resultado? A diferença de som entre a Fighter e a American Standard era quase nula quando comparada à diferença de som entre a American Standard e a "strato realmente boa".

Aí fez sentido, realmente, a tua tese.

E olha que eu não me considero um novato na matéria. Toco há muitos anos e tive muitas guitarras diferentes. Acho que eu tava me recusando a aceitar um fato simples: poderia ter gastado menos pra ter um som bem parecido.

Ambas as guitas estavam originais. Se a Fighter ia ser confiável num ensaio longo ou num show com suor e fumaça, eu não sei. Mas ali, na hora, os timbres foram bons. Próximos aos da American Standard.

Enfim... depois desse bate-papo que tu e o JJJ travaram, achei importante corroborar (ainda que parcialmente) a tua tese.

Parcialmente porque, no final do dia, neguinho nem sempre compra a Fender (ou a Gibson, a PRS, a Ibanez, ou a que for...) pensando exclusivamente no custo x benefício do negócio. Acho legítima a "vontade" do cara ter uma Fender. Se ela for American Vintage pra cima, melhor. Se não for, paciência. Ruim, não vai ser. Provavelmente vai ser um mau negócio em termos de $$$ (comparativamente). Mas o logo da Fender só pode vir nas Fender...

o/

JJJ
Veterano
# mar/15 · Editado por: JJJ
· votar


Natanael_DM
Drinho

Eu entendo a comparação do Drinho da seguinte maneira (traduzindo pra carro, que eu acho que fica bem mais tranquilo do que guitarra, porque remove as "paixões" envolvidas aqui):

Diante de um Rolls Royce, tanto faz um Gol ou um Golf. Ambos ficam muito longe de um RR. Tão longe, mas tão longe, que caem no mesmo balaio... são carros "semelhantes".

O meu ponto é o seguinte: eu concordo, porém... em não tendo um RR, prefiro um Golf a um Gol!!! kkkkkkkkkk

EDIT: tem mais um detalhe, no caso da MIM, que parece ser o alvo aqui. É um "Golf" com a estatueta da RR no capô...

Natanael_DM
Veterano
# mar/15
· votar


JJJ
A tua analogia, a meu ver, foi excelente!
E, sim, eu também prefiro o Golf!
Hehaehahehaheah

o/

SkyHawk
Membro
# mar/15 · Editado por: SkyHawk
· votar


Natanael_DM
Assunto polêmico, mas vamos lá: eu quando tinha 14 anos ganhei minha primeira guitarra, uma Giannini Stratosonic Branca, era o que tinha no país da reserva de mercado e da proibição de importação até de chiclete !!!!

Voltei a tocar há uns sete anos e me deparei com um mundo onde posso ter a Fender e a Gibson dos sonhos, e ainda mais outros instrumentos que só via pela TV. Comprei e pronto !!! Depois de um tempo me interessei por construir meus instrumentos e para não fazer besteira com as tops.... Comprei umas baratas e bem comentadas, antes disso tinha comprado uma Golden GSH 570, e investi em partes e componentes. Para minha surpresa muita coisa bem acessível tem ótima tocabilidade e um puta timbre.

Hoje tenho de tudo, fiz várias incursões nos upgrades, montei 3 guitarras, aprendi a regular, treinei meu ouvido e digo sem sobra de dúvida, que dá para tirar som de custom shop e american vintage de muita coisa bem baratinha !!!! Headstock é mito mas é legal ter o mito, eu tenho as minhas !!!! Mas respeito muito as ching ling (digo: guitarras de entrada ou asiáticas honestas) bem feitas e bem reguladas !!!

O último trabalho meu foi pegar uma Ibanez Gio, arrumei tudo nela (nut, tarraxas com trava, caps de primeira linha, refiz a elétrica, molas da ponte, regulagem completa) e na famosa ponte Fat-10, tão mal falada, instalei um Mag-lock da Super-Vee e fiz um trabalho detalhado de regulagem e ficou muito boa. Muito melhor que muitas outras Ibanez RG 999 qualquer coisa Dx que testei antes de me convencer que todas eram mediocres. Não estava a fim de pagar uma Prestige ou Jem Vai no brasil e fiquei muito satisfeito com o resultado.

Como argumento final serve o exemplo da Frankeinstrat do EVH, aquilo é a prova de que timbre pode ser conseguido com pouca coisa e sem nenhum luxo.

Outro comentário importante é que sempre achei que caps eram Fender, Gibson, Lollar, Seymour e Dimarzio e fiquei impressionadíssimo com os Malagoli e com alguns muito baratos da GFS (principalmente um par de Dream 90 que instalei na Golden). Tem produto nacional top !

Natanael_DM
Veterano
# mar/15
· votar


SkyHawk
Também concordo contigo, em parte.
Dá pra tirar muito som com instrumento relativamente barato.
Se é "som de Custom Shop ou de American Vintage", eu já não sei, porque isso também é relativo. Mas é som de qualidade.

o/

Filippo14
Veterano
# mar/15
· votar


Concordo que guitarras "mediocres" (não ruins, médias) podem através de upgrades melhorarem ao ponto de ficarem muito boas.

Uma strato como uma SX, trocando tarraxas, nut, trastes, captadores, capacitores, ponte, bloco de ponte, molas e cordas, assim como uma ótima regulagem pode fazer milagre, mas não concordo tanto assim com a parte do Custom Shop.

Eu recentemente troquei minha Gibson Custom Les Paul Custom branca em uma outra les paul, dessa vez uma Gibson Custom Les Paul R9. Porque? Simples, tinha mais som.

Ambas eram CS da Gibson, mas as características sonoras das duas eram completamente diferentes, e olha que eu tentei deixar a branca com sonoridade vintage.

Tirei os captadores 490t (sei lá o nome certo desses captadores da Gibson), coloquei o Seymour Duncan Antiquity e coloquei capacitores paper-in-oli. A guitarra de fato renasceu, ficou muito melhor, realmente um absurdo em relação ao que ela era antes, mas foi comparar com a R9 e ela perdeu feio, não chegou perto, fui na loja apenas para testar e acabei levando a guitarra com medo de perder a comprar.

Testei outras LPs do mesmo nível e até mais caras. Cada uma tinha um timbre. Eu quero chegar no fato de que guitarras de um nível desses, com o cuidado e precisão que são feitas, acabam tendo uma voz própria, não tem nenhuma igual a outra, a complexidade do timbre é outra também.

Obviamente que todas tem som de Les Paul, assim como uma SX tunada vai ter um som de strato, mas nunca vai ter aquele algo a mais, aquela complexidade, dinâmica que uma CS tem.

Muitos vão pensar que essa complexidade ou melhora é mínima e não compensa pagar por isso e fica satisfeito com uma SX tunada, o que realmente está ótimo, nada contra, vai ter uma puta guitarra nas mãos, mas dificilmente será uma nota 10.


Abração

Natanael_DM
Veterano
# mar/15
· votar


Muitos vão pensar que essa complexidade ou melhora é mínima e não compensa pagar por isso e fica satisfeito com uma SX tunada, o que realmente está ótimo, nada contra, vai ter uma puta guitarra nas mãos, mas dificilmente será uma nota 10.

Filippo14, penso que esse é o X da questão que o Drinho defende desde o início. Ninguém duvida que dê pra tirar (muito) som de instrumento mediano. Da mesma forma, ninguém duvida que instrumento top (esse também pode ser um conceito volátil) seja muito melhor.

O lance é que, com os R$ 2500 que o cara que upou o tópico quer gastar numa FENDER, ele nunca vai conseguir comprar uma que seja top. E, não sendo top (nem perto de top), desconsiderando a mítica envolvendo o nome, sonoramente ele poderia obter o mesmo resultado, gastando bem menos.

Só não vai estar escrito Fender no headstock. E isso não pode ser subestimado (se o cara quer uma Fender).

Eu concordo plenamente contigo no que tu falou a respeito das tuas lespas e das lespas que tu tocou. Mas aí a gente tá falando de instrumentos de um nível bem superior, com preços de alguns mil dólares.

Até por isso escrevi ali em cima que a questão do "som de Custom Shop" em guitarra mais barata eu já não sei se rola. Pelas minhas experiências, penso que não.

o/

Drinho
Veterano
# mar/15
· votar


Minha briga é só essa amigos....

Guitarras legais em 2015 é algo normal, nacionais ou importadas.

Mas se é pra por dinheiro comprem direito, do contrário gastem pouco.

É só isso!

JJJ
Veterano
# mar/15 · Editado por: JJJ
· votar


Drinho
Mas se é pra por dinheiro comprem direito, do contrário gastem pouco.

Tudo bem, mas tem que tomar cuidado pra não ficar com o pior dos mundos: por muito dinheiro e ter um resultado apenas mediano...

Veja esse trecho interessante de uma página sobre pontes, da Callaham, conceituado fabricante de partes:

"The current production Fender bridge is made from .045 - .050 1010 hot rolled steel in a deep drawn process. This bridge is used on all reissues and custom shop models. Some of you are under the misconception that custom shop guitars use high quality hardware. They do not, they only charge you more for rusting or "relicing". Using this manufacturing process, parts can be made very quickly and cheaply, but at severe cost in quality.

The steel used must be very soft and limited in thickness to allow it to fold and bend in the corners. The process also creates tremendous internal stress which bow the plate making it unable to sit flat to the body surface. This causes the unwanted feedback found in so many guitars. Aesthetically the plate shows the unattractive scratches from the die. The saddles cannot be adjusted for perfect intonation and the set screws interfer with the string."

A página: http://www.callahamguitars.com/brdge_T.htm

Recentemente perguntei, em tom meio jocoso, ao MMI, se ele tinha alguma guitarra meia-boca. Ele citou justamente uma Fender Custom Shop. Achei que ele estava de brincadeira, mas... de repente...

Então, tudo bem se alguém quer (e pode) jogar um caminhão de dinheiro numa guitarra. Mas que o faça com a consciência de que, só por ser cara, não significa que vai ser maravilhosa.

Filippo14
Veterano
# mar/15
· votar


Nesse dia que eu troquei minha guitarra, eu testei guitarras bem mais caras que não valiam o preço, vou contar sobre elas.

Toquei primeiramente em uma Gibson Custom Les Paul R7 pintada pelo próprio Tom Murphy. Guitarra linda, perfeita de acabamento, uma jóia. O preço dela era 30k por essa história que ela possuia. Liguei ela e achei uma bosta em relação às outras guitarras Custom Shop que estavam lá. Minha Les Paul branca era inifinitamente melhor, e olha que eu troquei ela na hora pela minha atual. A comparação da minha R9 com essa R7 é até injusta, dada a diferença sonora. Claro, ela não é um lixo, ela é nota 8, só que pagar nota 8 naquela guitarra é melhor pegar uma Gibson Standard e tunar que o resultado será melhor.

Outra guitarra daquele dia era uma Gibson Custom R9 de 1999, comemoração de 40 anos da Les Paul 59 e distribuida pela Yamano, empresa japonesa que distribuia as melhores Gibsons da época no Japão, só escolhiam as melhores e mais bonitas. Resumindo, era uma puta guitarra, pouco melhor que a minha, realmente bem pouco, se for melhor, eu e o dono da loja ficamos na dúvida na hora do teste, mas custava 32k por toda a história dela. Ai deixa de ser vantajoso pegar uma guitarra dessas. Essa era uma guitarra legal, mas custava 2x o preço da Les Paul Custom, ai começa a ficar questionavel demais essa "qualidade".


Realmente, com 2500 reais, é complicado comprar uma Fender boa. Eu assumo que dei muita sorte em comprar por 2000 a minha. Meu amigo não manjava muito, o pai tinha cortado a grana dele por que se fudia muito na faculdade, tava querendo sair e precisava de dinheiro na hora e eu realmente não tinha interesse demais na guitarra. O dolar atualmente também não está ajudando, nada mais está barato, o que custava 3000 no meio do ano passado agora vai custar 4000, 4500 se for importado ou até uns 3200 pegando só a inflação, o que sempre atrapalha muito a nossa vida. A minha Fender American Standard tem corpo em 3 peças e um braço normal de maple, nada de espetacular, realmente eu comprei pela marca do braço e pelo preço. Acredito que uma guitarra mais barata seja bem viável de chegar no nível que a minha está agora, mas o investimento tem que ser alto.

Para se ter uma ideia, eu comprei uma ponte custom shop da Fender (que de acordo com a Callaham não é grandes coisas hahahah), um bloco manara, captadores van zandt, tarraxas novas, coloquei 011 no lugar de 010. Tudo isso custou uma boa grana, mais do que eu tinha pago na guitarra, mas atualmente estou com uma ótima guitarra, não de um nível custom shop, porque ela nunca será, mas está ótima para tocar na noite, ensaiar sem precisar levar guitarras mais caras.

O que eu sugiro para uma pessoa que não pode comprar uma Fender é para pegar uma guitarra de luthier. Eu mesmo desisti de comprar uma ES 335 da Gibson e to arriscando com a Dunamiz. Eu estou gostando muito do atendimento deles, converso bastante com o Felipe, muito sobre a pintura da guitarra, como fazer, fui lá um dia para ver o braço do instrumento e estou bem animado, acredito que está saindo uma guitarra bem boa, nível dessas Custom Shops por um preço muito menor. Prezo pela qualidade, a Dunamiz tem até um preço mais salgado que de outros luthiers, mas pelas fotos que ele me manda e que eu vi lá, essa guitarra promete muito, vale a pena pagar um pouco a mais por um instrumento realmente bom.

Uma strato é uma guitarra mais barata, eu iria fazer um orçamento com algum luthier e ver o que seria possível fazer. Aceitaria colocar ferragens e captadores bem ruins inicialmente, para poder gastar mais o dinheiro que já é contado no corpo e braço do instrumento, Com o tempo iria melhorando essas partes da guitarra até enfim ter a guitarra dos sonhos, que ai sim seria uma de nível absurdo e mais barata que uma Fender.

Abração

SkyHawk
Membro
# mar/15
· votar


Drinho
Opa !!! Chegamos no mesmo ponto !!!!
Se é para por dindim de verdade vai com fé nas Fenders, Gibsons e PRSs de alta qualdade. Fora isso gasta pouco, investe em peças de bom custo beneficio e em um bom amp e seja muito feliz com um timbrão.

SkyHawk
Membro
# mar/15
· votar


Outra coisa é que gosto de qualidade mas não abro mão da QUANTIDADE .... Kkkkkkkkkkkkkk !!!!! Quero uma de cada e se forem todas de US$ 2.500,00 pra cima (o céu é o limite) aí quebra a banca !!!! Agora estou procurando uma PRS Custom 24 e uma Gibson SG.

MMI
Veterano
# mar/15
· votar


Pessoal,

Cada um tem sua escala de qualidade e gostos numa guitarra. Falar de uma escala de zero a 10 é complicado demais...

A época das guitarras realmente vagabundas passou, antigamente quando não tinha guitarras importadas por aqui, tinha muita coisa que hoje seria um filme de terror. Praticamente não tem mais aquelas guitarras irremediavelmente ruins. Na minha visão o parâmetro mudou, hoje uma guitarra ruim tem conserto, só que não me convenço que vire uma ótima guitarra.

Falando em ótima guitarra... É verdade o que falaram, não é porque uma guitarra é Custom Shop, é Tom Murphy, é Masterbuilt, Reissue ou sei lá que nome, que vai ser ótima. Acredite, mesmo guitarras vintage isso acontece muito. Mas é muito mais fácil achar uma guitarra deslumbrante entre elas que nas linhas inferiores, óbvio.

Mesmo não sendo um strateiro obcecado, não quero falar de Les Paul aqui.

As guitarras Fender, me referindo à tele e strato, são modelos de construção simples que qualquer aspirante a luthier se mete a fazer. O bom da Fender é que a "grife" garante o preço e a revenda, então para quem pensa nesse sentido, só rivaliza com a Gibson. É muito fácil hoje se fazer um corpo e um braço de uma strato, botar umas ferragens/elétrica e fazer sair som. A questão é que tanto as strato como as tele quase na totalidade ficam transitando num nível mediano, é difícil, muito raro aparecer uma deslumbrante. Diz um luthier conceituado aqui no Brasil que uma strato realmente boa é uma em um milhão, então o dia que você achar, agarre porque vai ser difícil achar outra. Curioso que salvo guitarras realmente especiais e limitadas, é raro a Fender chegar nesse nível, mesmo nas masterbuilt. De posse de brasileiros, já conheci 2 Monterrey ( igual a do John Mayer, réplicas oficiais do Hendrix), uma era realmente boa, mas a mais legal dessas foi a La Taranta - mas são muito exclusivas e caríssimas.

Pois bem, eu já cruzei com pelo menos 3 stratos realmente boas, sem falar de vintage, mas nenhuma estava a venda. Uma delas era uma strato lixenta da era CBS, só que o som era impressionante. Uma era nova e digo, não era Fender... Já pude experimentar uma ou outra vintage, com maior e menor originalidade. Em relação ao som, pode ser mediana e pode ser excelente.

É sério que minha pior guitarra hoje é a strato Fender Custom Shop NOS. Mas ela está com os dias contados, de saída. kkkkkk

Filippo14
Veterano
# mar/15
· votar


MMI


Mas só por curiosidade, você num tópico essa semana comentou que a Dunamiz faz stratos realmente boas. A chance de aparecer uma espetacular vinda das mãos deles é grande ou ainda assim é "sorte"

Abração

MMI
Veterano
# mar/15
· votar


Filippo14

Há uns meses eu diria que é sorte. Hoje eu acho acho que é estudo, pesquisa, talento e dedicação, mas a sorte entra na jogada sim. Eu arriscaria e sei por que.

Filippo14
Veterano
# mar/15
· votar


MMI
Tem uma strato deles ou eles te contaram o segredo ahahaha?

MMI
Veterano
# mar/15
· votar


Filippo14

To sabendo o que rola. O segredo é estudo, dedicação. Não posso ir muito além... kkkkkkkk

Filippo14
Veterano
# mar/15
· votar


MMI

Hahahha imaginei que você não podia falar muito, mas ta valendo.

Abração

PS: O pessoal da Dunamiz é foda, testei cada guitarra quando fui lá que quase desisti da 335. Ela agora tá pra sair, ansioso demais hahhaha. O foda é que agora vc me vem que as stratos deles são fodas, não tinha nenhuma la para eu testar aquele dia, a GAS ta aumentando ahahha.

Hitman
Veterano
# mar/15
· votar


Filippo14
Testei outras LPs do mesmo nível e até mais caras. Cada uma tinha um timbre. Eu quero chegar no fato de que guitarras de um nível desses, com o cuidado e precisão que são feitas, acabam tendo uma voz própria, não tem nenhuma igual a outra, a complexidade do timbre é outra também.

...Cheguei tarde pra conversa!

Nao sou nenhum perito, mas tenho um grande prazer em ir pra lojas frequentemente e testar vaarias guitarras so por testar. Pegando em literalmente centenas de guitarras diferentes, voce percebe que elas nao sao identicas. Pode ser da marca que for, da linha que for, tem diferenca na pegada e talvez ate som delas. Por isso eu ahco dificil comparar guitarra X com guitarra Y. Mais como o Filippo14 disse... Vale o preco??
Sou muito fa da gibson em especial e ja devo ter tocado em mais de 150 les pauls diferentes. Ja toquei em varias LPs entre 3-6 mil dolares que nao gostei... ja tinha visto muita studio melhor. Entao realmente fica dificil generalizar e chamar uma linha inteira de Rolls Royce quando na verdade cada linha de guitarra tem seus RR perdidos aqui e ali.

MMI
Veterano
# mar/15
· votar


Filippo14

Você tem acesso a eles, passe por lá, experimente e converse com os caras que eles te explicam. rs

Hitman

Entao realmente fica dificil generalizar e chamar uma linha inteira de Rolls Royce quando na verdade cada linha de guitarra tem seus RR perdidos aqui e ali.

Sim, é verdade. Só que os RR aparecem muito mais nas acima de 6 mil que nas Studio. Vale para a Fender isso, como disse uma das melhores stratos que já toquei era uma CBS vagaba, STD, que visualmente não daria nada, mas era muito melhor que qualquer Custom Shop que já tenha visto.

Filippo14
Veterano
# mar/15
· votar


Hitman
Então, e o que eu acho é que assim, tunar uma guitarra mais simples, legal você consegue até chegar no timbre de muitas CS, pq existem CS mediocres. Agora, tunar uma guitarra mais simples esperando que ela tenha o som de uma CS foda, puts, ai fica realmente dificil de acontecer, quando uma CS é boa, é dificil de encontrar guitarras do mesmo nível entre as CSs, imagina tunando uma SX.


Abração

Drinho
Veterano
# mar/15 · Editado por: Drinho
· votar


JJJ

o espirito é esse mesmo....

lembrando que no meu ponto de visto um golf é muito mais legal perto do gol comparado a uma fender MIM perto da squier....

voce exagerou nesse golf ai, tinha que escolher um carro mais chulé.... kkkkk

Mas é isso que eu falo.... essas bmw, mercedes de 200 mil nao me convencem.... ou voce compra as v12 biturbo de 700 mil ou voce fica nesses médios tipo jetta e fusion que tem mais espaço prum cara que tem 1,90 e 120kg como eu ....

JJJ
Veterano
# mar/15 · Editado por: JJJ
· votar


Drinho

Mas o Golf não vem com o "logo" da RR... A MIM vem... hehehe

Ok, a analogia pode não ter sido 100% fiel, mas acho que deu pra entender a ideia, né? rs

E essa Squier é qual? A Affinity ou a CV? hehehe
É muita diferença! Mas deixa quieto, senão a gente vai enveredar por uma discussão sem fim. Eu entendi seu ponto de vista.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual tipo de Fender stratocaster escolher?