Para que serve aqueles detalhes do Headstock das stratos?

    Autor Mensagem
    ErickJeronimo
    Veterano
    # mai/07


    Aê galera, queria saber pra que serve akeles detalhes do headstock das stratos, tipo umas "asinhas" que prendem as cordas D-G e B-E. Alguém aí sabe??

    Desculpem a ignorância,

    Valeu!

    :P

    Sniper
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Pra corda ficar baixa e nao sair do nut

    Soulface
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: Soulface
    · votar


    ErickJeronimo
    Não é apenas um "detalhe".
    Como o braço de uma strato é feito em linha reta com o corpo, essas cordas q ficam presas nas tarrachas mais distantes do nut perdem tensão. Em alguns casos, chegam até a "flutuar", dependendo da regugem ou empenamento do braço.
    E essas "asinhas" servem para abaixar esas cordas, provocando uma tensão para q elas possar ser afinadas e tocadas.
    EM guitarras como Les Paul, isso não é ecessário pq o headstock todo já tem uma inclinação (geralamente de 14º) e as tarrachas são divididas em 3 x 3, causando essa tensão nas cordas.

    andre.wylde
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    http://www.palli.it/images/strumenti/strat72headstock.jpg

    isso?

    Acredito que sirvam ara aumentar a angulação das cordas nessa região, para um aumento de sustein

    Cirrijam se estiver errado (e provavelmente estou)

    Soulface
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    andre.wylde
    para um aumento de sustein
    Apenas o sustain com a corda solta né?!

    ErickJeronimo
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Caras, me corrijam se eu estiver errado, mas eu ouvi falar que pra manter a afinação é melhor deixar as cordas D-G fora das "asinhas". Essa informação procede? :P

    Soulface
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    ErickJeronimo
    Essa informação procede? :P
    Não...
    A recomendação q eu tenho, é vc nunca mais pedir sugestões pra qm te falou isso! uaehuaheuhaeuhuaheuhaeuhaea

    ErickJeronimo
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Soulface
    hauhhuahhauhahah pode crer :P
    Eu pensava que era verdade também pq eu levei ela no luthier uma vez pra regular e tal, daí quando ela veio essas cordas estavam fora das "asinhas", deve ter sido vacilo do cara mesmo...

    Soulface
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    ErickJeronimo
    Provavelmente.
    A verdade é q prendendo as cordas, vc não perde absolutamente nada. não tem efeito colateral.
    Já deixando soltas, pode ficar tudo desregulado.

    ErickJeronimo
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Soulface
    Cara, não sei se eu to ficando doido, mas eu tenho a impressão de já ter visto guitarras sem a primeira asinha, a das cordas D-G. Isso é pq elas são de baixa qualidade ou pq não precisam mesmo?

    Soulface
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    ErickJeronimo
    Existem sim...
    Aquestão é se ela precisam ou não dessa tensão adicional.
    Isso tme a ver com o calibre das cordas, com a altura do nut, dos trastes, com a regulagem da guitarra em si...
    As vezes não é necessário mesmo, pq a distância entre essas tarrachas e o nut fica no "meio termo".
    Só analisando a guitarra de perto mesmo pra saber.

    UGO_RJ
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    O headstock da strato é reto pois ajuda na afinação da guitarra (pois stratos costumam usar Tremolo)


    O headstock da LP é inclinado pois ajuda mais no sustain (como geralmente é ponte fixa n tem tanto problema com afinação)...

    Snakepit
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    UGO_RJ
    Nao entendi o que o tipo de ponte tem a ver com o head ser inclinado ou reto. Ta dizendo que por ser reto as cordas nao desafinam com o tremolo?

    Raven_Heart
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Cara, não sei se eu to ficando doido, mas eu tenho a impressão de já ter visto guitarras sem a primeira asinha, a das cordas D-G. Isso é pq elas são de baixa qualidade ou pq não precisam mesmo?
    Baixa qualidade não deve ser...tenho uma fender strato japonesa que nunca (pelo menos enquanto minha) teve asinha nenhuma e é a melhor guitarra que já toquei na vida.

    Snakepit
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Cara, não sei se eu to ficando doido, mas eu tenho a impressão de já ter visto guitarras sem a primeira asinha, a das cordas D-G. Isso é pq elas são de baixa qualidade ou pq não precisam mesmo?

    Nao tem nada a ver com qualidade.

    Fender American Strato Deluxe:

    http://img3.musiciansfriend.com/dbase/pics/products/3/0/0/435300.jpg

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Para que serve aqueles detalhes do Headstock das stratos?