Utilidade pública - mudando afinação com a RP-80

    Autor Mensagem
    Kleber Blacklock
    Veterano
    # mai/07


    Pessoal, fuçando no site da digitech (internacional) descobri como mudar a afinação da guitarra usando a pedaleira (RP-80) e tenho certeza absoluta que isso será extremamente útil para todos os que tem essa pedaleira e usam guitarras com ponte do tipo Floyd Rose. Graças à calibragem do pedal de expressão, usando o efeito Whammy consegue-se descer a afinação em meio tom exato, ou um tom inteiro, conforme preferir.
    Segue abaixo as instruções de como se fazer isso:

    Descendo de E para Eb: ao editar o patch em questão, na opção "Chorus/Mod" iremos escolher a opção "h3" (h minúsculo, por favor, iremos trabalhar com a opção 3 do módulo Whammy). Ao chegar no modo de edição do pedal de expressão, ele oferece várias opções, entre elas volume, ganho e a outra opção automaticamente irá acender a luz referente ao "Chorus/Mod" (ele acende a luz referente ao efeito que você está associando ao pedal de expressão, ao acender a luz do "Chorus/Mod" quer dizer que o pedal de expressão estará trabalhando com o Whammy que foi o efeito selecionado para esse banco de efeitos). Clicando no botão "edit" para a esquerda ele irá oferecer a opção de regulagem de alcance do pedal de expressão, vai de 1 (ou 0, não me lembro agora se a calibragem começa no 1 ou no 0) à 99, coloque de 1 (ou 0) à 35.
    Pronto, ao usar o pedal de expressão, quando na posição levantada ele irá tocar com a afinação normal, ao acioná-lo até o final ele irá tocar com a afinação de meio tom abaixo.

    Descendo de E para D: o procedimento é o mesmo usado acima, a diferença é que a regulagem do alcance do pedal de expressão será de 1 (ou 0, não me lembro agora se a calibragem começa no 1 ou no 0) à 45.

    Pronto. Espero ter ajudado.

    r2s2
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Kleber Blacklock

    Não sei do seu, mas o meu pedal de expressão tá frouxo. Acho que minha empregada passou um tanque sobre ele. Mas excelente a dica, vou ver se dá certo lá hj

    Raizen
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Esquema seria sair uma ponte com um motor e uns botões..vc escolhe sua afinação e sozinho ele regula a afinação /o/

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    r2s2
    Cara, isso deve ser efeito da pedaleira, hehe... O meu tem o mesmo problema, ele fica com uma "folga" bem pequena até acionar para frente ou para trás... Pensei que fosse só o meu, fico mais feliz de saber que é padrão do pedal, hahaha...
    Raizen
    Concordo com você... E digo mais: a ponte deveria "girar" sobre o próprio eixo, tendo de um lado uma Floyd Rose e de outro uma ponte fixa, hehe... Enquanto não bolarem isso, continuaremos nos desdobrando encontrando soluções de baixo custo (essa da RP-80 eu particularmente achei o máximo, rapidinho mudo a afinação dela sem nem tocar nas tarrachas)... Valeu!!!

    Fernando de almeida
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Kleber Blacklock
    Legal ... eu já tive a RP-300A e usava os recursos de mudança de afinação.

    Racso
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Putz...tava tentando fazer isso na POD XT Live mas não consegui...

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Racso
    Caramba, o POD tem Whammy? Se tiver, acredito que dê para calibrar o alcance do pedal de expressão também, aí dá para fazer esse esquema... Cara, só eu sei como quebra um galha lascado...

    pr0view
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: pr0view
    · votar


    Caramba, o POD tem Whammy?

    Ve ai o video do Michel Top usando whammy da XTL

    O whammy da pod eh dahora mas nao tem o msm alcance de oitavas do da Digitech, certo?
    alguem me corrija



    paulgilbert
    Veterano
    # mai/07
    · votar



    Caramba, o POD tem Whammy?

    chama tipo BENDER

    Gambá do Rock
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Kleber Blacklock

    Se baixar muito o tom, causará um lag característico do processamento do efeito.

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Gambá do Rock
    Na verdade mesmo com 1/2 tom abaixo o lag já é perceptível (apesar de pequeno), porém há de convir que dá para aguentar um laguizinho meia boca para não ter que baixar a afinação na própria guitarra (ainda mais se tiver Floyd Rose), concorda?

    paulgilbert
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    postem vídeos cara


    meu professor tinha uma rp7 que ele usava efeito assim, ficava bem legal

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Utilidade pública - mudando afinação com a RP-80