Tensão de Strato e Lespaul

Autor Mensagem
Raizen
Veterano
# mai/07


Pessoas, conversei com um colega e surgiu uma coisa interessante.
Ele disse que cordas de mesmo calibre, ficam mais macias quando usadas em lespaul, se comparado a strato, isso é verdade? Tipo, eu uso .11 ems trato, usando .11 em lespaul ela fica menos firme?

Outra coisa nada a ver.

1-) SRV usava cordas .13 certo?
2-) Ele trocava o braço da guitarra dele com certa regularidade? Tipo de 6 em 6 meses pq num tinha como aguentar o tranco?

Só isso...até mais.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/07
· votar


Raizen
Isso se dá pois os tamanhos das escalas são diferentes. A escala das Fenders mede 25,5pol., e a das Gibsons 24,74pol. (existem outras medidas: 25pol. das PRS, 24pol. das Fenders Mustang, 27pol. para as barítonas - aí a afinação é outra, etc)
Quanto mais curta a escala menor a tensão e mais grave o som.
SRV não trocava de braço. Ele trocou a escala umas duas ou três vezes, e os trastes várias vezes (serviço normal em lutiería). Ele tinha uma Fender Pré-CBS, guitarra cuja qualidade é inquestionável e capaz de resistir, graças à sua excelente construção e material, à essas tensões.
Abç

Raizen
Veterano
# mai/07 · Editado por: Raizen
· votar


Valeu Mauricio!
Dei uma pesquisada aqui no google, Fender CBS diz respeito a duas empresas, CBS e fender, parece que a primeira comprou a segunda.
Mas não encontrei mais informações sobre, poderia me explicar isso?
É que por conversas que tive, parece que guitarra mesmo quando bem regulada não foi feita pra aguentar tensão de .13, isso é verdade?
Valeu.

tom_delonge182
Veterano
# mai/07
· votar


SRV trocou o braço apenas uma vez pois um dos equipamentos de luz da casa de show caiu em cima do braço da #1 ai ele trocou!!

Hugo capitalista
Veterano
# mai/07
· votar


Li uma reportagem na guitar player sobre a réplica da fender da guitarra do srv, e, sobre esse acidente, a revista afirmava que o braço havia sido recuperado.

daniel_guitar
Veterano
# mai/07
· votar


Raizen
e isso mesmo a CBS comprou a fender, por isso existe a era pré o pos cbs, qunt a encordamento eu sou expert mas uma regulagem pra esse tipo de cordas aguentam sim se nenhuma guitarra fosse feita pra aguentar .13 n iria ser feito esse tipo de encordamento

daniel_guitar
Veterano
# mai/07
· votar


Raizen
agora tem q ser uma guitarra com uma construção boa tb

Raizen
Veterano
# mai/07 · Editado por: Raizen
· votar


daniel_guitar

Eita...entendi que a Fender que comprou a CBS...Essa CBS é a mesma do canal de TV americano?

Interessante, dá pra mandar luthier fazer cópia dessa guitarra ou encontrar alguma original da época?
Fora essa aqui:
http://cgi.ebay.com/1960-Fender-Stratocaster-Vintage-Strat-PRE-CBS_W0Q QitemZ180112985941QQihZ008QQcategoryZ47069QQssPageNameZWDVWQQrdZ1QQcmd ZViewItem

daniel_guitar
Veterano
# mai/07
· votar


Raizen
tem a historia da fender nesse link http://pt.wikipedia.org/wiki/Fender

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/07
· votar


Raizen
Quem lhe disse isso está equivocado, pois qualquer guitarra, desde que de boa construção, e devidamente regulada, pode aguentar qualquer encordoamento.
Abç

danilomagacho
Veterano
# mai/07
· votar


Vixi... o braço pode até aguentar, já o meu dedo...

kairi
Veterano
# mai/07
· votar


Nem fala...

To acostumado com .08

Toquei hoje numa .11 e chorei.

Snakepit
Veterano
# mai/07
· votar


Fender pré-CBS são as fabricadas antes da venda da Fender para a CBS, é isso?

Raizen
Veterano
# mai/07 · Editado por: Raizen
· votar


Snakepit

Certo

Estava vendo o preço de umas no ebay e são bem caras, na faixa de 3 mil dolares para cima...encontrei uma de 40 mil dolares /o/

Legal ver que o braço delas não tinha aquela "faixa" feita em outra madeira, justamente pra aguentar melhor o tranco...São lisos, como as fenders japonesas.

Marcel MSL
Veterano
# mai/07
· votar


SRV trocou o braço apenas uma vez pois um dos equipamentos de luz da casa de show caiu em cima do braço da #1 ai ele trocou!!
Li uma reportagem na guitar player sobre a réplica da fender da guitarra do srv, e, sobre esse acidente, a revista afirmava que o braço havia sido recuperado. 2
segundo a custom shop, um conserto quase imperceptível!

two
Veterano
# mai/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
SRV, retificou braço da #1 algumas vezes e trocou o braço dela uma vez, ele colocou o braço de outra guitarra dele, pois o braço da #1 ficou totalmente destruido quando um holofote caiu sobre o braço dela.
E tem uma coisa o braço da #1 não era o que veio com o corpo de fábrica.

tom_delonge182
Veterano
# mai/07
· votar


esse braço da number one quebrou no meio.

Snakepit
Veterano
# mai/07 · Editado por: Snakepit
· votar


Raizen

Eu vi essa de 40 mil dolares. Pior que lá o cara vai até vender, pq tem muita gente com grana. Daqui a pouco aparece o David Gilmour e compra ela hehehe. Estranho é o tensor do braço, tem que tirar ele fora pra regular! Que trabalheira. Hoje em dia ta na outra ponta, no head, muito mais prático.

Nem sabia dessa historia toda da Fender ser vendida. Afinal a CBS que comprou e o canal de TV americano? Fizeram merda em ter vendido depois, o cara que assumiu botou pra quebrar e ta ganhando muita grana. A fabrica que foi criada depois em Corona na California que é bem famosa, tanto que o slogan da Strato American Deluxe é "o melhor que Corona pode oferecer", já que os modelos Custom não são fabricados lá.

O bom dessas guitarras clássicas é que elas não envelhecem com o tempo, elas viram vintage hehehe. E depenndendo tu pode vender por mais do que pagou.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/07
· votar


two
Exato.
Abç

Raizen
Veterano
# mai/07
· votar


Entendi...Bem...Se eu conseguir recuperar a minha Fender vou ver se mando regular ela pra cordas .13 então..Problema é que elas terão que ficar bem altas, pois a meu ver, não tem como deixar elas baixas sem trastejar.

PS: a ponte precisa trocar? a mnha é uma de 2 pivos que veio de fabrica.

Raizen
Veterano
# mai/07
· votar


subindo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/07
· votar


Raizen
Porque não? Claro que dá, basta regulá-la direito.
Não precisa trocar, basta regular e colocar o nº certo de molas: 5.
Abç

Raizen
Veterano
# mai/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Não é muito intuitivo a meu ver. Se as cordas são muito grossas, tem muita massa, para vibrar vão precisar de um espaço maior...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/07
· votar


Raizen
As cordas vibram majoritária mente na horizontal, não na vertical, Se fosse assim, qualquer corda trastejaría, e não é isso que ocorre.
Abç

two
Veterano
# mai/07
· votar


Raizen
E quanto mais tenso ficar a afinação menor será o espaço usado na vibração da corda, claro que se vc usar uma corda 0.13 e afinar 3 tons abaixo vai trastejar, mas se vc utiliza-la e afinar um tom abaixo ela não trasteja, pois a vibração dela é menor que uma 0.9 na afinação padrão.
Mauricio Luiz Bertola
Me corrija se eu estiver errado...

Raizen
Veterano
# mai/07
· votar


Pretendo utilizar na afinação padrão mi si sol ré la mi. Ou afinada em D#

two
Veterano
# mai/07
· votar


Raizen
Acho que vai ficar bastante dura a guitarra, mas isso é minha opnião, vc tem que esperimentar para saber se te agrada, eu só uso 0.11, que pra mim é ideal!

Raizen
Veterano
# mai/07
· votar


Minha tagima está com .11 usando afinação normal..eu acho até mole mauhauahuha e olha que sou fraquinho xD

SauloMoreira
Veterano
# mai/07
· votar


Mas eu acho que tem perigo de se apertar demais o tensor pra regular pra .13 ele travar e ficar complicado caso queira voltar pra uma .10 por exemplo.... deixe alguem que sabe mais que eu falar isso ai.. :)

Raizen
Veterano
# mai/07
· votar


A única coisa de tensor que entendo é:
A palavra "sorvete" tem "sor"?

Sim!(justificativa) no começo!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tensão de Strato e Lespaul