Como aplicar as pentatonicas

Autor Mensagem
Pedrohnson
Veterano
# abr/07


tipo

tem la a pentatonica de C

qndo eu vou saber q eu tenho q usar akela ou a de G por exemplo?
tem q saber o tom da musica?

Thedekai
Veterano
# abr/07
· votar


Pedrohnson
tem q saber o tom da musica?

basicamente sim

_FrEd_
Veterano
# abr/07
· votar


tem q saber o tom da musica?

Isso, quando os acordes pertencerem ao campo harmonico das 2 tonalidades vc pode usar tanto uma quanto outra...

Soulface
Veterano
# abr/07
· votar


Pedrohnson
Estude campo harmônico.
Não adianta qrer apernder a cozinhar, se vc não sabe nenhuma receita.

E mais... independente de tudo, siga seu ouvido. Se vc ouvir e achar q está bom, pouco importa ql é a escala, ql é o tom, etc...

Pedrohnson
Veterano
# abr/07
· votar


esqci q eu mau peguei o desenho da escala maior xD

mas de qualquer forma...

Vinicius Nogueira
Veterano
# abr/07
· votar


tipo.. eu nao uso escala maior, eu toco por intervalo..

primeira coisa - saber os acordes da musica, dominante, tonica, subdominante...

sabendo a tonica vc ja tem uma noção, nao quer dizer q seja o tom da musica.

se a tonica for A, vc pode tentar um F#m q vai sair mto loco, aqui no forum mesmo tem estudo sobre intervalos, é a melhor coisa pra vc aprender pra improvisar, ajuda muito., e claro, pentatonica maior e menor.

_RafaelBdM_
Veterano
# abr/07
· votar


Pedrohnson
o Soulface tah certo, estude campo harmonico e os acordes que cada escala maior gera e depois vai treinando com as pentas em cima de progressões simples pra vc ir desenvolvendo seu senso melódico, feeling, técnica e por aí vai... e é bom vc saber qual eh os acorde que taum rolando na música e lembrese que as escalas vaum mudando junto com o acorde, se você está em C use a penta de C ou sua relativa Am, depois quando mudar para G use a penta de G ou sua relativa Em e etc... isso é improviso por centro tonal exitem outras formas mais sofisticadas de se improvisar como por modos gregos... no começo agente fica meio bitolado nessa parte mais depois vc vai relaxar e começar tirar seu som sem esquentar mto com isso!

abç

GrungeMan
Veterano
# jan/12
· votar


UP

Tenho uma dúvida : Escalas pentatônicas maiores só podem ser utilizadas em músicas de tom maior e as pentatônicas menores só podem ser utilizadas em músicas de tom menor ? ou posso utilizar um desenho de uma pentatônica maior numa música de tom menor ?
valeu !

GrungeMan
Veterano
# jan/12
· votar


up !

Picareta
Veterano
# jan/12
· votar


GrungeMan

Até onde eu sei se a musica for em tom maior pode-se aplicar pentatônicas em tom menor sim, e vice versa.

De qualquer forma, vou acompanhar, só para ter certeza de que não falei besteira.

GrungeMan
Veterano
# jan/12
· votar


Picareta
Mas por exemplo, se uma música esta em Tom de C , então a escala usada para a música é o de C (C,D,E,F,G,A,B) ! Se eu usar a pentatônica de Cm ( C, D#, F, G, A#) nessa mesma música as notas não entrariam em conflito ? Principalmente as terças ?

tavinho.darr
Veterano
# jan/12
· votar


GrungeMan

Mas por exemplo, se uma música esta em Tom de C , então a escala usada para a música é o de C (C,D,E,F,G,A,B) ! Se eu usar a pentatônica de Cm ( C, D#, F, G, A#) nessa mesma música as notas não entrariam em conflito ? Principalmente as terças?

Acontece que para o tom de C você teria que usar o tom menor relativo a ele, que seria o Am, ou seja aplicando a escala de Am em cima do tom C, estaria harmonioso. É como dizer que C contém Am. Para gravar os tons você pode usar formas geométricas, mas não tenho como explicar aqui sem desenhar.

GrungeMan
Veterano
# jan/12
· votar


tavinho.darr
Acho que entendi o que vc quis dizer !
Se eu quiser usar uma pentatonica menor em uma música em Dó maior, eu teria que usar a pentatonica de Am , é isso ?

tavinho.darr
Veterano
# jan/12
· votar


Exato!

Apenas lembrando que é bom gravar isso na cachola!

A - F#m
B - G#m
C - Am
D - Bm
E - C#m
F - Dm
G - Em

GrungeMan
Veterano
# jan/12
· votar


Ah agora faz sentido !!! valeu ! =)

Jota94
Membro Novato
# jul/14
· votar


Alguém me da uma força aí.
Comecei a aprender as pentatonicas agora. To aprendendo a tocar só, e ja tive uma idéia do que sao as pentatonicas, ja sei todos os 5 shapes da pentatonica de Am, mas to com duvidas ainda...
Aquelas notas circuladas nos shapes das pentas de Am são as notas tonicas?
Se eu quiser improvisar o solo de uma musica, eu teria que saber o tom da musica e depois encaixar algum dos shapes no braço da guitarra de forma que aquela nota circulada no shape ficasse na nota relativa do tom?Me de um exemplo como vcs fariam pra improvisar...
E sem firulas de musicos profissionais por favor. Sou novato no assunto...

krixzy
Veterano
# jul/14 · Editado por: krixzy
· votar


Jota94
É bem simples, o primeiro a fazer é achar o tom, se o tom for C por exemplo, vc vai ter que fazer a pena no tom do 6º grau de "C", que é "A", pq a pentatonica que vc ta tocando é menor, ou seja, vc vai usar a penta, ou a escala menor natural em A, vai casar certinho, o mesmo acontece em qualquer tom, se for tom em E, a penta vai ser em C, pq é o 6º grau de E. Mas lembre de verificar se o 6º grau do tom não é # ou b, pois isso varia.

Agora se o tom já for menor, por exemplo Am, ai vc pode fazer a penta e A menor no tom de A mesmo.

Obs: O sexto grau é um tom relativo menor da tônica.

Jube
Veterano
# jul/14
· votar


Jota94
A nota circulada é a tônica, a pentatonica obedece uma formula (1,2,3,5,6).
Para cada tom você vai ter os mesmos 5 shapes, porém eles mudam de lugar de acordo com o tom.

Você não precisa necessariamente usar a relativa menor para tocar uma escala maior, se estiver em C, você pode usar a penta de C

Jota94
Membro Novato
# jul/14
· votar


To começando a entender...
Mas os shapes das pentatonicas maior e menor são os mesmos?
Eu também ja vi shapes que são os mesmos mas que tem as tonicas circuladas em outras notas, são outras escalas?
Vamos supor que eu vou improvisar uma musica em C e tenho o shape 1 da pentatonica menor de A. Eu posso improvisar tanto com a tonica começando da quinta casa da corda Ezão (A) quanto na oitava casa da corda Ezão (C)

krixzy
Veterano
# jul/14
· votar


Jube
Você não precisa necessariamente usar a relativa menor para tocar uma escala maior, se estiver em C, você pode usar a penta de C

Nesse caso uma penta maior certo?

krixzy
Veterano
# jul/14
· votar


Jota94
quanto na oitava casa da corda Ezão (C)

Se a penta for Maior, Observe:

Notas da escala maior natural de C:

C-D-E-F-G-A-B

Notas da escala menor natural de A

A-B-C-D-E-F-G

Notas da penta menor de A:

A-C-D-E-G

Notas da penta menor de C

C-D#-F-G-A#

Como vc pode ver, as notas das escalas de C maior, Am, e penta menor de A, tem as mesmas notas, já a penta menor de C, tem D# e A# que não pertencem ao campo de C mair, quando vc tocar essas notas soará fora do tom.

Já no caso da penta maior:
C-D-E-G-A

As notas tbm são as mesmas do campo de C maior.

Jota94
Membro Novato
# jul/14
· votar


Então se eu for improvisar uma musica em C eu poderia improvisar usando a penta menor com a tonica começando na nota relativa (Am) de C na escala cromatica do braço da guitarra, ou usar a pentatonica maior com a tonica na nota C da escala cromatica do braço da guitarra?
Eu também posso usar as duas pentas maior e menor numa mesma improvisação?

Jube
Veterano
# jul/14
· votar


krixzy
Nesse caso uma penta maior certo?

Sim.

Jota94
Então se eu for improvisar uma musica em C eu poderia improvisar usando a penta menor com a tonica começando na nota relativa (Am) de C na escala cromatica do braço da guitarra, ou usar a pentatonica maior com a tonica na nota C da escala cromatica do braço da guitarra?
Eu também posso usar as duas pentas maior e menor numa mesma improvisação?


Você pode usar tanto a Am como a C, pois elas recebem as mesmas notas.
Cada tom vai ter sua relativa maior que você descobre apartir do VI grau da escala.

krixzy
Como vc pode ver, as notas das escalas de C maior, Am, e penta menor de A, tem as mesmas notas, já a penta menor de C, tem D# e A# que não pertencem ao campo de C mair, quando vc tocar essas notas soará fora do tom.

Tem que tomar cuidado para não confundir, pois assim como tem Cm, tem A maior que leva notas totalmente diferentes.

krixzy
Veterano
# jul/14
· votar


Jota94
Escala cromática seria C-C#-D-D#-E-F-F#.... dai teria notas que não pertence ao campo de C maior.

Vc poderia usar, escala maior natural no tom de C, penta maior no tom de C, escala menor natural no tom da relativa que é A, ou a penta menor na relativa A.

Pelo que jeito vc ainda não domina campo harmônico, é essencial saber campo harmônico antes de se aprofundar na aplicação das escalas em improvisos.

Não vou aprofundar no assunto pra não te confundir ainda mais, então pra resumir, o macete é o seguinte:

Se tom é maior vc pode usar:

- Escala maior natural
- Penta maior
- Menor natural no tom na relativa
- Penta no tom da relativa


Se tom é menor vc pode usar:

- Menor natural no tom original
- Penta menor no tom original
- Maior natural no tom da relativa
- Penta maior no tom da relativa

Obs: Nesse caso a relativa é no processo inverso

Ex:
Escala menor natural

A-B-C-D-E-F-G-A-B-C-D-E-F-G-A

Vc conta de trás pra frente, começando do A, contando 6 notas a partir de A, vc vai parar em C.

Dai vc entende que, uma música no tom de C, é o mesmo que está no tom de Am, e vice-versa, pois são as mesmas notas que formam o campo.

Jota94
Membro Novato
# jul/14
· votar


Acho que escolhi errado as palavras, é que é quando eu falei escala cromatica na verdade eu queria dizer as notas que estão no braço do violão. Tipo, eu tenho esse Shape ()=tonica
e------------------------(5)-8-----------------------------
B--------------------5-8---------------------------------
G-----------------5-7-------------------------------------
D------------5-(7)-----------------------------------------
A--------5-7---------------------------------------------
E--(5)-8-------------------------------------------------
[/T]
E vamos dizer que eu vou improvisar uma musica em G, a relativa é Dm. Eu teria que encaixar a pentatonica de forma que a tonica da Ezão ficasse na décima casa?

Jube
Veterano
# jul/14
· votar


Jota94
A relativa menor de G é Em amigo,pois E que é o VI e D é o V.
Se você vai usar esse desenho e o mizão como referência, então você vai ter esse desenho assim:

Pentatonica G / Em

A intenção de maior ou menor é você quem decide, eu usei uma tática parecida com a sua para aprender melhor os shapes, você pode usar esse desenho como referência para montar os shapes de qualquer tom.

Jota94
Membro Novato
# jul/14
· votar


Verdade rsrs, errei. Dm é relativo de F.
Mas enfim...
Se eu fosse improvisar um solo de uma musica de rock, eu poderia usar a escala pentatônica menor e a maior no mesmo solo também ou não?

daimon blackfire
Membro Novato
# jul/14
· votar


Quais são esses tais 5 shaps da pentatônica? Tipo, alguém pode me explicar isso? É q n consigo entender nada desse bocado de letras e números.

krixzy
Veterano
# jul/14
· votar


Jota94
Sim, sendo a menor no tom da relativa.

daimon blackfire
É só usar a busca, vc deve axar, eu só tenho um decorado que acabo variando ele, n me prendi muito nos shapes

Jube
Veterano
# jul/14
· votar


daimon blackfire
Quais são esses tais 5 shaps da pentatônica? Tipo, alguém pode me explicar isso? É q n consigo entender nada desse bocado de letras e números.

Esses shapes são um "mapa" das notas em questão no braço da guitarra. Se você pegar uma escala, G por exemplo, e ir caçando todas as notas da escala de G no braço, vai formar os "shapes". Em alguns desenhos você vê números no lugar do nome da nota, esses são os graus que eles correspondem à escala.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como aplicar as pentatonicas