A Escala Pentatônica

    Autor Mensagem
    warmlock
    Veterano
    # abr/07


    Vi em muito tópicos, gente falando dessa escala, então resolvi estuda-la um pouco.
    Depois de um tempo tentei bota-la em prática, mas não sabia como.

    Por isso venho aqui para pedir a ajuda de vcs, pois nao sei como utiliza-la!

    Aguardo respostas!!

    Xwing
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Bixo, a escala pentatônica é uma escala sem dois graus, no caso da maior, sem o 4º e o 7º. e no caso da menor sem o 2º e o 6º, ou seja, onde você aplicava essas duas escalas, você vai aplicar a penta, mas o interessante é você saber os cinco desenhos das duas, que é a mesma coisa, você não precisa decorar 10 desenhos, só 5 e mudar a tônica. E quanto a utilização, a penta entra em qualquer estilo, sem frescura, mas você tem que sentir como cada nota vai se comportar em cada acorde.

    Twinsen
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Eu recomendo q vc vá tirando as músicas q vc gosta, q ela sempre aparece.

    Xwing
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Sim e outra coisa, toque esses desenhos de cima a baixo de baixo a cima, lento, médio e rápido, em colcheia, tercina, semicolcheia, sextina, fusa, fazendo padrões, pra que você nem pense no que está fazendo, se aparecer uma progressão você já sabe o que tem que fazer, e toca com uns playbacks também, porque ficar treinando com metrônomo só enche o saco, e com uma base legal num instante você aprende... um exemplo o bom e velho blues, ali você pode descer uma penta que vai ficar massa.

    Marco_Oliver
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Utilize a busca, procure no Google, métodos em programas como o E-mule, vídeo-aulas, inclusive na edição de Março da Guitar Player tinha uma lição sobre pentatônicas.

    warmlock
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Xwing
    Sim,eu só não sei como utiliza-las depois

    Marco_Oliver
    Vou proucurar

    Iago
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    warmlock
    decore as notas pertencentes a escala em relação a tonica..
    digamos uma penta em E menor.. depois tente aplica-las a uma musica somples que vc conheça bem... no meu caso coisas do tipo "paranoid' do black sabbath e depois o Blues me ajudaram muito a entender.

    Xwing
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Warmlock

    Bixo, então você já fez todo o trabalho duro, faz o seguinte, põe uma base em A, só a nota, não faça nenhum acorde... aí você em seguida vai tocando as escalas, bem lento, "sentindo" qual nota soa melhor, em seguida você pode ir aumentando os acordes, outra coisa, eu percebo que a turma olha muito para as escalas, tenta perceber as tríades dentro da escala também, tipo, você tem a penta menor de A = (A - C - D - E - G - A), e tem a tríade:
    (A - C - E), fica faltando apenas o D e o G pra completar a escala, ou seja você, visualizando as notas do acorde na escala e utilizando as outras notas para "liga-las" você já vai ter uma noção de como utilizar e penta, ou qualquer escala.

    Eu só deixo pergunta/resposta grande... ¬¬ aiuahia

    warmlock
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Fika um pouco dificil entende..mas to tentando.

    vamo ve no que vai dá!

    warmlock
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Mais uma pergunta..só posso usar essas notas??
    Ou posso fugir um pouco disso e experimentar outras coisas??naum vai fugir do contexto??

    Xwing
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    No começo é meio difícil de entender, mas leia mais algumas vezes e você vai começar a ter uma luz!

    warmlock
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Blz..alguem pode me mostrar por exemplo,na musica stairway to heaven, onde o Page utilizou a pentatônica??

    Não consigo visualizar, só algumas partes que que ficam bem claras.

    será que é o que eu disse antes, de ele fugir um pouco dessa escala??

    Desculpe a ignorância.

    bluesband
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Não explicar na teoria... hehehe

    Xwing
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Hum, você agora foi mais específico...

    Ele usa a penta durante todo o solo se não me engano, aí você vai ver aquilo que eu disse... quando ele começa o solo, assim que ele termina a primeira frase, ele tá tocando F, que é justamente a tônica do acorde que tá tocando, já que a progressão é Am, G, F, G, Am. Quando ele toca o acorde F, e a nota F, dá certinho, justamente como eu havia dito.

    warmlock
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Ahhh..to começando a entender..vou estudar um pouco a música para ver se vou entendendo melhor.

    Vlw Xwing!!

    Xwing
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Valew fera, precisando...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a A Escala Pentatônica