Linha do tempo - Técnicas

    Autor Mensagem
    james_the_bronson
    Veterano
    # mar/07


    Então, é uma sugestão: A gente ir criando uma linha do tempo. Mostrando quando surgiu uma técnica e quem foi o criador ou o primeiro a utilizá-la. Só que no meu caso faltam as informações detalhadas. Muita coisa eu vi aqui no FCC mesmo.

    1968 - Tapping, por Harvey Mandel. Além da declaração do Ritchie Blackmore neste tópico, este site, diz o nome do álbum onde ele supostamente usou o tapping ( "He resumed his solo career, releasing several more albums for Janus Records in the 1970's including the classics, Baby Batter, The Snake, and Shangrenade, the ground-breaking record where Harvey employed 2-handed fretboard tapping." ). Depois, veio o Steve Hackett em 1971 na introdução de "The Return of the Giant Hogweed" do álbum Nursery Cryme ( segundo este post ). Depois deles dois, o Van Halen foi o principal divulgador, já em 1978 com o álbum Van Halen...

    1969 => Sweep, Ritchie Blackmore. Supostamente no final da música "April". Neste tópico chegam a citar os guitarristas de Jazz dos anos 30/40, mas não apontam nenhum músico ou obra específica. Depois do Ritchie Blackmore parece ser um consenso que foi o Frank Gambale o principal divulgador do Sweep, mas não sei em qual obra ele fez pela primeira vez...

    Phanton
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    james_the_bronson
    ainda sobre o two hands...
    Se naum me falhe a memória, os guitarristas citados por anteriormente começaram a usar a técnica para tocar alguns licks de Allan Holdsworth, que tem mãos gigantescas, e tem um alcance fora do comum. Como nenhum deles conseguia executar os licks com uma mão só, começaram a desenvolver o two hands.
    Não me lembro se foi Van Halen ou Blackmore quando perguntado sobre a nova técnica respondeu: "It´s a fake way to soud like Holdswoth"

    james_the_bronson
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Phanton

    Sim, acho que foi o Van Halen. Se não me engano eram conhecidos e até amigos...

    Valeu aí /o/ !!!

    james_the_bronson
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Ninguém pode/quer colaborar :\ ???

    spainEL
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Phanton

    Acho que esse lance de tentar tocar as coisas do Holdsworth com tapping foi o Greg Howe que falou...

    james_the_bronson
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    spainEL

    Hahahaha, eu não sei de nada mesmo :\ ...

    Curly
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    O Jan Akkerman, guitarrista do Focus, usava o sweep de uma maneira bem parecida com que conhecemos já em 1971, 72...

    james_the_bronson
    Veterano
    # mar/07 · Editado por: james_the_bronson
    · votar


    Curly

    Putz, valeu cara!!! Pode me informar quais músicas???

    O Gambale começou quando???

    Mega
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    É complicado contribuir para um tópico como esse, é necessário pesquisa histórica...

    james_the_bronson
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Pois é, eu nem sei como confirmar esse lance do tapping em 1968 :\ ...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Linha do tempo - Técnicas