Progressão e Modos Gregos

    Autor Mensagem
    Racso
    Veterano
    # mar/07


    Tenho duvida enorme!!!
    Eu queria saber como faço uma progressão que dê intenção(sonoridade) de um modo. Por exemplo Mixolídio, como faço uma sequencia de acordes q tenha a sonoridade do mixolidio?

    Agradeço desde já!

    Penta_Blues
    Moderador
    # mar/07
    · votar


    Boa noite!!!

    Racso
    Cara, no meu entender, não existe uma forma de se fazer isso pois são elementos com funções diferentes.
    Uma progressão está baseada em Campo Harmônico, que por sua vez é construído a partir de Escalas Diatônicas. Estas Escalas determinam a Harmonia. Já os Modos, como possuem determinadas características sonoras, chamadas de "modalidade", expressam as variações melódicas.
    Portanto, na minha opinião, não é a progressão que dará a intenção (pois esta se encontra na Harmonia) e sim o Modo (pois este determina a Melodia) que será executado em cima dos Acordes desta progressão.
    Valeu!!!

    _FrEd_
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Racso

    Pra sonorizar um modo, utilize seu acorde tônica e depois dele use outros acordes com as notas caracteristicas dakele modo...
    Eu sei q ta mal explicado, mas eh q tem trocentos tópicos sobre modos gregos, intão da uma fuçada na busca, pq enche o sako ter que escrever td que ja tem por ae... :D

    Minow
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Pra sonorizar um modo, utilize seu acorde tônica e depois dele use outros acordes com as notas caracteristicas dakele modo...

    É, seria isso.
    Faça o campo harmônico com as propriedades do modo ao invés da escala natural. No caso do mixolídio ele teria a sétima menor, etc.

    Penta_Blues
    Moderador
    # mar/07
    · votar


    Boa noite!!!

    Minow
    Faça o campo harmônico com as propriedades do modo ao invés da escala natural.
    Cara, Modo não gera Campo Harmônico já que ele possui exatamente as mesmas notas da Tonalidade em que foi construído. Ou seja, vai gerar exatamente os mesmos Acordes da sua Escala Maior...
    Valeu!!!

    _FrEd_
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    No caso do mixolídio ele teria a sétima menor

    Nesse caso, use a nota da sétima do acorde tônica em outros acordes tb, pra caracterizar ainda mais esses acordes, pq essa nota eh exclusiva...

    Minow
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Penta_Blues
    Eu me expressei mal. Acho que você não entendeu...
    Devia ter deixado só o que o _FrEd_ falou.
    Mas agora ele já explicou melhor...

    já que ele possui exatamente as mesmas notas da Tonalidade em que foi construído.

    Como assim?
    Não cara, cada modo vai sofrer as alterações provenientes da re-estruturação (ou sei lá como chamaria isso) do campo harmônico...
    A escala natural não vai ter as mesmas notas dos seus modos (tirando o jônico, claro).

    Minow
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    E é legal analisar (num papel!) os modos, e ver quais intervalos são gerados por cada um deles, pra fazer como o _FrEd_ disse, tipo:
    Dórico: (9, 13)
    Frígio: (11)
    Lídio: (9, #11 por causa da $4)

    E por aí vai... espero que tenha entendido o que eu quis dizer antes agora.

    Penta_Blues
    Moderador
    # mar/07
    · votar


    Boa noite!!!

    Minow
    Não cara, cada modo vai sofrer as alterações provenientes da re-estruturação
    Estas alterações são as chamadas "modalidades", mas elas não interferem na construção do Campo Harmônico, mas sim na Melodia aplicada em uma determinada Harmonia.
    Não é a progressão de Acordes que dá a intenção Modal. É o Modo aplicado sobre um determinado Acorde que dá esta intenção ou modalidade característica. Esta é a dúvida, pelo que eu entendi, do nosso camarada Racso.

    A escala natural não vai ter as mesmas notas dos seus modos
    Se não vejamos:
    Escala Maior Natural de C: C - D - E - F - G - A - B
    C Jônio tá claro...rs
    D Dório: D - E - F - G - A - B - C
    E Frígio: E - F - G - A - B - C - D
    F Lídio: F - G - A - B - C - D - E
    G Mixolídio: G - A - B - C - D - E - F
    A Eólio: A - B - C - D - E - F - G
    B Lócrio: B - C - D - E - F - G - A
    O Acorde de C (Dó Maior) será montado em qualquer um destes Modos pois todos possuem as notas C - E - G. Portanto, como eu disse, qualquer que seja o Modo, este vai gerar o mesmo Campo Harmônico da Escala Maior que os formou.
    Valeu!!!

    Racso
    Veterano
    # mar/07 · Editado por: Racso
    · votar


    hmmm... to meio perdido
    vo ler melhor alguns topicos sobre modos

    Mas vo tentar explicar melhor
    Fiz uma base assim:
    G7sus4 | G7
    Tem sonoridade do mixolidio mas se eu continuar:
    G7sus4 | G7 | C
    o C acaba tendo som de Jonio, ai q tá o problema, eu queria manter som de mixo.

    Nesse caso, use a nota da sétima do acorde tônica em outros acordes tb, pra caracterizar ainda mais esses acordes, pq essa nota eh exclusiva...

    Agora q li isso direito, vou tentar aqui.

    luxcax
    Veterano
    # mar/07 · Editado por: luxcax
    · votar


    Racso

    Fala cara, td beleza ???
    Bem, nao sei se ja escreveram ae em cima...
    mas, a melhor opção para caracterizar um modo com certeza é a harmonia VAMP...

    VAMP consiste em vc manter um baixo estático... e tocar alguns acordes sobre este baixo...
    como vc mencionou o Mixolidio... vamos pensar em A mixolidio como exemplo...
    A mixo pertence ao campo de D Maior (D, Em, F#m, G, A, Bm, C#m(b5))

    Entao, para caracterizar bem este modo, mantenha o baixo estatico em A e toque o primeiro e quarto grau deste campo harmonico. Ficaria:

    A - D/A - G/A

    Assim vc adiciona algumas tensões q deixarão o modo bem claro...
    (tensoes em relação ao acorde de A mixo)
    A - T, 3, 5
    D/A - 4, 6, T
    G/A - 7, 9, 4

    A alternação entre A e G/A seria o mais interessante pro mixo, pois ja deixaria claro a terça maior e a sétima menor...

    Essa harmonia VAMP serviria para todos os modos tambem...
    Se puder, tente gravar uma base assim e improvisar em cima destacando as tensoes caracteristica de cada modo...

    flw !!!

    Racso
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Valeu todos pelas resostas!

    luxcax
    Valeu cara!
    Realmente com o baixo estático fica bem claro a intenção.
    Vou fazer vários testes! hehe

    LeandroP
    Moderador
    # ago/09
    · votar


    Racso

    Jeff Beck


    http://www.youtube.com/watch?v=_s5mJDe9v3k

    Mixolídio furioso em G7

    A música é a Freeway Jam, faixa do disco Blow By Blow, de 1975 - Disco clássico do Jeff Beck produzido por George Martin.

    LeandroP
    Moderador
    # ago/09
    · votar


    O legal desta música é que ela está em G7, mas tem uma parte que ele toca um G7M e F7M

    Leo Zanon
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    To em duvida se minha contagem ta certa

    F Lidio:

    T T ST T T ST T 8º
    F G A A# C D# E F

    A contagem ta certa ow errada???

    Leo Zanon
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    NINGUEM?????

    Penta_Blues
    Moderador
    # nov/09
    · votar


    Boa noite!!!

    Leo Zanon
    Se a sua contagem se refere aos Intervalos do Modo Lídio, está errada. O Modo que vc escreveu é o Mixolídio, mas as notas ainda estão erradas.
    Modo Lídio: T T T ST T T ST
    F Lídio: F G A B C D E F
    Valeu!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Progressão e Modos Gregos