Opiniões: Montando Set no Japão

Autor Mensagem
Bog
Veterano
# mar/07 · Editado por: Bog


Pessoas procuro sugestões,

Moro no Japão, e estou indo visitar a Inglaterra no final de Abril. Tenho uma amiga que mora lá e que toca violão, e que quer começar com a guitarra. Comparamos os preços das lojas de lá e daqui e descobrimos que os preços no Japão são consideravelmente mais baixos que os de lá - estranhamente, mesmo marcas como Vox são mais baratas aqui.

Moral da história: minha missão é montar um set para ela e levar na bagagem. Ela pretende gastar em torno de 300 libras, ou 66500 ienes, de acordo com o conversor do Yahoo. Esse dinheiro tem que pagar TUDO.

Bom, ela toca basicamente pop rock, com alguns momentos de MPB - Paralamas do Sucesso, Cássia Eller, Pato Fu, Adriana Calcanhotto... De vez em quando, precisa de um pouquinho mais de peso, mas sem exageros (Green Day, Weezer, Guns'n Roses). Metal ela não toca.

Eu queria dar algumas dicas para ela, para ela testar algumas coisas lá antes de eu comprar aqui. Se alguém puder dar sugestões, fico grato. Vamos dividir em partes:

1. Guitarra

Primeira coisa importante: a guitarra precisa, necessariamente, de um hard case. Ou seja, se a guitarra não vier com um, precisaremos investir mais uns 10000 ienes para a "proteção". Outra coisa: como ela é mulher, ela dá muito valor à aparência da guitarra. O problema é que ela não gosta dos modelos da Fender ou Squier (strato e tele), e não há homem que possa convencer uma mulher de que isso é frescura.

Como ela está acostumada com o violão, não acha especialmente importante que a guitarra tenha braço fininho ou ponte com floyd rose. Até o momento, minhas indicações para ela são (preços aproximados):

Epiphone G-400: 35000 ienes
Epiphone Les Paul Standard Plaintop: 35000 ienes
Epiphone Les Paul Standard: 40000 ienes
Electromatic (sub-marca da Gretsch) Junior Jet II: 35000 ienes

Talvez também valha a pena uma guitarra de outra marca (ex: Grass Roots, mas essas ela não vai poder testar lá), ou guitarras mais baratas (ex: Epiphone G-310 ou Les Paul Studio).

2. Amp

Ela vai ficar tocando somente em casa, e usando pedaleira eventualmente. Pouca potência não é problema, mas o som limpo precisa ser ótimo. Se o amp tiver uma entrada auxiliar, melhor. Como eu vou carregar tudo na bagagem, o amp precisa ser pequeno. Estou pensando em:

Roland Micro Cube: 15000 ienes
Roland Cube 15: 13000 ienes (é maior, mas um pouco mais barato)
Vox AD15VT: 15000 ienes
Line6 SpiderIII 15: 15000 ienes

Caso ela pegue uma guitarra mais cara, talvez seja bom pensar num ampzinho ainda mais barato. Neste caso, existem uns Fenders japoneses, mas não colocaria minha mão no fogo por eles.

3. Efeitos

A pedaleira vai ser um Floor Pod que eu ganhei quando comprei minha Variax. Vai ser a minha forma de retribuir a hospedagem que receberei. Como ela vai fazer gravações, é bom complementar isso com mais algo. Penso especialmente em um pedal barato de auto-wah (pedaizinhos Behringer custam menos de 4000 aqui). Se eu conseguir bons preços e gastar pouco na guitarra, penso também na possibilidade de somar a tudo isso um Tube Screamer TS-9 da Ibanez (8000 ienes).

4. Extras

Penso também em reservar uns 5000 ienes ou 10 minutos de choradeira para os "extras": cabos, encordoamento, strap lock de plástico, alça, paninho, palhetas, e o que mais eu conseguir convencer os caras da loja a me darem de brinde. Isso é bem possível se eu comprar tudo na mesma loja, hehehe

E então? Dicas? Sugestões?

PunkBarney
Veterano
# mar/07
· votar


Das guitarras que vc citou, acho que a G400 por ser mais leve (mas acho que uma Fender seria perfeita pro que ela quer)...
Dos amps, o Vox...

Iago
Veterano
# mar/07 · Editado por: Iago
· votar


Guitarra: G-400. Mais leve, barata... nessas ocasiões de 1a. guitarra, o melhor eh dar uma economizada.
e o seguinte.. qto tempo ela toca? ela faz (mesmo que sejam pequenos) shows?
pq nao vejo nescessidade de uma pedaleira pra ela, ainda mais se ela nao tiver muita experiencia. Pra mim efeitos demais só farão sua amiga perder tempo tentando ajustar tudo. Se ela fizer questão de um efeito ou outro, como vc apontou alguns amps nao muito caros ja vem com alguns embutidos, tipo behringer, marshall e vox. Já toquei com um behringer digital, mas achei o som muito seco e sem definição. Li bem sobre o Roland. O Vox eh uma excelente pedida. 2 amigos meus nos EUA possuem ele. No youtube vc encontra alguns videos gravados com ele tb.

Iago
Veterano
# mar/07 · Editado por: Iago
· votar


Bog

aqui tão os videos de um conhecido meu. tudo gravado com o VOX ad50VT:
http://www.youtube.com/profile?user=rotren

Quantos aos Extras:
cara, traga pelo menos 3 cabos pra ela, pelo menos umas 12 palhetas (de diferentes tipos se puder), um pano, uma correia de boa qualidade. isso não vai custar muito, mas os cabos tem q ser de boa qualidade.

depois diz pra gente se tu comeu ok?

abç

Bog
Veterano
# mar/07
· votar


Iago

Obrigado pelas opiniões!

Ela não toca guitarra, mas toca violão há uns 5 anos. Não é para fazer apresentações, é só para tocar no quarto e fazer gravações.

A pedaleira é um caso a parte: além do meu Floor Pod estar encostado, ele é plug and play. Sério, é a pedaleira mais fácil de usar que eu já vi. E para fazer gravações, é melhor ter uma pedaleira ligada em linha que um microfone "genérico" na frente de um amp.

Quanto ao amp, eu tenho um Micro Cube, e para mim tem prós e contras. Eu fico na dúvida entre indicar para ela o mesmo (conhecido) ou arriscar. Um outro amp pode acabar sendo melhor ou pior para ela. E eu tenho a impressão de que ela não vai conseguir testar sozinha e decidir esta parte. Eu sei que eu toquei um pouco num Vox AD50VT e achei o som realmente ótimo.

Quanto aos extras, vou comprar cabos da mesma marca que eu uso - melhor não trocar o certo pelo incerto. Também pretendo dar para ela umas palhetas que eu não uso, que eu tinha comprado só para "ver como é que é".

Quanto a comer: essa parte vai ficar em segredo, hehehe

BaNdAiD
Veterano
# mar/07
· votar


Vamos lá:

Guitarra: (não se poupa nessa hora) Epiphone Les Paul Standard: 40000 ienes (pq eu acho mais bonita que a plaintop)

Amp: Sugiro o Vox AD15VT: 15000 ienes que é o unico q eu conheço.

Sobra 16.500 ienes, tirando o case pra guitarra, 15.500 ienes.

Se possivel, pegue um whawha de maior qualidade possivel. Tenho um Hell Babe da Behringer, e gosto dele. Acho o som muito bom, mas se tivesse a oportunidade, pegaria um melhor(no meu caso, cry babe pq adoro os agudos rasgados dele!). Assim como na distorção, não economize no whawha.

O TS é bem interessante pra ela mesmo, e vc pode pensar tambem em um DS1 ou DS2 que tem distorções mais "presentes" que o TS e tem um custo bem legal!

Alem de cabos, fontes, e periféricos, pense também num case pra levar isso tudo, assim como os pedais! Além da praticidade, não para na alfandega(espero)!

Acho q eh isso!! Convide sua amiga a entrar no FCC, pois ela (e nós) só tem a ganhar!

e não deixe de descrever sua jornada, desde o caminho pelas lojas até o desembarque na Inglaterra!

UGO_RJ
Veterano
# mar/07 · Editado por: UGO_RJ
· votar


Bog

Pega uma Fender mexico ou japonesa, e desses amplis ai o Vox cai bem tb...

se sobrar uma graninha depois de tudo vc pode pegar um wha wha tb

edit: agora q vi q ela n gosta de Strato

pega a SG400...

Bog
Veterano
# mar/07
· votar


BaNdAiD

Você sabe dizer qual a diferença da plaintop para a normal? Eu só olhei na loja "por cima", não cheguei a tocar.

O case custa 10 mil, não só 1 mil! É caro mesmo! Tem que ser um case resistente, para aguentar o tranco das viagens no avião.

A idéia de um case para levar os "extras" é boa. Deve ter um desses por 2 ou 3 mil ienes.

Valeu pela opinião. =)

Bog
Veterano
# mar/07
· votar


UGO_RJ

Hehehhe, o pior é que ela nem sabe do som da strato. Ela só olhou uma e falou: "ah, mas eu acho Fender tão feia...". Hahhahaah coisas de menina.

Iago
Veterano
# mar/07
· votar


Bog
Você sabe dizer qual a diferença da plaintop para a normal? Eu só olhei na loja "por cima", não cheguei a tocar

a diferença é so no top. como o nome diz, o tampo dela eh plano.

como ainda tem tempo.. diz pra ela ir numa loja e tocar uma strato, uma G-400 e uma LP.. quero ver se o peso e espessura do braço não vai influenciar na decisão dela hehehe.

conforto pra mim as vezes vem até antes do som.

Bog
Veterano
# mar/07
· votar


Iago

O pior é que é capaz de ela achar a LP mais confortável, por estar acostumada com o braço de violão. Comigo foi assim, apesar de estranhar a escala mais curta, eu achei o braço grosso mais confortável!

Será que tem alguma outra marca interessante? Eu nunca usei Ibanez, nem conheço direito, e na minha cabeça preconceituosa, tem "cara de metal", hehehe.

Queria achar alguém que conhecesse as Grass Roots. São cópias de modelos da Gibson ou da Fender. É da "turma da ESP", e eu achei um punhado delas para vender na loja da ESP aqui! Talvez sejam até melhores que as Epiphone.

Iago
Veterano
# mar/07
· votar


Bog
em termos de visual, se ela gosta de mpb, pop/rock o negocio eh ir de fender/squier ou gibson/epiphone mesmo, que são mais classicas e sóbrias. vc indo em gibson e fender não tem erro.

Grass Roots eu não conheço, conheço a Edwards (que eh da ESP senão me engano..) Burny e Orville (que era da Gibson, mas fechou uns anos atrás) todas boas guitarras e provavelmente melhores que Epiphone.

Cláudio guitarra
Veterano
# mar/07
· votar


A louca mora na inglaterra e quer um ampli japa???
Esse mundo está mesmo virado!!!!

Steve Van Halen
Veterano
# mar/07
· votar


guitarra:
Epiphone Les Paul Standard: 40000 ienes
essa acho q eh a melhor, e ela num vai estranhar por estar acostumada a violao, num escolheria a gretch pq acho q pra qm ja tem violao, pega uma guitarra solid body e com 22 casas eh mais negocio

Roland Cube 15: 13000 ienes
todos os outros amplis q vc citou vem com efeitos, como vc vai dar o floor pod pra lea, nao compensa comprar um amp com efeitos

extra:
vai em pedal, num conheço mto a gama de pedais q tem ai no japao, entoa num vo poder ajudar

Bog
Veterano
# mar/07
· votar


Cláudio guitarra

Pois é, mas fazer o que? Se até Vox, que é Vox, tá mais barato por aqui...

Steve Van Halen

O Cube também tem um punhado de efeitos. Aliás, todos os amps que eu citei são simuladores. Aos meus ouvidos, esses amps simuladores soam bem melhores que os transistorados mais baratos. Tem uns Vox Pathfinder e uns Marshall MG que para mim soam quase como brinquedos...

Eric Lance Abbott
Veterano
# mar/07
· votar


Bog

o peavey valveking royal class A ta 19000 ienes
acho mais interessante que esses cubinhos de 15 w transistor

Eric Lance Abbott
Veterano
# mar/07
· votar


Cláudio guitarra

Inglaterra tem preços bastante altos
muito mais que nos EUA e no Japão
mais caro que na Inglaterra, só na Noruega e no Brasil

Bog
Veterano
# mar/07
· votar


Eric Lance Abbott

Nossa, eu estava vendo os amps na área dos 15000. Se jogar o limite para 20000, podem aparecer essas coisas... Onde vc viu esse Peavey? Nas lojas que eu fui, não vi nenhum para vender. Acho que Peavey é meio incomum por aqui.

Valeu pela dica!

[raptor]
Veterano
# mar/07
· votar


Então... acho que... sei lá entende?

Talvez quem sabe, um... ah não.

Tô meio indeciso hoje.

Eric Lance Abbott
Veterano
# mar/07
· votar


Bog

http://www.soundhouse.co.jp/shop/ProductDetail.asp?Item=571^VALVEKINGR OYAL8^^
falante de 8, 1 valvula de pré e 1 valvula de power
bem simples, mas deve dar pau nesses de 15w solid state

ToRReSMo
Veterano
# mar/07
· votar


eu prefiro uma les paul standart e o line 6 spider 2 pela versatilidade e denaum precisar de pedais por um tempo se ela esta aprendendo, o spider tem uma distorção otima e os efeitos tbm são otimos pelo preço

LuizJu88
Veterano
# mar/07
· votar


eu prefiro uma les paul standart e o line 6 spider 2 pela versatilidade e denaum precisar de pedais por um tempo se ela esta aprendendo, o spider tem uma distorção otima e os efeitos tbm são otimos pelo preço
(2)
Ou tente conseguir um amp melhor usando mais dinheiro...visto q a pedaleira pelo q eu vi vc vai dar a sua para ela sobra uns 25000 pro amp...=)
Soh q vc vai ter q reservar os 10 min de choradeira...ahuahuahua

BaNdAiD
Veterano
# mar/07
· votar


Bog

Pede umas dicas pro Soulface, afinal ele tb ta por ai e é um grande conhecedor de lojas!! hehehehehe!!

Plaintop é que tem o tampo da frente plano, assim como as SG! As outras tem o tampo arredondado!! EU acho plain top feia...hehehehe

luis alexandre
Veterano
# mar/07
· votar


Bog

Eu iria de G-400,gosto mto do meu ampli o marshall MG-15CDR...Em termos de efeito um WHAWHA é bem legal e o Tube Screamer TS-9 tb...Tem super overdrive da boss que e um pedal que esta bem barato (aqui no Brasil)..."Chore" pelos extras,pois vc tá levando esse "pacote completo"

VLW e boa viagem para inglaterra!!!Heheh...

Soulface
Veterano
# mar/07
· votar


Bog
Desculpa a demora cara, só vi o seu e-mail agora.
Bom, acho q vc fez a pergunta à pessoa certa e errada ao mesmo tempo! hauehuaheuhaehuauhea
Certa pq eu conheço um pouco sobre as Grass Roots sim, e não tenho do q reclamar delas.
E errada pq eu não vou com a cara das Epiphone! hehehehehehe

Mas vamos lá...
Eu considero as Grass Roots uma guitarra de excelente "custo x benefício". São mais bonitas e mais baratas q Epiphone e o acabamento não deixa nada a desejar. A única coisa q eu recomendaria como modificação, seriam os captadores. mas suponho q a sua amiga não sentirá essa necessidade pelo menos por enquanto.
Como ela toca violão e não gosta de Strato, eu imainei q modelos clássicos seriam mais a praia dela. E nada mais clássico do q uma Les Paul né?!
Dei uma pesquisada e achei umas coisas lindas (q vc até já deve tervisto tb).
Q tal essa? http://www.digimart.net/gk_detail.do?instrument_id=DS00154211
Mesmo modelo, só q com falmed maple top e sunburst (eu prefiro quilted): http://www.digimart.net/gk_detail.do?instrument_id=DS00154200
Não gosto muito de SG, mas se ela curte... até mesmo pelo peso da guitarra. Essa tá mais barata q a Epiphone: http://www.digimart.net/gk_detail.do?instrument_id=DS00231977
Eu já sou fissurado nessa belezinha aqui: http://www.digimart.net/gk_detail.do?instrument_id=DS00235030

São só algumas opiniões.
Acho q vc deve encontrar fácil essas guitarras para testar aí em Tokyo. Vale a pena dar uma olhada.

Bog
Veterano
# mar/07
· votar


Obrigado todo mundo pelos comentários! Acho que estou na direção certa...

Eric Lance Abbott

Poxa, a loja é em Chiba... mas foi uma ótima dica. Vou virar o "bairro das lojas de música" (Ochanomizu) atrás de um desses. Mesmo que não encontre um pelo mesmo preço, posso testar e depois comprar pela Internet!

Soulface

Pois é, como eu te falei, só olhando elas na loja, me pareceram guitarras "honestas". Nunca ouvi falar desses captadores "GH-1G" e "DH-1G", acho que são "genéricos" da própria marca. Mas ei, os da Epiphone também são.

Eu posso encontrar fácil GrassRoots aqui sim. Tem na loja da ESP.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mar/07
· votar


Bog
Ochanomizu
Ainda bem que tem esse nome. Pior se fosse Ishinogyunyu... hehehehe Dai não achava nada msm!

Cara, tava dando uma lida no teu tópico... Quando tu quiser vir pro Brasil tb, tá convidado. Basta trazer umas guitas e uns amplis na mala pra mim tb! hehehee

Boas compras velho. E boa viagem tb!
Abraços.

Soulface
Veterano
# mar/07
· votar


Bog
Eu i uma passada na loja da ESP de Nagoya semana passada... Eu fico besta lá! hehehehehehe
Tentei convencer o japa a me vender uma peça de Spalted Maple q tem lá, mas aquilo está lá só pra "order made". (Nessas hrs eu sinto falta do jeitinho brasileiro)
Essa captação é genérica mesmo, mas acho q quebra o galho legal cara. Ainda mais pra qm vai tocar só de bincadeira.
Agora, o teu problema mesmo vai ser o hard case hein?!

Minow
Veterano
# mar/07
· votar


Soulface
Bog

Vocês tem muita sorte, no Japão as coisas são bem mais simples ($$).
Bem mais fácil de montar um set legal, inclusive parafernalha de gravação, monitores, mesas, placas de som, etc.
É outro mundo, hehehehe.

Boa sorte na sua empreitada ae!

Só me respondam uma coisa que sempre me deixou encucado:
-As japonesas depilam as partes íntimas?

8)

Soulface
Veterano
# mar/07 · Editado por: Soulface
· votar


Minow
no Japão as coisas são bem mais simples ($$).
Bem mais fácil de montar um set legal
Vem carregar peça de 30kg no braço das 8 da manhã às 8 da noite pra vc ver como tudo é facim facim!
Vem pagar o equivalente à R$ 1.300,00 de aluguel em um apartamento minúsculo pra vc ver como tudo é um mar de rosas!

Só me respondam uma coisa que sempre me deixou encucado:
-As japonesas depilam as partes íntimas?

Não!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Opiniões: Montando Set no Japão