Ligação de captadores paralelo

    Autor Mensagem
    two
    Veterano
    # fev/07


    gostaria de saber como faço para ligar os captadore em paralelo.
    Tenho dois minihumbucker da kent Armstrong.
    Ligo o da ponte em série e uso a minitoogle para deixar ele como single. E gostaria de saber como ligar o do braço em paralelo e usar a chave para deixa-lo com single.

    Penta_Blues
    Moderador
    # fev/07 · Editado por: Penta_Blues
    · votar


    Boa tarde!!!

    two
    Este seu cap tem 04 fios e uma malha né?
    Pelo que eu entendi, vc o quer ligado em paralelo mas com a opção de splita-lo na chave comutadora né?
    Valeu!!!

    two
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    isso memo, quatro fios e uma malha!

    Penta_Blues
    Moderador
    # fev/07 · Editado por: Penta_Blues
    · votar


    Boa tarde!!!

    two
    Então vamos lá.
    Primeiro o simples: a ligação em paralelo.
    - Solde a malha e os fios negativos das duas bobinas na carcaça de qualquer potenciomentro.
    - Solde os fios positivos das duas bobinas na chave comutadora.
    Segundo: as complicações.
    - Como vc está ligando o captador em paralelo, vc já terá uma sonoridade mais cristalina, semelhante ao single, e uma relativa perda na saída deste cap. Na minha opinião, seria desnecessário splitar este cap pra que ele fique parecido com algo que vc já obteve com a ligação em paralelo e ainda por cima ficar com o característico "hum" do single ao cancelar uma das bobinas do cap.
    - Se a sua chave for de 03 posições não vejo como splitar o cap nela.
    - Se a sua chave for de 05 posições vc não poderá cancelar uma das bobinas na chave porque como a ligação é em paralelo, ambas tem o positivo ligado na chave. Se cancelar uma, cancela a outra junto.
    - Uma possibilidade seria usar a minitoogle para ligar o cap em série e em paralelo. Quando o cap estiver com a ligação em série acionada, vc pode splitar os dois caps na chave ao mesmo tempo ou ainda instalar um push/pull pra ter combinações diferentes splitando os caps separadamente (um pelo push/pull e outro pela chave).
    Valeu!!!

    two
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Penta_Blues
    Valeu cara!
    Agora me surgiu uma outra dúvida talves vc possa me ajudar.
    Tem como eu ligar uma bobina do captador de forma normal e a outra em um pot de volume à parte para que eu possa diminuir o volume desta bobina gradualmente? Ou seja, ela não ficaria desligada somente co o volume baixo, não gerando assim o ruido caracteristico de single.

    Penta_Blues
    Moderador
    # fev/07 · Editado por: Penta_Blues
    · votar


    Boa tarde!!!

    two
    Tem como eu ligar uma bobina do captador de forma normal e a outra em um pot de volume à parte para que eu possa diminuir o volume desta bobina gradualmente?
    Cara, pra isso vc teria que fazer uma ligação das bobinas em paralelo com uma delas passando por um pot de volume antes de ir para a chave, mas não lhe traria vantagem alguma em termos de timbre. A única coisa que vc alteraria seria o volume com a diminuição gradativa de uma das bobinas. O que eu vejo é que vc só vai perder som, mas nada de alterar timbre...
    Valeu!!!

    two
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Pois é, então eu conseguiria deixa-lo com um som de single mas sem o ruim caractaristico.

    Penta_Blues
    Moderador
    # fev/07
    · votar


    two
    Menor volume não significa alterar o timbre. Vc ainda terá um cap humbucker, com algumas características de single, mas longe daquilo que vc está idealizando. O que vc terá com este controle é apenas uma menor "massa" sonora, não uma variação de timbre...
    Valeu!!!

    two
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Mas me explica uma coisa, quando o cap é duplo e splitamos ele, só uma bobina funcionará correto? no entando se eu utilizar o volume para a mesma função (eliminar uma das bobinas) o timbre tende a ficar mais voltado para os singles. Correto?

    Penta_Blues
    Moderador
    # fev/07 · Editado por: Penta_Blues
    · votar


    two
    Sim e Não....rs
    O Volume é uma forma de splitar dando um "curto" gradativo na saída do som e não na bobina. Não vai funcionar da maneira que vc pretende no esquema que vc imagina...
    Quando o captador é splitado, ele vem de uma ligação em série e vc está idealizando uma ligação em paralelo. O "split" de volume não altera o timbre do cap pois o controle está localizado depois da chave comutadora. O sinal chega do mesmo jeito à chave com ou sem volume, ao contrário do split de chave onde vc corta uma das bobinas antes que o volume aja.
    O volume tem que estar ligado no jack da guitarra e este cap paralelo tb. ele não vai passar pela chave, portanto não terá o sinal alterado em seu funcionamento, apenas em seu volume...
    Valeu!!!

    two
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Agora compreendi! desculpe a cabeça dura!

    Penta_Blues
    Moderador
    # fev/07
    · votar


    Boa tarde!!!

    two
    Que nada cara!
    Ainda bem que foi possível dar uma ajuda.
    Valeu!!!

    Fox_scc
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    two,

    estes links mostram como fazer as ligações dos captadores KA:

    http://209.216.195.32/scart/public/database/repository/images_import/K A_PICKUP_WIRING_INSTRUCTIONS.PDF
    http://www.stewmac.com/freeinfo/I-ARMSTRONG.html

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ligação de captadores paralelo