Captadores: ganho X saída

Autor Mensagem
Kawabanga
Veterano
# fev/07


Eu sempre entendi que ganho é o nível de entrada do sinal, e saída é o nível de... saída, dãr!

Mas como isso funciona num captador?
Como o ganho e a saída do pup influenciam no som (além de mudar o nível do sinal, lógico)?
Essas duas características são independentes?

gsprs
Veterano
# fev/07
· votar


Que eu saiba captador tem saída, e não ganho...

Kawabanga
Veterano
# fev/07
· votar


É que já li várias pessoas falando de ganho de captador aqui no fórum.
Viagem?
Sinônimo de saída?

Jeff Loomis
Veterano
# fev/07
· votar


Kawabanga

sim.

Jeff Loomis
Veterano
# fev/07
· votar


Sinônimo de saída?

na verdade n , essas pessoas é q são ignorantes.

zaqueu_grunge
Veterano
# fev/07
· votar


Que eu saiba captador tem saída, e não ganho...
EMGs ativos têm alto ganho e baixa saída... por isso o nível de ruído é baixo...
ou estarei eu a falar merda?

silvio_rp
Veterano
# fev/07
· votar


ganho no captador acho que soh com algum circuito ativo, como o EMG que citaram. Esse circuito daria um ganho de alguns decibéis ao sinal.

A saída dos captadores eh medida em milivolts e ganho é medido em decibéis mesmo.

ki_suco
Veterano
# fev/07
· votar


captador geralmente tem 2 medidas:
saída (medida em mV - milivolts)
resistência (quanto mais resistência mais o captador "distorce" o som, suja mais)

Eric Lance Abbott
Veterano
# fev/07
· votar


a liga do ímã também afeta o ganho
não afeta a resistência, mas não sei se afeta a saída em milivolts
os ímãs mais comuns são o C5 (ferrite/cerâmico) e o alnico 5, mas existem captadores de C8, alnico 2, alnico 3, alnico 4, alnico 6, alnico 7, alnico 8, neodymium e outros ímãs ainda mais raros

Steve Van Halen
Veterano
# fev/07 · Editado por: Steve Van Halen
· votar


zaqueu_grunge
sim, pq os ativos tem uma saida altissima

Eric Lance Abbott
Veterano
# fev/07
· votar


ativo tem baixa impedancia

Elvenfoot
Veterano
# fev/07
· votar


Pelo que eu saiba é o seguinte:

-Ganho seria a quantidade de harmonicos que o captador "pega", quanto mais ganho maior quantidade de coisas então rola um som mais cheio, até saturar o ampli e começar a distorcer

-Já a saída seria a amplitude ou seja o volume, os ativos tem mais saída então mais volume pois possuem bateria para dar um "boost", já que nenhum circuito passiivo pode aumentar o sinal.

silvio_rp
Veterano
# fev/07
· votar


Ganho seria a quantidade de harmonicos que o captador "pega", quanto mais ganho maior quantidade de coisas então rola um som mais cheio, até saturar o ampli e começar a distorcer


Aqui ja rola contradição porque o que satura o amplificador eh o sinal e quanto maior a saída do captador, mais forte o sinal, mais satura o amplificador.

Sinceramente eu nunca ouvi falar nesse tal de ganho do captador. COmo já disseram antes: as duas medidas mais expressivas dos captadores são saída e resistencia ohmica.

A saída foi o que eu falei antes já, quanto mais alta, mais satura o amplificador, mais dificil de ter um som limpo pois o amplificador vai crunchar muito mais fácil. A resistencia ohmica, falando em termos finais, interfere no timbre em si. Quanto maior a resistencia, mais grave o timbre e quanto menos, mais agudo.

Pode-se manipular esses valores trabalhando com imãs diferentes podendo-se encontrar captadores com saída alta e resistencia baixa, para conservar as frequencias agudas e manter um certo brilho, mas tudo isso, até certo ponto.

ki_suco
Veterano
# fev/07
· votar


mas o que o captador "pega" depende da equalização, da saída e da resistência hehehehe

BaNdAiD
Veterano
# fev/07 · Editado por: BaNdAiD
· votar


Segundo Edmar Luighi:

...Como dito acima, uso uma escala de 0 a 10 para dar proporção da freqüência de cada captador e para a comparação de "potência de saída" (output). Alguns fabricantes também utilizam métodos semelhantes de comparação e identificação de freqüências, entretanto para identificação do output, empregam uma unidade de medida chamada milivolts (mV), obtida por meio de aparelhos eletrônicos e métodos específicos, o que proporciona uma leitura com melhor exatidão da “potência” do captador. Apenas para ilustrar: quanto maior o valor em milivolts, maior a saída do captador (Força, volume, potencia de modo geral). Nos próximos capítulos, os captadores os quais os fabricantes disponibilizam os valores em milivolts, tais “medidas” estarão também dispostas junto com as demais classificações, para que possam melhor avaliar o captador.
Existe também uma outra referencia de medida bastante utilizada, que é o valor da “resistência” oferecida pelos fios das bobinas (enrolamento total da bobina). A unidade de medida é o “Ohm” O, e a grosso modo também, quanto maior a resistência maior a saída do captador. Ex. um captador de 17k, possui uma resistência de 17.000 ohms, inferior a um modelo de 20K. Todos os elementos de avaliação quando conferidos e somados, proporcionam maior veracidade ao resultado...


Fonte: http://www.edmarluighi.com.br/dicas_34-guia-ilustrado-da-guitarra.asp

Fernando de almeida
Veterano
# fev/07
· votar


Kawabanga
Eu sempre entendi que ganho é o nível de entrada do sinal, e saída é o nível de... saída, dãr!
Kara nível de entrada é só para amplis, pedais, mesas de som, mixer, etc ...
Guitarra, melhor, captadores só tem nível de saída (medida em mV). Além do nível de saída, os captadores têm um outro parâmetro chamado resistência (já vi literaturas tratando como impedância, mas quer dizer a mesma coisa) que é medido em Ohms. Os captadores que têm maior resistência/impedância tem maior nível de saída (mV).

Mas como isso funciona num captador?
Se for tratar tecnicamente, além da tensão (nível de saída) e da resistência, temos a Corrente (medida em amperes A), Indutância (devido as espiras da bobina, e é medido em Henry H) e Fluxo magnético (medido em Weber).
Mas vou fazer mais simples, vou fazer um resumão:

>>>Singles têm sinal de saída (mV) baixo e os humbuckers sinal alto, logo, singles têm resistência baixa e humbuckers alta.<<<
- Quanto maior a resistência >>> maior a saída (tensão em mV), logo, se ligar um distortion com o humbuckers vai distorcer mais do que com o single;
- Quanto maior a resistência >>> timbres (tonalidades) mais graves, note que Les Pauls, SGs, Semiacústicas têm tibres mais graves que as Teles e Stratos (considerando que são as que usam só singles);
- Quanto maior a resistência >>> som menos “brilhantes”, também serve a comparação acima;
- Quanto maior a resistência >>> menos fluxo magnético, e essa característica deve-se ao imã, que tb influencia no timbre, veja abaixo.

Quanto aos imãs:
- Alnico: Fluxo magnético intenso mas com pouca energia magnética, logo timbre limpo, brilhante e com pouca saída;
- Cerâmico: Fluxo magnético baixo mas com muita energia magnética, logo timbre encorpado, forte e robusto e com muita saída;
- Neodimium (esse misttura características do Alnico com o cerâmico): Fluxo magnético intenso e com muita energia magnética, logo timbre limpo mas robusto e com muita saída;

Espero ter ajudado.

danilomagacho
Veterano
# fev/07 · Editado por: danilomagacho
· votar


Quanto maior a resistência >>> maior a saída (tensão em mV), logo, se ligar um distortion com o humbuckers vai distorcer mais do que com o single;

Não necessáriamente. A saída depende diretamente da intensidade do campo do imã. Existem alguns exemplos clássicos como os captadores Steve Morse Signature da Dimarzio... o modelo Neck tem se não me engano 23 Ohms de resistência e o output dele é menor que o de um PAF convencional.


Quanto maior a resistência >>> timbres (tonalidades) mais graves, note que Les Pauls, SGs, Semiacústicas têm tibres mais graves que as Teles e Stratos (considerando que são as que usam só singles);

Não são os timbres que ficam mais graves, são as frequências agudas que são anuladas. Quanto maior o número de espiras da bobina do captador mais ele tende a concentrar suas frequências nas faixas de médio-grave a médio-agudo. As frequências mais graves ficam mais fracas e principalmente os agudos são cortados... pode-se ter um captador de output alto e som brilhante usando uma bobina que não tenha muitas espiras e um imã bem forte, mas isto certamente traria um grande problema de sustain devido à atração magnetica que afetaria bastante a vibração das cordas.


Neodimium (esse misttura características do Alnico com o cerâmico): Fluxo magnético intenso e com muita energia magnética, logo timbre limpo mas robusto e com muita saída;

Eu ví poucos captadores de Neodímio assim como o Samario Cobalto. Eles tendem a causar perda de sustain como citei acima... agora que a Fender está investindo nos captadores de Samario Cobalto... já o Neodímio consegue ter um campo ainda mais forte. Eu tenho aqui algumas peças de neodímio... parece piada... quando por acidente algumas encostaram foi o fim... nunca mais consegui separar elas.

Fernando de almeida
Veterano
# fev/07
· votar


danilomagacho
Não necessáriamente. A saída depende diretamente da intensidade do campo do imã.
Sim, como citei, os ímas influenciam ... é que eu generalizei.

Não são os timbres que ficam mais graves, são as frequências agudas que são anuladas.
Exato, eu que me expressei mais.

Eu ví poucos captadores de Neodímio
Eu nunca, vi ... só tinha ouvido falar.

por acidente algumas encostaram foi o fim... nunca mais consegui separar elas.
Putz é treta ... pra separar agora só o Hulk...

Eric Lance Abbott
Veterano
# fev/07 · Editado por: Eric Lance Abbott
· votar


Eu ví poucos captadores de Neodímio assim como o Samario Cobalto. Eles tendem a causar perda de sustain como citei acima... agora que a Fender está investindo nos captadores de Samario Cobalto... já o Neodímio consegue ter um campo ainda mais forte. Eu tenho aqui algumas peças de neodímio... parece piada... quando por acidente algumas encostaram foi o fim... nunca mais consegui separar elas.

uiehiue
foda
to tentando comprar um falante celestion de neodymium
pra terem noção da diferença da força de um ímã de neodymium pra um ímã cerâmico, o celestion vintage 30 comum tem 4.7 kgs, enquanto a versão de neodymium tem 1.7 kgs
3 kgs de diferença, a maior parte por causa do ímã

suponho que um ímã de neodymium pra um captador teria q ser apenas uma folha mínima

Penta_Blues
Moderador
# fev/07 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa tarde!!!

Fernando de almeida
Além do nível de saída, os captadores têm um outro parâmetro chamado resistência (já vi literaturas tratando como impedância, mas quer dizer a mesma coisa)
Vou discordar de vc neste aspecto, meu camarada.
Resistência e Impedância são parâmetros diferentes, medidos, inclusive, por equipamentos diferentes.
O que existe é uma relação entre resistência e impedância num captador, fato este que permite obter-se algumas características como volume e timbre a partir da medição de um deles.
Valeu!!!

Penta_Blues
Moderador
# fev/07
· votar


Boa tarde!!!

ki_suco
resistência (quanto mais resistência mais o captador "distorce" o som, suja mais)
Cara, me permita discordar dessa tua afirmação.
Quanto maior a resistência, mais "quente" será o timbre de um captador, pois as frequências agudas são menos proeminentes num captador de alta resistência.
Por exemplo, um Hot Rails possui 16,9k de resistência e "distorce" bem mais que um Classic Strat que possui 20,6k.
Valeu!!!

Penta_Blues
Moderador
# fev/07
· votar


Boa tarde!!!

Elvenfoot
Cara, a quantidade de harmônicos que um captador "pega" depende de uma série de fatores, inclusive "extra-captador", entre eles as cordas. Não seria, portanto, o "ganho" do captador um valor de referência. Particularmente desconheço "ganho" em captador. Talvez em ativos como o pessoal já teve oportunidade de postar.
Valeu!!!

Fernando de almeida
Veterano
# fev/07
· votar


Penta_Blues
Vou discordar de vc neste aspecto, meu camarada.
Resistência e Impedância são parâmetros diferentes, medidos, inclusive, por equipamentos diferentes.


Então brother, já vi muitas literaturas e manuais de captadores onde um tratava como impedância e outro como resistência ... Acredito que isso acontaça devido a unidade de medida de ambas grandezas serem a mesma (Ohms) ... mas sei que existe diferença entre elas ...
Abr.

danilomagacho
Veterano
# fev/07 · Editado por: danilomagacho
· votar


Fernando de almeida

Existem diferenças sim, e não são poucas.

A resistência é fácil de medir, refere-se à oposição que um material oferece à passagem de corrente.

Quando estamos trabalhando em corrente alternada, existe além da oposição oferecida pelo material, uma oposição complementar, também medida em Ohms, chamada Reatância. A reatância acontece devido os materiais presentes no circúito se comportarem como indutores ou captacitores, o que aumenta a oposição total.

Assim, trabalhando em corrente alternada, o correto é utilizar Impedância, que é a soma de resistência e reatância... o significado fisico da impedância é a oposição total que o circúito elétrico oferece à passagem de corrente, causado pelo material e por alguns fenômenos elétricos indesejados.


Aplicando aos nossos captadores:

O que sai de um captador é o som captado, ainda não amplificado, mas já é o som. Como estamos falando de som (ondas sonoras), estamos falando de senoides e, portanto, de corrente alternada.

Assim, um captador gera determinada tensão em milivolts, em corrente alternada. A oposição da bobina à passagem desta corrente é formada pela resistência oferecida pelo fio da bobina + indutância da bobina, ou seja: O correto é falar sobre a impedância do captador, lembrando que quando você mede em casa com um multímitro você está medindo a resistência da bobina e não a impedância, que será um pouco maior que a resistência.

Curly
Veterano
# fev/07
· votar


danilomagacho

o correto é utilizar Impedância, que é a soma de resistência e reatância...

só para complementar: soma vetorial

danilomagacho

sua colocação está perfeita mas de pouco vai adiantar... eu já desisti de tentar explicar isso para as pessoas, simplesmente não entra na cabeça delas, vc pode falar o que for, no final elas continuarão achando que é mesmo a resistência e tal, então é melhor deixar para lá...

Fernando de almeida
Veterano
# fev/07
· votar


danilomagacho
Curly

Corretíssimo, essa e explicação correta, mas porque será que os fabricantes não usam essa notação????

Penta_Blues
Moderador
# fev/07 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa tarde!!!

danilomagacho
Cara, esta vai pra vc, mas tb para os outros camaradas daqui que têm paciência com o velhinho aqui...rs

O que sai de um captador é o som captado, ainda não amplificado, mas já é o som.
Eu discordo disso.
Na minha opinião, o que o captador capta pode até ser chamado de som pois se trata de uma energia física, particularmente prefiro chamar de vibração (medida no caso em Hz), mas não o que ele entrega, pois trata-se de energia elétrica (medida em mV)
Como ele é um transdutor, ele transforma a vibração da corda no seu campo magnético em onda elétrica para que, depois de amplificada por um Power, se transforme novamente em onda sonora, mas através do falante e não do captador...
No mais tá perfeito, meu camarada!
Valeu!!!

Penta_Blues
Moderador
# fev/07 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa tarde!!!
Meus camaradas, desculpem-me se dou a impressão de ser sempre "do contra". Não é, nunca foi e nunca será minha intenção "criar caso".
Espero que compreendam e me corrijam tb, sempre que necessário.
Valeu!!!

danilomagacho
Veterano
# fev/07
· votar


Penta_Blues

Fala grande do-contra... kkkkk

Entendi seu ponto de vista... está correto sim. Eu me referia ao som já na forma de eletricidade, que possui comportamento senoidal assim como o som propriamente dito.

Discordâncias que acrescentam conteúdo são sempre bem vindas... o duro é nego que só quer bater boca...

Jimi Halen Benitz
Veterano
# fev/07
· votar


Tá, mas então qual é a relação saída x DC resistance?

Os captadores do Malmsteen por exemplo tem saída de 93 e DC R. de 23,5.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Captadores: ganho X saída