Entendendo o processo de composição

    Autor Mensagem
    Jabijirous
    Veterano
    # fev/07


    Galera, eu faço graduação em composição e vi que tem muita gente se interessando em compor aqui!!
    to criando um curso de composição só pra guitarrista!

    Para mostrar que compor é facil eu vou falar sobre alguns assuntos que vão abrir a cabeça de vocês e quem sabe descobrir um compositor que
    existe dentro de voce!!

    Primeiro:

    Compor nao é só sentimento, existem técnicas, ou seja, nao é só fechar o olho e esperar a inspiração bater e bum! sai uma composição!!

    Segundo: pra compor eu acho fundamental o compositor saber as seguintes ferramentas:

    -Harmonia=> se nao souber BEM harmonia, nao adianta querer compor algo mais rebuscado, pois quase tudo depende dela!!

    Melodia=> Existem algumas técnicas onde voce pode fazer milhões de variações sobre um unico tema, se voce tem uma frase e nao esta conseguindo criar mais é ai que seu problema acaba!!

    Fraseologia=> isso é fundamental pro compositor, pois o estudo de fraseologia vai ajudar e muito na construção de uma frase! vai entender o que é um periodo etc etc

    -Morfologia=> é aqui onde voce estuda as formas das musicas, é muito importante, pois o q eu vejo muito hj é a galera tocando um tema, improviso e volta pro tema!! é legal
    mas só isso??? o improviso é uma composição, só que voce cria na hora! se voce puder escrever o voce tocou é melhor ainda!!

    -Analise=>Isso é o basico!! pra voce entender melhor sobre composição, e qual quer tipo de teoria, voce tem que analisar musicas, escutar a musica com a partitura de preferencia
    analisar tudo que eu falei ai em cima!! entao é isso!!

    Dica

    Se voce estuda percepção, ótimo, assim fica mais facil de compor, imagina que voce esta no metro e do nada voce pensa numa melodia, e ai, como voce faz???
    Solfeja e escreve na partitura!!! simples assim!! não é complicado, é só praticar que voce chega lá!!

    Dica

    nao ligue para a estética da musica!! no inicio de total preferencia ao estudo da técnica!! se ficou bom ou nao é uma coisa, o importante é saber se voce esta sabendo usar a técnica



    ler tb ajuda!! como nao tem um curso de composição pra guitarra, digo especifico pra guitarra, pois eu pesquisei e nao ví!! apenas curso de guitarra onde o cara fala de composição,

    o meu curso( olha o jabá ae hein) é voltado só pra composição!! onde vou falar de tudo que eu falei ai em cima só que mais puxado!! nao é curso de guitarra, e sim de composição!! o cara ja tem que saber tocar

    senao fica dificil!!

    compus isso aqui nesse fim de semana!!! apenas uma brincadeira, é uma musica simples onde eu utilizo o improviso como seção B

    entao a forma dela é intro, seção A, B (improviso) b´ Volto pro A seguida de coda.

    É uma musica com influência de maracatu e baião, e no final um heavy metalzinho :P

    http://rapidshare.com/files/16201072/Jabijirous_Pernambucana.mp3.html


    Abraços e bons estudos!!!

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Excelente topico cara, eu ia criar um justamente pra falar (tirar duvidas) sobre isso.

    Voce alem de ter criado o topico, ja comecou dando umas dicas legais.

    Vou ler tudo e vou te encher o saco com umas perguntas depois.

    Valews !!!

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Alem da parte mais teorica da coisa, uma grande dificuldade minha é criar/compor uma linha de batera e baixo.

    Depois gostaria de dicas tb de como a galera escreve estes instrumentos, além das dicas de softwares pra fazer a coisa funfar.

    mglkk
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    o guitar pro é uma ferramenta muito boa quando se sabe usa-la.. eu componho minhas musicas no guitar pro, com linhas de baixo, guitarra e bateria, por que ai ja sei como vai ficar com a banda toda, e fica mais facil pra banda tirar.. ninguem fica se estressando em ensaio, todo mundo ja chega com ela na cabeça.. e eu acho que é um dos programas mais simples que tem, aprendi a mexer sozinho sem problemas, no começo é ruim decorar os números correspondentes às peças da batera, mas depois é natural.. =)

    Jabijirous
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: Jabijirous
    · votar


    JoeCruzGuitar


    esse é o mais basico!!! o segredo pra isso é escutar!! voce tira a bateria e escreve no seu programa favorito!! no meu caso eu escrevi direto no sequencer essas levadas!! a linha de baixo na verdade eu fiz na guitarra e depois usei o sample broomstick!! a batera foi feita no meu teclado!!

    mas se voce tiver musicos a sua disposição, use os!! :P

    pra batera eu usei o BFD!!!

    ThiagoWendt_Petrucci
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    pow, realmente vai quebrar mto o galho! Eu so do tipo que acaba ficando perdido nas minhas idéias =//

    Cover_Malmsteen
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Jabijirous
    vlw tava precisando de algo assim, pra mim ter uma base

    Jabijirous
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    é disso que eu to falando, o sujeito tem uma frase e nao consegue mais sair dali, ou entao tem muita frase e nao sabe o q fazer!!!!

    agora sobre batera e baixo, isso ai eu ja aconselho a pensar na hora que for escrever, ja pensa no arranjo todo!!

    sugesto
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Jabijirous
    que foda esse tópico, cara
    eu sempre componho pensando numa melodia, e depois chego em casa e tento lembrar (isso é foda), ou tocando várias coisas aleatóriamente, e aproveitando um pouco dali, um pouco de cá...
    eu nunca considerei muito essas variáveis
    vou baixar agora!
    valeu!

    As I Lay Dying
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Jabijirous

    mto bom o tópico cara,parabens,o mp3 que vc disponibilizou eu ja tinha pego em algum topico aqui do forum que vc posto,não lembro qual =P

    minha maior dificuldade na hora de compor,é juntar a parte "teórica" com a parte "intuitiva",entende ? geralmente ou faço a musica pensando só em teoria ou só fazendo tudo de ouvido

    BaNdAiD
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Jabijirous

    Vai dar o curso gratis aki no FCC de guitarra né?? tamo esperando!!

    Luckas_Guitar
    Veterano
    # fev/07
    · votar



    Melodia=> Existem algumas técnicas onde voce pode fazer milhões de variações sobre um unico tema, se voce tem uma frase e nao esta conseguindo criar mais é ai que seu problema acaba!!


    discorra mais sobre isso! Valeu.

    Jabijirous
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    BaNdAiD


    ai eu morro de fome!!! eu falei sobre o q eu ensino!!! :)

    eu do aulas aqui no rj :)

    Luckas_Guitar

    o mesmo serve pra voce :P

    Luckas_Guitar
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Jabijirous
    o mesmo serve pra voce :P

    o q?

    O "cara" do top aqui é vc hahahah!

    Manda bala no conteudo aí pra nois!

    Jabijirous
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Dica:

    se voce tem uma frase experimenta fazer uma ponte modulante e tocar ela denovo, pois cada tom tem uma expressao diferente!!! ai quem sabe nao nasce outra frase e assim voce ja cria a seção A!!!

    nettoroses
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    meu problema nem é compor
    é terminar as músicas
    soh moh preguiçoso devo ter umas 9 inacabadas

    ki_suco
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    o meu maior problema é sair da sequência inicial da música...
    eu acho fantásticas as músicas que começam na pancadaria, vão pra uma sequência no fyilingï e depois vão pra outra parte ainda.

    Jabijirous
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    nettoroses

    hehehe!!! inacabada que voce diz, é começar sempre uma musica nova e sempre deixa de lado??

    belinox
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Bem bacana a sua musica cara! Parabéns!
    Dê mais dicas ai pra galera!!!

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # fev/07
    · votar


    Jabijirous
    Ótimo tópico. Veio na hora certa e apesar da minha linha de composição ser melodias vocais, eu estou precisando de todo tipo de ajuda.

    Cara, vc tem noção que algum material de apoio pra criar linhas melódicas vocais? Tipo alguma literatura daquelas normativas (como existem várias pra composição de peças escritas, por exemplo) ou então alguma dica sobre estrutura e relacionamento de notas mais harmônicas, mais melódicas, etc, etc?

    Abraços.

    Jabijirous
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Christhian

    voce diz harmonia a 4 vozes?

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # fev/07
    · votar


    Jabijirous
    voce diz harmonia a 4 vozes?
    Tb!

    Mas recentemente eu comecei a compor pra minha banda de som próprio e me deparei exatamente com o que vc diz no começo do tópico. Eles são muito criativos, mas pecam muito na estrutura da música em si. Andei pesquisando pela internet e achei algumas matérias a respeito. Não sei como dizer em português, mas achei um texto em japonês que falava algo sobre "harmonização perfeita" (claro que isso é uma tradução literal, não sei se em português seria a msm coisa), quando a composição respeita determinados intervalos. Dois exemplos citados era o relacionamento entre C-F-G e E-C-D, e isso me remete 'as tríades, mas como não há citação sobre isso na matéria, fiquei com dúvidas. Honestamente não entendi muito bem, por isso lhe perguntei sobre alguma literatura em português de referência pra ajudar.

    Outra questão é a estrutura em si. Na minha banda msm, há um som que estamos trabalhando em que não há um refrão bem definido. A música tem uma abertura com um riff que seria um refrão perfeito. Após isso, vem uma estrofe e uma ponte e quando parece que vai vir um refrão... não acontece e isso se repete até o fim. Isso me incomoda, pq o objetivo da nossa banda é comercial, profissional. No meu entender, músicas com a estrutura comprometida assim ficam desinteressantes aos ouvidos dos leigos, que é o publico-alvo.

    Desculpe se falei alguma bobeira, mas apesar profissional há muito tempo, sempre trabalhei mais como interprete e essa parte de composição é totalmente nova pra mim.

    Valeu!
    Abraços.

    Jabijirous
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    bom,se voce sente falta de um refrão, voce chega com seus amigos e fala o q voce ta pensando, agora na maioria das musicas "comerciais" realmente tem que ter um refrão que fique na cabeça do ouvinte, a musica pode ser uma merda, mas se tiver uma melodia no refrão com uma letra boa, concerteza irá vender milhoes de copias!!

    o material em portugues sao raros!! pra composição só existe material pra musica erudita!! vai no site da musimed, acho que la vende o livro "fundamentos da composição" em portugues de arnold schoenberg!!! só que todos os livros dele são dificeis de ler mas é uma boa pedida!!!

    vitorsouza70
    Membro Novato
    # mai/17
    · votar


    Ao escrever uma música, é importante que você trabalhe de forma organizada, até porque você vai escrever várias músicas tanto em seu processo de aprendizado e treino, como também para por em um álbum.

    Meu conselho é que você faça na seguinte ordem.

    1° Instrumental

    2° Melodia cantada

    3° Letra/ Lyrics

    Por quê a letra deve ser depois da melodia?
    A letra que você escrever, deve seguir o contorno da melodia que você fizer.

    Dicas para escrever a letra da música.
    Antes de começar a escrever, defina o tema da música. O tema basicamente é o assunto sobre o qual a música se trata, o que não necessariamente é o título da mesma.

    Exemplos de temas:

    Termino de namoro
    Se apaixonar por alguém
    Nosso amor é especial
    Paquera na noite
    Pedir para o amor voltar
    E etc

    Existem centenas de músicas com esses temas, porem com títulos variados.
    Por exemplo, sua música poderia ser sobre termino de namoro e ter o título de Cachoeira.

    O texto de uma música segue a seguinte ordem.

    Versos/ponte(bridge)/Refrão(chorus)

    A = versos
    B = ponte
    C = refrão

    A / B / C depois repete A / B / C

    Os versos podem ser de 8 a 16 seções. Seções são como orações de uma frase.

    Exemplo: Ontem eu te vi / andando na rua. / E a casa onde eu te vi/ era grande e bonita. Quatro seções.

    A ponte pode ser de duas a quatro seções, mas também podem ser substituídas por um riff na guitarra ou no violão. A ponte conecta os versos ao refrão.


    Obs: O título da sua música sempre deve estar presente no refrão.

    Concelho: Estude letras de músicas que você gostaria de ter escrito, e observe como ela se desenvolve.

    Ao construir o texto da música, lembre-se que o refrão é onde a música se conclui. E deve ser repetido no mínimo duas vezes, embora há músicas onde ele se repete três, e o texto se repete no refrão.

    vitorsouza70
    Membro Novato
    # mai/17
    · votar


    Ao escrever uma música, é importante que você trabalhe de forma organizada, até porque você vai escrever várias músicas tanto em seu processo de aprendizado e treino, como também para por em um álbum.

    Meu conselho é que você faça na seguinte ordem.

    1° Instrumental

    2° Melodia cantada

    3° Letra/ Lyrics

    Por quê a letra deve ser depois da melodia?
    A letra que você escrever, deve seguir o contorno da melodia que você fizer.

    Dicas para escrever a letra da música.
    Antes de começar a escrever, defina o tema da música. O tema basicamente é o assunto sobre o qual a música se trata, o que não necessariamente é o título da mesma.

    Exemplos de temas:

    Termino de namoro
    Se apaixonar por alguém
    Nosso amor é especial
    Paquera na noite
    Pedir para o amor voltar
    E etc

    Existem centenas de músicas com esses temas, porem com títulos variados.
    Por exemplo, sua música poderia ser sobre termino de namoro e ter o título de Cachoeira.

    O texto de uma música segue a seguinte ordem.

    Versos/ponte(bridge)/Refrão(chorus)

    A = versos
    B = ponte
    C = refrão

    A / B / C depois repete A / B / C

    Os versos podem ser de 8 a 16 seções. Seções são como orações de uma frase.

    Exemplo: Ontem eu te vi / andando na rua. / E a casa onde eu te vi/ era grande e bonita. Quatro seções.

    A ponte pode ser de duas a quatro seções, mas também podem ser substituídas por um riff na guitarra ou no violão. A ponte conecta os versos ao refrão.


    Obs: O título da sua música sempre deve estar presente no refrão.

    Concelho: Estude letras de músicas que você gostaria de ter escrito, e observe como ela se desenvolve.

    Ao construir o texto da música, lembre-se que o refrão é onde a música se conclui. E deve ser repetido no mínimo duas vezes, embora há músicas onde ele se repete três, e o texto se repete no refrão.

    Jabijirous
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    vitorsouza70
    Mano, pá de outro pra você.

    É tão bom ver novamente os tópicos antigos, mostra como a gente mudou. Pra começar com o português kkkkkk Jesus, Maria e José. Ainda bem que a graduação me mudou!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    igorbm
    Membro Novato
    # mai/17
    · votar


    Tenho este livro sobre o assunto e acho interessante. Pois é específico para guitarra, e focado na prática:

    https://www.amazon.com/How-Write-Songs-Guitar-Revised/dp/0879309423/re f=sr_1_1?s=books&ie=UTF8&qid=1495204461&sr=1-1&keywords=How+To+Write+S ongs+On+Guitar+-+Revised

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Entendendo o processo de composição