Perda de sustain após diminuir ação das cordas

    Autor Mensagem
    Hudson350
    Veterano
    # jan/07


    Resolvi diminuir a ação das cordas da minha guitarra (Ibanez RG350EX) para tentar aumentar o meu conforto. Consegui uma altura que me satisfez (A distância entre as cordas e o 12º traste é aproximadamente 1,5mm - lembrando que vi em outro tópico que o próprio manual da Ibanez recomenda essa distância).

    Porém, senti uma perda considerável do sustain, esteja a guitarra plugada no Amp ou não. A diferença maior são nos bordões, da 12ª casa para a frente. Quando toco alguma nota referente a 17ª casa +-. o sustain é minimo, tirando o brilho destas notas. Apesar de estar sentindo confortável a pegada com esta altura, quando toco na região do braço já citada sinto-me levemente incomodado.

    Estou ciente que a falta de sustain é uma consequência da baixa ação de cordas, mas gostaria de saber se isto é normal ou há algo de estranho pra ocorrer essa perda tão "grande" do brilho da nota.

    Obrigado

    Belloni
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Hudson350

    Isso pode estar acontecendo devido a má regulagem das oitavas da tua guitarra, que apesar de afinada, a corda fica "fora de frequência".

    A corda pode estar velha, o que é normal acontecer isso.

    Ou ainda a ação estar baixa demais. Verifica também se o floyd está bem alinhado de modo que as cordas fiquem retinhas com a escala.

    Guitarrist
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Hudson350
    Como disse o Belloni, tem que verficar todos os fatores que podem influenciar nesta perda de sustain.

    Mas que a ação das cordas baixas diminui o sustain, isso é verdade sim! Principalmente nos bends! Fica horrivél.

    Eu sempre quis ter uma guitarra de braço ultrafino com as cordas "coladas" na escala... e quando eu consegui, desisti em menos de um mes... mata o sustain mesmo.

    [raptor]
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Hudson350
    As cordas ficam mais perto dos captadores, que são ímãs (os pólos). Mais próximo, mais os pólos "atraem" as cordas e menos elas vibram. Você poderia experimentar abaixar os captadores também.

    Também acho que as cordas mais baixas geram menos tensão, ficando mais macias, mas ao mesmo tempo mais frouxas, o que deve diminuir o sustain. Não sou técnico, isso é apenas fruto da minha observação.

    ToRReSMo
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Diminui o sustain pq a corda fika muito proxima a escala...
    isso é normal.

    r2s2
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Fernandes Sustainer é a solução!!!

    Soulface
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    r2s2
    Coisa de fresco!

    LeandroP
    Moderador
    # jan/07
    · votar


    Diminui o sustain pq a corda fika muito proxima a escala...
    isso é normal.


    ToRReSMo
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Guitarrist
    apesar de td a minha guitarra eu uso cordas baixissimas e o sustain continua o msm..
    a dica é escalopar...o escalope naum só serve para dar bends e tbm para dar mais sustain quando se ultiliza cordas bem baixas..
    eu gosto muito de guitarra escalopada...
    mas isso depende de pessoa;..

    Homem Cueca
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Larguem a mão de ser moças e terem mãos de moças...porra, o pessoal com mão delicada...não aguenta nem fazer um vibrato decente.

    Soulface
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Homem Cueca
    Mão de pedreiro é oq há! hauehuaheuhaeuaea
    Cada dedo ocupa 2 casas já! hauehaehuaehuaea

    thomasmoura
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    A redução da altura das cordas acarreta perda de sustain pois ela tem maior propensão a tocar os trastes.

    Você não necessariamente perceberá como trastejamento, pois pode ocorrer muito levemente, ou apenas no ataque.

    Escalope nao resolve isso pois aumenta a distancia entre a corda e a escala, nao o traste.

    Oque falaram acima sobre o campo magnetico dos captadores também ocorre, mas como eles são regulaveis, em teoria se pode baixar as cordas e manter a distancia deles.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Perda de sustain após diminuir ação das cordas