Como trocar os trastes?

    Autor Mensagem
    rafagg
    Veterano
    # jan/07


    Estou reformando minha guita e estou naparte de troca de trastes (jah sei q deveria ter levado num luthier td mais, mas naum tenhu grana e c foro caso, nuam me importo d estragar minha guita, o q espero q naum ocorra eheheh)

    Queria apenas algumas dicas e explanações

    Jah retirei tds os trastes velhos e agora pretendo lixas um pouco a escala para retirar farpas e imperfeições...minha maior dúvida eh sobre como colar os trastes novos e como corla-los (com o q corta-los) e lima-los

    C alguem aí tiver esperiencia no assunto gostaria muito q me ajudasse

    vlw

    Thedekai
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    corta com um alicate, pelo menos foi o que eu vi no curso de luthieria q fui a muito tempo atras
    ai vc coloca o traste em cima de onde deve se colocar, coloca uma coisa solida em cima e martela pra ele poder entrar, mais eu acho meio arriscado vc fazer isso, ja que vc nunca fez
    bom vo espera alguem entrar aqui q entenda mais do assunto

    Atomic
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    tinha um livro de luthier em pdf por ae.. com certeza explica.. da uma olhada na busca

    rafagg
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Atomic
    humm vlw, vo procura...mas eu tem um desses livros do edmar lugdhuhfduh sei lah u q ehehhee d reparos e cuidados com a guitarra, eh esse?

    Atomic
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    rafagg
    humm vlw, vo procura...mas eu tem um desses livros do edmar lugdhuhfduh sei lah u q ehehhee d reparos e cuidados com a guitarra, eh esse?

    n, tem um q ensina a fazer a guitar toda, desde a madeira ate a parte eletrica

    Thedekai
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    cara, o maior problema nao vai ser vc colocar todos os trastes
    limar eles sem danificar a escala pra qm nunca fez isso deve ser dificil, eu nao arriscaria
    sem contar que provavelmente eles nao vao ficar todos planos e perfeitos, vc vai ter que regular eles e haja paciencia

    Guto Tomaz
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    A troca de trastes é uma das operações mais delicadas e difíceis para um luthier, observe que muitos até mesmo experientes se recusam a fazer esse tipo de trabalho dependendo da guitarra. é um trabalho que exige muita experiencia e recursos de mão de obra (no caso de alguma coisa dar errado).

    a troca de trastes consiste:

    retirar os trastes com um cuidado absurdo, com ferramenta e técnica específica para que não lasque ou danifique a escala;

    Fazer o alinhamento do braço após a retirada dos trastes com uma ferramenta própria (madeira perfeitamente alinhada com uma lixa grudada na mesma);

    Corrigir o ângulo das extremidades do braço dependendo do modelo da guitarra (observe algumas guitarras tem um alinhamento meio curvo nos trastes);

    Deve-se abrir com uma lamina fina o buraco de onde foi tirado o traste (nesta hora é muito perigoso pois se a lâmina for muito grossa ou aplicada de forma errada espana a madeira, o que é um erro irreverssível);

    A colocação dos trastes deve ser feita com um martelo próprio e a força que se aplica sob o traste precisa ser uniforme (pois se um traste for martelado mais forte que o outro ocorre o desalinhamento do traste, o que em pouquíssimos casos dá pra ser corrigido com uma retifica);

    para cortar os trastes pode-se usar um alicate de corte, mas mesmo assim sempre fica uma sobrinha dos cantos, então usa-se uma serie de limas para dar o acabamento e por fim uma ferramenta da Dunlop própria para arredondar traster, sendo esta usada nos cantos fica um acabamento profissional;

    após esse processo faz-se uma leve retífica (se for preciso) um polimento nos trastes e a hidratação da escala;

    Caro amigo, fazer isso sem ter tido um acompanhamento, ou alguma experiencia nesse tipo de trabalho é quase certeza que o trabalho não ficará bom. vou te dar uma dica: peça uma aula para um luthier e use sua guitarra na aula, assim além de trocar vc estará aprendendo e se algo der errado o cara te ajuda!

    espero ter ajudado

    Guto Tomaz

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Guto Tomaz
    Pois é, por isso eu sempre digo para levar a guitarra a um luthier habilitado.
    Abç

    600 ml
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    rafagg

    Rapaz, se você nunca fez isso antes, nunca viu algum fazer isso antes, então não faça isso. Tem MUITO, mas MUITOS mesmo detalhes que podem te matar nesse trabalho.
    Leva para um lUthier e ele faz isso, depois você aprende direitinho.



    Saúde!

    Bigode Ozzy
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: Bigode Ozzy
    · votar


    É um trabalho dificil, e com certeza, como é a sua primeira vez e sem vc saber nada, vai ficar uma merda =P

    Dá uma olhada aqui, se vc manja inglês, ajuda muito. Se não, olha só as fotos ^^

    http://www.projectguitar.com/tut/fretting.htm

    Mas vai na fé, tem q fazer pra aprender...ficar passando vontade tb naum dá!!

    rafagg
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    obrigado a todos pelas dicas, mas estou realente decido a fazer td sozinho, por isso agradeço os conselhos, mas dispenso-os...prefiro dicas e sugestões para me ajudar no meu arduo trabalho hehehee

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como trocar os trastes?